O Tenentismo foi um movimento político realizado por jovens militares brasileiros de baixa patente, os tenentes, que estavam insatisfeitos com as práticas políticas na Primeira República (1889-1930).
Este movimento contribuiu para a crise que levaria ao fim da república oligárquica no país e ao surgimento da Era Vargas. Seus membros defendiam a reforma do regime republicano e a modernização da economia.
Vários vestibulares, inclusive o Enem, trazem questões sobre Tenentismo. E nada melhor do que responder algumas para se preparar para as provas. Por isso, selecionamos algumas e as disponibilizamos para você.
Como o Tenentismo surgiu?
O Tenentismo surgiu como uma reação ao sistema político da Primeira República do Brasil. Neste período, o país era governado pelas oligarquias dos principais estados, que tinham força devido ao poder econômico e ao número de deputados que cada unidade federativa tinha nas suas bancadas.
Este sistema ainda se alimentava do voto aberto e da dependência econômica que a maioria da população tinha em relação aos grandes proprietários.
O objetivo dos tenentes era promover reformas no sistema, advogando maior participação popular e a industrialização do país.
O movimento se iniciou quando Hermes da Fonseca (militar e ex-presidente da república) foi preso após intervir na sucessão do governo estadual de Pernambuco. Isso precipitou uma revolta de oficiais no Rio de Janeiro, conhecida como Revolta dos 18 do Forte de Copacabana.
Eles foram derrotados, mas o movimento continuou com novos levantes de tenentes em outras áreas do país. Entre eles estavam:
- Comuna de Manaus (1924)
- Revolta Paulista (1924)
- Coluna Prestes (1925-1927)
Antes de resolver as questões sobre Tenentismo, vamos conhecer as principais ideias dos envolvidos no movimento.
Características do Tenentismo
O movimento Tenentista foi amplo e nem todos os eventos e líderes tinham a mesma ideologia. Alguns podiam defender o liberalismo social e o autoritarismo político, enquanto outros eram comunistas.
Mas havia semelhanças entre todos, como:
- Defesa do voto secreto e do fim da corrupção eleitoral.
- Críticas à desigualdade social e à concentração de poder nas mãos das elites.
- Propostas de centralização do poder para garantir a modernização do Estado.
- Visão autoritária de mudança, com forte papel do Exército como “salvador da pátria”.
- Nacionalismo e defesa da moralização da política.
Tenentismo e Era Vargas
A relação entre o movimento tenentista e a Era Vargas (1930-1945) foi bastante estreita. Desde o programa de governo apresentado quando ele foi candidato a presidente na eleição de 1930 até a instauração do Estado Novo em 1937, os tenentes estavam presentes.
No programa de 1930, Vargas prometia anistia aos oficiais presos no contexto do Tenentismo. E ao substituir os governadores dos estados após o golpe de outubro do mesmo ano, escolheu tenentes para seus lugares.
Por fim, foram também tenentes antigetulistas que promoveram sua deposição em 1945.
Fim do Tenentismo
Por mais que as revoltas tenentistas não tenham obtido êxito nas suas reivindicações e em liderar mudanças no país, o Tenentismo perdurou no país como memória e exemplo para os militares. Foi a partir dele que os oficiais passaram a se entender como poder moderador do Estado brasileiro, que deveria intervir em caso de necessidades.
Agora que já vimos este resumo sobre o Tenentismo, vamos responder algumas questões para fixar o conteúdo!
Questões sobre o Tenentismo
Os exercícios a seguir sobre o Tenentismo foram retirados de vestibulares de diversas universidades. Boa sorte!
Questão 01 – (Pucpr) Assim, enquanto Prestes aderia ao comunismo – mostrando, ao mesmo tempo, que a vitória de Getúlio Vargas significaria a mera substituição de uns grupos oligárquicos por outros no poder, (…) os “tenentes se deixavam envolver pela campanha da Aliança Liberal…”. (Prestes, Anita Leocádia. “Uma epopeia brasileira – a Coluna Prestes”, Editora Moderna, 1995, pág. 103)
Interpretando o texto e com ajuda de seus conhecimentos históricos, assinale a única alternativa correta:
a) Luiz Carlos Prestes, principal líder da “Coluna Prestes”, pretendia derrubar o governo opressivo de Epitácio Pessoa.
b) a Aliança Liberal defendia a candidatura de Júlio Prestes, que governava São Paulo.
c) os Tenentes, expressão do movimento político do “Tenentismo”, representavam a ideologia socialista e revolucionária.
d) os grupos oligárquicos substituídos representavam principalmente a cafeicultura.
e) A “Coluna Prestes” nunca foi completamente derrotada pelos legalistas, porque fazia a “guerra de posições”, enquanto aqueles faziam a “guerra de movimento”.
Questão 02 – (UFRJ) Segundo Anita Prestes, “o tenentismo vinha preencher o vazio deixado pela falta de lideranças civis aptas a conduzirem o processo revolucionário brasileiro que começava a sacudir as já caducas instituições políticas da República Velha”. (PRESTES, Anita. “A Coluna Prestes”. São Paulo: Brasiliense, 1995, p. 73.)
De acordo com o texto, é correto afirmar que:
a) os “tenentes” queriam moralizar a vida política nacional, propondo uma ampla aliança de esquerda.
b) os “tenentes” queriam deixar de ser meros “jagunços” nas mãos das oligarquias estaduais, amparados por um programa democrático.
c) os “tenentes” queriam pôr fim à política democrática instaurada com a República Velha e promover um regime ditatorial único e capaz de finalizar o atraso econômico representado pelas antigas oligarquias cafeeiras.
d) os “tenentes” apresentaram-se como substitutos dos frágeis partidos políticos de oposição aos regimes oligárquicos e à desorganização da sociedade.
e) o tenentismo representou um movimento que buscava romper com a tradição de intervenção militar na política, presente desde a Proclamação da República.
Questão 03 – (UFPR) Considere a seguir o excerto do texto sobre o Movimento Tenentista:
O Tenentismo foi um catalisador do descontentamento de importantes setores da sociedade brasileira durante a década de 1920.
(FAGUNDES, Pedro Ernesto. Movimento tenentista: um debate historiográfico. Revista Espaço Acadêmico, n. 108, p. 133, maio 2020.
Conforme os conhecimentos sobre o movimento tenentista nos anos 1920 e 1930 no Brasil, três fatores de descontentamento que suscitaram a reação do tenentismo na esfera pública são:
a) a dominação da política nacional por aristocracias nobiliárquicas, o federalismo e as ações dos cangaceiros.
b) a dominação da política nacional por elites industriais, o patrimonialismo e as milícias paramilitares.
c) a dominação da política nacional por cúpulas militares, o gerencialismo e as perseguições comunistas.
d) a dominação da política nacional por oligarquias rurais, o coronelismo e as fraudes eleitorais.
e) a dominação da política nacional por autocracias urbanas, o corporativismo e as revoltas trabalhistas.
Questão 04 – (Unifena) Durante a campanha eleitoral de 1921, o Correio da Manhã publicou cartas ofensivas ao marechal Hermes da Fonseca naquilo que ficou conhecido como episódio das “Cartas Falsas”. As cartas eram assinadas por Artur Bernardes, mas as assinaturas eram falsificadas, o que só se descobriu mais tarde. Surgiu entre os oficiais militares forte resistência à posse de Bernardes. No dia 5 de julho de 1922, os quartéis seriam tomados exigindo a renúncia do presidente Epitácio Pessoa.
O episódio citado no texto pode ser corretamente associado
a) ao movimento tenentista.
b) à crise política do final do Império brasileiro.
c) ao plano econômico que originou o encilhamento.
d) à reação dos militares contra o saneamento urbano.
e) ao movimento modernista e à liberdade de imprensa.
Questão 05 – (Enem) O tenentismo veio preencher um espaço: o vazio deixado pela falta de lideranças civis aptas a conduzirem o processo revolucionário brasileiro que começava a sacudir as já caducas instituições políticas da República Velha. Os “tenentes” substituíram os inexistentes partidos políticos de oposição aos governos de Epitácio Pessoa e de Artur Bernardes.
