Sabe o tamanho que o Brasil tem hoje? Essa extensão territorial se deve à atividade de um grupo muito importante na sociedade colonial: os bandeirantes. Foram eles que, saindo de núcleos de povoamento em busca de riquezas e enfrentando diversos perigos, expandiram a presença portuguesa na América e deram os contornos atuais do nosso país.
Mas nem tudo na história dos bandeirantes é heroico. Eles também foram responsáveis pela escravização extrema e dizimação de várias nações indígenas, além da construção de uma estrutura social desigual que perdura até hoje.
Devido a essa importância, os bandeirantes são um tema frequente nos vestibulares. Por isso, você não pode deixar de estudá-los. Aqui trazemos um resumo breve e questões sobre os bandeirantes para você ficar bem afiado neste assunto!
Quem eram os bandeirantes?
Os bandeirantes eram um grupo de homens do Brasil Colonial que tinham como função fazer expedições para o interior do território em busca de escravos em fuga, metais preciosos e indígenas para escravização.
Neste processo, eles abriram estradas e conectaram as capitanias existentes na colônia, estabelecendo os limites também das suas fronteiras.
O principal núcleo das bandeiras foi o planalto de Piratininga, onde hoje fica a cidade de São Paulo. Por isso mesmo, elas fazem parte do mito de fundação tanto do município quanto do estado paulista.
Os bandeirantes foram responsáveis pela presença de população luso-brasileira nas regiões onde hoje estão estados como Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e todo o Centro-Oeste, além de partes do sul e centro da Bahia.
Saiba mais sobre a colonização do Brasil!
Principais bandeirantes
Alguns nomes sempre se repetem nas questões sobre os bandeirantes, pois pertenciam a líderes de bandeiras como:
- Antônio Raposo Tavares
- Bartolomeu Bueno da Silva (Anhanguera)
- Fernão Dias Pais Leme
- Manuel Borba Gato
- Domingos Jorge Velho
- João Gonçalves da Costa
- João Guimarães da Silva
Relação dos bandeirantes com a coroa portuguesa
Os paulistas sempre foram vistos com desconfianças pelas autoridades portuguesas. Segundo a documentação, os governadores de São Paulo e outras capitanias tinham os bandeirantes como gente sem lei e violenta.
Contudo, isso nunca foi um empecilho para utilizarem sua experiência na exploração de territórios e expansão dos domínios do rei português na América. Assim, apesar de desconfiarem, financiaram diversas bandeiras.
Questões sobre os bandeirantes
Estes exercícios sobre os bandeirantes são de vestibulares de diversas universidades diferentes. Você vai perceber a variedade de formas como o tema é tratado, o que vai te ajudar muito a conhecer as provas e o que você precisa saber sobre o assunto.
Boa sorte!
Questão 01 – (FGV-SP) “(…) assistimos no final do século XVII, após a descoberta das minas, não a uma nova configuração da vila nem à ruptura brusca com o padrão anterior, ao contrário, à consolidação de todo um processo de expansão econômica, de mercantilização e de concentração de poder nas mãos de uma elite local. A articulação com o núcleo mineratório dinamizará este quadro mas não será, de forma alguma, responsável por sua existência.”
BLAJ, Ilana. A trama das tensões. São Paulo, Humanitas, 2002, p. 125.
O texto acima refere-se:
a) à vila de São Luís e ao seu papel de núcleo articulador entre a economia exportadora e o mercado interno colonial.
b) à vila de São Paulo, cuja integração a uma economia de mercado teria ocorrido antes da descoberta dos metais preciosos.
c) à vila de Ouro Preto, importante centro agrícola e pecuarista encravado no interior da América portuguesa.
d) à vila de Cuiabá, principal entreposto de tropeiros e comerciantes que percorriam as precárias rotas do Centro-Sul.
e) à vila de Mariana, importante centro distribuidor de indígenas apresados pelos bandeirantes.
Questão 02 – (UNESP) “Nossa milícia, Senhor, é diferente da regular que se observa em todo o mundo. Primeiramente nossas tropas com que vamos à conquista do gentio bravo desse vastíssimo sertão não é de gente matriculada no livro de Vossa Majestade, nem obrigada por soldo, nem por pagamento de munição.”
(Carta de Domingos Jorge Velho ao rei de Portugal, em 1694.)
De acordo com o autor da Carta, pode-se afirmar que
a) os bandeirantes possuíam tropas de mercenários, pagas pela metrópole, com o objetivo de exterminar indígenas.
b) havia proibição oficial de capturar índios para a escravização e os bandeirantes pretendiam evitar ser punidos pelos colonos e pelos espanhóis.
c) os exércitos portugueses, organizados na colônia, tinham a particularidade de serem compostos por indígenas especializados em destruir quilombos.
d) algumas tribos indígenas ameaçavam a segurança dos colonos e as bandeiras eram tropas encarregadas de transportar os nativos para as reduções religiosas.
e) muitas das bandeiras paulistas eram constituídas por exércitos particulares, especializados em exterminar e capturar indígenas para serem escravizados.
Questão 03 – (UFU-MG) A atividade bandeirante marcou a atuação dos habitantes da Capitania de São Vicente entre os séculos XVI e XVIII.
