Química

O que é Geometria Molecular? Veja os principais tipos

O que é Geometria Molecular Veja os principais tiposO que é Geometria Molecular Veja os principais tipos
Sala do Saber - melhor cursinho online

Geometria Molecular é o campo da Química que estuda a disposição espacial dos átomos em uma molécula. Entender a forma geométrica adotada por cada molécula, nos ajuda a compreender uma série de características das substâncias. Com esse texto, você irá compreender os conceitos e os exemplos que separamos para você!

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar a leitura sobre Binômio de Newton, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil

O que é Geometria Molecular?

Geometria espacial é a forma como as moléculas se apresentam no espaço a partir da disposição dos átomos que a compõem. 

Desse modo, para compreender essa organização é necessário entender as ligações feitas por esses átomos e como se comporta a nuvem eletrônica de cada átomo. Mas o que é uma nuvem eletrônica, afinal?

As nuvens eletrônicas são as regiões dos átomos onde nos encontramos os elétrons. 

É a partir delas que conseguimos compreender a força de repulsão exercida sobre os átomos da molécula, conferindo determinada forma geométrica.

Qual a importância da Teoria da Repulsão dos Pares Eletrônicos?

A Teoria da repulsão dos pares eletrônicos se refere a repulsão provocada pela nuvem de elétrons existente no átomo central da molécula. Essa repulsão é capaz de afastar os átomos ao redor da molécula central, mas não desfazer as ligações. 

Os ângulos formados a partir dessa repulsão são responsáveis por conferir diferentes formatos às moléculas. 

Vamos à um exemplo?

A molécula de água possui a fórmula H2O. Se pensarmos na disposição dessa molécula, temos um átomo de oxigênio ligado a dois átomos de hidrogênio. Cada uma delas sendo ligações simples.

Isso nos permite imaginar que a molécula teria um formato linear, contudo não é assim que acontece. 

Devido a presença de um par de elétrons livres na camada de valência da molécula central (oxigênio) ocorre a repulsão dos dois átomos de hidrogênio. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Desse modo, a molécula de H2O NÃO possui um formato linear, ela possui formato angular.

  • Está com alguma dúvida nos conceitos relacionados a eletronegatividade e camada de valência? Entenda tudo no nosso texto sobre afinidade eletrônica!

Quais os principais tipos de Geometria Molecular?

Geometria Linear: 

Presente em moléculas formadas por apenas 2 átomos. Também ocorrem em situações em que os ângulos de ligação formam 180º, devido a inexistência de um par de elétrons no átomo central que seria responsável pela repulsão dos demais átomos. 

Temos como exemplos a molécula de HCl (ácido clorídrico) e a molécula de CO2 (gás carbônico).

Geometria Angular: 

Presente em moléculas formadas por três átomos e que possuam pares de elétrons não-ligantes no átomo central. Além da água, como vimos acima, temos como exemplo o SO2 (dióxido de enxofre).

Geometria Trigonal Plana: 

Ocorre na presença de três nuvens eletrônicas no átomo central. A repulsão provocada por essa nuvem de elétrons irá formar ângulos de 120° entre os átomos ligados ao átomo central. Temos como exemplo a molécula SO3 (ácido sulfúrico ou trióxido de enxofre).

Geometria Tetraédrica: 

Ocorre na presença de quatro nuvens eletrônicas no átomo central e todas fazem ligações químicas. O átomo central assume o centro de um tetraedro regular. Temos como exemplo a molécula SiH4 (Tetra-hidreto de silício).

Geometria Piramidal: 

Ocorre na presença de quatro nuvens eletrônicas ao redor do átomo central, três fazendo ligações químicas e uma não-ligante. Temos como exemplo a molécula NH3 (amônia).

Que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil?

Gostou do nosso artigo sobre Geometria Molecular? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.