Química

Exercícios sobre Funções Inorgânicas

Exercícios sobre Funções InorgânicasExercícios sobre Funções Inorgânicas

As funções inorgânicas são um grupo de compostos que apresentam características semelhantes. As principais funções inorgânicas são os ácidos, bases, óxidos e sais. Teste seus conhecimentos com nossos exercícios sobre essa matéria importante.

Química inorgânica é uma área muito importante e que costuma ser muito cobrada no ENEM e em outros diversos vestibulares. Por isso que tal aprender resolvendo alguns exercícios sobre as funções inorgânicas? Nesse artigo você verá a definição e alguns exercícios sobre o tema.

O Beduka também possui outros conteúdos de química que poderão te ajudar a se preparar para o ENEM e outros vestibulares. Veja um resumo de química para o ENEM, saiba como fazer cálculo estequiométrico e faça alguns exercícios sobre termoquímica.

Você também pode testar os seus conhecimentos no nosso simulado. É grátis!

O que são Funções Inorgânicas?

As funções inorgânicas são um grupo de compostos químicos que apresentam características semelhantes. Elas são chamadas dessa maneira por não possuírem cadeias carbônicas em sua composição e por isso não são consideradas compostos orgânicos.

Há 4 principais funções inorgânicas:

  • Ácidos
  • Bases
  • Sais
  • Óxidos

Essas 4 funções principais foram definidas por Arrhenius, químico que identificou íons nos ácidos, nas bases e nos sais.

Veja um pouco mais sobre elas a seguir.

Ácidos

Ácidos são compostos covalentes, ou seja, que compartilham elétron nas suas ligações. Eles têm a capacidade de ionizar em água, ou seja, formar cargas, liberando o H+ como único cátion.

Bases

Bases são compostos iônicos formados por um metal, ou seja, que dissocia em água, ou seja, separa cargas, liberando o OH- como único ânion.

Sais

Sais são compostos iônicos que apresentam, no mínimo, 1 cátion (íon de carga positiva) diferente de H+ e um ânion diferente de OH-.

Óxidos

Óxidos são compostos binários, que têm dois elementos (iônicos ou moleculares). Possuem oxigênio na sua composição, sendo ele o seu elemento mais eletronegativo.,

Se quiser se aprofundar mais nos estudos de química inorgânica, acesse nosso artigo completo sobre o tema!

Exercícios sobre Funções Inorgânicas

1. (UFPA) Considerando a equação química:

Cl2O7 + 2 NaOH → 2 NaClO4 + H2O

Os reagentes e produtos pertencem, respectivamente, às funções:

a) óxido, base, sal e óxido.

b) sal, base, sal e hidreto.

c) ácido, sal, óxido e hidreto.

d) óxido, base, óxido e hidreto.

e) base, ácido, óxido e óxido.

2. (ENEM) Nos anos 1990, verificou-se que o rio Potomac, situado no estado norte-americano de Maryland, tinha, em parte de seu curso, águas extremamente ácidas por receber um efluente de uma mina de carvão desativada, o qual continha ácido sulfúrico (H2SO4). Essa água, embora límpida, era desprovida de vida. Alguns quilômetros adiante, instalou-se uma fábrica de papel e celulose que emprega hidróxido de sódio (NaOH) e carbonato de sódio (Na2CO3) em seus processos. Em pouco tempo, observou-se que, a partir do ponto em que a fábrica lança seus rejeitos no rio, a vida aquática voltou a florescer.

HARRIS, D. C. Análise química quantitativa. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2012 (adaptado).

A explicação para o retorno da vida aquática nesse rio é a

a) diluição das águas do rio pelo novo efluente lançado nele.
b) precipitação do íon sulfato na presença do efluente da nova fábrica.
c) biodegradação do ácido sulfúrico em contato com o novo efluente descartado.
d) Diminuição da acidez das águas do rio pelo efluente da fábrica de papel e celulose.
e) volatilização do ácido sulfúrico após contato com o novo efluente introduzido no rio.

3. (PUC-SP) A respeito das substâncias denominadas ácidos, um estudante anotou as seguintes características:

I) têm poder corrosivo;

II) são capazes de neutralizar bases;

III) são compostos por dois elementos químicos;

IV) formam soluções aquosas condutoras de corrente elétrica.

Ele cometeu erros somente em:

a) I e II

b) I e III

c) I e IV

d) II e III

e) III e IV

4. (ENEM)Grande quantidade dos maus odores do nosso dia a dia está relacionada a compostos alcalinos. Assim, em vários desses casos, pode-se utilizar o vinagre, que contém entre 3,5% e 5% de ácido acético, para diminuir ou eliminar o mau cheiro. Por exemplo, lavar as mãos com vinagre e depois enxaguá-las com água elimina o odor de peixe, já que a molécula de piridina (C5H5N) é uma das substâncias responsáveis pelo odor característico de peixe podre.

