X

Qual foi o estopim da Segunda Guerra Mundial? Saiba como começou o conflito mais sangrento da história

Qual foi o estopim da Segunda Guerra Mundial?

A Segunda Guerra Mundial foi travada entre 1939 e 1945 e é vista como o maior conflito da história. Ela resultou em cerca de 80 milhões de mortos direta ou indiretamente e em uma grave crise política e social.

Um evento complexo como esse teve diversos fatores que contribuíram para seu início. Porém, um deles foi o que desencadeou as declarações de guerra entre os países. Ou seja, foi o seu estopim.

Continue lendo para descobrir qual foi o estopim da Segunda Guerra Mundial e suas causas. Em seguida, teste seus conhecimentos com os exercícios no final do texto.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Contexto do Início da Segunda Guerra Mundial

O começo do século XX foi bastante intenso. Entre 1902 e 1923 diversas nações estavam envolvidas em conflitos, sendo o maior deles a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), que reuniu as maiores potências da época.

Entre elas estava a Alemanha, que saiu derrotada e foi responsabilizada pela guerra. As nações vencedoras impuseram sanções aos alemães e uma indenização altíssima a ser paga. Foi o chamado Tratado de Versalhes.

Saiba tudo sobre isso com nosso texto sobre o que foi o Tratado de Versalhes.

As consequências foram gravíssimas para os alemães, que caíram em uma profunda crise política e econômica. O imperador Guilherme II abdicou do trono e fugiu, partidos socialistas tentaram dar golpes nas maiores cidades, como Munique e Berlim, desorganizando ainda mais o país.

A situação se agravou quando houve a crise de 1929, que impactou fortemente na recessão alemã. Começou a haver escassez de alimentos e a inflação chegou a quatro dígitos. A população desejava uma solução rápida para os problemas internos e externos do país. Foi assim que abriu espaço para a ascensão do Partido Nazista.

Ascensão do Nazismo

O Partido Nazista foi fundado pela Sociedade Thule, um grupo da elite nacionalista alemã. Mas ele só começou a ganhar verdadeira relevância com a entrada de Adolf Hitler, em 1923.

Eles defendiam a superioridade do povo alemão sobre os demais, principalmente os eslavos, negros e judeus. Assim, eles entendiam que o mundo deveria ser submetido à força da Alemanha e se tornar seu espaço vital.

Outro ponto importante do Nazismo era o argumento de que o Tratado de Versalhes foi uma vingança, que impedia o desenvolvimento alemão (e, na verdade, eles estavam certos nesse ponto). Por isso deveria ser abandonado.

No começo ninguém deu atenção para eles. Hitler então tentou dar um golpe de Estado, que deu errado, mas teve um efeito importante: Seu julgamento o tornou famoso

Hitler passou vários anos na prisão e chegou a pensar em tirar a própria vida, acreditando que a sua gloriosa Alemanha nunca existiria. Mas a notícia do seu julgamento lhe deu uma última esperança. 

Com toda a sua habilidade de oratória, o austríaco transformou o próprio tribunal em um palanque. Lá, ele discursou contra a República de Weimar (o regime vigente na época) e caiu nas graças do povo alemão e até do juiz, que lhe deu a pena mínima.

A partir daí o Nazismo só fez crescer, encontrando apelo entre a população com discursos que apresentavam soluções para os problemas do país.

Em 1933, Hitler se tornou chanceler e em 1936 o presidente do país, unindo as duas funções. Isso lhe conferiu poder para buscar o que tanto queria: a dominação alemã sobre as outras nações e a construção de um espaço vital.

Isso seria feito através de invasões aos outros países, que funcionariam como fornecedores dos recursos necessários para a vida dos alemães. A invasão de um desses países responde qual foi o estopim da Segunda Guerra Mundial. Vamos ver qual foi.

Qual foi o estopim da Segunda Guerra Mundial?

Depois de tudo isso, qual foi o estopim da Segunda Guerra Mundial? Foi a invasão da Polônia em 1º de setembro de 1939. Depois disso, os ingleses e franceses declararam guerra à Alemanha, como parte de um acordo com o governo polonês.

Antes de invadir a Polônia, Hitler já havia anexado a Áustria e a Tchecoslováquia em 1938. Os ingleses deram um ultimato, dizendo que mais uma invasão levaria os dois povos à guerra.

Até a Primeira Guerra Mundial, a Polônia era um território dividido entre alemães e russos. Ou seja, não era uma nação independente. 

Com o fim do conflito, uma pequena faixa foi separada e passou a ser autônoma. Como ficava entre as duas potências, ficou conhecida como corredor polonês.

Curiosidade: aquela brincadeira em que vários estudantes formam duas filas e ficam dando tapas em outro estudante que passa no meio das fileiras se chama Corredor Polonês em referência a esse momento da história. 

E realmente, ser um cidadão polonês naquela época era bem parecido com receber vários tapas na cabeça vindos de todos os lados. Dito isso, podemos voltar a explicar qual foi o estopim da Segunda Guerra Mundial.

Tanto os russos quanto os alemães queriam retomar esse território. Em 23 de agosto de 1939 eles assinaram um pacto de não-agressão com uma cláusula secreta, que dividia diversos países do centro e do leste europeu. Entre eles estava a Polônia.

Assim, os alemães mobilizaram 1,5 milhão de soldados e invadiram o país, que contava com um exército muito inferior em tropas e armamentos. A resistência foi frágil e em 17 de setembro diversas cidades já estavam sob controle Nazista

Para piorar, nesse mesmo dia os soviéticos invadiram o leste. No dia 28 de setembro (com menos de um mês de confronto) os poloneses se renderam.

Em 3 de setembro a Inglaterra e a França declaram guerra à Alemanha, mas sem fazer muita coisa. Essa primeira fase da guerra é conhecida como “Guerra de Confetes”, pois a força aérea britânica ficava lançando panfletos para os soldados, pedindo que não lutassem.

Leia nosso texto sobre o que foi Segunda Guerra Mundial e conheça suas consequências.

Outras causas da Segunda Guerra Mundial

Agora que já vimos qual foi o estopim da Segunda Guerra Mundial, vamos conhecer algumas causas que são apontadas pelos historiadores.

Imperialismo

Para alguns historiadores, em especial os marxistas, a Segunda Guerra Mundial aconteceu devido um choque entre imperialismos. Com isso, ela seria um subproduto do Capitalismo, que tentava se expandir e conquistar territórios para se manter.

A participação da União Soviética seria uma guerra de defesa, com causa justa, pois ela foi invadida pelos alemães em 1941 e só aí entrou no conflito. Essa teoria não leva em consideração a cláusula secreta no pacto entre soviéticos e alemães, de 1939.

Revanchismo alemão

Essa é a causa mais conhecida. Para os historiadores que a defendem, os alemães teriam ficado ressentidos pela maneira como foram tratados na assinatura do Tratado de Versalhes em 1919.

Tal sentimento foi alimentado pelos nazistas que o usaram para conquistar a população e levá-la à guerra.

A seguir, teste o que aprendeu sobre qual foi o estopim da Segunda Guerra Mundial e as demais causas do conflito.

Exercícios sobre a Segunda Guerra Mundial

Questão 1 – (IDHTEC – adaptado) No que tange à Segunda Guerra Mundial, marque a opção INCORRETA:

a) Depois de anexar a Áustria, o governo alemão alegou que tinha direitos também sobre a região dos Sudetos, localizada na Tchecoslováquia.

b) O Pacto Germano-Soviético foi um acordo de não agressão mútua, assinado entre URSS e Alemanha em 1939.

c) A cidade que os nazistas promoveram um cerco para deixar a população morrer de fome foi a cidade de Stalingrado, nas margens do rio Volga.

d) A Blitzkrieg foi a tática de guerra responsável pela rapidez e eficiência de combate das Forças Armadas da Alemanha nos primeiros anos da Segunda Guerra Mundial.

e) Em dezembro de 1941, os japoneses desferiram um grande ataque à base naval estadunidense de Pearl Harbor, no Havaí.

Questão 2 – (Enem) Em discurso proferido em 17 de março de 1939, o primeiro-ministro inglês à época, Neville Chamberlain, sustentou sua posição política:

“Não necessito defender minhas visitas à Alemanha no outono passado, que alternativa existia? Nada do que pudéssemos ter feito, nada do que a França pudesse ter feito, ou mesmo a Rússia, teria salvado a Tchecoslováquia da destruição.

Mas eu também tinha outro propósito ao ir até Munique. Era o de prosseguir com a política por vezes chamada de ‘apaziguamento europeu’, e Hitler repetiu o que já havia dito, ou seja, que os Sudetos, região de população alemã na Tchecoslováquia, eram a sua última ambição territorial na Europa, e que não queria incluir na Alemanha outros povos que não os alemães.”

Disponível em: www.johndclare.net. Com adaptações.

Sabendo-se que o compromisso assumido por Hitler em 1938, mencionado no texto acima, foi rompido pelo líder alemão em 1939, infere-se que

a) Hitler ambicionava o controle de mais territórios na Europa além da região dos Sudetos.

b) a aliança entre a Inglaterra, a França e a Rússia poderia ter salvado a Tchecoslováquia.

c) o rompimento desse compromisso inspirou a política de ‘apaziguamento europeu’.

d) a política de Chamberlain de apaziguar o líder alemão era contrária à posição assumida pelas potências aliadas.

e) a forma que Chamberlain escolheu para lidar com o problema dos Sudetos deu origem a destruição da Tchecoslováquia.

Esperamos que tenha acertado todas as questões sobre qual foi o estopim da Segunda Guerra Mundial e suas causas. Agora confira o Gabarito.

Gabarito dos exercícios sobre qual foi o estopim da Segunda Guerra Mundial

Exercício resolvido da questão 1:

c) A cidade que os nazistas promoveram um cerco para deixar a população morrer de fome foi a cidade de Stalingrado, nas margens do rio Volga.

A cidade em questão na verdade foi Leningrado.

Exercício resolvido da questão 2:

a) Hitler ambicionava o controle de mais territórios na Europa além da região dos Sudetos.

Na verdade, Hitler pretendia dominar todos os territórios possíveis para construir o espaço vital alemão. Não é exagero dizer que o homem queria dominar o mundo.

Você pode continuar testando seus conhecimentos em história com o Simulado Enem do Beduka

As questões são de edições passadas do Enem e ele utiliza o método TRI para a correção, o mesmo do Enem. Ou seja, a nota que você tirar no simulado seria a que você tiraria na prova, caso ela fosse hoje. Ele é personalizável e gratuito.

Acesse agora:

Simulado Enem do Beduka.

Além disso, não há um modo de se preparar para as provas do que traçar um plano para chegar até elas. Nós podemos te ajudar nisso.

Adquira nosso Plano de Estudos para o Enem

Ele também é atualizado mensalmente! Então, tem um cronograma especial para você que quer começar a estudar esse mês. 

Obrigado por ler até o fim nosso artigo sobre qual foi o estopim da Segunda Guerra Mundial. Bons estudos!

Categorias: História
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.