Fies

Que dia abrem as inscrições do Fies 2023.2? Veja o cronograma e os requisitos do programa

Que dia abrem as inscrições do fiesQue dia abrem as inscrições do Fies?
Instagram Beduka

O Fies é uma das grandes portas de entrada para o ensino superior no Brasil utilizando a nota do Enem. Seu cronograma é disponibilizado no início do anos, para que ninguém perca o dia em que abrem as inscrições do Fies e a chance de entrar na faculdade.

Esse é o sonho de muita gente, mas muitos alunos acabam por se deparar com uma grande concorrência nas faculdades públicas e um alto custo nas particulares.

Para te ajudar, o governo criou o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Gostaria de participar? Então leia até o fim para saber que dia abrem as inscrições do Fies 2023.2, os requisitos e as modalidades.

Se quiser ir diretamente para alguma parte deste texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está ansioso para o dia que abrem as inscrições do Fies, mas ainda tem dúvidas sobre a carreira? Faça o Raio-X do Beduka e veja qual profissão se encaixa com sua personalidade. É gratuito!

Que dia abrem as inscrições do Fies 2023.2?

O Fies tem sido uma grande porta de entrada para os estudantes que querem entrar no ensino superior, mas não têm condições financeiras para isso.

Para participar do programa é preciso ficar atento ao dia em que as inscrições do Fies abrem, pois é impossível marcar presença fora do prazo.

Por isso, trazemos o cronograma com as datas mais importantes do Fies 2023, assim você não perde nada sobre ele, nem a chance de ingressar na faculdade.

  • Inscrições: 4 a 7 de julho de 2023;
  • Resultado em chamada única: 11 de julho de 2023;
  • Período para complementar a inscrição: 12 a 14 de julho de 2023;
  • Convocação da lista de espera pelas universidades: 18 de julho até 29 de agosto de 2023.

Não se esqueça de anotar as datas! Isso vai evitar que você esqueça que dia abrem as inscrições do Fies e garanta sua vaga.

Quem pode participar do Fies 2023.2?

Bom, saber que dia abrem as inscrições do Fies não é tudo que você precisa para marcar sua presença no programa. Nem todas as pessoas podem participar do financiamento. 

Vamos conhecer os critérios para obter o benefício:

  • Ter média mínima de 450 no Enem;
  • Não ter zerado a redação;
  • Não ter feito o Enem como treineiro;
  • Renda familiar mensal de até três salários mínimos;

Além desses requisitos, é preciso ter um fiador. Ou seja, alguém (uma pessoa, um conjunto de pessoas ou uma instituição) precisa garantir que o curso será pago.

Há muitas formas de ser fiador no Fies e algumas pessoas estão até dispensadas de ter um. Vamos ver cada caso.

  • Fiança convencional: segundo a regra do Fies, o estudante que optar por esta modalidade precisa apresentar até dois fiadores. A renda deles deve ser, no mínimo, equivalente ao dobro da mensalidade na faculdade, já considerando os descontos dados por ela.
  • Fiança solidária: nesta modalidade, um grupo de 3 a 5 estudantes de uma mesma faculdade se tornam fiadores entre si. No caso, se algum deles deixar de pagar a dívida, os demais assumem. Os estudantes não podem ser da mesma família, nem precisam comprovar renda.

A dispensa de fiador é dada segundo estes requisitos:

  • ter bolsa parcial do Prouni;
  • renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio;
  • ser estudante de licenciatura.

Ainda tem muitas coisas importantes para saber sobre o Fies. Leia nosso texto exclusivo sobre o Fies para aprender tudo que precisa: Entenda como o Fies funciona.

Quais são as modalidades do Fies?

O Fies tem três modalidades, a depender da renda dos estudantes que optaram por ele.

Cronograma de estudos
  • Modalidade Fies: é financiada com recursos da União e destinada a alunos renda de até 3 salários mínimos per capita. Não existem juros nessa modalidade e o estudante paga as parcelas financiadas respeitando sua capacidade de renda. As vagas são disputadas pela nota do Enem.
  • Modalidade P-fies: essa modalidade não conta com a participação do governo e é feita diretamente em um acordo entre aluno, banco e faculdade. Ela pode ser utilizada a qualquer momento, sem necessidade de processo seletivo. Existem juros com valor relativo ao banco.

Como a depender do banco os juros do P-Fies podem ser maior ou menor, pesquisem bem antes de assinar o contrato, certo?

Nós conectamos você à faculdade!

Agora que você já sabe que dia abrem as inscrições do Fies 2023, vamos te dar mais uma ótima notícia. O Beduka possui um programa que concede bolsas de estudo na faculdade.

É isso mesmo! Com o Beduka Bolsas você entra em uma faculdade de qualidade, no curso dos seus sonhos e ainda economiza seu dinheiro.

O Beduka Bolsas é uma plataforma disponível 24 horas, onde você pode adquirir uma bolsa de estudos de até 65% de desconto na mensalidade. 

São mais de 90 opções de cursos para você escolher, em uma de nossas universidades parceiras.

Acesse o Beduka Bolsas agora mesmo!

Siga o Beduka nas redes sociais! Estamos no Pinterest e no Instagram sempre com as melhores novidades quando o assunto é Enem e Vestibulares. Te esperamos por lá!

Lembre-se que estamos sempre criando conteúdos para te ajudar a ir bem nos estudos. Caso queira saber qualquer coisa, procure por nós!

Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.