A agricultura é a atividade econômica que garante boa parte dos nossos alimentos e existem diversas formas de realizá-la, entre elas a de subsistência. Com este texto você ficará sabendo tudo sobre o que é agricultura de subsistência, seus objetivos e as principais características.
Clique em um dos tópicos abaixo se quiser ir direto para alguma parte do conteúdo:
- O que é agricultura de subsistência?
- Quais são as características da agricultura de subsistência?
- Quais são os tipos de agricultura de subsistência?
- Como é a agricultura de subsistência no Brasil?
- Qual é a importância da agricultura de subsistência?
- Nós vamos te ajudar a passar no Enem!
O que você pode fazer em 3 meses? Com o Kit Aprovação Enem 2022 do Beduka você consegue se preparar melhor para o exame! Adquira e aproveite!
O que é agricultura de subsistência?
A agricultura de subsistência é uma forma de cultivo de vegetais para o consumo de uma família ou de uma pequena comunidade. Ela é muito comum em locais pequenos, conhecidos como minifúndios e geralmente envolve a família do produtor no trabalho.
É comum também que os produtores criem alguns animais, que também servem para sua alimentação.
Deste modo, o lucro não é um objetivo, mesmo que em algumas situações possa existir algum excedente da produção que será vendido ou trocado.
Pode-se dizer que a agricultura de subsistência é uma forma de agricultura familiar. Mas ela não é a única. Existem famílias que visam o lucro de sua produção, cultivando uma quantidade razoável para que exista excedente a ser vendido.
O que diferencia a agricultura de subsistência da agricultura comercial?
A diferença principal é o objetivo entre as duas formas de produção. Na agricultura de subsistência o produtor pretende produzir alimentos para si e sua família, enquanto na comercial o objetivo é lucrar.
As áreas de produção também são diferentes, com a agricultura comercial sendo feita principalmente em latifúndios. Já a de subsistência é feita em pequenas propriedades.
Outra diferença é a variação dos alimentos. Enquanto os pequenos produtores plantam diversos tipos de vegetais, a agricultura comercial tende a ser de monocultura.
Quais são as características da agricultura de subsistência?
Já vimos o que é agricultura de subsistência, agora vamos resumir as suas principais características.
- É realizada em pequenas propriedades;
- Produção limitada;
- Tem como objetivo suprir as necessidades de um grupo;
- Uso de técnicas e instrumentos tradicionais, como arado, enxada e foice;
- Pouco ou nada mecanizada;
- Cultivo de diversos tipos de vegetais (policultura);
- Os principais produtos são grãos, cereais, tubérculos e hortaliças;
- Fertilização feita com adubos e compostagens próprias.
Quando você terminar este texto sobre o que é agricultura de subsistência, teste seus conhecimentos com nossa lista de exercícios sobre agropecuária.
Quais são os tipos de agricultura de subsistência?
Assim como a agricultura de subsistência é uma forma de realizar o plantio, ela também possui divisões internas. Vamos ver quais são.
Agricultura mutável
Neste modelo de agricultura de subsistência, o produtor utiliza parte do seu terreno até que ele fique esgotado. Depois, ele deixa a parte utilizada e começa a cultivar em outra.
Enquanto o cultivo acontece nesta outra parte, a que está esgotada sofre os processos naturais de fertilização.
Esse método foi utilizado largamente na Idade Média. Os agricultores dividiam a terra em três partes, usando duas e deixando uma descansar para que os nutrientes voltassem e a produção pudesse continuar.
- A agricultura de subsistência foi a forma de produção do período medieval, saiba mais com nosso texto sobre a Idade Média.
Agricultura de criação nômade
Na criação nômade, o produtor migra para outra região em busca de terrenos férteis após o esgotamento da terra em que está. Essa era a forma de agricultura dos indígenas brasileiros quando os portugueses chegaram aqui.
- Além de saber o que é agricultura de subsistência, fique por dentro do que é a reforma agrária.
Como é a agricultura de subsistência no Brasil?
No Brasil, a agricultura de subsistência representa 77% das propriedades agrícolas e é a garantia de que milhões de brasileiros não passarão fome. Assim, ela é muito importante na vida da população rural do país.
Porém, os pequenos produtores têm dificuldade de receber auxílio e apoio econômico, que geralmente se destina ao latifúndio monocultor. Isso cria grandes inconvenientes e impede de aumentar o investimento na produção.
- A agricultura de subsistência é apenas um dos tipos de cultivo no nosso país, conheça os outros com nosso texto sobre os tipos de agricultura do Brasil.
Qual é a importância da agricultura de subsistência?
Como ela é fundamental para suprir as necessidades nutritivas de milhares de famílias no mundo inteiro, a agricultura de subsistência é muito importante para garantir a segurança alimentar delas.
As pequenas propriedades são essenciais para os países em desenvolvimento, pois as demandas por comida da população são satisfeitas por meio delas.
Esperamos que o resumo sobre o que é agricultura de subsistência tenha ficado bem claro. A seguir, temos uma oportunidade de ouro para quem desejar tirar uma nota boa no Enem.
Nós vamos te ajudar a passar no Enem!
O que você pode fazer em três meses?
Com a ajuda do Beduka, pode se preparar intensamente para o Enem através do nosso Kit Aprovação Enem 2022.
Nós pensamos nas dificuldades que mais afligem os estudantes, então reunimos as soluções em um pacote só:
- Curso de Redação: para você tirar mais de 800 na redação
- Plano de Estudos Intensivo: o mais completo que já fizemos, focado na reta final
- E-book: para fixar tudo o que você irá aprender
- Bônus especial: aulão no dia 06 de OUTUBRO.
E tudo isso por um preço que cabe no seu bolso. Acesse nosso Kit Aprovação e potencialize seus estudos.