X

Como funciona o Prouni? Saiba se você tem direito e como se inscrever

Como funciona o Prouni

O Programa Universidade Para Todos foi criado pelo governo com o intuito de ofertar bolsas integrais e parciais para jovens que querem estudar em uma instituição privada em qualquer lugar do Brasil. Simplificando, ele arca com 50% ou 100% do valor das suas mensalidades e não é preciso devolver nada no final do curso.

Os estudantes podem participar em duas modalidades e precisam cumprir alguns requisitos, como ter participado do Enem no ano anterior à inscrição e comprovar renda. Também é obrigatório ter tirado mais 450 pontos no Exame e não ter zerado a redação.

É uma excelente oportunidade para quem não pode arcar com valores tão altos de mensalidade. Continue lendo para entender como funciona o Prouni, quem pode participar e as modalidades de seleção em 2024.

Neste artigo você encontra todos os tópicos abaixo, clique em um deles para ir diretamente ao conteúdo:

Teste seus conhecimentos com o Simulado Enem do Beduka e aumente seus resultados na prova. Ele é 100% gratuito e utiliza o método TRI de correção!

Como funciona o Prouni?

O Programa Universidade Para Todos foi criado em 2004 pelo governo federal, com o objetivo de possibilitar o acesso de mais pessoas ao ensino superior.

O programa oferece bolsas parciais e integrais em instituições privadas.

Ele funciona por meio de uma plataforma online, que utiliza a nota do Enem para se cadastrar. Mas essas inscrições só são feitas semestralmente, dentro de um determinado prazo.

De modo bem simples e informal, a coisa funciona assim:

  • O aluno faz o Enem;
  • Quando o prazo de inscrição do Prouni abre, ele cadastra a nota que tirou no exame;
  • Depois seleciona o tipo de bolsa e o curso;
  • O sistema faz uma lista com as maiores notas e seleciona conforme o número de vagas;
  • Os aprovados têm que comprovar, com documentos, se a sua realidade social está dentro das normas do programa;
  • É só fazer a matrícula e a bolsa estará garantida!

Até aqui tudo bem? 

Parece bem simples, mas o buraco é mais fundo. Nós só descrevemos o funcionamento geral da coisa. Mas a verdade é existem algumas normas e outras mini etapas dentro dessas! 

Vamos entender agora os detalhes sobre cada etapa de como funciona o Prouni, quais são s datas do Prouni 2024, as pessoas que podem se candidatar e como fazê-lo!

Quem pode participar do Prouni?

Para se candidatar a uma bolsa de estudos, o estudante deve ter feito a última edição do Enem, obtendo nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação.

Além disso, é necessário atender a alguns pré-requisitos socioeconômicos. Sendo assim, precisa estar em pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter feito o ensino médio completo em escola pública ou privada na condição de bolsista integral pela própria escola;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública ativo, concorrendo apenas a bolsas para os cursos de licenciatura. Nesse caso, não há requisitos de renda.

Os tipos de Bolsas oferecidas no Prouni 2024

O Programa Universidade para Todos oferece dois tipos de bolsas, cada uma com uma finalidade e requisito diferentes. Veja abaixo os tipos de bolsas:

Como funciona a Bolsa integral do Prouni?

A bolsa integral oferece 100% de benefício para o estudante, ou seja, não há custos para o contemplado.

Essa bolsa é direcionada para candidatos que, além de cumprir os requisitos que listamos acima, possuem, no máximo, um salário mínimo e meio por pessoa em sua renda familiar.

Como funciona a Bolsa parcial do Prouni?

A bolsa parcial oferece 50% de benefício para o estudante, ou seja, o estudante tem que arcar com a outra metade do valor da mensalidade.

Essa modalidade é direcionada para candidatos que possuem, no máximo, três salários mínimos por pessoa em sua renda familiar. 

É importante lembrar que, mesmo tendo obtido bolsa parcial, o estudante tem direito a concorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o pagamento da outra parte de sua mensalidade.

Posso perder a bolsa do Prouni?

As bolsas conquistadas pelo Prouni valem para toda a duração do curso

Porém, você não pode deixar a peteca cair! O recebimento da bolsa só continuará se o estudante for aprovado em pelo menos 75% das matérias.

Ou seja: você pode até ter conquistado a bolsa no início, mas é preciso ter bons resultados o curso todo para continuar com ela!

Como funciona a inscrição do Programa Universidade para Todos?

A inscrição do Prouni é feita exclusivamente pelo site oficial do programa. Para realizar o cadastro na plataforma, é necessário ter o número de inscrição e a senha da última edição do Enem.

Além disso, deve-se preencher os dados exigidos e fazer a escolha de duas opções de curso. Após realizar esses passos, é só ficar de olho na nota de corte e aguardar o resultado. 

Vale lembrar que a inscrição do programa é totalmente gratuita e sem nenhum custo de participação!

Datas do Prouni 2024

Agora o que nos importa é a 1a edição do Prouni 2024, a próxima a ocorrer! O Inep ainda não divulgou nenhuma data relacionada a ela, mas volte aqui no início do primeiro semestre que te informaremos assim que essas datas forem disponibilizadas.

Calendário completo:

  • Período de inscrição: 29 de janeiro a 1 de fevereiro
  • Resultado referente a primeira chamada: 6 de fevereiro
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: 06 a 20 de fevereiro
  • Resultado referente a segunda chamada: 27 de fevereiro
  • Envio de documentos referentes a segunda chamada: 27 de fevereiro a 07 de março
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 14 a 15 de março
  • Divulgação da lista de espera: 18 de março
  • Envio de documentos da lista de espera: 19 a 27 de março

Pronto, já sabemos como e quando fazer a inscrição no Prouni 2024. Mas não para por aí, se quiser saber mesmo como funciona o Prouni é necessário entender a nota de corte.

Como funciona a nota de corte do Prouni?

É estabelecido pelo Ministério da Educação que apenas os participantes do Enem que tiraram mais de 450 pontos e não zeraram a redação podem participar do Prouni.

Mas isso não significa que, ao atingir essa nota mínima, o candidato já está automaticamente classificado.

Com essa nota ele só se inscreve no programa, mas ainda terá que concorrer com outros candidatos que escolheram a mesma opção de curso. Isso porque o número de vagas costuma ser menor que o de interessados.

A nota de corte do Prouni é aquela que foi tirada pelo aluno que conquistou a última vaga. Por isso, ela é usada para se ter noção da sua chance de aprovação.

O cálculo é feito levando em consideração o número de vagas e o número de inscritos. Dessa forma, o sistema calcula a nota mínima que um candidato precisa para ser selecionado nesta fase, sendo o cálculo feito uma vez por dia.

Como funciona o critério de desempate do Prouni?

No caso da nota dos candidatos serem exatamente iguais, o desempate será determinado na seguinte ordem:

     1. Candidato com maior nota na Redação; 

     2. Candidato com maior nota na prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias; 

     3. Candidato com maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;         

     4. Candidato com maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;       

     5. Candidato com maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Está entendendo como bem como funciona o Prouni? Veja também como funciona o Sisu.

O Prouni tem cotas?

Sim! Há vagas específicas para as ações afirmativas. Saiba que é importante selecionar qual o tipo de cota que está concorrendo (pretos, pardos, indígenas) bem no ato da inscrição.

Quem optar por concorrer nessa modalidade, vai disputar somente com outros candidatos que também escolheram essa mesma modalidade.

Isso não significa que vai ser mais fácil! O programa é muito concorrido, então, dependendo do curso, as notas de corte são muito semelhantes às da livre concorrência (sem cota).

Já sei tudo sobre como funciona o Prouni? Muita calma nessa hora, ainda tem algumas informações que podem ser muito úteis para você. Vamos lá para uma das mais importantes: o resultado!

Como funciona o resultado do Prouni? Quantas chamadas o programa tem?

Após o período de inscrições, inicia-se o processo de resultados. Os alunos que tiveram as notas mais altas são chamados para ocupar as vagas.

Quem for chamado na primeira opção de curso não pode concorrer mais na segunda opção. Essa possibilidade só será válida para quem não foi selecionado para a primeira.

A segunda chamada do Prouni acontece com as vagas remanescentes da primeira chamada. Após a finalização do prazo de matrícula da primeira chamada do Prouni é aberta a seleção, com um número reduzido. 

O resultado do Prouni é divulgado no site oficial do programa. Além disso, você pode conferir os resultados pelo telefone 0800-61-61-61 ou diretamente com a instituição em que se inscreveu. 

Caso você não seja selecionado nessas duas chamadas, ainda há uma chance. Vamos te mostrar logo a seguir, para você entender direitinho como funciona o Prouni.

Como funciona a Lista de Espera do Prouni?

Como vimos, existem duas chamadas no Prouni. Mesmo depois delas, pode acontecer de algumas vagas não serem preenchidas. Isso porque algumas pessoas perdem o prazo ou não se matriculam a tempo.

Dessa forma, o Prouni abre a lista de espera. Ela é utilizada pelas instituições de ensino participantes do programa com o objetivo de preencher todas as vagas, até o final!

É importante saber que os candidatos que tiverem interesse em participar da lista precisam se inscrever nela ao final da segunda chamada. E isso deve ser feito dentro do prazo!

É possível participar do Prouni mais de uma vez?

O candidato pode tentar participar do Prouni quantas vezes quiser, desde que siga aquelas exigências que falamos lá em cima.

Só não pode quem já possui um diploma de nível superior, independentemente de ter sido obtido com a ajuda do programa ou não. A regra é clara: o Prouni é só para quem nunca concluiu uma graduação.

Você sabia que há uma forma de conseguir uma bolsa de estudos sem precisar do Enem? Confira logo abaixo!

Nós conectamos você à faculdade!

Já pensou em cursar a faculdade dos seus sonhos pagando menos da metade da mensalidade e ganhando matrícula gratuita? 

Saiba que isso é possível com o Beduka Bolsas!

Uma plataforma que disponibiliza bolsas de estudos para mais de 90 opções de cursos em excelentes universidades do país.

Essa é a sua chance de entrar na faculdade dos seus sonhos, e de quebra, garantir o seu sucesso profissional!

Acesse agora mesmo o Beduka Bolsas, uma plataforma de bolsas de estudos que te dá até 65% de desconto nas mensalidades!

Siga-nos também no Pinterest e no Instagram para conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares diariamente.

Obrigado por ter lido até aqui nosso texto sobre como funciona o Prouni. Bons estudos!

Categorias: Prouni 2024
Redação Beduka: Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

Ver comentários (12)

  • Boa tarfe .. Uma duvida ...fiz o enem em 2018 como treineiro e fiz em 2019 quando conclui os estudos ...agora quero me inscrever no prouni ..posso usar a nota de treineiro de 2018 ou so a nota de 2019 ano que conclui o terceiro colegial??

  • Olá equipe do Beduka, gostaria de informar-Los, que, nunca fiz o exame do enem, então, pode ser difícil para conseguir uma bolsa 100% para uma faculdade. Passei um período grande com doenças na familia, e, com perdas dos mesmos. Estive no quadro de depressões, e, outros tratamentos de saude.(....), Mas, tenho ensino médio completo, e tecnico em secretariado. E agora, quero voltar p os estudos, finalizando com grau superior. Devido às minhas dificuldades, recorro à uma bolsa, como disse acima. Mas, preciso também, me preparar.

    • Oi, Dani! Dá uma olhadinha em nosso site (beduka.com), lá você pode buscar pelo seu curso na sua cidade, escolher a faculdade e consultar a nota de corte, ok?

  • Fiz o primeiro ano do ensino médio em colégio particular como bolsista (mas não era 100%), o outros dois anos fiz em escola pública. Posso utilizar o Prouni?

    • Boa tarde Eduarda.
      Presumindo que você não é uma professora da rede pública e também não possui nenhuma deficiência, sentimos dizer que você não pode utilizar o Prouni.
      A sua bolsa não era integral, portanto o programa provavelmente não à aceitaria.
      Lamentamos, mas esperamos ter esclarecido a dúvida. Pode perguntar novamente caso não tenha entendido algo. Obrigado pela preferência.

  • O professor da rede pública pode concorrer a cirso de bacharelado? Ele pode ter uma bolsa 100% pra essa modalidade? É preciso ter feito o ensino médio em em escola pública?

    • Francisco, professores da rede pública podem sim concorrer, contanto que tenham feito o Enem e não passem de 3 salários mínimos, estejam em exercício do magistério e enquadrados como profissionais permanentes da instituição em que trabalham. A porcentagem da bolsa dependerá de sua renda. Quanto a precisar estudar em escola pública, não necessariamente. Se o professor estiver em exercício do magistério, no setor de educação básica, no quadro permanente de funcionários da escola e concorrendo ao curso de licenciatura, ele não precisará ter estudado em escola pública.

  • Vi um post seu a respeito de como funciona a lista de espera do ProUni, lá você informa que caso não sejam preenchidas todas as vagas cotistas na 1 e 2 chamada, existe uma lista alternativa que será feita para cotistas. Não achei nada disso nos documentos oficiais, e todos que converso desconhecem isso. Realmente existe?

    • Existe sim, Paulo. É a mesma coisa de uma lista de espera de ampla concorrência, mas apenas para cotistas. Como se fosse uma 3ª chamada para quem tem cotas.