Português

Exercícios de Acentuação Gráfica com Gabarito + Resumo

Exercícios de Acentuação GráficaExercícios de Acentuação Gráfica

A acentuação gráfica é realizada por meio de sinais que auxiliam na pronúncia correta das palavras. Após a Nova Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa várias mudanças ocorreram, por isso leia o resumo e faça os exercícios de acentuação gráfica.

Entender sobre essa matéria também é importante na hora de escrever a redação no ENEM. Aproveite e veja o Guia Completo da Redação Dissertativa Argumentativa, onde explicamos tudo que você precisa saber para fazer um bom texto na hora da prova.

Acentuação Gráfica

A acentuação gráfica é dividida em tônicas e átonas, sendo as tônica mais forte e as átonas mais sutis. Importante ressaltar que a acentuação gráfica passou por mudanças após a implantação da Nova Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa, realizada em 2009. 

Já que você quer aprender a fazer uma redação nota 1000 no Enem, com certeza também quer ir bem nas provas fechadas das 4 áreas do conhecimento. Então estude com o nosso Simulado Enem. É gratuito!

Acentuação tônica e átonas

A acentuação tônica, como já dito, é a meneira de referir a intensidade da pronúncia das sílabas das palavras, então se a pronúncia tiver um caráter mais acentuado, denominamos sílaba tônica. As sílabas átonas, ao contrário das tônicas, são pronunciadas com menos intensidade.

A partir da tonicidade é possível classificar as palavras em:

  • Oxítonas: é aquela em que a sílaba tônica recai sobre a última sílaba. Ex: coração, cajá, caju, papel.
  • Paroxítonas: é aquela em que a sílaba tônica recai sobre a penúltima sílaba. Ex: leque, retrato, útil.
  • Proparoxítonas: é aquela em que a sílaba tônica recai sobre a antepenúltima sílaba. Ex: câmara, lâmpada, médico.

Regras fundamentais

  • Todas as palavras proparoxítonas possuem acentuação. Ex: analítico, cólica, jurídico.
  • As palavras oxítonas recebem acentuação quando são terminadas em “a”, “e”, “o”, “em”, que pode sem acompanhada ou não do plural. Ex: café(s), cipó (s), Pará.

Essa regra também pode ser usada nas seguintes situações:

  • Monossílabos tônicos que terminam nas vogais “a”, “e”, “o”, que podem ser acompanhados ou não de “s”. Ex: dó, há, chá, pá.
  • As formas verbais que são terminadas em “a”, “e”, ‘o” tônicas que são acompanhadas de lo, la, los, las. Ex: compô-lo, percebê-lo.
  • Paroxítonas são acentuadas quando terminadas em “i”, “is”, “us, “um”, “uns”, “l”, “n”, “r”, “x”, “ps”, “ã”, “ãs”, “ão”, “ãos”, “ditongos crescentes ou decrescentes”. Ex: táxi, fórum, lápis, vírus, automóvel, cadáver, órgãos, mágoa, órfãos, água.

Os ditongos que antes eram pronunciados de forma aberta “ei”, “oi”, agora não são mais acentuados devido ao Novo Acordo Gramatical. Algumas palavras que sofreram essas mudanças foram:

  • Paranóico, que passou a ser paranoico;
  • Apóia, que passou a ser apoia;
  • Geléia, que passou a ser geleia;
  • Jibóia, que passou a ser jiboia;
  • Idéia, que passou a ser ideia;
  • Assembléia, que passou a ser assembleia.
Nova Regra ortográfica: palavras que sofreram mudanças

Você acabou de conferir as principais regras da acentuação gráfica, porém é importante entender que existem diversas outras, principalmente após o Novo Acordo. Para fixar ainda mais a matéria, faça os exercícios de acentuação gráfica.

