Fies

Que dia abrem as inscrições do Fies? Veja o cronograma e os requisitos do programa

Que dia abrem as inscrições do fiesQue dia abrem as inscrições do Fies?

Entrar em uma faculdade é o sonho de muita gente, mas todos esses alunos acabam por se deparar com uma grande concorrência nas faculdades públicas e um alto custo nas particulares. Para ajudar, o governo criou o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). Gostaria de participar? Então leia até o fim para saber que dia abrem as inscrições do Fies.

Se quiser ir diretamente para alguma parte deste texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Está ansioso para o dia que abrem as inscrições do Fies, mas ainda tem dúvidas sobre a carreira? Faça o Raio-X do Beduka e veja qual profissão se encaixa com sua personalidade. É gratuito!

Que dia abrem as inscrições do Fies?

O Fies tem sido uma grande porta de entrada para os estudantes que querem entrar no ensino superior, mas não têm condições financeiras para isso.

Para participar do programa é preciso ficar atento ao dia em que as inscrições do Fies abrem, pois é impossível marcar presença fora do prazo.

Por isso, trazemos o cronograma com as datas mais importantes do Fies, assim você não perde nada sobre ele, nem a chance de ingressar na faculdade.

  • Período de inscrição: de 8 a 11 de março.
  • Resultado do Fies: 15 de março.
  • Complementação das informações das inscrições do Fies: 16 a 18 de março para pré-selecionados na chamada ´única e 16 a 28 de abril para pré-selecionados na lista de espera.

Não se esqueça de anotar as datas! Isso vai evitar que você esqueça que dia abrem as inscrições do Fies e garanta sua vaga.

Quem pode participar do Fies?

Bom, saber que dia abrem as inscrições do Fies não é tudo que você precisa para marcar sua presença no programa. Nem todas as pessoas podem participar do financiamento. 

Vamos conhecer os critérios para obter o benefício:

  • Ter média mínima de 450 no Enem;
  • Não ter zerado a redação;
  • Não ter feito o Enem como treineiro;
  • renda familiar mensal de até três salários mínimos;

Além desses requisitos, é preciso ter um fiador. Ou seja, alguém (uma pessoa, um conjunto de pessoas ou uma instituição) precisa garantir que o curso será pago.

Há muitas formas de ser fiador no Fies e algumas pessoas estão até dispensadas de ter um. Vamos ver cada caso.

  • Fiança convencional: segundo a regra do Fies, o estudante que optar por esta modalidade precisa apresentar até dois fiadores. A renda deles deve ser, no mínimo, equivalente ao dobro da mensalidade na faculdade, já considerando os descontos dados por ela.
  • Fiança solidária: nesta modalidade, um grupo de 3 a 5 estudantes de uma mesma faculdade se tornam fiadores entre si. No caso, se algum deles deixar de pagar a dívida, os demais assumem. Os estudantes não podem ser da mesma família, nem precisam comprovar renda.

A dispensa de fiador é dada segundo estes requisitos:

  • ter bolsa parcial do Prouni;
  • renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio;
  • ser estudante de licenciatura.

Ainda tem muitas coisas importantes para saber sobre o Fies. Leia nosso texto exclusivo sobre o Fies para aprender tudo que precisa: Entenda como o Fies funciona.

Quais são as modalidades do Fies?

O Fies tem três modalidades, a depender da renda dos estudantes que optaram por ele.

  • Modalidade 1: é financiada com recursos da União e destinada a alunos com baixa renda. Não existem juros nessa modalidade e o estudante paga as parcelas financiadas respeitando sua capacidade de renda.
  • Modalidade 2: destinada às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento para os estudantes com renda familiar per capita mensal de até cinco salários mínimos.
  • Modalidade 3: é financiada com recursos do BNDES e se destina a todas as regiões, para estudantes com renda familiar per capita de até cinco salários mínimos.

As duas últimas modalidades têm cobrança de juros baixos.

Conquiste sua vaga na faculdade com o Vale-Bolsa do Beduka!

Agora que você já sabe que dia abrem as inscrições do Fies, vamos te dar mais uma ótima notícia. O Beduka possui um programa que concede bolsas de estudo na faculdade. É o Vale-Bolsa Beduka!

Ele é uma prova de 100 questões de múltipla-escolha, que dá aos mais bem colocados a possibilidade de entrar numa faculdade com um desconto nas mensalidades!

O melhor de tudo: você não paga nada para participar!

Para te ajudar a ficar preparado para a prova, abrimos um canal no Telegram. Nele, você vai encontrar conteúdos diários e informações sobre o concurso.

É mais uma chance de entrar na faculdade sem pagar nada!

Lembre-se que estamos sempre criando conteúdos para te ajudar a ir bem nos estudos. Caso queira saber qualquer coisa, procure por nós!

Se não encontrar o assunto que deseja, acesse o perfil do Beduka no Instagram para nos informar que vamos produzir artigos sobre ele.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador