“Ah! Fazer faculdade particular é fácil”, aposto que você já ouviu isso. Porém, não é bem assim que funciona. O valor das mensalidades é bem elevado e conseguir uma bolsa pode não ser uma missão tão simples.
Por isso, o Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado. Ele disponibiliza bolsas parciais (50%) e integrais (100%) em faculdades particulares de todo país. A seleção é feita por meio da nota do Enem, então é obrigatório ter feito o Exame.
Mas é difícil passar no Prouni? A resposta é… depende! Da faculdade, do curso escolhido, da localidade e de inúmeros fatores. Você está no blog do Beduka, e esse artigo foi escrito justamente para te ajudar a entender melhor como o programa seleciona os candidatos e conquistar sua bolsa de uma forma mais fácil. Basta ler até o final.
É difícil passar no Prouni?
O Programa Universidade para Todos faz uma peneira dos candidatos aptos a concorrer a uma bolsa, ou seja, que se encaixam nas exigências determinadas no edital. Mas nem entra nessa seleção quem não fez o Enem.
A verdade é que antes de pensar em se inscrever é preciso levar em consideração todas as regras (falaremos sobre elas nos próximos tópicos). Porque se não atender a uma delas o estudante será desclassificado.
Agora, o que torna fácil ou difícil é o quão bem você foi no Exame Nacional do Ensino Médio e a faculdade e curso escolhido. O Prouni tem nota de corte, ou seja, quanto maior a disputa mais alta deve ser a pontuação de quem está concorrendo a uma bolsa.
O que é nota de corte e como pode dificultar a aprovação?
A maior dificuldade para se conseguir uma bolsa no Prouni é a nota de corte; a pontuação mínima para o estudante entrar na disputa por uma vaga.
Em outras palavras, se houver 30 bolsas disponíveis, os candidatos com as 30 melhores notas serão selecionados, e a menor dessas 30 será a nota de corte. Essa informação fica sendo atualizada no site do programa a medida que as inscrições vão sendo realizadas.
Assim, o estudante pode verificar se a nota dele é suficiente para o curso e faculdade escolhida. Isso permite que ele mude a opção de acordo com o seu desempenho.
Vale lembrar que só é permitido mudar de opção durante o período de inscrição. Após o encerramento, não será mais possível escolher outro curso ou faculdade.
Quer entender a nota de corte do Sistema de Seleção Unificada também? Acesse:
Por que alguns cursos e faculdades tem notas de corte tão altas?
Porque são muito concorridos, ou seja, tem muita gente tentando uma bolsa. Um bom exemplo é a PUC, considerada por muitos a melhor faculdade particular do país e melhor até mesmo que algumas universidades federais.
Então, é natural que a procura seja muito grande e que quem vai concorrer a uma vaga se prepare bem mais. Resultado: notas mais elevadas no Enem.
Logo, é preciso uma pontuação equivalente para tentar também. O mesmo vale para cursos como direito e medicina, muito procurados. Por isso, é difícil passar no Prouni.
Simplificando, quanto maior a concorrência melhor deve ser sua preparação. E queremos te ajudar em relação a isso. Por isso, criamos um super Cronograma de Estudos para o Enem.
- Quais conteúdos estudar de cada matéria;
- Links que te direcionam para uma aula ou artigo do conteúdo do dia;
- Filmes que servem de repertório para redação;
- Temas semanais de redação para treinar de acordo com cada filme;
- Linha do tempo histórica;
- E muito mais!
Com essa preparação, você pode conseguir uma pontuação a altura dos melhores cursos e faculdades. Não perca essa chance!
Agora que você já sabe se é difícil passar no Prouni é importante que saiba que a outra nota mínima que nada tem a ver com nota de corte. Entenda melhor a seguir.
Qual a nota mínima no Enem para passar no Prouni?
Você já viu aqui no artigo que para participar do Programa Universidade para Todos é obrigatório ter feito o Enem, mas não é só isso não. Além de ter feito uma das duas edições mais recentes do Exame, o candidato não pode ter tirado menos de 450 pontos!
E isso nada tem a ver com a nota de corte. É uma das regras do programa, ou seja, todos que tiraram menos de 450 são automaticamente desclassificados da seleção e nem chegam a concorrer a uma vaga.
Candidatos que zeraram a redação também não estão aptos a conseguir uma bolsa. Está compreendendo porque é difícil entrar no Prouni? São muitas regras e muitas metas antes do objetivo principal. Vamos conhecer melhor sobre elas.
Quais as regras do Prouni?
Você já viu algumas delas no decorrer deste artigo, mas mesmo as que já foram citadas serão mencionadas novamente. Tudo para que não reste dúvidas!
Em primeiro lugar, saiba que para participar do Prouni é preciso:
- Ter feito uma das duas últimas edições do Enem;
- Não ter zerado a redação;
- Não ter tirado menos de 450 pontos.
As exigências acima são as mais básicas, já que o programa faz seleção dos candidatos através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Mas atender a elas não quer dizer que você já está na disputa, é preciso se encaixar nos critérios de rendimento familiar abaixo:
- Bolsas integrais (100%): destinadas aqueles que possuem renda familiar de até um salário mínimo por pessoa;
- Bolsas parciais (50%): destinadas a quem tem renda familiar de até um salário mínimo por pessoa.
Observação: há uns anos atrás somente estudantes da rede pública ou estudantes de escola particular na condição de bolsistas eram aptos a concorrer a uma bolsa. Atualmente, quem estudou em escolas particulares sem bolsa também pode garantir o benefício através do Prouni.
Aproveite e tire suas dúvidas sobre todos os programas do Governo que dão acesso ao ensino superior:
Quando começam as inscrições do Prouni?
O Programa Universidade para Todos possui duas edições anuais, sempre no início de cada semestre. Ou seja, por volta do final de fevereiro e final de junho.
O edital do Prouni 2024 já foi publicado e as inscrições vão de 23 a 26 de julho. Confira o calendário completo:
- Período de inscrição: 23 a 26 de julho
- Resultado referente a primeira chamada: 31 de julho
- Resultado referente a segunda chamada: 20 de agosto
- Manifestação de interesse na lista de espera: 09 e 10 de setembro
- Divulgação da lista de espera: 13 de setembro
Garanta sua bolsa de estudos sem precisar do Prouni
Se tem uma coisa que você com certeza já entendeu, é que é difícil entrar no Prouni, mas isso não acaba com as suas chances de fazer faculdade. Se saber das dificuldades do programa te deixou receoso, deixa a gente te ajudar nisso.
Não! Você não precisa ter feito o Enem, não tem critério de renda mínima ou máxima, não precisa ter fiador e nem fazer nenhum tipo de prova.
Estudar nunca foi tão fácil!
Obrigada por ter lido nosso artigo sobre “É difícil passar no Prouni” até aqui. Sucesso e bons estudos.