Exercícios de Acentuação Gráfica 

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

1 – (UFPR) – Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos:

a) paletó, avô, pajé, café, jiló

b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis

c) você, capilé, Paraná, lápis, régua

d) amém, amável, filó, porém, além

e) caí, aí, ímã, ipê, abricó

2 – (PUC-RJ) – Aponte a opção em que as duas palavras são acentuadas devido à mesma regra:

a) saí – dói

b) relógio – própria

c) só – sóis

d) dá – custará

e) até – pé

3 –  (UEPG/2017) – 

Passe livre?

Os turistas que chegam a Boston, nos Estados Unidos, têm uma agradável surpresa: uma viagem na Silver Line, o corredor de ônibus que liga o aeroporto ao centro da cidade, sai de graça. Mas a tarifa zero só vale para quem embarca no próprio aeroporto: passageiros regulares pagam US$ 2,65. A ideia é dar uma espécie de “boas vindas” aos visitantes. A 7,5 mil quilômetros de Boston, a cidade de Agudos, no interior de São Paulo, tem passe livre integral. Todo mês o prefeito aplica R$ 120 mil na rede de 16 ônibus da cidade e só isso já garante o deslocamento de toda a população.

“Considero possível a tarifa zero em qualquer cidade. Mas trata-se de uma medida que demanda reestruturação tributária nos municípios”, diz Paulo Cesar Marques da Silva, especialista em mobilidade da Universidade de Brasília. A aplicação de impostos progressivos, cuja alíquota aumenta conforme a renda do contribuinte é uma possibilidade. 

Outra, segundo Paulo, é “a taxação pelo uso do automóvel, seja em estacionamentos públicos, seja pela circulação”. O pedágio urbano se tornou famoso após sua implantação em Londres: em dez anos, reduziu em 21% a presença de carros no centro da cidade.

“Precisamos de modelos de arrecadação. Caso contrário, a tarifa vai sempre subir e, no fim, muita gente deixa de usar o transporte”, afirma João Cucci Neto, professor de engenharia de tráfego da universidade Mackenzie. Além desses subsídios, a taxação da gasolina, a contribuição da indústria e outros empreendimentos que se beneficiem de um bom sistema de transporte são alguns modelos possíveis.Adaptado de: Galileu, mar/2016, ed. 296, p. 30.

Sobre a acentuação gráfica das palavras agradável, automóvel e possível, assinale o que for correto.

a) Em razão de a letra L no final das palavras transferir a tonicidade para a última sílaba, é necessário que se marque graficamente a sílaba tônica das paroxítonas terminadas em L, se isso não fosse feito, poderiam ser lidas como palavras oxítonas.

b) São acentuadas porque são proparoxítonas terminadas em L.

c) São acentuadas porque são oxítonas terminadas em L.

d) São acentuadas porque terminam em ditongo fonético – eu.

e) São acentuadas porque são paroxítonas terminadas em L.

4 – (Cesgranrio) – Aponte a única série em que pelo menos um vocábulo apresente erro no que diz respeito à acentuação gráfica:

a) pegada – sinonímia

b) êxodo – aperfeiçoe

c) álbuns – atraí-lo

d) ritmo – itens

e) redimí-la – grátis

5 – (IFAL/2016) – 

À beira da extinção, ave saíra apunhalada tem rara chance de se recuperar na natureza

A saíra apunhalada (o nome faz referência à mancha vermelha no peito do pássaro, que se assemelha a uma “punhalada”) é uma ave simpática de dez centímetros, com plumagem branca e cinza. A alcunha, que na origem só fazia referência ao visual da espécie, agora serve bem como indicação simbólica do perigo pelo qual passa a saíra: estimativas indicam que só existem 50 delas na natureza. Para protegê-la, ONGs e órgãos ambientalistas do governo lutam para que seja criada uma reserva florestal de 5 mil hectares na região serrana capixaba.