PRESTES, A. L. Uma epopeia brasileira: a Coluna Prestes. São Paulo: Moderna, 1995 (adaptado).
Um dos objetivos do movimento político abordado no texto era
a) unificar as Forças Armadas pelo comando do Exército nacional.
b) combater a corrupção eleitoral perpetrada pelas oligarquias regionais.
c) restaurar a segurança das fronteiras negligenciadas pelo governo central.
d) organizar as frentes camponesas envolvidas na luta pela reforma agrária.
e) pacificar os movimentos operários radicalizados pelo anarco-sindicalismo.
- Parabéns! Você chegou à metade das questões sobre Tenentismo. Continue com o bom trabalho!
Questão 06 – (UECE) Atente ao seguinte enunciado: “Episódios mais notórios, como a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, em 1922, e a Revolução Paulista de 1924, ou um evento pouco citado nos livros de História, como a Comuna de Manaus, também ocorrido em 1924, são partes do mesmo movimento a que pertence a Coluna Prestes, que, de 1925 a 1927, percorreu cerca de 25.000 Km pelo interior do território brasileiro combatendo as forças oligárquicas e espalhando sua ideologia”.
O enunciado acima se refere ao movimento pertencente à História republicana do Brasil conhecido como
a) Tenentismo, que marcava o descontentamento de parte da jovem oficialidade do exército com as características políticas da República Velha.
b) Restauracionismo, que uniu militares e religiosos em lutas com o objetivo de depor a República e restaurar a monarquia no Brasil.
c) Messianismo, movimento por meio do qual os líderes religiosos faziam uso de sua influência para eleger os grupos políticos que apoiavam o fim das mudanças promovidas pela República.
d) Coronelismo, no qual senhores de terra e líderes políticos locais tentaram impedir avanços socialistas propostos pelo Presidente da República Artur Bernardes.
Questão 07 – (EspFCEx) Com relação ao Tenentismo, é correto afirmar:
a) o movimento ganhou a adesão dos jovens tenentes, que introduziram ações violentas nos confrontos políticos.
b) o movimento recebeu forte apoio de setores políticos dos Estados interessados em romper com o sistema oligárquico.
c) o movimento foi iniciado por velhos oficiais que se ofenderam com a nomeação de um civil à pasta do Ministério da Guerra.
d) os tenentes promoveram uma série de revoltas, tais como o 18 do Forte de Copacabana, a Comuna de Manaus e a Coluna Prestes.
e) os tenentes, através da tática de aliciar jovens oficiais, conseguiram a adesão da maioria dos integrantes das organizações militares.
Questão 08 – (ACAFE) “No dia seguinte, centenas deles se entregaram, atendendo a um apelo do governo. Um grupo se dispôs, porém, a resistir. O forte voltou a ser bombardeado por mar e por aviões. Dezessete militares, com a adesão ocasional de um civil, decidiram sair pela praia de Copacabana, ao encontro das forças governamentais. Na troca de tiros, morreram dezesseis, ficando feridos os tenentes Siqueira Campos e Eduardo Gomes. Os Dezoito do Forte começavam a criar a legenda do tenentismo. ”
FAUSTO, Boris. História do Brasil. 5ª edição. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1997. Página 308.
O texto evidencia uma revolta do movimento tenentista brasileiro. Acerca desse movimento, assinale a alternativa correta.
a) A Revolta do Forte de Copacabana foi uma tentativa de impedir a posse de Humberto Castelo Branco após a efetivação do regime militar no Brasil.
b) Combateram principalmente o governo provisório de Getúlio Vargas e exigiam a criação de uma nova constituição.
c) As principais revoltas tenentistas ocorreram após a implantação do Estado Novo por Getúlio Vargas, com o apoio de militares de alta patente.
d) Ocorreu na chamada República Velha ou Oligárquica. Buscavam mudanças no cenário político, administrativo e eleitoral do Brasil.
