Prouni 2024

O que faz perder a bolsa do Prouni? 6 principais infrações

O que faz perder a bolsa do ProuniO que faz perder a bolsa do Prouni
Instagram Beduka

O Programa Universidade para Todos foi criado em 2004 e desde então já ajudou muitos estudantes a ingressarem no ensino superior. Ele funciona disponibilizando bolsas parciais (50%) e integrais (100%) a quem não tem condições de arcar com o valor das mensalidades.

O critério de renda é um dos principais estabelecidos pelo projeto, mas há outros obrigatórios também, como ter feito o Enem. O que importa para nós aqui é que o programa tem muitas regras e algumas são quebradas por bobeira, fazendo com que estudantes percam a chance de estudar.

Não acaba por aí, leia o artigo até o fim e descubra todas as regras e o que faz perder a bolsa do Prouni. Pois, alguns a perdem antes mesmo de conseguir o tão sonhado desconto.

O que faz perder a bolsa do Prouni?

Há dois casos relacionados a essa pergunta. O primeiro é se você ainda vai participar da seleção e o segundo é se você já tem uma bolsa.

Muitos estudantes perdem a oportunidade de conseguir uma bolsa por causa das exigências do processo de seleção.  Então, se for seu caso, conheça os pré-requisitos e se prepare com antecedência:

  • Faça o Enem: o processo de seleção é feito por meio da sua pontuação no exame e quanto melhor for sua nota, mais chances de conseguir uma boa bolsa você terá;
  • Não zere a redação: não basta ter feito o exame, os candidatos que zeraram a redação são automaticamente desclassificados;
  • Tire no mínimo 450 pontos: aqueles que não alcançarem essa pontuação mínima também ficarão fora do processo de seleção.

Então, sim, é preciso uma boa preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio para conseguir estudar com desconto. Ainda mais se for um curso mais concorrido ou uma faculdade mais disputada, como a PUC

Por isso, trouxemos uma super novidade para você: o Cronograma de Estudos para o Enem do Beduka! Assim você saberá todos os assuntos que precisa estudar e ainda será direcionado a um artigo ou vídeo com explicação sobre eles.

E não para por aí! Garanta o seu e descubra todas as novidades que trouxemos para você.

Com sua pontuação em mãos, ainda é preciso se encaixar nos critérios de renda familiar. O programa estabelece que para conseguir o benefício você deve:

  •  Ter renda familiar de até um salário mínimo por pessoa (nesse caso, as bolsas são de 100%);
  • Ter renda de até três salários mínimos por pessoa (nesse caso, as bolsas são de 50%)

Também é preciso atender a pelo menos uma das regras baixo:

  • Ter estudado todo o ensino médio em escola pública;
  • Ter estudado todo o ensino médio em escola particular como bolsista integral;
  • Ter estudado parte do ensino médio em escola pública e parte escola particular como bolsista integral;
  • Ser professor da educação básica na rede pública de ensino (nesse caso, não há comprovação de renda e só vale para curso de licenciatura).

Atenção: atualmente, alunos que estudaram em escolas particulares sem condição de bolsista foram incluídos nas regras de seleção. Então, agora estudantes tanto de escolas particulares quanto de públicas podem garantir uma bolsa através do Prouni.

Ufa! Muita coisa não? Por isso, fazemos questão de explicar tudo detalhadamente para você. Os artigos abaixo também vão te ajudar a entender sobre o Programa Universidade para todos e o que faz perder a bolsa do Prouni.

Mas o que faz perder a bolsa do Prouni já tendo uma?

A vida na faculdade também possui obstáculos e são eles que geralmente fazem um estudante perder a bolsa que conseguiu no Programa Universidade para Todos. Então, é preciso ficar bastante atento para não acabar perdendo também.

Essas são as situações que podem fazer seu benefício ser cancelado: 

1 – Ultrapassar os 25% de faltas permitidas nas aulas do período;

Bolsista ou não, todo universitário tem um número de faltas permitido. Isso é uma regra geral estabelecida pelo MEC e que deve ser seguida pelas instituições de ensino superior. 

Mas, no caso dos beneficiários do Prouni, não é só a aprovação que está em jogo. Se a quantidade de faltas no período ultrapassar os 25%, os bolsistas serão considerados desistentes e perderão a bolsa.

Então, se você estiver enfrentando dificuldades que vão além de suas forças, o melhor é solicitar o trancamento do curso. No artigo abaixo, a gente te conta como fica a bolsa nesses casos.

2 – Não atingir 75% de aprovação nas disciplinas do semestre

Sem dúvida, essa é uma das principais respostas quando se pensa em “o que faz perder a bolsa do Prouni”. Isso porque a maioria dos estudantes acabam ficando em uma ou outra matéria.

Por isso, é preciso ficar atento para ser aprovado em pelo menos 75% das matérias do semestre. Isso não muda o fato de que o estudante pode reprovar em alguma disciplina desde que não ultrapasse os 25% permitidos.

Cronograma de estudos

Bolsistas integrais precisarão cursar novamente essas disciplinas sem custos adicionais, conforme estipulado pelo programa, que proíbe cobranças extras nas faculdades nessas situações.

3 – Se matricular em outra instituição de ensino superior; seja ela pública ou privada;

Essa é uma das causas mais recorrentes do que faz perder a bolsa do Prouni. O Programa Universidade para Todos foi criado com o intuito de democratizar o acesso ao ensino superior. Ou seja, de ajudar estudantes que não conseguiriam entrar em uma universidade sem incentivo.

Está entre as regras do programa não permitir o acúmulo de benefícios, não conceder bolsa a quem já tem diploma de ensino superior e nem a quem já cursa uma graduação (seja em universidade pública ou privada).

Além disso, não é possível fazer dois cursos de graduação ao mesmo tempo, mesmo que o segundo seja pago ou seja em instituição federal ou estadual.

Portanto, ao se matricular em outra instituição, o Prouni interpretará que você não necessita mais de auxílio para estudar e, consequentemente, suspenderá sua bolsa.

4 – Perder o prazo para conclusão de curso;

Sim, o programa tem um limite de tempo para que você termine seu curso! Caso ultrapasse esse limite, automaticamente perderá o benefício.

Este prazo corresponde a duas vezes a duração do curso. Em outras palavras, você tem o dobro do tempo para ser aprovado em todas as disciplinas e receber seu diploma.

Logo, se a duração é de 5 anos, você terá dez para finalizar todo esse processo.

5 – Ter mudança relacionada à renda familiar

É muito bom ver a família melhorar de vida e as coisas avançarem, mas quando nos perguntamos o que faz perder a bolsa do Prouni, inevitavelmente aumentar a renda familiar vem como uma das respostas.

Mas calma! Você só deixará de ser bolsista se a mudança financeira ultrapassar os valores estabelecidos. 

Ou seja, se passar de um salário mínimo e meio por pessoa (no caso de quem tem bolsa de 50%) e se ficar acima de três salários mínimos por pessoa (no caso das bolsas de 100%).

Logo, os pré-requisitos para ganhar o benefício servem para mantê-lo também.

6 – Perder prazo de matrícula e rematrícula

No edital de cada semestre, consta também o período de matrícula e todos os documentos exigidos. Passado o prazo, o candidato perde a bolsa e ela é disponibilizada para a lista de espera. 

O mesmo vale para as rematrículas. O estudante deve ficar de olho para os prazos finais e iniciais para não acabar perdendo o benefício. 

Quando começam as inscrições do Prouni 2024?

As inscrições vão de 29 de janeiro a 01 de fevereiro. Confira o calendário completo:

  • Período de inscrição: 29 de janeiro a 01 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a primeira chamada: 06 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a primeira chamada: 06 a 20 de fevereiro de 2024;
  • Resultado referente a segunda chamada: 27 de fevereiro de 2024;
  • Envio de documentos referentes a segunda chamada: 27 de fevereiro a 7 de março de 2024;
  • Manifestação de interesse na lista de espera: 18 e 19 de março de 2024;
  • Divulgação da lista de espera: 22 de março de 2024;
  • Entrega de documentos da lista de espera: 23 de março a 04 de abril de 2024.

Consiga uma bolsa de estudos e mude seu 2024

Não dependa de provas, critérios de seleção, nada disso para mudar a sua história. É claro que são oportunidades válidas, mas que dependem de uma série de fatores.

Às vezes tudo que precisamos é de uma única certeza no meio de tantas incertezas. O Beduka Bolsas trouxe isso para você:

Deixe essa decisão transformar sua vida. Estudar nunca foi tão fácil!

Obrigada por ter lido nosso artigo sobre “O que faz perder a bolsa do Prouni” até aqui. Sucesso e bons estudos.

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.