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Os 8 melhores exercícios sobre tipos de estrofe com Gabarito!

Os 8 melhores exercícios sobre tipos de estrofe com GabaritoOs 8 melhores exercícios sobre tipos de estrofe com Gabarito
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Estrofe é basicamente um parágrafo composto por versos, mas a quantidade de versos determina o tipo de estrofe. Leia o resumo e veja todos os tipos, características e como fazer. Depois, teste seus conhecimentos com os 8 melhores exercícios sobre tipos de estrofe! O gabarito está no final do texto.

Quer seguir diretamente para alguma parte? Clique em um dos tópicos abaixo:

Quando você terminar os exercícios sobre tipos de estrofe, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil!

Quais são os tipos de estrofes?

Olá, tudo bem?

Você já sabe que estrofe é um arranjo, ou conjunto de versos, que se unem harmonicamente. Mas vamos lá, aprender de uma forma mais simplificada!

Todos nós somos habituados a escrever parágrafos desde que aprendemos a ler. Os anos iniciais que sucedem nossa alfabetização, já nos levam a começar a estruturar nossos pensamentos por meio de períodos, vírgula, ponto seguido, ponto parágrafo. E, por aí vai!

Geralmente, só aprendemos a nos comunicar por meio de versos, estrofes e poemas bem mais tarde. Você recorda a primeira vez que leu uma estrofe?

Pois bem, talvez você não tenha tido sensação de estranhamento, mas com certeza percebeu a diferença no processo de formação. As estrofes são como parágrafos composto por versos.

Para fazer uma, você irá se preocupar mais com arranjos melódicos, do que com estruturas convencionais da gramática normativa.

Dependendo da quantidade de versos que escolhemos para compor nossas estrofes, definiremos também qual será seu tipo. Veja a seguir quais são os tipos de estrofes: 

Não esqueça que isso requer bastante atenção! Pois você terá uma lista de exercícios sobre tipos de estrofe para responder!

  • monóstico – estrofe com um verso
  • dístico: dois versos;
  • terceto: três versos;
  • quadra ou quarteto: quatro versos;
  • quinteto ou quintilha: cinco versos;
  • sexteto ou sextilha: seis versos;
  • sétima ou septilha: sete versos;
  • oitava: oito versos;
  • novena ou nona: nove versos;
  • décima: dez versos.

Agora vamos aprender na prática, visualizando e comentando a respeito de um importante exemplo sobre tipos de estrofe.

Observe o poema Saber Viver, de Cora Coralina. Ele foi escolhido justamente por ser composto de diversos tipos de estrofes.

Saber Viver

Não sei…

se a vida é curta

ou longa demais para nós.

Mas sei que nada do que vivemos

tem sentido,

se não tocarmos o coração das pessoas. 

************************************************************

Muitas vezes basta ser:

colo que acolhe,

braço que envolve,

palavra que conforta,

silêncio que respeita,

alegria que contagia,

lágrima que corre,

olhar que sacia,

amor que promove.

******************************************************

E isso não é coisa de outro mundo:

é o que dá sentido à vida.

******************************************************

É o que faz com que ela

não seja nem curta,

nem longa demais,

mas que seja intensa,

verdadeira e pura…

enquanto durar.

As estrofes estão separadas por asteriscos, como meio de facilitar a compreensão. A primeira é composta por seis versos, ou seja, trata-se de uma estrofe denominada sexteto ou sextilha. 

Você já deve ter percebido um fator primordial na hora de identificar de qual tipo de estrofe se trata. Lembrando que isso será decisivo na hora de responder os exercícios sobre tipos de estrofe.

Mas então? O que você deve ter percebido? 

É apenas contar! Elas sempre serão determinadas pelo número de versos que as compõem.

A segunda estrofe é composta por nove versos. Trata-se de uma estrofe intitulada novena ou nona. A terceira é uma estrofe dística, ou seja, composta por dois versos. E a quarta e última estrofe, é também uma sextilha (composta por seis versos).

Agora ficou mais simples diferenciar os tipos de estrofes, não é mesmo? Continue lendo o nosso artigo para depois arrasar ao responder os exercícios sobre tipo de estrofe no final do texto.

Observação: Se a estrofe for composta por mais de dez versos, será denominada IRREGULAR ou BÁRBARA.

As 7 formas fixas dos poemas, segundo as estrofes.

Se você chegou até aqui, já adquiriu alguns conhecimentos importantíssimos sobre estrofes e seus tipos. Vamos listá-los?

