A maritimidade é um fator climático que aumenta a umidade nas áreas litorâneas e, como consequência, diminui a amplitude térmica. Leia o resumo, veja os exemplos com explicações detalhadas e, no final, resolva os exercícios sobre maritimidade!
Quer seguir diretamente para alguma parte? Clique em um dos tópicos abaixo:
- O que é maritimidade?
- Exemplo de sua influência.
- Quais são os outros fatores climáticos?
- Lista com os exercícios sobre maritimidade!
- Gabarito das questões sobre maritimidade.
Quando você terminar os exercícios sobre maritimidade, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil!
O que é a Maritimidade?
A maritimidade é um dos fatores climáticos, ou seja, um fenômeno que altera as características do clima e que é causado pela ação de algum agente natural. Neste caso, é causada pela presença do oceano.
Para entendermos seus efeitos, é preciso ter claro o conceito de calor específico (C.E.): quantidade de calor necessária para elevar ou diminuir 1°C alguma substância na quantidade de 1g.
A água possui um alto C.E., então ela demora para esquentar assim como demora para esfriar. Você já deve ter notado que a água da piscina fica fria durante a manhã e quentinha no início da noite!
Isso significa que o efeito da maritimidade é aumentar a umidade nas regiões litorâneas, diminuindo a amplitude térmica (diferença entre temperatura máxima e mínima).
Exemplo da influência da maritimidade
E é por esse motivo (a maritimidade) que os países do hemisfério sul têm mais umidade e menor variação de temperatura do que os países do hemisfério norte. Claro, comparando regiões de um mesmo clima e que estejam na mesma latitude.
Pense sobre o motivo: no sul há mais oceanos vastos e no norte há mais continentes vastos (estes sofrem influência da continentalidade, oposta à maritimidade).
E os outros fatores climáticos?
Como vimos, os fatores climáticos são elementos que interferem diretamente nas condições climáticas de determinado local.
Já te adiantamos que, além da maritimidade, existem os seguintes fenômenos: altitude, latitude, massas de ar, continentalidade, relevo, vegetação e correntes marítimas.
É importante saber relacionar cada um deles com sua consequência para o clima. Você já deve ter notado que quanto maior a altitude, menor a temperatura (afinal, no topo das montanhas sempre há geada ou neve)!
- São mais de 200 resumos gratuitos para o ENEM no Instagram do Beduka, aproveite!
Os 10 exercícios sobre maritimidade!
Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você.
Obrigado por ter lido até aqui!
Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.
Questão 1- (UFMS)
Clima é a sucessão habitual dos estados do tempo meteorológico. A grande variação climática no planeta é resultante da interação dos fatores climáticos, que são os responsáveis pela grande heterogeneidade climática da Terra e estão diretamente relacionados com a geografia de cada porção da superfície terrestre.
Em qual das alternativas a seguir há APENAS fatores climáticos, isto é, aqueles que contribuem para determinar as condições climáticas de uma região do globo?
a) Correntes marítimas, temperatura do ar, umidade relativa do ar e grau geotérmico.
b) Temperatura do ar, pressão, altitude, hidrografia e massas de ar.
c) Hidrografia, correntes marítimas, latitude e relevo.
d) Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude.
e) Temperatura do ar, umidade relativa do ar, insolação e grau geotérmico.
Questão 2- (URCA)
A continentalidade, as correntes marítimas, as massas de ar, a vegetação e o relevo podem ser considerados, entre outros, fatores do clima de uma determinada região.
