Química

Você sabe o que é um átomo neutro?

O que é um átomo neutroO que é um átomo neutro?

Átomo neutro é aquele em que o número de prótons e de elétrons são iguais. Os prótons são cargas positivas e os elétrons negativas. Quando um átomo possui a mesma quantidade dos dois, ele fica neutro.

Aprendemos nas aulas de química que há 2.500 mil anos Demócrito detalhou que o átomo era a menor partícula da matéria, hoje sabemos que dentro dele existe ainda o núcleo, os elétrons, prótons e nêutrons. Hoje você vai entender melhor o que é um átomo neutro e suas principais características, vamos lá?!

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Tema presente em vários vestibulares e provas de admissão em geral, o átomo é um tópico importante que precisa ser entendido e estudado na disciplina de química. Neste artigo, você descobrirá informações fundamentais sobre o átomo neutro que te ajudarão a entender porque estudá-lo é tão importante.

Para começar, descubra mais abaixo as principais características do átomo, que muitos acreditavam ser a menor partícula existente, mas que já sabemos que não é bem assim.

Primeiro, o que é o átomo?

O átomo é uma partícula fundamental da matéria, isto é, de qualquer coisa que ocupe algum lugar no espaço e que tenha massa. A nomenclatura é atribuída a Demócrito (viveu supostamente entre 546-460 a. C.), filósofo grego que propôs uma parte indivisível para todos os materiais.

Aproveite e faça os Exercícios sobre Átomos!

Por causa da proposta de Demócrito é que surgiu o nome ‘átomo’, do grego ‘a’ (não) + ‘tomos’ (divisões), isto é, sem divisões.

A partir daí, depois de séculos de estudo e reflexão, muitos estudiosos começaram a estudar quais seriam as propriedades, ou seja, as características do átomo, essa partícula supostamente indivisível.

Veja aqui exemplos das leis de Newton no cotidiano e a origem da teoria de Taylor.

Resumimos as principais descobertas abaixo.

Quais as propriedades do átomo?

O químico inglês John Dalton (1766 – 1844) foi o primeiro cientista a defender a ideia de Demócrito, detalhando que toda matéria seria formada por partículas indivisíveis, mas que os números de átomos na natureza não era infinito. Dalton explicou que os materiais são constituídos por átomos que, posicionados de forma diferente, originam as diferenças entre eles.

O físico britânico Joseph Thomson (Reino Unido, 1856-1940) foi o responsável pela descoberta do elétron. Ele foi o primeiro a argumentar que os átomos poderiam ser divididos em partículas de cargas diferentes que eram distribuídas de maneira simultânea, o que vai contra a proposta de indivisibilidade proposta inicialmente.

Com este estudo que surgiu assim, o conceito de partícula subatômica, isto é, as partículas menores que o átomo.

A partir de trabalhos como esse de Joseph Thomson foi possível dar nome às principais partículas subatômicas, conhecidas hoje como prótons, elétrons e nêutrons.

Além da descoberta das partículas, também se propôs a existência de um núcleo para os átomos, justamente com a finalidade de indicar onde os prótons e os elétrons estão localizados dentro do átomo. Foi assim que surgiu a ideia inicial da existência daquilo que conhecemos hoje como um átomo neutro.

Aqui é importante fazer uma pausa para fundamentar o que foi aprendido até então. A partir desse estudo cronológico que estamos fazendo, você deve ter percebido como a ciência é constituída por trabalhos propostos por pessoas que inovaram em suas áreas, mas cujas propostas nem sempre se confirmam com o passar do tempo.

A própria nomenclatura do átomo indica uma suposta indivisibilidade que, com o desenvolvimento de novos estudos, não se confirmou. Daí a existência das partículas subatômicas fundamentais, os prótons, elétrons e nêutrons, que comentamos mais acima, e também de outras partículas (quarks, pósitrons, mésons e neutrinos) que surgiram com os estudos de importantes cientistas.

Saber desses desenvolvimentos da teoria do átomo é fundamental, já que para entender o que é um átomo neutro, você precisa conhecer o funcionamento das partículas subatômicas.

Como as partículas subatômicas principais funcionam?

Os prótons e elétrons são eletricamente carregados, aos contrário dos átomos nêutrons que, como indica a nomenclatura, são neutros e não têm carga elétrica.

Com relação à sua massa, prótons e nêutrons são semelhantes. Os elétrons, por sua vez, tem a massa aproximadamente 2.000 vezes menor que a de um próton, o que torna a sua carga desprezível se comparada à massa geral do átomo em questão.

Como falamos anteriormente, os diferentes elementos químicos são distintos por causa das diferentes configurações atômicas e é aí que você pode compreender o que é um átomo neutro: a partir da sua estruturação. Ou seja, da maneira como as partículas subatômicas estão arranjadas.

O que é um átomo neutro?

Um átomo neutro é aquele em que o número de prótons é igual ao número de elétrons, o que o torna eletricamente neutro.

Nestes casos, os átomos neutros não têm carga nenhuma, ou seja, apresenta carga neutra. Juntamente com os prótons, ele faz parte do núcleo atômico, responsáveis por quase toda a massa (99,9%) do átomo.

O átomo neutro é também responsável por proporcionar estabilidade ao núcleo atômico, já que a força nuclear faz com que seja atraído por elétrons e prótons.

É importante destacar ainda que um átomo neutro (eletricamente) pode ter o número de cargas positivas (prótons) igual ao de cargas negativas (nêutrons).

Estude para o vestibular com o Beduka

Beduka é um buscador de universidades e cursos superiores reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC). Aqui em nosso site o estudante pode conferir diversas informações para encontrar a melhor faculdade para a graduação que deseja fazer. Experimente agora!

Além de entender o que é um átomo neutro, temos aqui diversas explicações que vão te ajudar a se preparar para importantes vestibulares, como são os casos da FUVEST e da Unicamp, além de montar o seu plano de estudos para conseguir boa nota no ENEM.

Já revelamos o que é cinemática, falamos sobre química inorgânica e como transformar fração em porcentagem.

Depois de explicar o que é um átomo neutro e suas principais características, você pode aproveitar o seu tempo para testar os seus conhecimentos com assuntos que são exigidos nos principais vestibulares do país:

Você acabou de conferir o que é um átomo neutro e a evolução desta descoberta ao longo dos anos. Veja aqui quais são as melhores faculdades de direito em BH e as melhores universidades de Santa Catarina, entender o que faz um assistente social ou ficar por dentro de quando abrem as inscrições para o FIES 2019 e também sobre as datas do ProUni 2019.1.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador