O Brasil possui notáveis faculdades de Economia que formaram líderes e pessoas muito influente no país. Veja os Estados onde são ofertados as melhores faculdades de Economia e conheça os 10 Maiores Economistas do Brasil.
Vai fazer essa graduação e está à procura de lugar que ofereça as melhores condições de estudo?
Se a resposta para essa pergunta é sim, continue lendo o artigo e descubra quais são as melhores faculdades de economia do Brasil.
Como saber quais as melhores faculdades de Economia do Brasil?
Para elaborar a lista das melhores faculdades de conomia do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2019).
Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.
Para esta análise, o RUF levou em consideração os seguintes aspectos:
- Pesquisa científica (42 pontos)
- Qualidade do ensino (32 pontos)
- Internacionalização (4 pontos)
- Mercado de trabalho (18 pontos)
- Inovação (4 pontos)
Melhores faculdades de Economia do Brasil
- Universidade de São Paulo (USP)
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
- Escola de Economia de São Paulo (FGV)
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
- Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV-Rio)
- Universidade Federal do Paraná (UFPR)
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Veja mais detalhes de cada uma delas abaixo:
1ª – Universidade de São Paulo (USP)
Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de São Paulo. É a maior universidade pública brasileira e a universidade mais importante do país. Em 2015. a THE classificou a instituição como a 10ª melhor universidade dos BRICS e de outros países em desenvolvimento.
A USP oferece um curso de Economia atualizado, que visa o aprofundamento teórico e a aplicação de conceitos e métodos para analisar fenômenos que compõem o objeto da prática cotidiana do Economista.
O curso está baseado em quatro pilares: Microeconomia, Macroeconomia, História Econômica e Econometria.
O ingresso ocorre através do vestibular da Fuvest e do Sisu. O curso é oferecido em São Paulo, Ribeirão Preto e Piracicaba.
2ª – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Fundada em 1966, é uma instituição de ensino pública sediada em Campinas. É considerada uma das melhores universidades do país e da América Latina. A Unicamp é responsável por cerca de 15% da produção científica brasileira. Ela também produz mais patentes do que qualquer outra organização de pesquisa brasileira, atrás somente da estatal Petrobras.
O curso de Ciências Econômicas da Unicamp propõe uma formação ampla, oferecendo tanto os instrumentais teóricos para a compreensão da realidade econômica, como os instrumentais práticos de atuação do profissional na área de Economia.
O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.
3ª – Escola de Economia de São Paulo (FGV)
Fundada em 1954, é um centro de excelência na geração e transmissão do saber econômico. O principal objetivo da instituição é desenvolver um ambiente de aprendizagem e de debate público orientado pelo interesse nacional.
O curso de Economia da FGV oferece ao aluno formação sólida e plural, com forte ênfase quantitativa. Com um ambiente de aprendizagem moderno, inovador e dinâmico, o curso busca a excelência e o reconhecimento do mérito acadêmico.
O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.
4ª – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Fundada em 1927, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Belo Horizonte. Além disso, possui campus nas cidades de Tiradentes e Montes Claros. Em 2013, o QS World University Rankings classificou a UFMG como a segunda melhor universidade federal brasileira.
O curso de graduação em Ciências Econômicas oferece disciplinas que abrangem teoria econômica – como microeconomia, macroeconomia, economia política -, história econômica e história do pensamento econômico, além de uma sólida base em métodos quantitativos.
O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.
5ª – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Fundada em 1920, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade do Rio de Janeiro. É considerada um centro de excelência em ensino e pesquisa no país e na América Latina. Além disso, possui campus nas cidades de Angra dos Reis, Duque de Caxias, Itaperuna e Macaé.
O curso de Economia da UFRJ prepara profissionais para atuarem em empresas privadas, em organismos estatais e em órgãos de classe, desenvolvendo atividades no âmbito da produção direta, da gestão da economia e da política econômica.
O ingresso ocorre através do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.
6ª – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
Fundada em 1946, é uma instituição de ensino superior privada sediada na cidade de São Paulo e com um campus em Sorocaba. Em 2018, foi considerada pelo QS World University Rankings como a 21ª melhor universidade da América Latina.
O curso de Ciências Econômicas da PUC-SP oferece um ensino plural, desenvolvendo no estudante espírito crítico e capacidade para compreender o funcionamento da economia em toda a sua complexidade.
O ingresso ocorre através do vestibular da própria instituição, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.
7ª – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Fundada em 1934, é uma instituição de ensino superior pública sediada na cidade de Porto Alegre. Em 2012, o QS World University Rankings classificou a UFRGS como a quarta melhor universidade do Brasil.
O curso de Economia da UFRGS forma profissionais capazes de desenvolver análise econômica conjuntural e estrutural, de âmbito regional, nacional e internacional.
O economista pode atuar na economia da empresa e no planejamento estratégico, bem como em assessoria autônoma ou vinculada a empresas privadas ou públicas.
O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e 30% das vagas são destinadas para o Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.
8ª – Escola Brasileira de Economia e Finanças (FGV-Rio)
Fundada em 1961, é uma instituição de ensino superior privada localizada no Rio de Janeiro. A faculdade, vinculada ao Instituto Getúlio Vargas, oferece graduação e pós-graduação na área de Economia.
O curso de Ciências Econômicas da FGV-Rio tem entre seus objetivos incentivar o aluno a exercitar a independência de pensamento, criatividade e capacidade crítica, o que exige uma formação acadêmica ampla, compreendendo o ensino de métodos quantitativos, teoria econômica e as ciências humanas.
O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade. Veja mais detalhes dessa instituição aqui.
9ª – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Fundada em 1912, é a mais antiga instituição de ensino com concepção de universidade no Brasil. Além disso, possui campus nas cidades de Pontal do Paraná, Matinhos, Palotina, Jandaia do Sul e Toledo.
O curso de Ciências Econômicas da UFPR tem como objetivo fornecer uma sólida formação teórica, histórica e instrumental no campo da Economia, além de propiciar, através do instrumental teórico adequado, a obtenção dos conhecimentos necessários para a interpretação crítica e objetiva da realidade social e econômica.
O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade e do Sisu. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.
10ª – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
Fundada em 1940, é uma instituição de ensino superior privada. É reconhecida como uma das melhores e mais prestigiadas universidades da América Latina.
O Times Higher Education, um dos institutos que avaliam as universidades a nível global, classificou a PUC-Rio entre as 10 melhores universidades da América Latina, tendo alcançado a 7ª posição no ranking geral.
O curso de Economia da PUC-Rio oferece sólida e diversificada formação, combinando história, matemática, estatística, econometria e teoria econômica e busca desenvolver a capacidade para lidar com problemas que requeiram decisões envolvendo risco, escolhas intertemporais e situações em que o comportamento estratégico seja fundamental.
O ingresso ocorre através do vestibular da própria faculdade, porém é possível conseguir uma bolsa de estudos por meio do Prouni. Veja a nota de corte e mais detalhes dessa instituição aqui.
Quais são os 10 maiores Economistas do Brasil?
- Mário Henrique Simonsen (FGV)
- Celso Furtado (UFRJ)
- Eugênio Gudin (UFRJ)
- Ricardo Paes de Barros (IMPA)
- Marcelo Medeiros (PUC Rio)
- Pedro Malan (PUC Rio)
- Winston Fritsch (UFRJ)
- Joaquim Levy (UFRJ)
- Armando Castelar (FGV)
- João Manoel Pinho de Mello (PUC Rio)
Gostou de saber quais as melhores faculdades de Economia do Brasil? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!
Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.
Experimente agora!