ExercíciosLiteratura

Os 6 Melhores Exercícios sobre Campo Geral com Gabarito

Exercícios sobre Campo GeralExercícios sobre Campo Geral
Sala do Saber - melhor cursinho online

Campo Geral é uma obra de Guimarães Rosa que tem como protagonista o menino Miguilim. A narrativa se passa no sertão mineiro e usa de regionalismos e neologismos para contextualizar o cotidiano do personagem principal. Leia agora um resumo com análise sobre a obra e faça exercícios sobre Campo Geral. 

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos itens abaixo:

Quando você terminar os Exercícios sobre Campo Geral, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.

Ficha técnica de Campo Geral

Título: Campo Geral

Autor: Guimarães Rosa

Ano de publicação: Publicado em 1959 em meio à obra Corpo de Baile e posteriormente no livro Manuelzão e Miguilim em 1964 

Nacionalidade: Brasileiro

Gênero Literário: Novela

Foco Narrativo: 3° pessoa, com predominância do tempo psicológico, embora haja o cronológico.

PDF: Livro Campo Geral de Guimarães Rosa

Movimento literário: Terceira fase do Modernismo

Personagens Principais de Campo Geral

Conhecendo brevemente os principais personagens, o contexto e o autor, poderemos ler o resumo de Campo Geral de Guimarães Rosa com melhor entendimento! Fique atento, memorize os nomes e volte sempre para consultar!

Miguilim

Apesar de ser um menino de apenas oito anos,o protagonista Miguilim tem como uma das suas principais características, a inteligência e sensibilidade. A narrativa vai demonstrando seu crescimento interior e gira em torno da sua perspectiva.

Nhà Nina

É a mãe de Miguilim, uma mulher bonita mas que não gosta de viver em um local tão remoto, além de deixar uma visão duvidosa sobre gostar de ser desejada.

Nhô Bernardo

É o Pai de Miguilim, um homem duro e por vezes autoritário. Era uma pessoa difícil de lidar e que demonstrava comportamento agressivo, verbalmente e fisicamente. Contudo, é muito complexo porque em um determinado momento mostra ter apego pela vida do filho que corre risco de morte.

Dito

Um dos irmãos de Miguilim, é seu maior companheiro e mais novo. Era uma criança inteligente com muita aptidão para ajudar no trabalho. Dito está sempre atento ao que se passa no mundo dos adultos e era o porto seguro de Miguilim.

Tio Terez

Este era irmão do pai de Miguilim, uma pessoa pela qual o protagonista tem muito apreço. Contudo, durante a narrativa, demonstra ser demasiadamente astuto. Com a morte de Bernardo, casa-se com a mulher do irmão.

Gostaria de ler um resumo mais completo e detalhado do livro? Leia nosso artigo completo sobre Campo Geral.

Resumo de Campo Geral 

Início do livro

Miguilim é um garoto do interior do sertão mineiro. Ele vive com a família numa cidade geograficamente isolada chamada Mutum. 

A história começa com a crisma de Miguilim em outro local. No caminho, ele ouve falar bem de sua cidade e vai contar a sua mãe sobre já que ela não gosta de morar em Mutum. 

A família de Miguilim era grande. Ele tinha com vários irmãos, uma dona de casa chamada Rosa, uma avó muito católica que chamava-se Izidra e outra descendente de escravos chamada Mãitina.  

Os mais próximos de Miguilim eram seu irmão Dito, que sempre lhe dava conselhos, e seu Tio Terez, um grande amigo. Contudo, mantinha uma relação um tanto perigosa com Nina. 

Em certo momento, os pais de Miguilim brigaram e a mãe só não apanhou porque Miguilim se colocou no meio. Paralelo a isso, comentava-se com frequência que o tio precisava sair de Mutum. 

Outro momento que evidencia a complicada relação de Miguilim com o pai é quando ele passa direto pelo homem para chegar até a mãe, deixando-o irritado. 

Meio do livro Campo Geral

Em meio aos problemas, vó Izidra dizia que era castigo divino pelos pecados cometidos na família. Miguilim desenvolve um grande apego pela vida quando ela fala isso porque acha que vai morrer. 

No dia seguinte, o pai de Miguilim, numa tentativa de tornar o menino útil e introduzi-lo aos trabalhos da família, pede que leve o almoço para seu local de trabalho. Aproveitando uma dessas viagens, o Tio Terez pede ao garoto que mande uma carta para sua mãe

Miguilim entra em conflito porque gosta do tio, mas acha que entregar essa carta seria errado. No fim ele decide não fazer isso. O tio compreende e deixa por isso mesmo. Esse episódio foi muito importante para o desenvolvimento de Miguilim. 

Entretanto, a situação só pioraria a partir dali. Patori, filho do curandeiro Nhô Béro, é assassinado, um dos cachorros se machuca, um dos irmãos é picado por um marimbondo, um touro machuca Miguilim que desconta a raiva em Dito e um homem chamado Luisaltino começa a se engraçar com Nina.

