X

O que são vitaminas e sais minerais? Descubra a importância desses nutrientes para nosso corpo!

o que são vitaminas e sais minerais

As vitaminas e sais minerais são substâncias necessárias para o bom funcionamento do nosso corpo. Afinal, nosso organismo não é capaz de produzir tudo que precisamos, então temos que adquirir esses nutrientes pela alimentação.

Eles estão presentes em uma série de alimentos e têm como função principal participar da regulação das reações químicas do organismo. 

Leia este resumo completo para aprender o que são vitaminas e sais minerais, em que alimentos podem ser encontrados e como agem para melhorar nossa qualidade de vida. No final, temos exercícios de vestibular para você praticar o que aprendeu.

A seguir, você vai conferir um artigo sobre o que são vitaminas e sais minerais. Se preferir, pode ir diretamente ao assunto clicando em um desses tópicos:

Você sabia que é possível entrar no curso dos seus sonhos sem precisar da nota do Enem? Com o Beduka Bolsas você garante desconto de até 65% na mensalidade + matrícula gratuita. Acesse agora mesmo!

O que são vitaminas e sais minerais?

As vitaminas e sais minerais são micronutrientes reguladores, isto é, eles devem ser consumidos diariamente, mas em pouca quantidade, e têm a tarefa de regular as reações químicas do organismo. 

Entre suas funções estão: 

  • Permitir que nossas defesas atuem com eficiência;
  • Melhorar nossa capacidade cognitiva;
  • Eliminar os radicais livres (moléculas que aceleram o envelhecimento).

As vitaminas são substâncias orgânicas que o organismo não tem condições de produzir e por este motivo precisam fazer parte da dieta alimentar. 

A única exceção é a vitamina D, que pode ser produzida na pele sob a ação dos raios solares a partir de um lipídio. 

Suas principais fontes são: as frutas, verduras e legumes. Além disso, elas também podem ser encontradas na carne, leite, ovos e cereais. 

Os sais minerais, por sua vez, são substâncias inorgânicas essenciais para o bom funcionamento do organismo, e, assim como as vitaminas, não são produzidos pelo corpo e precisam ser consumidos na alimentação. 

Eles podem participar da formação de estruturas esqueléticas do corpo, como é o caso do cálcio, presente nos ossos e nos dentes. 

Além disso, eles também podem ocorrer dissolvidos em água, onde eles se dissociam em íons, sendo importantes no metabolismo celular.  

Leia também nosso resumo geral sobre Bioquímica!

Depois de entender o que são vitaminas e sais minerais de maneira geral, veja suas funções e em que alimentos estão presentes de forma detalhada. 

Quais são as principais vitaminas?

As vitaminas são fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Elas atuam, principalmente, como catalisadores de reações. Os catalisadores são substâncias que garantem que uma reação química ocorra de forma mais rápida e utilizando menos energia.

Chamamos a falta de vitaminas no organismo de avitaminose ou hipovitaminose. Essa falta pode causar problemas graves de saúde. 

As vitaminas podem ser separadas em dois grandes grupos: as hidrossolúveis e as lipossolúveis. 

As vitaminas hidrossolúveis são aquelas solúveis em água e as vitaminas lipossolúveis são aquelas solúveis em lipídios.

  • Hidrossolúveis: B1, B2, B3, B5, B6, B8, B9, B12 e C.
  • Lipossolúveis: A, D, E e K.

Está curtindo o resumo sobre o que são vitaminas e sais minerais? Veja também o artigo completo sobre Vitaminas.

Conheça a seguir as principais vitaminas:

Vitaminas A (retinol)

Pode ser encontrada na gema do ovo, laticínios, abóbora, cenoura, espinafre, fígado e manga. O consumo de alimentos com vitamina A melhora a visão noturna, protege a pele de infecções e diminui a formação de placas nas artérias.

Vitamina B1 (tiamina)

Está presente em cereais integrais, fígado, frutos do mar, gema, leite e leguminosas. Seu consumo evita a fadiga e perda de memória, melhora o humor e diminui o estresse.

Vitamina B2 (riboflavina)

Pode ser adquirida no consumo de aves, cereais integrais, gema do ovo, peixes, leite e derivados. Essa vitamina melhora a capacidade aeróbica e combate o envelhecimento. 

Vitamina B6 (piridoxina)

Está presente no atum, banana, batata, feijão e milho. Seu consumo afasta a fadiga, combate o câncer de pulmão e diminui os sintomas da depressão.

Vitamina B12 (cobalamina)

Pode ser encontrada em aves, batata, fígado, ovos, leite e derivados. A vitamina B12 ajuda a combater a anemia, melhora a memória e a concentração.

Após aprender o que são vitaminas e sais minerais, que tal testar seus conhecimentos com os melhores exercícios sobre vitaminas?

Vitamina C (ácido ascórbico)

Está presente em frutas como acerola, caju, kiwi e laranja. O consumo de vitamina C protege contra determinados tipos de câncer, melhora o sistema imunológico e atenua os estragos causados pelo sol na pele.

Vitamina D (calciferol)

Pode ser adquirida no consumo de castanhas, trigo, óleos vegetais e peixes. Essa vitamina auxilia a fixar o cálcio e ferro nos ossos e dentes, impede a perda de massa óssea e melhora a função imunológica

Vitamina E (tocoferol)

É encontrada no trigo, óleos vegetais, ovos e peixes. Seu consumo está ligado ao combate às doenças coronárias (acúmulo de gordura nas artérias) e redução de danos musculares.

Vitamina K (filoquinona)

Está presente na acelga, brócolis, couve de bruxelas e espinafre. A vitamina K ajuda na manutenção dos ossos, previne derrame e infarto e auxilia na coagulação sanguínea. 

Para ficar expert sobre o que são vitaminas e sais minerais, conheça agora os principais minerais e onde são encontrados.

Quais são os principais sais minerais?

Como vimos anteriormente, os sais minerais são substâncias inorgânicas formadas por íons. 

Eles são fundamentais para o bom funcionamento dos seres vivos e sua falta pode afetar seriamente o organismo e até mesmo levar à morte.

Confira os principais sais minerais:

Cálcio

É adquirido através do consumo de vegetais escuros, leite e derivados. Esse sal mineral participa da formação e manutenção da estrutura dos ossos, dentes e da coagulação sanguínea. 

Ele também faz parte dos processos de transmissão de impulsos nervosos, batimentos cardíacos e contração muscular. 

Cobre

Pode ser encontrado no fígado, cereais integrais, frutas secas, chocolate e frutos do mar. Seu consumo combate a anemia, previne doenças cardiovasculares e melhora a elasticidade da pele

Ferro

Está presente em carnes, hortaliças, frutas secas e grãos integrais. Esse sal mineral protege contra a anemia, aumenta a imunidade e contribui para a produção de energia do corpo.

Fósforo

Pode ser adquirida através do consumo de carne, leite, legumes e cereais. Seu consumo previne a perda de massa óssea e ajuda a preservar a memória.

Agora que você já sabe o que são vitaminas e sais minerais, teste seus conhecimentos com exercícios de Bioquímica!

Iodo

É encontrado no sal de cozinha, cereais, hortaliças, frutos do mar, leite e derivados. Sua principal função é regular a tireoide.

Magnésio

Está presente na abobrinha, cenoura, frutos do mar, nozes e ovos. Seu consumo diminui a probabilidade de infarto, alivia sintomas da asma e melhora a enxaqueca.

Potássio

Pode ser encontrado na banana, carne, laranja, leite e vegetais. Esse sal mineral protege contra a hipertensão arterial e mantém a flexibilidade e hidratação dos cabelos.

Sódio

Pode ser adquirido através do sal de cozinha, embutidos e queijos. Seu consumo é importante para a contração muscular e atua no bom funcionamento do cérebro.

Zinco

É encontrado em carnes, leguminosas e frutos do mar. Esse sal mineral previne doenças cardiovasculares, fortalece o sistema imunológico e auxilia na cicatrização. 

Como as vitaminas e sais minerais caem no vestibular?

