Destaques de Sociologia para Enem e Vestibulares

Os 7 Melhores Exercícios sobre Émile Durkheim com Gabarito

Exercícios Sobre Émile DurkheimExercícios Sobre Émile Durkheim
Cronograma do que estudar

Émile Durkheim é considerado por alguns estudiosos como o pai da sociologia. Ele é um dos sociológicos cobrados no caderno de Ciências Humanas do ENEM. Leia o resumo e faça os exercícios sobre Émile Durkheim e chegue preparado no dia da prova.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Dificuldades para escolher a profissão da sua vida? Faça o Raio X do Beduka! Um teste vocacional para nortear a sua carreira.

Quem foi Émile Durkheim?

Émile Durkheim é uma figura com grande destaque dentro da sociologia. Ele nasceu no ano de 1858, na França e foi, além de sociólogo, um renomado cientista político, filósofo, psicólogo e antropólogo, contribuindo para vários estudos.

Alguns estudiosos dizem que Durkheim foi o criador da escola francesa de sociologia, que praticava os estudos por meio da observação e das experiências sensoriais, também denominado empirismo, além da teoria sociológica.

Principais ideias de Émile Durkheim

Podemos considerar três ideias como principais:

  1. A negação da visão sociológica exposta pelos filósofos
  2. A natureza humana vem da sociedade
  3. O grupo sobre o indivíduo
principais-ideias-de-Emile-Durkheim

Vamos entender cada uma delas separadamente.

A negação da visão sociológica exposta pelos filósofos

Essa ideia tem como fundamento a metodologia da indução (ou dedução), ou seja, a visão sociológica precisa surgir do indivíduo ao coletivo. 

Dessa forma, Durkheim acreditava que seria preciso observar todas as atividades de uma pessoa para assim compreender a sociedade.

Essa ideia vai contra o que importantes filósofos acreditavam como sendo a natureza real do ser humano. Os gregos, fundamentalmente, observavam as características da natureza humana para somente assim ter um entendimento da sociedade. 

Já Durkheim não via dessa forma, ele entendia que esses pensamentos estavam errados, pois não tinham como base a observação. A tradição antiga da filosofia (grega) acreditava que as certezas metafísicas eram apenas alcançadas por meio do intelecto, com a abstração do pensamento. 

Isso não faz com que a filosofia grega seja menos lógica ou inexata, mas sim é apenas uma forma de ver diferente. Durkheim, porém, não aceitou a metafísica.

A natureza humana vem da sociedade

Durkheim acreditava que a natureza humana vinha do exterior do ser humano e não do interior. Sendo assim, a sociedade era o motivo da natureza humana ser como ela é, pois ela é uma grande influenciadora do comportamento humano.

Ele via a sociedade como um agrupamento de individualidades que agem juntas e causam fenômenos variados daqueles que ocorrem na consciência de individual.

Por isso, ele pregava que deveria haver uma separação entre o ramo da sociologia e o da psicologia.

O grupo sobre o indivíduo

Durkheim, diferente dos outros filósofos, acredita que a consciência humana é desenvolvida por meio da pressão social que surge principalmente por meio da educação.

A educação, para Durkheim, é a forma da sociedade implementar e colocar em prática as regras, crenças, as morais e a ética. Assim, ela tem o poder de definir as ações do ser humano dentro de seu grupo social. 

Agora responda os exercícios sobre Émile Durkheim para testar seus conhecimentos.

Exercícios sobre Émile Durkheim 

Baixe o melhor plano de estudos gratuito que você encontrará na internet.

Questão 1 – (UFMA) – Os principais fatos histórico-sociais que propiciaram o surgimento da sociologia foram:

a) a Revolução dos cravos em Portugal e a Revolução Moçambicana.

b) a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.

c) a Revolução Russa e a Revolução Chinesa.

d) a Revolução Mexicana e a Revolução Nicaraguense.

e) a Revolução Cubana e a Revolução Chinesa.

Questão 2 – (UEM 2011) – Sobre a relação entre a revolução industrial e o surgimento da sociologia como ciência, assinale o que for correto.

a) A consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma grande concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava. 

b) A migração de grandes contingentes populacionais do campo para as cidades gerou uma série de problemas modernos, que passaram a demandar investigações visando à sua resolução ou minimização. 

c) Os primeiros intelectuais interessados no estudo dos fenômenos provocados pela revolução industrial compartilhavam uma perspectiva positiva sobre os efeitos do desenvolvimento econômico baseado no modelo capitalista. 

d) Os conflitos entre capital e trabalho, potencializados pela concentração dos operários nas fábricas, foram tema de pesquisa dos precursores da sociologia e continuam inspirando debates científicos relevantes na atualidade.   

e) A necessidade de controle da força de trabalho fez com que as fábricas e indústrias do século XIX inserissem sociólogos em seus quadros profissionais para atuarem no desenvolvimento de modelos de gestão mais eficientes e produtivos.

Questão 3 – (UFU/2015) – A concepção da Sociologia de Durkheim se baseia em uma teoria do fato social. Seu objetivo é demonstrar que pode e deve existir uma Sociologia objetiva e científica, conforme o modelo das outras ciências, tendo por objeto o fato social.

ARON, R. As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 1995. p. 336.

Em vista do exposto, assinale a alternativa correta.

a) Segundo Durkheim, a primeira regra, e a mais fundamental, é considerar os fatos sociais como coisas para serem analisadas.

b) Durkheim demonstrou que o fato social está desconectado dos padrões de comportamento culturais do indivíduo em sociedade e, portanto, deve ser usado para explicar apenas alguns tipos de sociedade.

c) O estado normal da sociedade para Durkheim é o estado de anomia, quando todos os indivíduos exercem bem os fatos sociais.

d) A solidariedade orgânica, para Durkheim, possui pequena divisão do trabalho social, como pode ser demonstrada pela análise dos fatos sociais da sociedade.

  • Muito Bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre Émile Durkheim. Continue!

Questão 4 – (UFU/2013) – Durkheim caracteriza o suicídio – até então considerado objeto de estudo da epidemiologia, da psicologia e da psiquiatria – como fato social e, por isso, dotado das características da coercitividade, da exterioridade, da generalidade. É tomado, pois, como objeto de estudo sociológico, em virtude do fato de

a) ariar na razão inversa ao grau de integração dos grupos sociais de que faz parte o indivíduo, ou seja, quanto maior o grau de integração ao grupo social, mais elevada é a taxa de mortalidade -­‐suicídio da sociedade.

b) ser possível observar uma certa predisposição social para fornecer determinado número de suicidas, ou seja, uma tendência constante, marcada pela permanência, a despeito de variações circunstanciais.

c) configurar -­se como uma morte que resulta direta ou indiretamente, consciente ou inconscientemente de um ato executado pela própria vítima.

d) depender, exclusivamente, do temperamento do suicida, de seu caráter, de seu histórico familiar, de sua biografia, uma vez que não deixa de ser um ato do próprio indivíduo.

Questão 5 – (UEG/2016) – O objeto de estudo da sociologia, para Durkheim, é o fato social, que deve ser tratado como “coisa” e o sociólogo deve afastar suas prenoções e preconceitos. A construção durkheimiana do objeto de estudo da sociologia pode ser considerada:

a) nietzschiana, pois coloca a “vontade de poder” como fundamento para a pesquisa.

b) kantiana, pois trata da “coisa em si” e realiza a coisificação da realidade.

c) dialética, pois reconhece a existência de uma realidade exterior ao pesquisador.

d) weberiana, pois aborda a ação social racional atribuída por um sujeito.

e) positivista, pois se fundamenta na busca de objetividade e neutralidade.

Questão 6 – (Unioeste/2015) – “Solidariedade orgânica” e “solidariedade mecânica” são conceitos propostos pelo sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) para explicar a ‘coesão social’ em diferentes tipos de sociedade. De acordo com as teses desse estudioso, nas sociedades ocidentais modernas, prevalece a ‘solidariedade orgânica’, onde os indivíduos se percebem diferentes embora dependentes uns dos outros. A lógica do mercado capitalista, entretanto, baseada na competição individualista em busca do lucro, pode corromper os vínculos de solidariedade que asseguram a coesão social e conduzir a uma situação de ‘anomia’.

De acordo com os postulados de Durkheim, é CORRETO dizer que o conceito de “anomia” indica :

a) a solidariedade que as pessoas demonstram quando entoam cantos nacionalistas e patrióticos em manifestações públicas como os jogos das seleções nacionais de futebol.

b) uma situação na qual aqueles indivíduos portadores de um senso moral superior devem se colocar como líderes dos grupos dos quais fazem parte.

c) a condição na qual os indivíduos não se identificam como membros de um grupo que compartilha as mesmas regras e normas e têm dificuldades para distinguir, por exemplo, o certo do errado e o justo do injusto.

d) a necessidade de todos demonstrarem solidariedade com os mais necessitados.

Questão 7 – (UEG GO/2009) – Sobre o conceito de alienação, é CORRETO afirmar:

a) é um conceito de Max Weber, que traduz para linguagem sociológica o processo de racionalização e burocratização da vida moderna, no qual a calculabidade dos fatores técnicos, a quantificação, a hierarquia e o sigilo são as características principais.

b) é um conceito de Karl Marx, que revela o processo de inversão da realidade pela falsa consciência, trocando o determinante pelo determinado, a essência pela aparência, a causa pelo efeito, tal como fizeram os ideólogos alemães.

c) é um conceito de Karl Marx, que significa que o trabalhador perde o controle do seu processo de trabalho e do seu produto, gerando um estranhamento em relação a ele, devido à existência da propriedade privada.

d) é um conceito de Émile Durkheim, que expressa a situação na qual um indivíduo perde sua identidade, vivendo uma relação social na qual há ausência de regras e normas.

  • Parabéns! Você fez todos os exercícios sobre Emile Durkheim. Agora confiar o gabarito:

Gabarito dos Exercícios sobre Émile Durkheim 

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra b) a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: letra a) A consolidação do modelo econômico baseado na indústria conduziu a uma grande concentração da população no ambiente urbano, o qual acabou se constituindo em laboratório para o trabalho de intelectuais interessados no estudo dos problemas que essa nova realidade social gerava. 

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra a) Segundo Durkheim, a primeira regra, e a mais fundamental, é considerar os fatos sociais como coisas para serem analisadas.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra b) ser possível observar uma certa predisposição social para fornecer determinado número de suicidas, ou seja, uma tendência constante, marcada pela permanência, a despeito de variações circunstanciais.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra e) positivista, pois se fundamenta na busca de objetividade e neutralidade.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra c) a condição na qual os indivíduos não se identificam como membros de um grupo que compartilha as mesmas regras e normas e têm dificuldades para distinguir, por exemplo, o certo do errado e o justo do injusto.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra c) é um conceito de Karl Marx, que significa que o trabalhador perde o controle do seu processo de trabalho e do seu produto, gerando um estranhamento em relação a ele, devido à existência da propriedade privada.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Émile Durkheim? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.