- Boa! Faltam apenas duas questões sobre Tenentismo. Você está indo muito bem.
Questão 09 – (UECE) Atente às seguintes afirmações acerca do Movimento Tenentista no Brasil.
I. O Tenentismo surgiu entre militares, especialmente entre os militares de baixa patente.
II. Os Tenentes, de modo geral oriundos das camadas médias da população, defendiam a moralização da vida política.
III. Nos anos 1920, organizaram várias ações militares, entre elas o chamado Levante de Copacabana.
IV. Os Tenentistas pretendiam um governo comunista e exigiram, a partir de 1922, que seus líderes se filiassem ao PCB (Partido Comunista Brasileiro).
Está correto o que se afirma apenas em
a) I e IV.
b) I, II e III.
c) II e III.
d) III e IV.
Questão 10 – (PUC-RS) O Movimento Tenentista foi um dos principais fatores de desestabilização da República Velha. Sobre esse movimento, é INCORRETO afirmar que
a) foi provocado pelo descontentamento da baixa oficialidade do Exército com suas condições de trabalho e com o sistema político do período, baseado no controle do poder pelas elites agrárias do País.
b) pregou, entre outras medidas, o voto secreto, a independência do Poder Judiciário e um Estado mais centralizado no Governo Federal.
c) caracterizou-se pela formação de Colunas, como a Coluna Prestes, agrupamentos militares rebeldes que atravessaram o País, procurando mobilizar a população contra o Governo Federal.
d) opôs-se à Aliança Liberal e à Revolução de 30, pois a maioria de seus integrantes via, em Getúlio Vargas e no grupo que ascendeu ao poder com ele, a continuidade dos mesmos vícios políticos do regime anterior.
e) teve, como principais líderes: Eduardo Gomes, um dos heróis da Revolta dos 18 do Forte de Copacabana; Luis Carlos Prestes e Miguel Costa, comandantes da famosa Coluna Miguel Costa-Prestes.
Parabéns você terminou as questões sobre Tenentismo, faça também:
Gabarito das questões sobre Tenentismo
Confira agora as respostas aos exercícios sobre Tenentismo. Espero que você tenha ido muito bem!
Lembre-se que as atividades ajudam a memorizar o conteúdo e fazer boas avaliações.
Exercício resolvido da questão 1 –
Alternativa correta: letra d) os grupos oligárquicos substituídos representavam principalmente a cafeicultura.
Exercício resolvido da questão 2 –
alternativa correta: letra d) a dominação da política nacional por oligarquias rurais, o coronelismo e as fraudes eleitorais.
Exercício resolvido da questão 3 –
Alternativa correta: letra d) a dominação da política nacional por oligarquias rurais, o coronelismo e as fraudes eleitorais.
Exercício resolvido da questão 4 –
Alternativa correta: letra a) ao movimento tenentista.
Exercício resolvido da questão 5 –
Alternativa correta: letra b) combater a corrupção eleitoral perpetrada pelas oligarquias regionais.
Exercício resolvido da questão 6 –
Alternativa correta: letra a) Tenentismo, que marcava o descontentamento de parte da jovem oficialidade do exército com as características políticas da República Velha.
Exercício resolvido da questão 7 –
Alternativa correta: letra c) a diminuição dos impostos indiretos sobre bens de consumo duráveis.
Exercício resolvido da questão 8 –
Alternativa correta: letra a) A Revolta do Forte de Copacabana foi uma tentativa de impedir a posse de Humberto Castelo Branco após a efetivação do regime militar no Brasil.
Exercício resolvido da questão 9 –
Alternativa correta:b) I, II e III.
Exercício resolvido da questão 10 –
Alternativa correta: letra d) opôs-se à Aliança Liberal e à Revolução de 30, pois a maioria de seus integrantes via, em Getúlio Vargas e no grupo que ascendeu ao poder com ele, a continuidade dos mesmos vícios políticos do regime anterior.
Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!
Gostou das nossa seleção de questões sobre Tenentismo? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo quantas você acertou.