Esperamos que este resumo sobre o que são vitaminas e sais minerais tenha contribuído com seus estudos para o Enem e demais vestibulares. 

Agora coloque em prática seus conhecimentos com algumas questões de vestibulares sobre o assunto. 

E não deixe de conferir o gabarito com as respostas comentadas no final!

Questão 1 – (IFSC

Leia o texto com atenção e assinale a alternativa CORRETA.

A vitamina (X) é produzida pelo próprio organismo, com o auxílio da luz solar e interage com hormônios que regulam a quantidade de cálcio no organismo. Quando uma pessoa se expõe ao sol, os raios ultravioletas são absorvidos e atuam com o colesterol, transformando-o num precursor da vitamina (X). Pode ser encontrada em alimentos como fígado, gema de ovos e óleos de peixe. Sua deficiência causa o raquitismo, tanto em crianças como em adultos. A vitamina (X) à qual o texto se refere é a

a) Vitamina B 12.

b) Vitamina A.

c) Vitamina D.

d) Vitamina C.

e) Vitamina E.

Questão 2 – (UnB

Quanto às vitaminas, todas as afirmativas abaixo são corretas, exceto:

a) A vitamina A, encontrada principalmente em ovos e leite, é protetora do epitélio e sua carência pode determinar a cegueira noturna.

b) A vitamina D, encontrada principalmente nas frutas cítricas, age no metabolismo das gorduras e sua carência pode determinar o beribéri.

c) A vitamina B12 pode ser sintetizada por bactérias intestinais e sua carência pode determinar a anemia perniciosa.

d) A vitamina C, encontrada em vegetais, mantém normal o tecido conjuntivo e sua carência pode determinar o escorbuto.

e) A vitamina K atua como um dos fatores indispensáveis à coagulação sanguínea.

Gabarito comentado

Esperamos que você tenha ido muito bem nos exercícios sobre o que são vitaminas e sais minerais. Confira as respostas e os comentários:

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: c) Vitamina D.

A vitamina D é produzida na pele humana, sob a ação dos raios solares, e no fígado, a partir de substâncias precursoras presentes em laticínios, gema do ovo, vegetais e peixes de águas frias.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: b) A vitamina D, encontrada principalmente nas frutas cítricas, age no metabolismo das gorduras e sua carência pode determinar o beribéri.

A alternativa está incorreta pelos seguintes motivos:

  • A vitamina D é sintetizada pelo próprio organismo com auxílio dos raios solares e também pode ser adquirida a partir de certos alimentos como peixes de águas frias, vegetais, etc.
  • A vitamina encontrada principalmente em frutas cítricas é a vitamina C.
  • A doença popularmente conhecida como beribéri é causada pela falta de vitamina B1 (tiamina).

Quer praticar com mais questões? Treine com o Simulado Beduka do Enem!

Com ele você aprende praticando com questões de anos anteriores, pode personalizá-lo como quiser e ainda tem acesso ao gabarito com método TRI de correção. Tudo isso de forma gratuita!

Seu sonho é entrar na faculdade? Não deixe de conferir a oportunidade perfeita que temos para você a seguir!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu parceiro número um quando o assunto é entrar na faculdade. Para isso, disponibilizamos uma série de ferramentas que te deixam mais perto de realizar esse sonho.

Entre elas estão o Raio-X do Beduka, onde você pode descobrir as profissões que mais combinam com o seu perfil e o Simulado Enem do Beduka, que é totalmente gratuito e personalizável. 

Mas sem dúvidas, a oportunidade que mais te aproxima do seu objetivo é o Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma ferramenta completa onde você pode adquirir uma bolsa de estudos a qualquer momento, sem precisar de Enem ou vestibulares.

Encontre a bolsa de estudos perfeita e garanta até 65% de desconto na mensalidade. Escolha entre as mais de 90 opções de cursos, em 8 universidades parceiras de excelentíssimo nível!

Siga o Beduka no Pinterest e Instagram e receba conteúdos diários e gratuitos sobre o mundo do Enem e Vestibulares.

Obrigada por ler nosso resumo sobre o que são vitaminas e sais minerais até o final!

Categorias: Biologia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.