X

Como a política influenciou a Filosofia na Grécia Antiga? Aprenda como a estrutura da cidade definiu os rumos da sabedoria grega

Como a política influenciou a Filosofia na Grécia Antiga?

A Filosofia surgiu na Grécia por volta do século VI a.C graças a uma série de fatores, entre eles as condições políticas da região. Por isso vamos te contar como a política influenciou a Filosofia na Grécia Antiga, no seu surgimento e desenvolvimento.

Neste texto vamos te dizer como a política influenciou a Filosofia na Grécia Antiga. Clique em um dos tópicos para ir direto a alguma parte do conteúdo:

A história da Grécia é um dos principais assuntos no Enem, faça algumas questões sobre ela com o Simulado do Beduka? Ele é gratuito e personalizável.

O que é Filosofia?

A Filosofia é uma das ciências que compõem as Humanidades e uma forma de saber baseada em especulações que têm como fim a definição do que as coisas são. Por isso, se fala que a Filosofia trabalha com conceitos.

Apesar de o ser humano sempre ter buscado conhecer o que o rodeia, nomeando as coisas e imaginando a origem delas, somente com o surgimento da Filosofia isso passou a ser feito de maneira sistemática.

Isso aconteceu por volta do século VI a.C., na região da Grécia Antiga, como resposta às condições sociais e políticas da época. Por isso, para entender como a política influenciou a Filosofia na Grécia Antiga, é preciso entender como ela surgiu.

Como a Filosofia surgiu?

A Filosofia surgiu quando os gregos passaram a criticar a própria mitologia. No caso, o conjunto de histórias sobre a origem do mundo, do homem, da sociedade e de tudo o que existe sofreu ataques diversos.

Elas não foram totalmente descartadas, mas os elementos fantásticos começaram a perder sentido e foram racionalizados. Assim, os semideuses passaram a ser vistos como reis antigos que foram mitificados.

A constituição da sociedade, certas hierarquias e leis deixaram de ser vistas como eternas. Assim, a formação do mundo e o tipo de governo passaram a ser investigados.

Além disso, durante esse período houve a rebelião jônica contra o império Persa que dominava parte da Grécia. Isso os fez construir uma sociedade que se diferenciasse dos seus antigos opressores, vistos como tiranos, e iniciar uma democracia.

Foi neste contexto de reformulação social, religiosa, intelectual e política que a Filosofia surgiu.

Como a política influenciou a Filosofia na Grécia Antiga?

Quando a Filosofia surgiu, o principal interesse dos filósofos era na natureza (em grego, physis). Eles investigavam qual era a origem do mundo e o princípio gerador de tudo.

Porém, com o aparecimento de Sócrates, a atenção deles se dirigiu ao próprio homem, do ponto de vista individual, normativo, social, político e existencial. Assim, eles se preocupavam em discutir o papel social e coletivo das pessoas.

Isso só se tornou possível graças às transformações políticas pelas quais passaram as cidades gregas; principalmente a formação da democracia ateniense por Clístenes. Ela era feita de maneira direta, com cada cidadão representando a si mesmo na praça pública, chamada por eles de Ágora.

Deste modo, filósofos como Platão e Aristóteles investigaram sobre:

  • a posição dos cidadãos na cidade,
  • qual seria a melhor forma de governo,
  • para que as leis servem,
  • como os cidadãos deveriam ser educados para a participação política.

Enfim, o modo como a política influenciou a Filosofia na Grécia Antiga foi sendo o pano de fundo onde ela se desenvolveu e também o objeto principal de sua investigação como um atributo da vida humana.

Até os dias de hoje, a Filosofia e a Política estão unidas. Uma das áreas filosóficas mais importantes, a Ética, é entendida como crucial para a ação da vida pública. E as realidades políticas atuais continuam influenciando a investigação e as definições filosóficas.

O Beduka te conecta à faculdade!

Você sabia que há uma forma de entrar no curso dos seus sonhos sem precisar ficar meses estudando para o Enem e demais vestibulares?

Sim! Conheça o Beduka Bolsas.

O Beduka Bolsas é a plataforma do Beduka que te conecta a bolsas de estudo em universidades de excelência.

E o melhor: sua matrícula sai gratuita e os descontos podem chegar a até 65% do valor da mensalidade!

São mais de 90 opções de cursos, em todos os tipos de formação: bacharelado, licenciatura e cursos tecnológicos!

Realize agora seu sonho e garanta uma vaga na faculdade. Acesse o Beduka Bolsas!

Siga o Beduka nas redes sociais! No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler nosso resumo sobre como a política influenciou a Filosofia na Grécia Antiga!

Categorias: Filosofia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.