X

O que é Hidrografia?

O que é Hidrografia?

Hidrografia é o ramo da Geografia responsável por estudar as águas do planeta Terra. O conjunto das águas de uma região ou país também pode ser chamada de Hidrografia. Entre os objetos de estudo dessa área estão: oceanos, rios, lagos, mares, geleiras, águas da atmosfera e do subsolo, etc.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Você sabe o que é Hidrografia? Aprender este tema é essencial para quem deseja fazer uma prova do ENEM. Pensando nisso, o Beduka preparou um artigo explicando melhor esse tema para que você se prepare para a prova do ENEM ou de outros vestibulares.

O que é hidrografia?

A hidrografia é a parte da Geografia que estuda as águas do planeta Terra. O termo também é utilizado para designar o conjunto das águas de uma região ou país.

A maior parte da água total do planeta está concentrada em oceanos e mares, correspondendo a 97% da reserva hídrica. As águas continentais representam aproximadamente 2,7% da água do planeta Terra. Entre os objetos de estudo da Hidrografia estão:

  • Rios;
  • Oceanos;
  • Lagos;
  • Mares;
  • Geleiras;
  • Água do subsolo;
  • Água da atmosfera;

Veja os principais recursos naturais do Brasil.

O que é ciclo da água?

O ciclo da água é o processo de transformação da água na natureza, passando de um estado físico para outro. Ele ocorre por meio dos processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração, transpiração e também pela transpiração dos seres vivos.

O ciclo da água na natureza é fundamental para a manutenção da vida no planeta Terra, uma vez que ele vai determinar a variação climática e influenciar o nível dos rios, lagos, mares, oceanos.

A água presente nos rios, lagos, etc. evapora e forma as nuvens na atmosfera. Quando as nuvens ficam sobrecarregadas, atingem altitudes maiores e a temperatura diminui, a água volta para a superfície da Terra através das chuvas. Esta água vai então para os oceanos, rios e lagos. Depois, a água evapora novamente, completando o ciclo.

Passo a passo do Ciclo da Água

Vamos conhecer o passo a passo do ciclo da água para ficar mais claro.

1. Evaporação

O calor do sol aquece a água dos rios, lagos, mares e oceanos fazendo com que aconteça o fenômeno da Evaporação. Ocorre então a transformação do estado líquido da água para o estado gasoso, à medida que ela vai da superfície da Terra para a atmosfera.

2. Condensação

O vapor da água esfria, acumula-se na atmosfera e se condensa na forma de gotículas que irão formar as nuvens ou nevoeiros.

Ocorre então o processo de Condensação, que é a transformação do estado gasoso da água para o estado líquido. As nuvens na atmosfera são, na verdade, gotículas de água líquida suspensas no ar.

3. Precipitação

Com muita água condensada na atmosfera, inicia-se o processo de Precipitação, onde as gotículas suspensas no ar se tornam pesadas e caem no solo na forma de chuva.

Em regiões muito frias, a água condensada passa do estado gasoso para o líquido e rapidamente para o estado sólido, formando a neve ou o granizo.

4. Infiltração

Quando o vapor de água condensado cai sobre a superfície terrestre, ocorre a Infiltração de uma parte dessa água que vai alimentar os lençóis subterrâneos.

5. Transpiração

Parte da água que se infiltrou no solo pode ser absorvida pelas plantas que, depois de utilizá-la, a devolvem à atmosfera por meio do processo de Transpiração.

A água também pode evaporar ou escoar sobre o solo e abastecer os rios que deságuam em mares e oceanos, reiniciando todo o processo do ciclo da água.

Aproveite e estude com o simulado do Beduka. Ele conta com questões de edições passadas do ENEM, e o melhor: é gratuito!

O que é bacia hidrográfica?

A Bacia Hidrográfica é a região que se caracteriza pela captação das águas da chuva que escoam pela chamada “rede de drenagem” (rede hidrográfica), formada pelos cursos de água como riachos, córregos, ribeirões e os rios.

Há dois aspectos que são fundamentais para a constituição das bacias hidrográficas: o relevo e a hidrografia.

Regiões Hidrográficas do Brasil

O Brasil possui 12 regiões hidrográficas. Entre elas, pode-se destacar oito Bacias Hidrográficas:

Bacia Amazônica ou Região hidrográfica amazônica

A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo e está localizada na região norte do país. Possui aproximadamente 7 milhões de km² de extensão, no qual cerca de 4 milhões de km² estão no território brasileiro.

O principal rio da Bacia Amazônica é o rio Amazonas e  seus principais afluentes são os rios: Negro, Solimões, Madeira, Purus, Tapajós, Branco, Juruá, Xingu e Japurá.

Bacia do Tocantins-Araguaia ou Região hidrográfica Tocantins-Araguaia

Maior bacia hidrográfica totalmente brasileira, a bacia do Tocantins-Araguaia está localizada nas regiões norte e central do país. Possui cerca de 2.500 km e seu nome é proveniente da união dos nomes dos rios mais importantes da bacia: rio Araguaia e rio Tocantins.

Bacia do Rio Parnaíba ou Região hidrográfica do Parnaíba

Localizada na região nordeste do país, a bacia do rio Parnaíba possui cerca de 340 mil km² de extensão. O principal rio é o Parnaíba e seus principais afluentes são: Parnaibinha, Gurguéia, Balsas, Medonho, Uruçuí-Preto, Poti, Canindé e Longa.

Bacia do Rio São Francisco ou Região hidrográfica do São Francisco

Localizada na região sudeste, em Minas Gerais, e em maior parte na região nordeste do país, a bacia do rio São Francisco possui aproximadamente 640 mil km² de extensão.

Seu principal rio é o rio São Francisco e seus principais afluentes são os rios: Pardo, Paraopeba, Jequitaí, Pará, Abaeté, Grande, Verde e das Velhas.

Bacia do Paraná ou Região hidrográfica do Paraná

Localizada na região sudeste e sul do Brasil, a bacia do Paraná possui cerca de 800 mil km² de extensão. O principal rio é o Paraná e recebe águas de muitos afluentes, em especial os rios: Grande, Tietê, Paranapanema.

Bacia do Rio Paraguai ou Região hidrográfica do Paraguai

Localizada na região centro oeste do país, a bacia do Paraguai possui cerca de 1.100.000 km² de extensão. O principal rio é o Paraguai, um dos afluentes do rio Paraná.

Bacia do Rio Paraíba do Sul ou Região hidrográfica do Rio Paraíba do Sul

Localizada na região sudeste, a Bacia do rio Paraíba do Sul possui cerca de 60 mil km² de extensão.

Seu principal rio é o Paraíba do Sul, que está nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Seus principais afluentes são os rios: Paraibuna, Jaguari, Buquira, Pomba, Piabanha e Muriaé.

Bacia do Rio Uruguai ou Região hidrográfica do Uruguai

Localizada na região sul do Brasil, a bacia do rio Uruguai possui cerca de 385 mil km² de extensão, nos quais 180.000 km² estão no território brasileiro.

Seu principal rio é o Uruguai, e seus principais afluentes são os rios: Peixe, Chapecó, Peperi-Guaçu, Passo Fundo, Ijuí, Negro e da Várzea.

Bacia Platina ou Região hidrográfica Platina

A Bacia do rio da Prata (Bacia Platina), formada pelas Bacias do Uruguai, Paraná e Paraguai, é considerada uma das maiores bacias hidrográficas do mundo, possuindo cerca de 3 milhões km² de extensão, e nos quais 1,4 milhão km² está localizada em território brasileiro.

Entre na faculdade com a ajuda do Beduka!

Esperamos que esse texto sobre o que é hidrografia tenha te ajudado.

Mas não para por aí.

A gente sabe que o Enem é a maior porta de entrada no ensino superior brasileiro, pois ele é utilizado nos programas governamentais do Sisu, do Prouni e do Fies.

Mas ele não é único. E além do governo você tem outro parceiro para te ajudar a conquistar uma vaga no curso dos seus sonhos: Nós, o Beduka!

Para isso, além dos conteúdos que trazemos diariamente aqui no blog e nas nossas redes sociais, temos uma ferramenta que te permite comprar bolsas de estudo.

É o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas de até 65% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

Além disso, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia dependendo do seu caso. É uma oportunidade única!.

As datas do Enem estão sendo divulgadas. Se você seguir o Beduka no Instagram te deixamos a par do cronograma do Enem. Então nos siga nas redes sociais. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Categorias: Geografia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (2)

  • Saúdações é so pra agradecer o vosso trabalho e dar mais força que o façam mais vezes.
    Conto com a vossa ajuda preciso de Conteúdo, sou um novo professor de Hidrografia, no Instituto Superior de Ciencias da educação - ISCED/Uíge- Angola

    • António, não precisa agradecer, ficamos felizes que conte conosco nessa missão bonita que é o magistério! Boa sorte!