História

Exercícios sobre a colonização da América Espanhola

questões sobre a colonização da América EspanholaQuestões sobre a Colonização da América Espanhola

Faça questões sobre a colonização da América pela Espanha para ir bem em história. Ela começou em 1942 com a chegada de Cristovão Colombo às Antilhas. Revise o conteúdo dessa matéria! 

Que a Espanha foi responsável por grande parte da colonização na América do Sul, isso nós já sabemos. Mas o que levou esse país ao nosso continente? Melhor, quem foi o responsável por esse avanço territorial? Qual seu contexto histórico e suas consequências? Houve guerra e resistência por parte dos povos? Teste sua habilidade com algumas questões sobre a colonização da América Espanhola.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Entre os países que foram colonizados pela Espanha temos: Peru, Colômbia, México, Paraguai, Costa Rica, Guatemala e Honduras, dentre outros.

Entender a história e a independência destas nações acima vai te ajudar a responder as questões sobre a colonização da América Espanhola que aparecem nos vestibulares e no ENEM.

Apesar das conquistas de países sobre outros já realizadas ao redor do mundo serem semelhantes, a colonização da América Espanhola foi uma das mais impactantes. Marcada pelo comércio, escravidão e leis, a Espanha deu um grande passo frente às outras nações ao se deparar com a América, criando assim um olhar inédito do Novo Mundo frente ao nosso continente.

Mas isso foi apenas o começo. Para se aprofundar mais sobre a colonização espanhola, é preciso ter conhecimento sobre as origens do país europeu, sua história, os povos que já existiam aqui, entre outros aspectos. Após garantir uma boa base histórica, então finalmente é hora de testar sua memória com algumas questões sobre a colonização da América Espanhola.

Separe um papel e caneta, faça as questões e, no final, confira as respostas.

Se preferir, aqui no Beduka também temos outros testes:

Exercícios sobre a colonização da América Espanhola

1ª questão sobre a colonização da América Espanhola – FUVESTNo século XVI, a conquista e ocupação da América pelos espanhóis:

a) desestimulou a economia da metrópole e conduziu ao fim do monopólio de comércio

b) contribuiu para o crescimento demográfico da população indígena, concentrada nas áreas de mineração

c) eliminou a participação do Estado nos lucros obtidos e beneficiou exclusivamente a iniciativa privada

d) dizimou a população indígena e destruiu as estruturas agrárias anteriores à conquista

e) impôs o domínio político e econômico dos criollos

2ª questão sobre a colonização da América Espanhola – UEL A administração colonial hispânica estava centralizada de forma a permitir o controle da Coroa sobre seus territórios americanos. O órgão máximo da política administrativa colonizadora da Monarquia Espanhola era denominado de:

a) casa de contratação

b) audiência

c) consulado

d) “pueblo”

e) conselho Real e Supremo das Índias

3ª questão sobre a colonização da América Espanhola – Fatec É correto afirmar que, a colonização espanhola:

a) fundamentou-se na divisão da colônia em vice-reinos diretamente ligados à Espanha, destacando-se a Casa de Contratação e o Conselho das Índias

b) utilizou quase que exclusivamente a mão-de-obra negra, devido ao fato de a população indígena ter sido dizimada durante a conquista

c) desenvolveu nas colônias uma produção diversificada, produzindo-se manufaturas na região setentrional e algodão na região meridional

d) baseou-se nas culturas tropicais de exportação, nos minifúndios e na mão-de-obra servil

e) criou uma organização administrativa centralizada com sede em Lima

4ª questão sobre a colonização da América Espanhola – Pitágoras Para reafirmar a autoridade espanhola no continente, os espanhóis criaram os adelantados. Os adelantados eram:

a) contratos que permitiam uma exploração temporária no novo continente

b) parceria entre governo espanhol e nativos rebelados contra a Espanha

c) conquistadores espanhóis com a missão de dominar a região em nome da Coroa espanhola

d) conquistadores espanhóis com a missão de fortalecer a escravidão na América Espanhola

5ª questão sobre a colonização da América Espanhola – (Fuvest) “Podemos dar conta boa e certa que em quarenta anos, pela tirania e ações diabólicas dos espanhóis, morreram injustamente mais de doze milhões de pessoas…” (Bartolomé de Las Casas, 1474 – 1566)

“A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem.” (Pablo Neruda, 1904 – 1973)

As duas frases lidas colocam como causa da dizimação das populações indígenas a ação violenta dos espanhóis durante a Conquista da América. Pesquisas históricas recentes apontam outra causa, além da já indicada, que foi:

a) a incapacidade das populações indígenas em se adaptarem aos padrões culturais do colonizador.

b) o conflito entre populações indígenas rivais, estimulado pelos colonizadores.

c) a passividade completa das populações indígenas, decorrente de suas crenças religiosas.

d) a ausência de técnicas agrícolas por parte das populações indígenas, diante de novos problemas ambientais.

e) a série de doenças trazidas pelos espanhóis, como varíola, tifo e gripe, para as quais as populações indígenas não possuíam anticorpos.