SILVA, V. A.; BENITE, A. M. C.; SOARES, M. H. F. B. Algo aqui não cheira bem… A química do mau cheiro. Química Nova na Escola, v. 33, n. 1, fev. 2011 (adaptado).

A eficiência do uso do vinagre nesse caso se explica pela

a) sobreposição de odor, propiciada pelo cheiro característico do vinagre.

b) solubilidade da piridina, de caráter ácido, na solução ácida empregada.
c) inibição da proliferação das bactérias presentes, devido à ação do ácido acético.
d) degradação enzimática da molécula de piridina, acelerada pela presença de ácido acético.
e) reação de neutralização entre o ácido acético e a piridina, que resulta em compostos sem mau odor.

5. (Fuvest) Em um laboratório químico, um estudante encontrou quatro frascos (1, 2, 3 e 4) contendo soluções aquosas incolores de sacarose, KCl, HCl e NaOH, não necessariamente nessa ordem. Para identificar essas soluções, fez alguns experimentos simples, cujos resultados são apresentados na tabela a seguir:

As soluções aquosas nos frascos 1, 2, 3 e 4 são, respectivamente, de

a) HCl, NaOH, KCl e sacarose.

b) KCl, NaOH, HCl e sacarose.

c) HCl, sacarose, NaOH e KCl.

d) KCl, sacarose, HCl e NaOH.

e) NaOH, HCl, sacarose e KCl.

6. (UERJ)O suco gástrico contém um ácido, produzido pelas células da parede do estômago, que desempenha papel fundamental para a eficiência do processo digestório no ser humano.

O ânion do ácido produzido no estômago corresponde ao elemento químico pertencente ao grupo 17 e ao terceiro período da tabela de classificação periódica. Esse ácido é denominado:

a) nítrico.

b) sulfúrico.

c) clorídrico.

d) fluorídrico.

7. (ENEM)A formação frequente de grandes volumes de pirita (FeS2) em uma variedade de depósitos minerais favorece a formação de soluções ácidas ferruginosas, conhecidas como “drenagem ácida de minas”. Esse fenômeno tem sido bastante pesquisado pelos cientistas e representa uma grande preocupação entre os impactos da mineração no ambiente. Em contato com oxigênio, a 25°C, a pirita sofre reação, de acordo com a equação química:

4 FeS2 (s) + 15 O2 (g) + 2 H2O (l)  → 2 Fe2(SO4)3 (aq) + 2 H2SO4 (aq)

FIGUEIREDO. B. R. Minérios e Ambientes. Campinas. Unicamp. 2000.

Para corrigir os problemas ambientais causados por essa drenagem, a substância mais recomendada a ser adicionada ao meio é o

a) sulfeto de sódio.

b) cloreto de amônio.

c) dióxido de enxofre.

d) dióxido de carbono.

e) carbonato de cálcio.

8. (ENEM)O rótulo de uma garrafa de água mineral natural contém as seguintes informações:

As informações químicas presentes no rótulo de vários produtos permitem classificar o produto de várias formas, de acordo com seu gosto, seu cheiro, sua aparência, sua função, entre outras. As informações da tabela permitem concluir que essa água é

a) gasosa.

b) insípida.

c) levemente azeda.

d) um pouco alcalina.

e) radioativa na fonte.

Aprenda muito mais com o Beduka

Siga o Beduka no Instagram para não perder as novidades!

Abaixo apresentamos mais exercícios resolvidos nos quais você pode se aprofundar mais:

O Beduka é um buscador gratuito de cursos e faculdades, particulares ou públicas, que surgiu em 2017. Através de uma pesquisa simples você encontra informações detalhadas sobre todas as instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação (MEC). Experimente agora!

Agora que você conferiu alguns exercícios sobre funções inorgânicas, aproveite e veja outros artigos que podem te ajudar no ENEM e em outros vestibulares. Veja o que é cinética química, estude sobre o efeito estufa e descubra a função do núcleo da célula.

Gabarito das Questões sobre Funções Inorgânicas

Exercício resolvido da questão 1 – a

Exercício resolvido da questão 2 – d

Exercício resolvido da questão 3 – b

Exercício resolvido da questão 4 – e

Exercício resolvido da questão 5 – b

Exercício resolvido da questão 6 – c

Exercício resolvido da questão 7 – e

Exercício resolvido da questão 8 – d

Gostou dos nossos exercícios sobre funções inorgânicas? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador