X

O que causa a poluição do solo? Conheça os principais fatores, as consequências e como solucionar o problema

O que causa a poluição dos solos?

Nossos alimentos dependem do solo para serem produzidos. Se o solo estiver contaminado, o alimento causará danos à saúde, por isso é muito importante ter o devido cuidado com ele. Vamos te explicar o que causa a poluição do solo para que você possa evitar cada prática enumerada.

Vamos te mostrar o que causa a poluição dos solos. Caso você queira ir para alguma parte do texto, é só clicar em um dos tópicos abaixo:

O que você pode fazer em 3 meses? Com o Kit Aprovação Enem 2022 do Beduka você consegue se preparar melhor para o exame! Adquira e aproveite!

O que é solo?

O solo é o material que cobre a superfície da Terra e fica entre a litosfera e a atmosfera. Ele é extremamente necessário para a vida no planeta, pois é nele que cultivamos os alimentos que consumimos.

Sua formação se dá por meio da fragmentação de rochas e de materiais orgânicos, como restos de animais e plantas.

O solo é um recurso renovável, mas pode se tornar infértil se for utilizado da maneira errada ou sofrer contaminação. Neste texto vamos focar neste último ponto. Continue lendo para saber o que causa a poluição do solo.

O que causa a poluição do solo?

O contato de resíduos (sólidos, líquidos, efluentes e produtos poluentes) é o que causa a poluição do solo. Alguns contatos são bastante profundos, contaminando não só a superfície, como o subsolo e a água que corre por baixo dele, o lençol freático.

A poluição pode ser de dois tipos:

  • Difusa: ocorre em grandes territórios e se espalha sem um ponto de lançamento definido, o que dificulta a identificação e o controle.
  • Pontual: ocorre por motivos específicos em pequenas áreas e é fácil de ser identificada, como o lançamento irregular do esgoto.

Vamos ver em seguida as principais causas a poluição do solo:

Contaminação industrial

Os resíduos de produtos químicos utilizados na indústria são responsáveis por grande parte da poluição do solo. Geralmente o contato se dá por acidente e só chega a ser detectado muito tempo depois, o que agrava a situação.

Desmatamento

Sem a vegetação para proteger o solo, as chuvas ocasionam erosões que o empobrecem, pois a água leva diversos nutrientes consigo. Além disso, os solos precisam do material orgânico fornecido pelas plantas para se manter fértil.

Fertilizantes e pesticidas

Eles não são necessariamente vilões, seu uso tem sido fundamental para fazer com que mais comida chegue à mesa das pessoas. Porém, o uso excessivo mata não somente as pestes como também microorganismos importantes para as plantas.

Lixo

Lixo é o resíduo que nós humanos criamos. As formas de descarte são ainda muito problemáticas. As principais soluções são os aterros e os lixões. O lixo acumulado nesses lugares liberam um líquido chamado chorume, que polui o solo e os lençóis freáticos.

Descarte de metais pesados

Esse tipo de contaminação se dá principalmente em áreas de extrativismo mineral, em que alguns metais como o chumbo são liberados no solo e na água.

Quais são as consequências da poluição do solo?

Já sabemos que o que causa a poluição do solo é uma variedade de coisas. E as consequências que as contaminações geradas produzem também são muitas. Vamos ver as principais.

Mudanças climáticas

A degradação do solo é responsável pela liberação de toneladas anuais de gás carbônico, o principal entre aqueles que causam o efeito estufa, que eleva as temperaturas no planeta.

Perda de fertilidade do solo

Os produtos químicos causam o empobrecimento dos nutrientes do solo, deixando-o infértil.

Danos à saúde humana

A ingestão de alimentos e água contaminados em função de resíduos lançados no solo gera inúmeras mortes todos os anos.

Migrações

Com a perda de fertilidade do solo e as mudanças climáticas, milhões de pessoas se deslocam para regiões que possuem mais recursos.

Extinção de espécies

É a mesma questão dos danos à saúde dos seres humanos, com o agravante de que populações inteiras de animais estão morrendo. Isso pode desencadear a sexta extinção em massa da história.

Perdas econômicas

A agricultura e a pecuária são grandes fontes de riquezas e elas sofrem o impacto direto da contaminação do solo. Além disso, as indústrias precisam de recursos que sofrem com a poluição, como a água.

Como combater a poluição do solo?

Você já aprendeu o que causa a poluição do solo, mas como evitá-la? Todos nós podemos nos envolver para diminuir esse problema atacando algumas coisas que causam a poluição dos solos. Por exemplo, fazendo o descarte correto do lixo e apostando na reciclagem de materiais inorgânicos.

A realização de consumo consciente e sustentável também está entre as possibilidades. Cultivo orgânico, reflorestamento de mata ciliar e nativa e medidas de saneamento básico são outras práticas efetivas.

Esperamos que tenha entendido bem o que causa a poluição dos solos. A seguir, não perca a oportunidade que o Beduka oferece de te conectar à faculdade!

Nós vamos te ajudar a passar no Enem!

O que você pode fazer em três meses?

Com a ajuda do Beduka, pode se preparar intensamente para o Enem através do nosso Kit Aprovação Enem 2022.

Nós pensamos nas dificuldades que mais afligem os estudantes, então reunimos as soluções em um pacote só:

  • Curso de Redação: para você tirar mais de 800 na redação
  • Plano de Estudos Intensivo: o mais completo que já fizemos, focado na reta final
  • E-book: para fixar tudo o que você irá aprender
  • Bônus especial: aulão no dia 06 de OUTUBRO.

E tudo isso por um preço que cabe no seu bolso. Acesse nosso Kit Aprovação e potencialize seus estudos.

Categorias: Geografia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.