6ª questão sobre a colonização da América Espanhola – FEI-SP – As duas principais atividades econômicas que Portugal e Espanha incentivaram na América, no início da colonização, foram, respectivamente:

a) cacau na América portuguesa e a mineração da prata e do ouro na América Espanhola

b) a mineração na América Portuguesa e a monocultura do tabaco na América Espanhola

c) a monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a pecuária na América Espanhola

d) a monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a mineração de ouro e de prata na América Espanhola

e) a monocultura do algodão na América portuguesa e a pecuária na América Espanhola

7ª questão sobre a colonização da América Espanhola – (PUC-RS) Considere o texto abaixo, de G. F. de Oviedo, que relata o estabelecimento do império espanhol na América, no livro L’ Histoire des Indies, publicado no ano de 1555.

“O almirante Colombo encontrou, quando descobriu esta ilha Hispaniola, um milhão de índios e índias (…) dos quais, e dos que nasceram desde então, não creio que estejam vivos, no presente ano de 1535, quinhentos, incluindo tanto crianças como adultos (…). Alguns fizeram esses índios trabalhar excessivamente. Outros não lhes deram nada para comer como bem lhes convinha. Além disso, as pessoas dessa região são naturalmente tão inúteis, corruptas, de pouco trabalho, melancólicas, covardes, sujas, de má condição, mentirosas, sem constância e firmeza(…). Vários índios, por prazer e passatempo, deixaram-se morrer com veneno para não trabalhar. Outros se enforcaram pelas próprias mãos. E quanto aos outros, tais doenças os atingiram que em pouco tempo morreram (…). Quanto a mim, eu acreditaria antes que Nosso Senhor permitiu, devido aos grandes, enormes e abomináveis pecados dessas pessoas selvagens, rústicas e animalescas, que fossem eliminadas e banidas da superfície terrestre.

Apud ROMANO, Ruggiero. Mecanismos da Conquista Colonial. São Paulo: Perspectiva, 1973, p. 76

Considerando o contexto histórico, pode-se afirmar que o texto de Oviedo representa

a) o pensamento singular de um ideólogo extremista do absolutismo espanhol, em oposição ao sistema do Real Padroado e suas repercussões na América colonial.

b) a posição de um intelectual cristão renascentista que busca denunciar o caráter semifeudal da expansão ultramarina ibérica, sintetizado na figura de Colombo.

c) uma justificativa, de fundo religioso moral, para o genocídio decorrente da exploração colonial, cujos pressupostos são correntes no universo cultural europeu da época.

d) uma defesa, em termos racistas e preconceituosos, dos massacres promovidos pelos primeiros colonos espanhóis, que agiam contra os interesses econômicos do Estado Absolutista.

e) uma visão irônica, de caráter naturalista e raciológico, a respeito da inutilidade da violência praticada pelos colonizadores civis espanhóis no chamado período da Conquista.

Gabarito das questões sobre a colonização da América Espanhola

Esses exercícios ajudam desde alunos do ensino fundamental (7º, 8º e 9º ano) ao ensino médio.

  • Exercício resolvido da questão 1: d) dizimou a população indígena e destruiu as estruturas agrárias anteriores à conquista
  • Exercício resolvido da questão 2: d) “pueblo”
  • Exercício resolvido da questão 3: a) fundamentou-se na divisão da colônia em vice-reinos diretamente ligados à Espanha, destacando-se a Casa de Contratação e o Conselho das Índias
  • Exercício resolvido da questão 4: c) conquistadores espanhóis com a missão de dominar a região em nome da Coroa espanhola
  • Exercício resolvido da questão 5: e) a série de doenças trazidas pelos espanhóis, como varíola, tifo e gripe, para as quais as populações indígenas não possuíam anticorpos.
  • Exercício resolvido da questão 6: d) a monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a mineração de ouro e de prata na América Espanhola
  • Exercício resolvido da questão 7: c) uma justificativa, de fundo religioso moral, para o genocídio decorrente da exploração colonial, cujos pressupostos são correntes no universo cultural europeu da época.

O que você achou das questões sobre a colonização da América Espanhola que apresentamos? Deixe sua opinião no campo de comentários, no fim deste texto.

Nas questões de história mundial do ENEM e dos mais importantes vestibulares sempre aparecem assuntos sobre a era das colonizações da América. Este é um tema que você pode aprofundar bem para se diferenciar no processo seletivo.

Contudo, vale destacar que todas as áreas do conhecimento são importantes se você quiser entrar nos cursos mais concorridos. Aproveite para ver:

Aprenda muito mais com o Beduka

Nós aqui no Beduka, o seu buscador gratuito de faculdades e cursos, temos uma relação completa de todas as instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Além de conferir as questões sobre a colonização da América Espanhola, aproveite e responda também:

Já acessou nossa página no Facebook hoje? Veja agora nossas atualizações!

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

1 Comentário

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador