Física

O que é Binômio de Newton? Aprenda aqui!

O que é o Binômio de NewtonO que é o Binômio de Newton
Sala do Saber - melhor cursinho online

Isaac Newton foi um grande astrofísico e matemático. Além das famosas Leis de Newton, ele também desenvolveu um método para solucionar binômios de uma maneira simples. Nesse texto, você irá aprender de forma fácil e rápida o que é Binômio de Newton e como ele se relaciona com o Triângulo de Pascal!

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar a leitura sobre Binômio de Newton, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil

O que é o Binômio de Newton?

Um binômio nada mais é do que um polinômio com dois termos. O grande problema é que quando um binômio é elevado a um expoente natural fica difícil encontrar um valor para essa potência.

O Binômio de Newton é um método para solucionar esse problema a partir das regularidades apresentadas no cálculo desse polinômio. Em alguns casos, a resolução dessas equações é simples, sendo solucionada pela multiplicação direta dos termos.

A utilização dessa relação direta irá depender do valor do expoente, pois caso esse seja muito elevado a conta ficará extremamente trabalhosa. Quando isso ocorrer, a fórmula do Binômio de Newton será utilizada.

Qual a fórmula do Binômio de Newton?

O Binômio será calculado a partir dos padrões encontrados para cálculos mais básicos. Com potência até ordem 3 é possível chegar no resultado a partir dos produtos notáveis. 

Perceba o padrão:

Lembrando: todo número elevado a 0 é igual a 1; todo número elevado a 1 é igual a ele mesmo.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Para cada termo do desenvolvimento do produto notável elevado a qualquer número (a+b)n se associa a um termo binominal da expressão.

Por causa disso, podemos dizer que o desenvolvimento de um produto notável pode ser representado assim:

Qual a relação com o Triângulo de Pascal?

O Triângulo de Pascal é uma forma de calcular o Binômio de Newton de uma maneira mais prática e rápida. Os coeficientes binomiais podem ser organizados em ordem crescente adotando um formato de triângulo retângulo.

Note que a ordem adotada faz com que os binômios de mesmo numerador fiquem em uma mesma linha (horizontal). 

Já os binômios de mesmo numerador ficam em uma mesma coluna (vertical).

Gostou do nosso artigo? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.