A esse respeito, assinale a alternativa correta.
a) Buscando capturar o índio para utilizá-lo como mão de obra, ou para descobrir minas de metais e pedras preciosas, o chamado bandeirismo apresador e o prospector foram importantes para a ampliação dos limites geográficos do Brasil colonial.
b) As bandeiras eram empresas organizadas e mantidas pela Metrópole, com o objetivo de conquistar e povoar o interior da colônia, assim como garantir, efetivamente, a posse e o domínio do território.
c) As chamadas bandeiras apresadoras tinham uma organização interna militarizada e eram compostas exclusivamente por homens brancos, chefiados por uma autoridade militar da Coroa.
d) O que explicou o impulso do bandeirismo do século XVII foi a assinatura do tratado de fronteiras com a Espanha, que redefiniu a linha de Tordesilhas e abriu as regiões de Mato Grosso até o Rio Grande do Sul, possibilitando a conquista e a exploração portuguesa.
e) Derivado da bandeira de apresamento, o sertanismo de contrato era uma empresa particular, organizada com o objetivo de pesquisar indícios de riquezas minerais, especialmente nas regiões de Mato Grosso e Minas Gerais.
Questão 04 – (Fuvest-SP) Qual destas definições expressa melhor o que foram as Bandeiras?
a) Expedições financiadas pela Coroa que se propunham exclusivamente a descobrir metais e pedras preciosas.
b) Movimento de fundo catequético, liderados pelos jesuítas para a formação de uma nação indígena cristã.
c) Expedições particulares que apresavam os índios e procuravam metais e pedras preciosas.
d) Empresas organizadas com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas.
e) Incursões de portugueses para atrair tribos indígenas para serem catequizadas pelos jesuítas.
Questão 05 – (Univali-SC) As expedições chamadas de Entradas e Bandeiras tinham como objetivo a procura de riquezas minerais e/ou a caça ao índio para escravizá-lo e vendê-lo no litoral. O papel histórico das Entradas e Bandeiras pode ser assim resumido:
a) Determinaram a ocupação efetiva do interior do Brasil e deram ao nosso país sua atual configuração geográfica.
b) Contribuíram para a implantação de uma nova política colonizadora, aproximando índios e colonos.
c) Iniciaram aproveitamento verdadeiro das terras agrícolas do oeste mudando a situação econômica da Colônia.
d) Por razões políticas e econômicas, contribuíram para a mudança da capital do Vice-Reino do Rio de Janeiro para a Bahia.
e) Respeitaram o Meridiano de Tordesilhas, evitando, assim, conflitos armados entre portugueses e espanhóis.
Questão 06 – (UPF) No período colonial, o Brasil foi marcado por expedições internas, com destaque para as Bandeiras. Lideradas pelos paulistas, as Bandeiras percorriam os sertões, onde passavam meses, ou mesmo anos.
Sobre esse fenômeno histórico, considere as afirmativas:
I. As Bandeiras organizaram a sociedade do interior a partir do modelo norte-americano de colônias de povoamento.
II. Os rumos das principais Bandeiras foram Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Paraná, tendo algumas delas chegado até o Paraguai.
III. Os bandeirantes ensinaram aos índios técnicas de agricultura para que desenvolvessem a colônia economicamente.
IV. Os objetivos principais dos bandeirantes foram o apresamento de índios para serem escravizados e a busca por metais preciosos.
V. As Bandeiras foram responsáveis pela expansão territorial do Brasil para muito além da linha de Tordesilhas.
Está correto apenas o que se afirma em:
a) I, II e IV.
b) II, IV e V.
c) II, III e IV.
d) III e V.
e) III, IV e V.
- Parabéns! Você concluiu os exercícios sobre os bandeirantes! Agora confira as respostas.
Gabarito das questões sobre os bandeirantes
Esperamos que você tenha ido muito bem na atividade. Veja quantas questões sobre os bandeirantes você acertou.
Exercício resolvido da questão 1 –
Alternativa correta: letra b) à vila de São Paulo, cuja integração a uma economia de mercado teria ocorrido antes da descoberta dos metais preciosos.
Exercício resolvido da questão 2 –
alternativa correta: letra e) muitas das bandeiras paulistas eram constituídas por exércitos particulares, especializados em exterminar e capturar indígenas para serem escravizados.
Exercício resolvido da questão 3 –
Alternativa correta: letra a) Buscando capturar o índio para utilizá-lo como mão de obra, ou para descobrir minas de metais e pedras preciosas, o chamado bandeirismo apresador e o prospector foram importantes para a ampliação dos limites geográficos do Brasil colonial.
Exercício resolvido da questão 4 –
Alternativa correta: letra c) Expedições particulares que apresavam os índios e procuravam metais e pedras preciosas.
Exercício resolvido da questão 5 –
Alternativa correta: letra a) Determinaram a ocupação efetiva do interior do Brasil e deram ao nosso país sua atual configuração geográfica.
Exercício resolvido da questão 6 –
Alternativa correta: letra b) II, IV e V.
Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!
Gostou das nossa seleção de questões sobre os bandeirantes? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo quantas você acertou.