História

As 5 melhores Questões de Redemocratização do Brasil com Gabarito

Questões de Redemocratização do BrasilAs 5 Melhores Questões de Redemocratização do Brasil com Gabarito
Sala do Saber - melhor cursinho online

Ao final da Ditadura Militar (1964 – 1985) o Brasil entrou em um processo de abertura política, mais precisamente, em 1974. Após a eleição do primeiro presidente civil por um colégio eleitoral, teve início o processo de redemocratização do Brasil, onde o desenho do Estado brasileiro começou a ser modificado. Leia nosso resumo e faça os exercícios de Redemocratização do Brasil.

Quando você terminar as Questões de Redemocratização do Brasil, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem. 

A República brasileira teve dois processos de abertura política bastante marcantes. O primeiro após a ditadura de Getúlio Vargas e o segundo após o Regime Militar.

Contudo, cada um desses processos tem suas particularidades e é preciso vê-los separadamente. 

Neste artigo vamos estudar a Redemocratização do Brasil ocorrida em 1985, um processo político que mobilizou parlamentares para construção de um novo modelo político.

O que foi a Redemocratização do Brasil? (Abertura Política)

O processo de redemocratização no Brasil foi uma união de esforços pela mudança no regime político vigente. Os militares estavam no poder há 21 anos e, durante esse período, houve censura, perseguição política e prisões. 

A Economia, que estava muito forte no meio do Regime, começou a enfrentar dificuldades. A inflação subindo, aliada às críticas ao regime político não democrático, gerou uma forte insatisfação popular que resultou em greves e protestos pelo Brasil.

Ainda durante o Regime Militar, começou-se um processo de abertura política no Governo do presidente Geisel. O presidente afirmou que iria empreender uma abertura “lenta, gradual e segura”.

Assim sendo, aboliu o Ato institucional 5, considerado o mais opressivo do regime e transferiu bastante poder para as lideranças civis.

O seu sucessor, João Batista Figueiredo deu continuidade a esse processo. Porém, a abertura já não estava sob controle ou tutela do Governo. A população estava envolvida e determinada a viabilizar esta causa.

O que foi a Diretas Já?

Em maio de 1983, milhares de pessoas tomaram as ruas em um movimento que pedia as eleições diretas no Brasil: o “Diretas Já”. A população, artistas e intelectuais uniram-se em prol dessa causa.

Muitas lideranças tiveram um grande destaque justamente nessa época, como os presidentes Lula e FHC.

Lula e Fernando Henrique Cardoso
Fernando Henrique Cardoso (FHC) à esquerda e Luiz Inácio Lula da Silva (Lula) à direita

Vários políticos que conhecemos hoje  por seu envolvimento em corrupção e crimes das mais variadas espécies, nesta época eram jovens lideranças promissoras.

Esse era o clima do Brasil, um país que via renascer sua democracia vilipendiada pelos militares.

Um renascimento que com o tempo se provou vítima da corrupção, da compra de votos, dos assassinatos e das perseguições políticas que continuaram a existir e, em alguns casos, aumentaram.

Em 1982, ainda no Regime Militar, foram retomadas as eleições diretas para governador. O povo queria mais, queria eleger o presidente.

Organizações, partidos e uma parte da elite política começaram a sentir nesse ímpeto popular uma possibilidade de se lançarem ao poder.

Logo, formaram-se partidos de variados espectros políticos que tentavam viabilizar um projeto pautado em dois pilares: uma nova constituição e o fim do Governo Militar.

O que é a Constituição de 1988? 

A Constituição de 1988 é, até hoje, a Constituição oficial do Brasil. Ela surgiu no contexto de redemocratização com o objetivo de mudar o regime político brasileiro e garantir que direitos fossem respeitados.

Ulysses Guimarães na Constituinte de 1988

A sua aprovação foi liderada por Ulysses Guimarães depois de longos e profundos debates. Ela garantiu direitos, porém, ainda hoje, recebe muitas críticas pelo seu intervencionismo e tamanho

Questões de Redemocratização do Brasil com Gabarito

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1 – (FUVEST 2010) A partir da redemocratização do Brasil (1985), é possível observar mudanças econômicas significativas no país. Entre elas, a:

a) exclusão de produtos agrícolas do rol das principais exportações brasileiras.

b) privatização de empresas estatais em diversos setores como os de comunicação e de mineração

c) ampliação das tarifas alfandegárias de importação, protegendo a indústria nacional

d) implementação da reforma agrária sem pagamento de indenização aos proprietários.

e) continuidade do comércio internacional voltado prioritariamente aos mercados africanos e asiáticos

Questão 2 – (Enem 2015) Não nos resta a menor dúvida de que a principal contribuição dos diferentes tipos de movimentos sociais brasileiros nos últimos vinte anos foi no plano da reconstrução do processo de democratização do país. E não se trata apenas da reconstrução do regime político, da retomada da democracia e do fim do Regime Militar. Trata-se da reconstrução ou construção de novos rumos para a cultura do país, do preenchimento de vazios na condução da luta pela redemocratização, constituindo-se como agentes interlocutores que dialogam diretamente com a população e com o Estado.

GOHN, M. G. M. Os sem-terras, ONGs e cidadania. São Paulo: Cortez, 2003 (adaptado).

No processo da redemocratização brasileira, os novos movimentos sociais contribuíram para:

a) diminuir a legitimidade dos novos partidos políticos então criados.

b) tornar a democracia um valor social que ultrapassa os momentos eleitorais.

c) difundir a democracia representativa como objetivo fundamental da luta política.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

d) ampliar as disputas pela hegemonia das entidades de trabalhadores com os sindicatos.

e) fragmentar as lutas políticas dos diversos atores sociais frente ao Estado.

Questão 3 – (MPE SP) Com o fim da ditadura e o restabelecimento da normalidade democrática, a escolha do Presidente da República passou a ocorrer por meio do voto popular, exigindo que os candidatos expusessem suas propostas e o histórico de sua atuação política. Nos anos 1980 e 1990, respectivamente, o Brasil conheceu um candidato popularmente chamado de “O caçador de marajás” e outro que, enquanto foi Ministro da Fazenda, ganhou notoriedade pela implantação do Plano Real, responsável pela estabilização da economia nacional. Esses presidentes foram, respectivamente:

a) Fernando Collor de Mello e Tancredo Neves.

b) José Sarney e Fernando Henrique Cardoso.

c) Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso.

d) Tancredo Neves e Itamar Franco.

e) Itamar Franco e Luiz Inácio Lula da Silva

  • Ufa, estamos quase lá! Faça as 2 últimas Questões de Redemocratização do Brasil.

Questão 4 – (MPE SP) Após mais de duas décadas de ditadura militar no Brasil, o primeiro presidente civil eleito de forma direta pela população brasileira foi:

a) Tancredo Neves.

b) José Sarney.

c) Fernando Collor de Mello.

d) Fernando Henrique Cardoso.

e) Luiz Inácio Lula da Silva

Questão 5 – (BEDUKA) A nova constituição foi um dos grandes marcos dos processos de abertura política no Brasil. Em que ano ela foi aprovada?

a) 1979

b) 1985

c) 1988

d) 1992

e) 1998

  • Parabéns, você fez todas as Questões de Redemocratização do Brasil, Confira agora o Gabarito:

Gabarito das Questões de Redemocratização do Brasil

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: b) privatização de empresas estatais em diversos setores como os de comunicação e de mineração

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: b) tornar a democracia um valor social que ultrapassa os momentos eleitorais.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: c) Fernando Collor de Mello e Fernando Henrique Cardoso.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: c) Fernando Collor de Mello.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: c) 1988.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou das nossas Questões de Redemocratização do Brasil? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

8 Comentários

    • Querida, Alana. Consertamos o texto, obrigado pelo toque. Havíamos inserido o gabarito de outros exercícios sem querer, agora já está certinho. Bons estudos!

  • Caro a alternativa da questão de número três, esta incorreta. o Brasil conheceu um candidato popularmente chamado de “O caçador de marajás” e outro que, enquanto foi Ministro da Fazenda, ganhou notoriedade pela implantação do Plano Real, responsável pela estabilização da economia nacional. Esses presidentes foram, respectivamente:
    Os personagens que ficaram conhecidos pelos os jargões foram: Fernando Collor e Fernando Henrique. Sendo assim a alternativa correta é a letra C e não a A