Mas o pior acontece quando Dito vai ver um ninho de coruja e a ave fala o nome dele, o que é entendido como mau presságio. A lenda se confirma quando logo depois disso, o menino corta o pé em um caco e vem a falecer um tempo depois. 

Miguilim sofreu muito, mas isso foi importante para ele começar a se tornar sua própria âncora e aguentar os trabalhos dados pelo pai. 

Fim da obra Campo Geral

Miguilim, agora mais maduro, toma partido numa briga entre Grivo e o irmão Liovaldo. Grivo era um menino pobre que estava tentando vender patos em Mutum para conseguir sustento para si e sua mãe. Liovaldo estava importunando ele. 

Miguilim bate em seu irmão para corrigi-lo. Todavia, o pai descobriu e espancou o menino por não respeitar o sangue familiar. O menino ficou com raiva porque sabia que estava certo. A partir daí, ele e o pai se envolveram em cada vez mais brigas.  

Em determinado momento, Miguilim adoece ao ponto de perder a consciência. Ele fica de cama por muito tempo e nesse período percebe o medo do pai de perder outro filho, além de outras coisas que também passa a perceber.  

Depois, Miguilim descobre que o pai matou Luisaltino e tirou a própria vida. Após isso, Tio Terez volta a Mutum e vai se casar com Nina. Por causa disso, vó Izidra parte indignada da cidade. 

No fim, um homem chamado Dr, José descobre que Miguilim era míope e lhe empresta óculos. A nova visão do mundo representa o desenvolvimento de Miguilim ao longo da história. 

No final, o garoto decide se mudar para a cidade.   

Análise de Campo Geral 

Contexto histórico

Manuelzão e Miguilim foi lançado um ano após o autor ser eleito para a Academia Brasileira de Letras, mas ele só tomou o posto quatro anos depois e faleceu três dias após a posse. 

Ou seja, Gumarães Rosa acabara de passar pelos diversos governos pré-golpe militar em que se firmava um cenário de grande tensão. Entretanto, o interior era marcado pelo mesmo pensamento social de sempre. 

Esse cenário isola o sertão e deixa seus moradores alheios às questões da cidade grande. Tudo isso é bem representado na obra. 

Narrativa da obra

A narrativa é lírica e tenta recriar o mundo do ponto de vista de uma criança. Isso é quase uma marca do autor, mas nessa obra ela ficou muito mais evidente. O livro mantém um ar mágico de sensibilidade e emoção. 

Apesar da obra ser a biografia de Miguilim narrada em 3ª pessoa, o tempo psicológico intercalado com a narração produz essa aproximação com o personagem

Também é válido pensar que o autor colocou alguns traços autobiográficos da sua infância. 

Interpretação de Campo Geral

Manuelzão e Miguilim (obra que contém Campo Geral e Uma Estória de Amor) mostra o quanto Rosa é perspicaz ao construir enredos e linguística

A diferença entre os dois é que Miguilim é uma criança em amadurecimento e Manuelzão é um adulto em amadurecimento. Ambos têm forte oralidade e dialogam com a alta cultura de forma que até o cenário é importante

Assim, Rosa retrata o regionalismo e contexto dual que o país vivia na época. Além de outras marcas sociais:

A mãe parece sempre envolvida por outros homens, dando a entender que sua personalidade é um reflexo da avó de Miguilim que era uma prostituta. 

Também podemos interpretar a existência de um complexo de Édipo, visto a forte identificação de Miguilim com a mãe e problemas com o pai. 

Outra abordagem é a do conflito religioso entre a avó católica e a feiticeira. As superstições influenciam bastante a obra à medida que as duas fés vão se misturando. 

Rosa ainda retrata o quanto o interior era cristão, mas ao mesmo tempo não vivia a fé com fidelidade

Exercícios de Campo Geral com Gabarito

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

As questões  1 e 2 referem-se ao texto abaixo:

Miguilim espremia os olhos. Drelina e a Chica riam. Tomezinho tinha ido se esconder. 

– Este nosso rapazinho tem a vista curta. Espera aí, Miguilim… 

E o senhor tirava os óculos e punha-os em Miguilim, com todo o jeito. 

– Olha, agora! 

Miguilim olhou. Nem não podia acreditar! Tudo era uma claridade, tudo novo e lindo e diferente, as coisas, as árvores, as caras das pessoas. Via os grãozinhos de areia, a pele da terra, as pedrinhas menores, as formiguinhas passeando no chão de uma distância. E tonteava. Aqui, ali, meu Deus, tanta coisa, tudo… O senhor tinha retirado dele os óculos, e Miguilim ainda apontava, falava, contava tudo como era, como tinha visto. Mãe esteve assim assustada; mas o senhor dizia que aquilo era do modo mesmo, só que Miguilim também carecia de usar óculos, dali por diante. O senhor bebia café com eles. Era o doutor José Lourenço, do Curvelo. Tudo podia. Coração de Miguilim batia descompassado, ele careceu de ir lá dentro, contar à Rosa, à Maria Pretinha, a Mãitina. A Chica veio correndo atrás, mexeu: – “Miguilim, você é piticego…” E ele respondeu: – “Donazinha…” Quando voltou, o doutor José Lourenço já tinha ido embora. 

