ExercíciosLiteratura

As 4 Melhores Questões sobre o livro A Relíquia com Gabarito

Exercícios sobre o livro A RelíquiaExercícios sobre o livro A Relíquia

A Relíquia é um romance realista publicado em 1887 por Eça de Queiroz. A obra demonstra muito da fase pessimista e sarcástica do autor. Ela foi publicada no Brasil em formato de folhetins pelo jornal Gazeta de Notícias e é muito cobrada no vestibular da Fuvest. Leia o resumo e analise para fazer as questões sobre o livro A Relíquia com gabarito. 

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos itens abaixo:

Quando você terminar os Questões sobre o livro A Relíquia e chegcar o gabarito, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.

Personagens principais de A Relíquia

  • Teodorico Raposo: Protagonista, homem de duas faces, uma de malandro e outra de beato (santinho). Também conhecido como Raposão, é ele que narra a história. Este personagem é capaz do melhor e do pior.
  • Dona Maria do Patrocínio: Tia de Teodorico, rica, católica e muito severa. Criou o sobrinho seguindo os ensinamentos de um amigo padre. Sempre incentivava o sobrinho aos estudos e à religiosidade.
  • Crispim: Melhor amigo de Teodorico desde os tempos da escola. No futuro será também cunhado do amigo.
  • Adélia: Primeira paixão de Teodorico Raposo, mas que o abandona, pois ele a deixa para obedecer a tia e estudar Direito em Coimbra.
  • Topsius: Outro amigo do Raposão. Este é um estudioso e historiador que estava em Alexandria quando Teodorico se encaminhava para Jerusalém. Este estudioso escreveu um livro e inclusive colocou Teodorico como um dos personagens.
  • Miss Mary: Mulher inglesa e amante do nosso protagonista. Vivem noites de volúpia e entrega a ele como presente sua camisola para que guarde de lembrança.

Resumo de A Relíquia

Infância e adolescência de Teodorico

O protagonista de A Relíquia se chama Teodorico Raposo. Ele nasceu numa sexta-feira da paixão e perdeu sua mãe no dia seguinte. Seu pai também morreu após 7 anos, deixando o menino órfão. 

Teodorico foi criado por sua tia por parte de mãe: Dona Titi Patrocínio das Neves, uma senhora rica e religiosa que repudia relações sexuais. Ela era bem severa com Teodorico e enviou o menino para um internato com 9 anos

Depois, conhecemos Crispim, um menino que se torna o melhor amigo de Teodorico. Posteriormente, houve um episódio que Teodorico foi chamado de lambisgoia e revidou com agressividade. Ele passou a ser temido e começou a fumar depois desse dia

Começou a ir em muitas festas e ficar com várias mulheres, mas se comportava como um santo nos domingos que sua tia ia visitá-lo. 

Vida na Faculdade

Ao terminar os estudos no internato, Teodorico foi cursar direito em Coimbra, mas ele se importava mais com mulheres e álcool do que com os estudos. 

Ainda assim, continuava com sua farsa mandando cartas para sua tia. Nas cartas, fazia-se parecer um autêntico católico. 

Em determinado momento conhecemos Adélia, primeiro amor de Teodorico. Ele a conheceu em um de seus passeios, mas não podia ficar com ela. Sua tia nunca aprovaria. Então, voltou a Coimbra para terminar os estudos. 

Ele se formou como advogado e ao voltar para Titi ganhou presentes como um cavalo, roupas e mesada. Na verdade, o grande interesse que Teodorico tinha em continuar com sua tia era a herança que receberia

Contudo, Teodorico podia perder sua herança para a igreja. Tendo isso em vista, começou a se dedicar mais à religião e ficou sem tempo para ver Adélia. Nesse tempo, ela o trocou por um amante e ele se deprimiu com o ocorrido. 

Viagem à Jerusalém

Em dado momento, Teodorico quis viajar para Paris, mas sua tia não permitiu porque, segundo ela, aquela era uma cidade de depravações. Então, ela o mandou para uma viagem à Jerusalém e pediu que trouxesse um relíquia para ela.  