Você já sabe que as estrofes são formadas por versos. Já sabe quais são os tipos de estrofes e tem conhecimento que estrofes formam poemas. São três aspectos muito relevantes para seus estudos.

Mas agora vamos falar sobre as 7 formas fixas do Poema.

Essas formas fixas dependem e se estruturam unicamente pelos tipos de estrofes que às compõem.

Para que os poemas possam se apresentar nessas formas, as estrofes terão sempre um determinado número de versos. Veja que formas são essas:

  • Soneto: um poema composto por duas quadras (estrofes de quatro versos) e dois tercetos ( estrofes de três versos.
  • Balada: um poema composto por três oitavas (estrofes de oito versos) e uma quadra (estrofe de quatro versos).
  • Rondel: um poema composto por duas quadras (estrofes de quatro versos) e uma quintilha (estrofe de cinco versos).
  • Rondó: um poema formado por estrofe homogênea em formato de quadras (estrofes de quatro versos).
  • Sextina: um poema composto por seis sextilhas( estrofes de seis versos) e um terceto (estrofe de três versos)
  • Trova: um poema composto por uma única estrofe de quatro versos heptassílabos.
  • Haicai: um poema composto por uma única estrofe de três versos, terceiro, sendo dois deles pentassilábico e o outro heptassilábico.

As 2 quadras e os 2 tercetos mais famosos da Literatura Brasileira.

As duas quadras e os dois tercetos mais famosos da literatura brasileira estão presentes em um soneto de Vinícius de Moraes. Veja a seguir. Não esqueça que é só contar os versos. As quadras possuem 4, e os tercetos possuem 3 versos.

Soneto de Fidelidade

De tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.

Os 8 exercícios sobre tipos de estrofe!

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Obrigado por ter lido até aqui!

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Questão 1- (FMU)

“De tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encanto mais meu pensamento”.

                        (Soneto da Felicidade – Vinícius de Morais)

 Sendo a primeira estrofe de um soneto, o texto acima

a) é obrigatoriamente de quatro versos.

b) pode ser de três ou quatro versos

c) poderia ter sido escrito em intuir liberdade quanto ao número de versos

d) necessita de outra estrofe de quatro versos para terminar a poesia.

e) necessita de outras estrofes de três versos para terminar a poesia.

Questão 2- (MS Concursos) Quanto à versificação, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.

( ) Ritmo é a cadência de sons produzida pela sucessão de sons fortes (sílabas tônicas) e sons fracos (sílabas átonas). 

( ) Estrofe é cada conjunto de versos. 

( ) Rimas ricas: ocorrem geralmente com palavras de mesma classe gramatical. 

( ) Rimas graves, ou femininas: rimam-se as palavras oxítonas, ou monossílabos tônicos. 

( ) Rimas esdrúxulas: rimam-se as palavras proparoxítonas.

a) V – V – F – F – V.

b) V – V – V – V – F.

c) V – V – V – F – V.

d) V – V – F – V – V. 

Questão 3-  (MS Concursos) 

ELOGIOS E BAJULAÇÕES

Elogios sinceros resistem a vendavais

Bajulações não resistem a uma brisa.

Quem tem paz sobrevive aos chacais.

O amor alimenta o poeta, a poetisa.

Elogio sincero é como sal em alimento,

Bajulação é como sujeira em ferida aberta

Ou não ter bálsamo após ferimento,

Ou como enfrentar o frio sem coberta.

Bajulações não resistem a uma brisa

Mesmo que se ouça a mais linda poetisa

Ou que se apoie em forte viga.

Elogios sinceros resistem aos vendavais

Por todos os lados a verdade impera

A falsidade não se pendura em varais.

DUARTE, Valdeci. Disponível em: <https://pagina20.net/ elogios- e-bajulacoes/>. Acesso em: 13 dez. 2018 (adaptado).

Do ponto de vista formal, pode-se dizer que o poema acima é:

a) um estribilho

b) uma balada

c) um soneto

d) uma quadra

e) uma sextilha

Questão 4 – (CONPASS

Saudades

Tenho saudades de muitas coisas

do meu tempo de menininha:

sentar no colo do meu pai,

ninar boneca sem receios,

sonhar com festa e bolo de aniversário,

cantar com os anjos na igreja,

ouvir as mágicas histórias de vovó,

brincar de pique, de corda e peteca,

acreditar em cegonhas, fadas e bruxas

e sobretudo no Papai Noel.

Será que quando for velhinha,

e já estiver caducando

 vou viver tudo de novo?

(Cantigas de adolescer. São Paulo, 1992. p. 9.) 

Considerando o poema “Saudades”, todas as afirmações seguintes são verdadeiras, exceto:

a) O poema apresenta duas estrofes sendo que a 1ª estrofe é organizada em torno da oração constituída pelos dois primeiros versos.

b) Os versos de 03 a 11 especificam as “coisas” de que o eu lírico tem saudades.

c) A palavra “infância” pode resumir tudo aquilo de que o eu lírico tem saudades.

d) Os versos 05, 06 e 07 classificam-se como orações subordinadas substantivas apositivas reduzidas de infinitivo.

e) A função sintática desempenhada pelo termo “de muitas coisas do meu tempo de menininha” (1º e 2º versos) é objeto direto.

Questão 5- (QUADRIX)

 A rua dos cataventos

Da vez primeira em que me assassinaram,

Perdi um jeito de sorrir que eu tinha.

Depois, a cada vez que me mataram,

Foram levando qualquer coisa minha.

Hoje, dos meu cadáveres eu sou

O mais desnudo, o que não tem mais nada.

Arde um toco de Vela amarelada,

Como único bem que me ficou.

Vinde! Corvos, chacais, ladrões de estrada!

Pois dessa mão avaramente adunca

Não haverão de arracar a luz sagrada!

Aves da noite! Asas do horror! Voejai!

Que a luz trêmula e triste como um ai,

A luz de um morto não se apaga nunca!

                                                Mário Quintana

Mário Quintana foi um jornalista, tradutor e importante poeta brasileiro. A respeito do poema acima, assinale a alternativa correta.

a) Possui 4 estrofes e 14 versos.

b) Possui apenas 14 estrofes.

c) Possui 4 versos e 14 estrofes.

d) Possui 2 versos e 6 estrofes.

e) Possui apenas 4 versos.

  • Nossa! Você já fez metade das questões sobre tipos de estrofe. Vamos lá!

Questão 6- (CONSULPAM)

“Leia o texto e responda a questão.

Até nas flores se vê

O destino e a sorte

Umas enfeitam a vida

Outras enfeitam a morte

Marque a opção verdadeira:

a) O texto é um poema de quatro versos.

b) O texto é uma estrofe onde os quatro versos rimam.

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c) O texto é um verso onde as quatro estrofes rimam.

d) O texto é uma estrofe onde nenhum dos quatro versos rima.

  • Ufa! Agora só faltam mais dois exercícios sobre tipos de estrofe.

Questão 7- (UERJ)

A***

Falo a ti – doce virgem dos meus sonhos,

Visão dourada dum cismar tão puro,

Que sorrias por noites de vigília

entre as rosas gentis do meu futuro.

Tu m’inspiraste, oh musa do silêncio,

Mimosa flor da lânguida saudade!

Por ti correu meu estro ardente e louco

Nos verdores febris da mocidade.

Tu, que foste a vestal dos sonhos d’ouro,

O anjo-tutelar dos meus anelos,

estende sobre mim as asas brancas…

Desenrola os anéis dos teus cabelos!

ABREU, Casimiro de. Obras.

Rio de Janeiro: MEC, 1955, p. 49-50.

Vocabulário:

estro = imaginação criadora

vestal = mulher casta ou virgem

anelo = desejo ardente

Analisando os aspectos estruturais do texto, é possível identificar as seguintes características formais:

a) A presença de versos brancos e de versos livres.

b) A simetria das estrofes e o ritmo de seus versos.

c) O uso da redondilha maior e a forma fixa de soneto.

d) O emprego de rimas emparelhadas e da ordem inversa.

Questão 8 –  (FMU)

“De tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encanto mais meu pensamento”.

                     (Soneto da Felicidade – Vinícius de Morais)

 Sendo a primeira estrofe de um soneto, o texto acima:

a) é obrigatoriamente de quatro versos.

b) pode ser de três ou quatro versos.

c) poderia ter sido escrito em intuir liberdade quanto ao número de versos.

d) necessita de outra estrofe de quatro versos para terminar a poesia.

e) necessita de outras estrofes de três versos para terminar a poesia.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre tipos de estrofes. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre tipos de estrofe

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: a) é obrigatoriamente de quatro versos.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: a) V – V – F – F – V.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: c) um soneto

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: e) A função sintática desempenhada pelo termo “de muitas coisas do meu tempo de menininha” (1º e 2º versos) é objeto direto.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: a) Possui 4 estrofes e 14 versos.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: b)  O texto é um poema de quatro versos.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: b) A simetria das estrofes e o ritmo de seus versos.

 Exercício resolvido da questão 8 – 

Alternativa correta: a) é obrigatoriamente de quatro versos.

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