(Guimarães Rosa. Manuelzão e Miguilim. “Campo Geral”)

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Questão 1- (ITA) A narrativa 

I. desenvolve-se num universo fantástico, corroborado pela subversão da linguagem. 

II. não retrata as experiências afetivas entre Miguilim e as outras personagens, pois o foco está nas ações dele. 

III. é escrita em terceira pessoa, mas a história é filtrada pela perspectiva do menino Miguilim. 

Está(ão) correta(s) 

a) apenas I. 

b) apenas I e II. 

c) apenas II. 

d) apenas III. 

e) todas. 

Questão 2- (ITAOs diminutivos do segmento contribuem para criar uma linguagem 

a) afetada. 

b) afetiva. 

c) arcaica. 

d) objetiva. 

e) rebuscada. 

Questão 3- (EEWB) Leia o trecho abaixo, de Campo Geral, e assinale a alternativa incorreta:

 “Ah, tio Terêz devia de ir embora, de ligeiro, ligeiro, se não o Pai já devia estar voltando por causa da chuva, podia sair homem morto daquela casa, Vovó Izidra xingava tio Terêz de “Caim” que matou Abel, Miguilim tremia receando os desatinos das pessoas grandes, tio Terêz podia correr, sair escondido, pela porta da cozinha… Que fosse como se já tivesse ido há muito tempo…” 

a) O narrador figura–se como um adulto, a fim de contar efetivamente a história, mas visualiza os fatos como se pertencesse ao íntimo do universo infantil, diminuindo a distância entre as duas realidades. 

b) A intertextualidade presente no trecho, a repreensão de Vovó Izidra em relação ao ato do filho, é uma das várias referências à religião feitas ao longo da obra, justificáveis pelas fortes tradições sertanejas. 

c) A expressão de ligeiro, ainda que apresente o modo com o qual Tio Terêz devia de ir embora, não pode ser considerada um adjunto adverbial do verbo ir, pois tem a estrutura de locução adjetiva. 

d) O que tem funções distintas no trecho: o primeiro é um pronome relativo que retoma o nome Caim e o segundo é uma partícula expletiva ou de realce, podendo ser suprimida sem que o sentido se altere. 

  • Muito bem! Você chegou à metade dos Exercícios de Campo Geral. Continue fazendo o restante.

Questão 4- (EEWB) Observe os dois trechos abaixo, o primeiro de Campo Geral, o segundo de Miopia Progressiva: 

“Ser menino, a gente não valia para querer mandar coisa nenhuma.” 

“Em suma, eles se entendiam, os membros de sua família; e entendiam-se à sua custa.” 

Analisando os trechos percebemos que os meninos se diferem quanto a(o): 

a) autonomia financeira. 

b) posição ocupada na família. 

c) região onde moram. 

d) número de integrantes da família. 

Questão 5- (UFG) – Diversos motivos narrativos compõem a trama de “Campo Geral”, texto da obra Manuelzão e Miguilim, de Guimarães Rosa. Qual o motivo narrativo principal para a composição do enredo desse conto? 

a) As desavenças entre Mãitina e a avó de Miguilim. 

b) A instabilidade sentimental da mãe de Miguilim. 

c) A observação do mundo pela ótica de Miguilim. 

d) A rivalidade entre o Tio Terêz e o pai de Miguilim. 

e) A solidariedade entre os irmãos de Miguilim. 

Questão 6- (UFRGS) – Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre sentimentos de personagens de Campo Geral, da obra Manuelzão e Miguilim, de Guimarães Rosa.

 ( ) Miguilim odiava seu Pai, pela violência das surras e castigos que ele lhe impunha: mandar embora a cadela, ou soltar os passarinhos que estavam nas gaiolas.

( ) As rezas da avó e os feitiços de Mãitina enfim surtiram efeito: Miguilim passou a se sentir culpado pela morte do irmão.

( ) Miguilim detestava o Mutum, mas, com a ajuda dos óculos do doutor, acabou finalmente descobrindo que se tratava de um lugar bonito.

( ) Dito sentiu inveja de Miguilim porque Papaco-o-Paco era capaz de dizer “ – Miguilim, Miguilim, me dá um beijim”, mas não conseguia pronunciar “Dito”.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) F – V – F – F.

b) F – V – F – V.

c) V – V – F – V.

d) V – F – V – V.

e) V – F – V – F.

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre Campo Geral. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos Exercícios sobre Campo Geral

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: d) apenas III. 

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: b) afetiva. 

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: c) A expressão de ligeiro, ainda que apresente o modo com o qual Tio Terêz devia de ir embora, não pode ser considerada um adjunto adverbial do verbo ir, pois tem a estrutura de locução adjetiva. 

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: b) posição ocupada na família. 

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: c) A observação do mundo pela ótica de Miguilim. 

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: d) V – F – V – V.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos exercícios sobre Campo Geral? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

8 Comentários