X

Descubra qual é a importância do efeito estufa para o nosso planeta aqui e agora

Qual a importância do efeito estufa para o nosso planeta?

O efeito estufa é um fenômeno natural que ocorre na atmosfera da Terra e é essencial para manter nosso planeta aquecido e habitável. 

No entanto, com o aumento das emissões de gases de efeito estufa causadas pela atividade humana, ele tem se intensificado. Isso traz consequências graves para o clima e os ecossistemas da Terra.

Neste artigo, vamos te mostrar qual a importância do efeito estufa para o nosso planeta, mas também te alertar para o que pode acontecer se ele ficar desequilibrado.

Prepare-se para o Enem com a ajuda do Beduka. Baixe o Plano de Estudos 2023 e conheça a magia da aprovação!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

O que é o efeito estufa?

O efeito estufa é um fenômeno natural e muito importante para a existência de vida na Terra. Ele é responsável por manter a temperatura da nossa atmosfera equilibrada, evitando grandes amplitudes que causariam a extinção de muitas espécies.

Ele ocorre quando o Sol emite calor para a Terra e parte desse calor é absorvida pela superfície. O ideal era que a outra parte fosse devolvida ao espaço, porém, alguns gases retêm um pouco da radiação devolvida.

Essa absorção faz com que a atmosfera fique aquecida e atue como um cobertor que segura parte do calor, impedindo que ele se dissipe. Com isso, ela garante um equilíbrio térmico no planeta.

Os gases responsáveis pela absorção são conhecidos como gases do efeito estufa (GEE). São eles:

  • Dióxido de Carbono (CO2);
  • Metano (CH4);
  • Óxido Nitroso (N2O);
  • Outros gases em menor concentração.

Esse fenômeno é fundamental para muitas coisas na Terra. Veja abaixo qual a importância do efeito estufa para o nosso planeta.

Qual a importância do efeito estufa para o nosso planeta?

O efeito estufa é muito importante no sistema climático da Terra. Ele é responsável por manter a temperatura média dela em um nível adequado para a vida. 

Sem o efeito estufa, a temperatura média do planeta seria aproximadamente 33°C mais baixa, tornando o planeta muito frio para a maioria das formas de vida. O que levaria à extinção delas.

Além disso, ele é importante para a formação e manutenção da camada de ozônio na atmosfera, que protege a Terra dos raios ultravioleta nocivos do Sol. Sem o efeito estufa, a temperatura da estratosfera (a camada da atmosfera onde se encontra o ozônio) seria muito baixa para a formação dessa camada de proteção.

Conheça as camadas da atmosfera terrestre!

Além de manter as condições climáticas adequadas para a vida na Terra, o efeito estufa também é importante por outras razões, como:

  • Regulação do ciclo da água: mantém a temperatura adequada para a ocorrência do ciclo da água na Terra.
  • Fertilização do solo: O dióxido de carbono (CO2), que é um dos principais gases de efeito estufa, é também um nutriente essencial para as plantas. Um aumento moderado na concentração de CO2 na atmosfera pode melhorar produtividade e a qualidade dos cultivos.
  • Proteção contra meteoros: O efeito estufa também protege a Terra contra a entrada de meteoros e outros objetos espaciais, que queimam na atmosfera antes de atingir a superfície do planeta devido à fricção com as moléculas de ar aquecidas pelo efeito estufa.

Já sabe qual a importância do efeito estufa para o nosso planeta? Teste seus conhecimentos com a lista de exercícios que separamos sobre ele.

Efeito estufa e aquecimento global

Como vimos, o efeito estufa possui uma importância muito grande no nosso planeta. Sem ele, a vida não seria possível na Terra.

No entanto, a atividade humana tem aumentado a concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. Isso ocorre principalmente por meio da queima de combustíveis fósseis para produção de energia, transporte, indústria e outras atividades econômicas.

Isso tem intensificado o efeito estufa, fazendo com que mais radiação infravermelha seja retida na atmosfera, aumentando a temperatura média da Terra. Esse fenômeno é conhecido como aquecimento global.

O aumento da temperatura média da Terra tem efeitos graves sobre o clima, os ecossistemas e a vida na Terra. Entre eles estão:

  • o derretimento de geleiras e calotas polares,
  • o aumento do nível do mar, a intensificação de eventos climáticos extremos (como ondas de calor, secas e tempestades) e
  • a perda de biodiversidade.

Conheça outros perigos do aumento do efeito estufa com nosso resumo sobre as 11 principais consequências do aquecimento global.

Por isso, é importante que sejam tomadas medidas visando minimizar esses impactos.

Como combater o aquecimento global?

Agora que já vimos qual a importância do efeito estufa para o nosso planeta, precisamos entender o que podemos fazer para evitar que ele se torne um problema.

Existem várias medidas que podem ser tomadas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e limitar o aquecimento global. Algumas delas são:

  • Transição para fontes de energia renovável;
  • Eficiência energética;
  • Investimento em transportes públicos;
  • Transporte sustentável;
  • Conservação e restauração de ecossistemas;
  • Redução do desperdício de energia;
  • Políticas públicas e incentivos do governo.

Curtindo saber qual a importância do efeito estufa para o nosso planeta? Conheça as fontes de energia que o intensificam com nosso resumo sobre energias não-renováveis.

Conheça a magia de ser aprovado no Enem!

Existem muitas formas de chegar bem no Enem. No entanto, o plano de estudos do Beduka é o seu melhor amigo!

Alohomora! Lembra quando a Hermione usou esse feitiço para abrir a porta do corredor no primeiro filme da série? Ele é o amigo número um dos bruxos que esqueceram as chaves e precisam abrir a porta.

Aposto que você queria ter uma magia simples que te fizesse ir bem no Enem.

Mas deixa eu te contar uma coisa: a magia é real sim.

Tudo o que você precisa para destrancar as portas da aprovação no Enem 2023 é:

O Plano de Estudos do Beduka

Acabamos de lançar este item mágico que foi tão pedido e que continua gratuito.

Neste livro de feiti…, digo, Plano de Estudos, você terá:

  • O que estudar em cada dia até a prova
  • Matérias mais importantes
  • Temas de redação para treinar
  • Filmes e livros que podem ser úteis
  • Dicas de estudo e organização
  • Fórmulas para memorizar
  • Área personalizável e barra de progresso

Está na hora de sair do calabouço da dúvida e da falta de tempo.

Agora que você está com essa chave na mão, é só colocar na porta e girar. Um caminho mágico se abrirá na sua frente e, se você seguí-lo, chegará ao seu destino!

Obrigado por ter lido nosso texto sobre qual a importância do efeito estufa para o nosso planeta. Bons estudos!

Categorias: Geografia
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.