Ele ficou descontente, mas se animou ao pensar nas paradas que faria no meio do caminho e como aproveitaria. No meio do caminho, conheceu um historiador alemão chamado Dr. Topsius que buscava por informações para sua pesquisa. 

Em Alexandria, os dois conheceram uma inglesa, dona de uma lojinha em um hotel pirâmide. Seu nome era Mary e Teodorico se apaixonou à primeira vista. Entretanto, precisou deixá-la para seguir viagem. 

Ela o deu uma camisola e presente como recordação do que viveram. Na volta, tomou banho no rio Jordão e tomou cerveja. Pegou um galho com espinhos como relíquia planejando dizer à sua tia que era a coroa de espinhos de Jesus. 

Teodorico adormeceu e sonhou com a crucificação de Cristo. Ele viu mudarem o corpo de Cristo de lugar e passou a duvidar da ressurreição. Estava começando a ficar irritado com a religião. 

Retorno de Teodorico

Teodorico volta para Lisboa e entrega a “relíquia” a sua tia. Estando de volta, conhece o Padre Negrão e então acontece uma grande cerimônia com muita gente importante e padres. Tudo isso para verem a tal relíquia

Porém, quando abrem o embrulho encontram a camisola de Mary. Teodorico foi expulso da casa de sua tia e começou a vender relíquias falsas para se sustentar. Todavia, ele começou a se sentir mal por isso e começou uma vida justa. 

Teodorico foi trabalhar na firma de seu amigo Crispim e casou-se com a irmã dele. Mas ainda assim, pensava que se soubesse mentir melhor teria a herança de Titi.    

Análise de A Relíquia

A obra se passa no século XIX, o século das máscaras. Por meio do realismo, Eça de Queiroz critica as máscaras de falsos católicos, os valores de Lisboa e tenta dar explicações plausíveis, sem nunca recorrer ao místico. 

Essa foi uma fase pessimista do autor e detalhista também. Ele faz questão de descrever todos os cenários e elementos minuciosamente. 

Um dos objetivos de Eça era deixar para trás o Romantismo e imaginar uma história que traduzisse o ser humano real.  

Seu protagonista também não é nem bom nem mau, mas possui várias facetas. Inclusive é o próprio Teodorico que narra a história em 1ª pessoa. 

Tempo e espaço de A Relíquia

A obra trata de memórias sendo contadas pelo personagem no futuro. Elas são contadas progressiva e linearmente. Também há um tempo psicológico, pois em vários momentos o protagonista se lembra de sua infância. 

Questões do livro A Relíquia com Gabarito

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1- (UFMT) Sobre a nudez forte da verdade – o manto diáfano da fantasia, epigrafe do romance A Relíquia, de Eça de Queiros, explicita uma crítica:

a) À hipocrisia religiosa e ao falseamento dos princípios do Cristianismo, percebidos por Teodorico Raposo na peregrinação que empreende até a Terra Santa.

b) À hipocrisia religiosa, com a menção da venda de relíquias, sobretudo a coroa de espinho de Cristo, que Teodorico Raposo encontra na Terra Santa e com que presenteia sua tia beata.

c) Aos preconceitos religiosos, através dos pressupostos do Naturalismo, expostos pelo sábio Topsius à personagem principal, Teodorico Raposo.

d) Aos princípios estéticos do Romantismo que, ao valorizarem a ideia de fuga da realidade, levavam o homem às alienação.

e) À hipocrisia religiosa, presente na sociedade oitocentista portuguesa, por meio da incursão pelo mundo dos sonhos, que simbolicamente acontece durante a peregrinação do Teodorico Raposo pela Terra Santa.

Questão 2- (FUVEST) Leia o trecho de A Relíquia a seguir para responder à questão. 

