ExercíciosGeografia

As 10 Melhores Questões de Poluição Ambiental com Gabarito

Questões sobre poluição ambientalQuestões sobrem poluição ambiental
Sala do Saber - melhor cursinho online

Poluição ambiental são alterações físicas ou químicas que degradam o meio ambiente e causam prejuízos a todos os seres vivos. Ela pode ocorrer naturalmente ou pela ação humana. Existem diversas formas de poluição e você verá cada uma delas neste artigo antes de fazer as questões de poluição ambiental. 

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar as questões sobre poluição ambiental, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.

O que é Poluição Ambiental? 

Poluição é qualquer atividade que degrade o meio ambiente, seja lançando substâncias que alterem sua composição ou modificando sua estética. Ela é normalmente associada à ação humana, mas também pode ocorrer devido a processos naturais. 

A poluição não apenas prejudica diversos seres vivos como as próprias atividades econômicas que dependem de um meio ambiente estável. Os danos causados podem afetar diretamente o bem-estar dos próprios seres-humanos.  

Quais são os tipos de poluição ambiental?

Existem 5 formas principais de poluição bastante praticadas pelo mundo. Veja quais são antes de fazer as questões sobre poluição ambiental:

Poluição atmosférica

Esse tipo de poluição é causada pelo lançamento de materiais particulados de carros, fábricas, queimadas, entre vários tipos de substâncias que podem prejudicar a atmosfera. O vento ainda permite que essa poluição se espalhe bastante. 

A poluição atmosférica pode causar ou agravar vários problemas respiratórios das pessoas no local afetado. 

Ela ainda pode causar chuva ácida, intensificação do efeito estufa e, segundo a OMS, 8 milhões de pessoas morrem por causa da má qualidade do ar todos os anos.  

Poluição hídrica

A poluição hídrica acontece quando a água é contaminada por substâncias que prejudicam vários seres vivos

Agrotóxicos, rejeitos de fábricas e esgoto estão na lista de componentes que causam essa poluição. Eles não apenas afetam a fauna e a flora aquáticas, mas todos os indivíduos que dependem de água para viver. 

O consumo dessa água contaminada pode desencadear doenças como verminoses, entre outros danos à saúde. 

Poluição do solo

A poluição do solo ocorre devido ao lançamento de substâncias em sua superfície. Essas substâncias podem ser agrotóxicos ou simplesmente lixo descartado de forma inadequada.

Isso pode ocasionar perda de produtividade do solo, acúmulo de organismos causadores de doenças e a própria poluição hídrica.  

Poluição sonora

A grande característica dessa poluição é o excesso de barulho no ambiente. Ela é muito comum em locais com muitas obras, meios de transporte, máquinas e publicidade, como é o caso das grandes cidades. 

Em casos graves, pode gerar irritação, insônia, problemas auditivos, cansaço e problemas para se concentrar. 

Poluição visual 

Essa poluição se caracteriza pelo excesso de materiais de comunicação como propagandas, cartazes, outdoors, entre outros. Ela é muito comum nas grandes cidades e pode causar desconforto, cansaço, irritação e até transtornos psicológicos. 

Como combater a poluição?

Como combater a poluição ambiental
Como combater a poluição ambiental

Várias ações podem ser tomadas para amenizar ou até resolver o problema da poluição. Eis algumas medidas a serem tomadas:

  • Promover a educação ambiental. 
  • Evitar o uso do carro. Utilize outras alternativas de transporte.
  • Escutar música e TV mais baixo.
  • Descartar o lixo adequadamente.
  • Evitar consumir exageradamente.
  • Investir em saneamento básico.
  • Permitir maiores benefícios fiscais a empresas não poluentes.
  • Promover fiscalização, punindo os infratores e garantindo a defesa do meio ambiente.  

Exercícios sobre Poluição Ambiental com Gabarito

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1- (UFT/2019)   Analise as afirmativas a seguir em relação aos impactos provocados pelas atividades humanas:

I. a queima de combustíveis fósseis e o aumento da produção de lixo e esgotos contribuem para provocar o fenômeno denominado efeito estufa.

II. o CO2 é produzido durante a queima incompleta de moléculas orgânicas pelos motores de automóveis e sua combinação com a hemoglobina impede o transporte de oxigênio.

III. a poluição da atmosfera por óxidos de enxofre e de nitrogênio liberados pela queima de carvão mineral e óleo diesel pode resultar em chuvas ácidas.

IV. o lançamento de esgotos no mar sem tratamento prévio pode ocasionar a “maré vermelha”, fenômeno causado por bactérias que liberam substâncias tóxicas na água.

V. a utilização de agrotóxicos nas lavouras pode poluir o solo e as águas dos rios, onde intoxicam e matam diversos seres vivos.

Com base nas afirmativas apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:

a) apenas as afirmativas I e III estão corretas.

b) apenas as afirmativas III e V estão corretas.

c) apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

d) apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.

Questão 2- (FGV) A queima de combustíveis fósseis eleva as concentrações de SO2 e CO2 na atmosfera, que causam, respectivamente, os seguintes efeitos:

a) Efeito estufa e aumento da temperatura da atmosfera.

b) Chuva ácida e efeito estufa.

c) Degradação da camada de ozônio e efeito estufa.

d) Degradação da camada de ozônio e chuva ácida.

e) Chuva ácida e câncer de pele.

Questão 3- (UFES) A utilização de pesticidas pelo homem:

I – provoca a destruição de numerosas espécies úteis ou indiferentes e o empobrecimento dos ecossistemas;

II – é o único recurso disponível para o controle de pragas na agricultura;

III – leva ao aparecimento de espécies resistentes, que são cada vez mais difíceis de eliminar;

IV – é uma das maneiras de eliminar pragas sem alterar o equilíbrio ecológico, uma vez que os pesticidas atuam diretamente sobre os organismos que se desejam eliminar.

Assinale:

a) se I e II forem corretas.

b) se I e III forem corretas.

c) se II e IV forem corretas.

d) se I, III e IV forem corretas.

e) se I, II e IV forem corretas.

Questão 4- (Unicamp/2018)  Altas concentrações de metais pesados foram encontradas nas águas de inúmeras bacias hidrográficas brasileiras. Esses poluentes podem rapidamente se acumular em seres vivos. Por exemplo, peixes podem absorver metais pesados da água e pela ingestão de alimentos, retendo-os em seu tecido muscular.

(Adaptado de Daniel P. de Lima e outros, Contaminação por metais pesados em peixes e água da bacia do rio Cassiporé, Estado do Amapá, Brasil. Acta Amazonica, Manaus, 45, pp. 405-414, 2015.)

Assinale a alternativa correta.

a) Metais pesados, como o urânio, são encontrados em maiores concentrações em herbívoros longevos ou do meio da teia alimentar, como tartarugas marinhas e peixes de fundo de rio.

b) Metais pesados, como o mercúrio, são encontrados em maiores concentrações em carnívoros do meio da teia alimentar, como aves de rapina e peixes predatórios.

c) Metais pesados, como o ferro, são encontrados em maiores concentrações em herbívoros e carnívoros do topo da teia alimentar, como aves de rapina e peixes predatórios.

d) Metais pesados, como o chumbo, são encontrados em maiores concentrações em predadores longevos ou do topo da teia alimentar, como aves de rapina e peixes predatórios.

Questão 5- (UFSJ) O efeito estufa consiste no aquecimento anormal do planeta nas últimas décadas, devido a uma maior retenção atmosférica do calor solar absorvido na sua superfície terrestre. Atividades típicas da Era Industrial são consideradas as causas mais prováveis. No efeito estufa, o calor encontra maior dificuldade para se irradiar para fora do planeta devido:

a) À redução da concentração do N2 atmosférico, fixado industrialmente na produção de fertilizantes químicos.

b) À redução da camada de ozônio, resultante principalmente da emissão dos gases CFCs (clorofluorcarbonos) na atmosfera.

c) Ao aumento da concentração de SO2 atmosférico e da chuva ácida, provocados pela emissão de gases nos escapamentos dos automóveis e chaminés de indústrias.

d) Ao aumento da concentração de CO2 atmosférico, como resultante da combustão do petróleo e do carvão mineral e dos desmatamentos seguidos de queima da matéria orgânica.

Muito bem! Você chegou à metade das Questões sobre Poluição Ambiental. Continue fazendo o restante.

Questão 6- (Vunesp) Nos rios, é lançada, geralmente, grande quantidade de esgoto, provocando, em alguns casos, a morte de muitos peixes. Assinale a alternativa que melhor explica a mortalidade desses animais

a) Aumento na quantidade de oxigênio e diminuição na quantidade de bactérias anaeróbicas.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

b) Aumento na quantidade de bactérias anaeróbicas e consequente aumento na quantidade de oxigênio.

c) Diminuição na quantidade de oxigênio e aumento na quantidade de bactérias anaeróbicas.

d) Aumento no número de indivíduos herbívoros que eliminam grande parte de fitoplâncton.

e) Diminuição da quantidade de alimento com consequente mortandade dos peixes, a longo prazo.

Questão 7- (Unesp/2016.2) Os testes de qualidade de água realizados nos rios atingidos pela lama proveniente do rompimento da barragem de uma mineradora, em Mariana (MG), identificaram metais pesados em proporções fora dos parâmetros permitidos.

Nessas águas, os metais identificados em maior quantidade foram o ferro e o manganês, mas alguns testes também apontaram grande quantidade de mercúrio.

(http://epoca.globo.com. Adaptado.)

Assinale a alternativa que apresenta um impacto ambiental esperado decorrente da presença de metais pesados nas águas dos rios atingidos.

a) A lama contendo metais pesados aumenta a densidade da água, o que dificulta o revolver das águas e a incorporação natural de gás oxigênio proveniente do ar atmosférico, diminuindo a concentração deste gás na água.

b) A grande quantidade de metais aumenta a concentração de partículas em suspensão na água, tornando-a turva o suficiente para impedir a entrada de luz, o que inviabiliza a fotossíntese pelo plâncton.

c) A presença de grande quantidade de manganês e ferro nas águas favorece o processo de eutrofização, pois há a proliferação de algas que, ao morrerem, são decompostas por bactérias que consomem o gás oxigênio da água.

d) O excesso de minério de ferro na água provoca a queda da concentração de gás oxigênio dissolvido, uma vez que ocorre reação de oxirredução entre o ferro e o gás oxigênio da água, formando o óxido de ferro.

e) Os metais identificados na água lamacenta dos rios têm efeitos cumulativos na cadeia alimentar, de modo que os últimos indivíduos ao longo da cadeia contaminada apresentam maior concentração desses metais.

Questão 8- (Unesp/2015.2)  Estudo confirma que meteorito causou extinção dos dinossauros

Um estudo publicado na revista Science de 08.02.13 pretende pôr um ponto final na discussão sobre qual foi o evento que levou à extinção dos dinossauros. Os novos dados obtidos pelos pesquisadores são os mais precisos até agora e mostram que o meteorito atingiu a Terra há 66.038.000 anos, pouco antes da extinção.

(http://veja. abril.com.br. Adaptado.)

Um fato ainda pouco divulgado pela mídia é que, nesse mesmo período, cerca de 2/3 das espécies que viviam na Terra também foram extintas, configurando um grande evento de extinção em massa.

Dentre os fatores decisivos para essa extinção em massa, é correto inferir que

a) os dinossauros ocupavam o topo da cadeia alimentar e com a sua extinção houve um aumento descontrolado das populações das espécies que lhes serviam de presa, causando um colapso nas relações tróficas.

b) o sucesso adaptativo dos dinossauros no papel de predadores levou ao declínio das populações de espécies que lhes serviam de presa, resultando na redução das fontes de alimento.

c) o impacto do meteorito causou a extinção de muitas espécies de produtores, o que contribuiu para o declínio das populações de consumidores primários, secundários e, assim, sucessivamente, ao longo da cadeia alimentar.

d) o impacto do meteorito causou a morte abrupta dos dinossauros, o que disponibilizou imensas quantidades de matéria orgânica para decomposição, alterando a composição da atmosfera e levando as demais espécies à extinção.

e) a extinção das várias espécies de dinossauros resultou no aumento das populações de outros predadores, o que alterou as relações tróficas, causando um desequilíbrio no ecossistema e o consequente colapso das comunidades.

Questão 9- (Enem 2017 – 2ª aplicação)  Muitas indústrias e fábricas lançam para o ar, através de suas chaminés, poluentes prejudiciais às plantas e aos animais. Um desses poluentes reage quando em contato com o gás oxigênio e a água da atmosfera, conforme as equações químicas:

Equação 1: 2 SO2 + O2 →2 SO3

Equação 2: SO3 + H2O →H2SO4

De acordo com as equações, a alteração ambiental decorrente da presença desse poluente intensifica o(a)

a) formação da chuva ácida

b) surgimento de ilha de calor

c) redução da camada de ozônio

d) ocorrência da inversão térmica

e) emissão de gases de efeito estufa.

Questão 10- (Alfredo Nasser/2014) A compostagem consiste em transformar a parte orgânica do lixo em compostos, que podem servir de fertilizantes para o solo. Para realizar a compostagem, é necessário separar a matéria orgânica do resto do lixo. Por isto, em algumas cidades, as prefeituras têm feito a coleta seletiva, o que facilita o tratamento do lixo urbano e a reciclagem de certos materiais. Sobre este tema indique a alternativa incorreta:

a) O principal objetivo da coleta seletiva é separar a matéria orgânica que se compõe facilmente (como resto de comida) da matéria inorgânica.

b) Os recipientes verde e amarelo são próprios para vidro e metal, respectivamente.

c) Plástico, metais, papeis e vidros são classificados como lixos recicláveis.

d) Os recipientes azul e vermelho são próprios para plástico e papel, respectivamente.

e) O lixo orgânico é todo resíduo de origem vegetal ou animal. Este tipo de lixo quando coletado separadamente pode ser utilizado para produção de adubo orgânico.

Parabéns, você fez todas as questões sobre Poluição Ambiental. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos Exercícios sobre Poluição Ambiental

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: d) apenas as afirmativas I, III e V estão corretas.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: b) Chuva ácida e efeito estufa.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: b) se I e III forem corretas.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: d) Metais pesados, como o chumbo, são encontrados em maiores concentrações em predadores longevos ou do topo da teia alimentar, como aves de rapina e peixes predatórios.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: d) Ao aumento da concentração de CO2 atmosférico, como resultante da combustão do petróleo e do carvão mineral e dos desmatamentos seguidos de queima da matéria orgânica.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: c) Diminuição na quantidade de oxigênio e aumento na quantidade de bactérias anaeróbicas.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: e) Os metais identificados na água lamacenta dos rios têm efeitos cumulativos na cadeia alimentar, de modo que os últimos indivíduos ao longo da cadeia contaminada apresentam maior concentração desses metais.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: c) o impacto do meteorito causou a extinção de muitas espécies de produtores, o que contribuiu para o declínio das populações de consumidores primários, secundários e, assim, sucessivamente, ao longo da cadeia alimentar.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: a) formação da chuva ácida

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: d) Os recipientes azul e vermelho são próprios para plástico e papel, respectivamente.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou das nossas questões sobre Poluição Ambiental? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.