Assinale a opção que apresenta a descrição INCORRETA de um desses fatores climáticos.
a) Do ponto de vista climático, a principal consequência das correntes marítimas é a redistribuição da energia térmica fornecida pela radiação solar, o que regulariza os contrastes térmicos numa perspectiva geográfica.
b) As características meteorológicas de uma massa de ar dependem de suas características térmicas e hídricas. Essas massas são muito importantes no estudo do tempo e do clima, porque os influenciam diretamente na área na qual predominam.
c) O efeito da continentalidade, decorrente das diferenças térmicas das superfícies continentais e hídricas, tem como consequência o fato de a amplitude anual da temperatura ser maior nas localidades costeiras do que nas localidades interiores.
d) A vegetação auxilia o aumento da umidade do ar, pois retira umidade do solo por meio das raízes e a envia para a troposfera, por meio da evapotranspiração.
e) O relevo influencia a organização climática a partir do momento em que interfere na circulação das massas de ar.
- Você já fez 20% dos exercícios de maritimidade. Continue assim!
Questão 3- (Cesgranrio – RJ)
A maritimidade é um elemento importante na dinâmica climática, pois:
a) Interfere na umidade atmosférica e na amplitude térmica diária e sazonal das áreas sob sua influência.
b) Faz com que os ventos sempre se desloquem da terra para o mar, tornando as áreas litorâneas mais secas.
c) Afeta as temperaturas das áreas litorâneas, tornando-as mais frias, tanto no verão como no inverno, devido à influência das correntes marítimas.
d) Aumenta as amplitudes térmicas devido à diferença de calor específico entre a água e a terra.
e) Promove uma homogeneidade climática entre o litoral e as áreas mais continentalizadas.
Questão 4- (UNESP)
Analise o mapa abaixo sobre correntes marítimas e temperatura na superfície dos oceanos.
(Antonio Guerra et al. Atlas geográfico mundial, 2007. Adaptado)
Considerando as relações existentes entre zonas climáticas, sistema de circulação atmosférica e correntes marítimas de superfície, é correto afirmar que:
a) As correntes quentes predominam nas zonas intertropicais, e o sentido de seu deslocamento está associado aos ventos de oeste, predominantes na região.
b) As correntes frias predominam na zona equatorial, e o sentido de seu deslocamento está associado aos ventos de leste, predominantes na região.
c) As correntes quentes predominam na zona equatorial, e o sentido de seu deslocamento está associado aos ventos de leste, predominantes na região.
d) As correntes quentes predominam nas zonas subtropicais, e o sentido de seu deslocamento está associado aos ventos de leste, predominantes na região.
e) As correntes frias predominam nas zonas intertropicais, e o sentido de seu deslocamento está associado aos ventos de oeste, predominantes na região.
Questão 5- (PUC-MG – adaptada)
Os invernos e os verões, no hemisfério norte, costumam ser, em média, mais intensos do que no sul. Sobre esse fenômeno, NÃO se pode afirmar que:
a) as amplitudes térmicas são maiores no Hemisfério Norte, porque a concentração de terras nesse hemisfério as acentua.
b) as amplitudes térmicas são mais baixas no Hemisfério Sul em função da predominância de oceanos, condicionando maior retenção de energia pela água.
c) as amplitudes térmicas são iguais sobre oceanos e continentes.
d) as amplitudes térmicas não são derivadas diretamente da exposição à insolação.
- Muito bem! Você chegou à metade das questões sobre maritimidade. Continue fazendo o restante.
Questão 6- (Suporte Geográfico)
Em relação aos fatores climáticos, considere as seguintes afirmações:
I – A temperatura atmosférica não é aquecida diretamente pelos raios solares, mas pela irradiação de calor das massas sólidas e líquidas.
II – Lugares situados próximos ao mar apresentam verões mais quentes e invernos mais frios que lugares de grande continentalidade.
III – As águas do mar, dos oceanos e dos rios demoram mais para se aquecer e para se resfriar do que as terras continentais.
IV – As regiões litorâneas apresentam amplitudes térmicas tão elevadas como aquelas de regiões situadas no interior dos continentes.
Está (ão) correta (s) a (s) alternativa (s):
a) Apenas II.
b) Apenas I e III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas III e IV.
Questão 7- (Mundo Educação)
Além da latitude, existem outros fatores que podem influenciar as características de um determinado clima. São fatores determinantes do clima, exceto:
a) altitude.
b) vegetação.
c) massas de ar.
d) maritimidade.
e) tectonismo.
Questão 8- (Me salva)
Sobre os fatores continentalidade e maritimidade, assinale as alternativas verdadeiras e falsas.
( ) Quanto maior a umidade do ar, maior a capacidade de obtenção de calor.
( ) A água não consegue reter quantidades significativas de calor, por isso nas regiões de praia sempre tendemos a ter temperaturas mais elevadas.
( ) Uma área costeira tem grande umidade atmosférica e menor amplitude térmica anual, sendo o nome deste efeito a maritimidade.
( ) Quanto mais longe uma região está de um grande corpo hídrico, maior sua amplitude térmica diária e anual, pois a terra e rochas tem calor especifico alto.
a) F , F, V, V.
b) V, F, V, F.
c) F, V, F, V.
d) V, V, V, F.
e) V, V, V, V.
- Ufa! Agora só faltam mais dois exercícios sobre maritimidade!
Questão 9- (Suporte Geográfico)
De acordo com a primeira coluna (fatores do clima), enumere a segunda coluna (influências).
1. Latitude | (___) Deixa as temperaturas mais amenas e aumenta a umidade nas áreas litorâneas. |
2. Altitude | (___) Diminui a temperatura e diminui a pressão atmosférica à medida que é maior. |
3. Maritimidade | (___) Quanto maior for a ____________, menor é a temperatura. |
4. Continentalidade | (___) Deixa as temperaturas mais rigorosas e a umidade menor no interior do continente. |
Assinale a ordem correta das afirmativas.
a) 3, 1, 2 e 4.
b) 3,2, 1 e 4.
c) 2, 3, 4 e 1.
d) 1, 2, 4 e 3.
e) 4, 2, 1 e 3.
Questão 10- (Brasil Escola)
Assinale a alternativa que representa o conceito correto de correntes marítimas:
a) Movimentação/deslocamento de águas oceânicas que migram para diferentes localidades como resultado da influência dos ventos e do movimento de rotação da Terra.
b) Grandes porções de ar que se movimentam sobre as águas, podendo ser quentes, frias, úmidas ou secas.
c) Capacidade de conservação de calor pelas águas oceânicas.
d) Fenômeno marítimo relacionado ao aquecimento anormal das águas.
- Parabéns, você fez todas as questões de maritimidade. Confira agora o Gabarito:
Gabarito das questões sobre maritimidade
Exercício resolvido da questão 1 –
Alternativa correta: d) Altitude, massas de ar, maritimidade e latitude.
Exercício resolvido da questão 2 –
Alternativa correta: c) O efeito da continentalidade, decorrente das diferenças térmicas das superfícies continentais e hídricas, tem como consequência o fato de a amplitude anual da temperatura ser maior nas localidades costeiras do que nas localidades interiores.
Exercício resolvido da questão 3 –
Alternativa correta: a) Interfere na umidade atmosférica e na amplitude térmica diária e sazonal das áreas sob sua influência.
Exercício resolvido da questão 4 –
Alternativa correta: c) as amplitudes térmicas são iguais sobre oceanos e continentes.
Exercício resolvido da questão 5 –
Alternativa correta: c) as amplitudes térmicas são iguais sobre oceanos e continentes.
Exercício resolvido da questão 6 –
Alternativa correta: b) Apenas I e III.
Exercício resolvido da questão 7 –
Alternativa correta: e) tectonismo.
Exercício resolvido da questão 8 –
Alternativa correta: b) V, F, V, F.
Exercício resolvido da questão 9 –
Resposta correta: b) 3,2, 1 e 4.
Exercício resolvido da questão 10 –
Resposta correta: a) Movimentação/deslocamento de águas oceânicas que migram para diferentes localidades como resultado da influência dos ventos e do movimento de rotação da Terra.
- Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!
Gostou dos nossos exercícios sobre maritimidade? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.