A saíra apunhalada vive em bandos e se alimenta de pequenos insetos e frutos. Ela vive no alto de florestas da Mata Atlântica, e está aí a sua maior fraqueza, já que 90% dessa vegetação foi destruída pelo homem. A ave, que também era encontrada em Minas Gerais, hoje só pode ser vista no Espírito Santo.

“A extinção está associada à destruição secular da Mata Atlântica, porque a espécie só sobrevive em florestas muito bem conservadas”, diz o biólogo Edson Ribeiro Luiz, coordenador de projetos da SAVE Brasil, ONG ligada à Bird Life International, que tem como foco a proteção das aves brasileiras. “Em território capixaba, onde existe apenas um bloco de vegetação preservado, elas tendem a ficar ilhadas.”

A luta para proteger a ave ganhou força no mês passado, quando aconteceu no Estado o Avistar, principal evento de observação de pássaros do país. Tendo na saíra apunhalada o seu símbolo, a festa foi o incentivo que faltava para que o Instituto Estadual de Meio Ambiente (IEMA) estabelecesse o prazo de março de 2016 para a constituição da reserva. A decisão final, porém, continua nas mãos do governo. 

(Disponível em: http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/ambientalistaspressionam-governo-capixaba-a-proteger-ave-sairaapunhalada. Acesso em 13/11/2015. Texto adaptado)

Quanto à acentuação das palavras, assinale a afirmação verdadeira.

a) A palavra “tendem” deveria ser acentuada graficamente, como “também” e “porém”.

b) As palavras “saíra”, “destruída” e “aí” acentuam-se pela mesma razão.

c) O nome “Luiz” deveria ser acentuado graficamente, pela mesma razão que a palavra “país”.

d) Os vocábulos “é”, “já” e “só” recebem acento por constituírem monossílabos tônicos fechados.

e) Acentuam-se “simpática”, “centímetros”, “simbólica” porque todas as paroxítonas são acentuadas.

6 – (IFSC/2013) – Assinale a alternativa CORRETA quanto à acentuação gráfica.

a) Aquí dá muito cajú de maio a setembro.

b) No rítmo em que andavamos, levaríamos toda a manhã para percorrer duas léguas.

c) Para mantê-los saudáveis é melhor alimentá-los com legumes crus.

d) Joel tinha os biceps mal definidos e o tórax exagerado para alguem tão baixo.

e) O juíz condenou-o a devolver com juros aos cófres publicos todo o dinheiro desviado.

7 – (UFPR) – Assinale a alternativa em que todos os vocábulos são acentuados por serem oxítonos:

a) paletó, avô, pajé, café, jiló

b) parabéns, vêm, hífen, saí, oásis

c) você, capilé, Paraná, lápis, régua

d) amém, amável, filó, porém, além

e) caí, aí, ímã, ipê, abricó

8 – (Mackenzie) – Indique a alternativa em que nenhuma palavra é acentuada graficamente:

a) lapis, canoa, abacaxi, jovens

b) ruim, sozinho, aquele, traiu

c) saudade, onix, grau, orquidea

d) voo, legua, assim, tenis

e) flores, açucar, album, virus

Respostas dos Exercícios de Acentuação Gráfica 

Exercício resolvido da questão 1 –

a) paletó, avô, pajé, café, jiló

Exercício resolvido da questão 2 –

b) relógio – própria

Exercício resolvido da questão 3 –

e) São acentuadas porque são paroxítonas terminadas em L.

Exercício resolvido da questão 4 –

e) redimí-la – grátis

Exercício resolvido da questão 5 –

b) As palavras “saíra”, “destruída” e “aí” acentuam-se pela mesma razão.

Exercício resolvido da questão 6 –

c) Para mantê-los saudáveis é melhor alimentá-los com legumes crus.

Exercício resolvido da questão 7 –

a) paletó, avô, pajé, café, jiló

Exercício resolvido da questão 8 –

b) ruim, sozinho, aquele, traiu

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios de Acentuação Gráfica? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador