Cursos

Bolsa para curso de Direito: veja como conseguir a sua!

bolsa para curso de direitobolsa para curso de direito
Sala do Saber - melhor cursinho online

O curso de Direito é um dos mais concorridos nos vestibulares do Brasil. Por isso, muitos que optaram pela área procuram a iniciativa privada, mas acabam esbarrando também no alto valor das mensalidades. Mas isso não é o fim do mundo, neste texto vamos te mostrar como conseguir uma bolsa para curso de Direito com oportunidades de estudar até mesmo de graça!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

No perfil do Beduka no Instagram você encontra notícias sobre faculdades e conteúdos que te ajudam a passar no Enem! Não perca tempo, acesse.

Como é o curso de Direito?

O curso de Direito forma bacharéis que têm como profissão zelar e aplicar as leis e normas jurídicas que estão em vigor em uma determinada região.

Como você fez opção por este curso, saiba que as áreas de atuação são várias. O operador do Direito pode trabalhar com o direito civil, penal, trabalhista e outros mais.

No curso, o estudante recebe conhecimento teórico e prático sobre Legislação Brasileira e Internacional. Além disso, é preciso conhecer também sobre política e outras ciências sociais.

Os modos de atuação são:

  • advocacia;
  • magistratura e outras carreiras jurídicas
  • carreira acadêmica.

Para seguir a carreira jurídica em órgãos, como o Ministério Público ou delegacias, é preciso prestar concurso público. Em geral eles são bastante concorridos, pois o número de vagas é pequeno enquanto o número de candidatos é muito alto.

Além disso, em alguns casos é preciso ter alguns anos de experiência em advocacia. Por exemplo, para se tornar um juiz o candidato necessita ter dois anos pelo menos com a carteira da OAB.

Devido ao prestígio das carreiras jurídicas, existe uma concorrência alta para ingressar nas faculdades de Direito, principalmente nas públicas. Isso leva uma porção grande de pessoas a procurar vagas na rede privada.

Contudo, os valores das mensalidades geralmente são altos. O que pode afastar pessoas que não podem pagar por elas ao longo dos 10 semestres que compõem o curso.

Se essa é a sua condição, relaxa. A porta não está fechada. Você pode conquistar sua vaga com a ajuda de descontos na mensalidade, ou bolsa oferecida para o curso de Direito.

Vamos te mostrar como conseguir uma.

Como entrar em faculdades com bolsa para curso de Direito?

Pelo valor das parcelas, o curso de Direito pode ficar de fora de alguns programas de bolsa nas faculdades. Por isso, é preciso ter muita atenção sobre os cursos contemplados pelos benefícios.

A principal forma de conquistar uma bolsa de estudos para o curso de Direito é o Prouni. Ele é um programa governamental que distribui o benefício para estudantes com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

As bolsas podem ser parciais (50%) e integrais (100%).

Para se inscrever no Prouni, o candidato precisa ter feito o Enem. A nota mínima para participar é de 450 e não pode ter tirado zero na redação. A nota de corte média é de 750.

Por isso é preciso estar preparado para o exame e fazer uma redação muito boa. Veja as dicas do Beduka para escrever uma redação nota 1000!

Como entrar em faculdades com bolsa para curso de Direito sem o Prouni?

O Prouni tem uma seleção a cada semestre. Porém, ainda assim, a concorrência é alta. Mas ele não é a única forma de conseguir uma bolsa para curso de Direito.

Outra forma de conseguir o benefício é pelos processos internos das próprias faculdades. Algumas delas concedem bolsa para diversos cursos, incluindo Direito, para os mais bem posicionados nos seus vestibulares.

Há faculdades que fazem convênios com empresas para financiar o estudo de alguns alunos. Mas é preciso ver se há bolsa para curso de Direito, então tem que buscar informação.

Conquiste sua bolsa para curso de direito pelo Beduka!

O Beduka possui um programa que concede bolsas para diversos cursos, inclusive Direito. É o Vale-Bolsa Beduka!

Ele é uma prova de 100 questões de múltipla-escolha, que abre a possibilidade de entrar numa faculdade com um desconto nas mensalidades de 75% a 100%!

O melhor de tudo: você não paga nada para participar!

Para te ajudar a ficar preparado para a prova, abrimos um canal no Telegram. Nele, você vai encontrar conteúdos diários e informações sobre o concurso.

É mais uma chance de conquistar uma bolsa para curso de Direito na faculdade e estudar de graça!

Lembre-se que estamos sempre criando conteúdos para te ajudar a ir bem nos estudos. Caso queira saber qualquer coisa, procure por nós!

Se não encontrar o assunto que deseja, acesse o perfil do Beduka no Instagram para nos informar que vamos produzir artigos sobre ele.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.