Apenas Topsius voltou da sacra fonte de Eliseu — eu ofereci, para celebrar o encontro providencial da grande relíquia, uma das garrafas de Champagne, que Potte trazia nos alforjes, encarapuçadas de ouro. Topsius bebeu “à ciência!” Eu bebi “à religião!” E largamente a espuma de Moet et Chandon regou a terra de Canaã. À noite, para maior festividade, acendemos uma fogueira; e as mulheres árabes de Jericó vieram dançar diante das nossas tendas. Recolhemos tarde, quando por sobre Moab, para os lados de Makeros, a lua aparecia, fina e recurva, como esse alfanje de ouro que decepou a cabeça ardente de Iokanan. O embrulho da coroa de espinhos estava à beira do meu catre. O lume apagara-se; o nosso acampamento dormia no infinito silêncio do Vale da Escritura… Tranquilo, regalado, adormeci também. Havia certamente duas horas que assim dormia, denso e estirado no catre, quando me pareceu que uma claridade trêmula, como a de uma tocha fumegante, penetrava na tenda – e através dela uma voz me chamava, lamentosa e dolente:

— Teodorico, Teodorico, ergue-te, e parte para Jerusalém! 

No fragmento extraído do final do segundo capítulo e início do terceiro do romance A Relíquia, Raposão, após ter bebido champanhe em nome da religião, adormece e ouve uma voz que o chama para irem a Jerusalém. A partir desse momento, Teodorico volta no tempo e testemunha o julgamento, condenação e crucificação de Jesus Cristo, numa espécie de delírio ou sonho, talvez resultado do entorpecimento causado pela bebida alcoólica. Assinale a alternativa que apresenta um romance em que há uma situação semelhante a essa, isto é, um delírio provocado pelos efeitos de um líquido mágico, identificando a personagem que faz uso dele. 

a) Memórias Póstumas de Brás Cubas – Virgília. 

b) Vidas Secas – Sinha Vitória. 

c) O Cortiço – João Romão. 

d) Iracema – Martim. 

e) Mayombe – Sem Medo.

  • Muito bem! Você chegou à metade dos Exercícios do livro A Relíquia. Continue fazendo o restante.

Questão 3- (Fuvest 2019) Atente para as seguintes afirmações relativas ao desfecho do romance A Relíquia, de Eça de Queirós:

I. O autor revela, por meio de Teodorico, sua descrença num Jesus divinizado, imagem que é substituída pela ideia de Consciência.

II. Ao ser sincero com Crispim, Teodorico conquista a vida de burguês que sempre almejou.

III. Teodorico dá ouvidos à mensagem de Cristo, arrepende‐se de sua hipocrisia beata e abraça a fé católica.

Está correto o que se afirma apenas em

a) I.

b) II.

c) I e II.

d) II e III.

e) I e III.

Questão 4- (Mackenzie) Assinale a alternativa correta sobre Eça de Queirós:

a) fiel aos pressupostos da Escola Naturalista, adotou postura doutrinária ao dissertar sobre a degeneração do clero, resultante do acelerado progresso industrial das cidades portuguesas.

b) lançou um olhar crítico sobre a sociedade de seu tempo, procurando analisar e registrar, através do romance realista, as contradições de um mundo em transformação.

c) em pleno apogeu do capitalismo, defendeu a tese de que os princípios religiosos eram a única forma de salvaguardar a sociedade de valores excessivamente materialistas.

d) nacionalista convicto, acreditava que a literatura romântica era um instrumento legítimo e eficaz para enaltecer e preservar os valores da tradição portuguesa.

e) serviu-se da ficção para tecer comentários irônicos às classes baixas, responsáveis, segundo ele, pelo marasmo em que se encontrava Portugal no século XIX.

  • Parabéns, você fez todas as questões sobre o livro A Relíquia. Confira agora o Gabarito:

Gabarito das Questões sobre o livro A Relíquia

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: e) À hipocrisia religiosa, presente na sociedade oitocentista portuguesa, por meio da incursão pelo mundo dos sonhos, que simbolicamente acontece durante a peregrinação do Teodorico Raposo pela Terra Santa.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: d) Iracema – Martim. 

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: c) I e II.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: b) lançou um olhar crítico sobre a sociedade de seu tempo, procurando analisar e registrar, através do romance realista, as contradições de um mundo em transformação.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou das nossas questões sobre o livro A Relíquia com gabarito? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador