Química

Você sabe o que é um átomo neutro? Entenda tudo com este resumo completo!

O que é átomo neutro?O que é átomo neutro?
Sala do Saber - melhor cursinho online

O átomo neutro é aquele em que o número de prótons e de elétrons são iguais. Os prótons são cargas positivas e os elétrons negativas. Quando um átomo possui a mesma quantidade dos dois, ele fica neutro. Entenda tudo sobre o assunto com este resumo completo!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

A prática constante é o caminho para o sucesso. Treine questões de Química e outras matérias com o Simulado Enem do Beduka e aumente seus resultados na prova. Ele é 100% gratuito!

Aprendemos nas aulas de química que há 2.500 mil anos Demócrito detalhou que o átomo era a menor partícula da matéria, hoje sabemos que dentro dele existe ainda o núcleo, os elétrons, prótons e nêutrons. Hoje você vai entender melhor o que é um átomo neutro e suas principais características, vamos lá?!

Tema presente em vários vestibulares e provas de admissão em geral, o átomo é um tópico importante que precisa ser entendido e estudado na disciplina de química. Neste artigo, você descobrirá informações fundamentais sobre o átomo neutro que te ajudarão a entender porque estudá-lo é tão importante.

Para começar, descubra mais abaixo as principais características do átomo, que muitos acreditavam ser a menor partícula existente, mas que já sabemos que não é bem assim.

O que é o átomo?

O átomo é uma partícula fundamental da matéria, isto é, de qualquer coisa que ocupe algum lugar no espaço e que tenha massa. A nomenclatura é atribuída a Demócrito (viveu supostamente entre 546-460 a. C.), filósofo grego que propôs uma parte indivisível para todos os materiais.

Por causa da proposta de Demócrito é que surgiu o nome ‘átomo’, do grego ‘a’ (não) + ‘tomos’ (divisões), isto é, sem divisões.

A partir daí, depois de séculos de estudo e reflexão, muitos estudiosos começaram a estudar quais seriam as propriedades, ou seja, as características do átomo, essa partícula supostamente indivisível.

Resumimos as principais descobertas abaixo.

Quais as propriedades do átomo?

O químico inglês John Dalton (1766 – 1844) foi o primeiro cientista a defender a ideia de Demócrito, detalhando que toda matéria seria formada por partículas indivisíveis, mas que os números de átomos na natureza não era infinito. Dalton explicou que os materiais são constituídos por átomos que, posicionados de forma diferente, originam as diferenças entre eles.

O físico britânico Joseph Thomson (Reino Unido, 1856-1940) foi o responsável pela descoberta do elétron. Ele foi o primeiro a argumentar que os átomos poderiam ser divididos em partículas de cargas diferentes que eram distribuídas de maneira simultânea, o que vai contra a proposta de indivisibilidade proposta inicialmente.

Com este estudo que surgiu assim, o conceito de partícula subatômica, isto é, as partículas menores que o átomo.

A partir de trabalhos como esse de Joseph Thomson foi possível dar nome às principais partículas subatômicas, conhecidas hoje como prótons, elétrons e nêutrons.

Além da descoberta das partículas, também se propôs a existência de um núcleo para os átomos, justamente com a finalidade de indicar onde os prótons e os elétrons estão localizados dentro do átomo. Foi assim que surgiu a ideia inicial da existência daquilo que conhecemos hoje como um átomo neutro.

Aqui é importante fazer uma pausa para fundamentar o que foi aprendido até então. A partir desse estudo cronológico que estamos fazendo, você deve ter percebido como a ciência é constituída por trabalhos propostos por pessoas que inovaram em suas áreas, mas cujas propostas nem sempre se confirmam com o passar do tempo.

A própria nomenclatura do átomo indica uma suposta indivisibilidade que, com o desenvolvimento de novos estudos, não se confirmou. Daí a existência das partículas subatômicas fundamentais, os prótons, elétrons e nêutrons, que comentamos mais acima, e também de outras partículas (quarks, pósitrons, mésons e neutrinos) que surgiram com os estudos de importantes cientistas.

Saber desses desenvolvimentos da teoria do átomo é fundamental, já que para entender o que é um átomo neutro, você precisa conhecer o funcionamento das partículas subatômicas.

Como as partículas subatômicas principais funcionam?

Os prótons e elétrons são eletricamente carregados, aos contrário dos átomos nêutrons que, como indica a nomenclatura, são neutros e não têm carga elétrica.

Com relação à sua massa, prótons e nêutrons são semelhantes. Os elétrons, por sua vez, tem a massa aproximadamente 2.000 vezes menor que a de um próton, o que torna a sua carga desprezível se comparada à massa geral do átomo em questão.

Como falamos anteriormente, os diferentes elementos químicos são distintos por causa das diferentes configurações atômicas e é aí que você pode compreender o que é um átomo neutro: a partir da sua estruturação. Ou seja, da maneira como as partículas subatômicas estão arranjadas.

O que é um átomo neutro?

Um átomo neutro é aquele em que o número de prótons é igual ao número de elétrons, o que o torna eletricamente neutro.

Nestes casos, os átomos neutros não têm carga nenhuma, ou seja, apresenta carga neutra. Juntamente com os prótons, ele faz parte do núcleo atômico, responsáveis por quase toda a massa (99,9%) do átomo.

O átomo neutro é também responsável por proporcionar estabilidade ao núcleo atômico, já que a força nuclear faz com que seja atraído por elétrons e prótons.

É importante destacar ainda que um átomo neutro (eletricamente) pode ter o número de cargas positivas (prótons) igual ao de cargas negativas (elétrons).

Esperamos que este artigo sobre o que é átomo neutro tenha contribuído com seus estudos em Química.

Seu objetivo é entrar na faculdade? Saiba que o Beduka pode te ajudar a realizar esse sonho!

Nós conectamos você à faculdade!

Beduka é o seu parceiro número um quando o assunto é entrar na faculdade. Para isso, disponibilizamos uma série de ferramentas que te deixam mais perto de realizar esse sonho.

Entre elas estão o Raio-X do Beduka, onde você pode descobrir as profissões que mais combinam com o seu perfil e o Simulado Enem do Beduka, que é totalmente gratuito e personalizável. 

Mas sem dúvidas, a oportunidade que mais te aproxima do seu objetivo é o Beduka Bolsas!

Beduka Bolsas é uma plataforma completa onde você pode adquirir uma bolsa de estudos a qualquer momento, sem precisar de Enem ou vestibulares.

Encontre a bolsa de estudos perfeita e garanta até 65% de desconto na mensalidade. Escolha entre as mais de 90 opções de cursos, em 8 universidades parceiras de excelentíssimo nível!

Siga o Beduka no Pinterest e Instagram e receba conteúdos diários e gratuitos sobre o mundo do Enem e Vestibulares.

Obrigada por ler até o final nosso artigo sobre o que é átomo neutro!

Sala do saber - notão no Enem
Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

4 Comentários