Cursos

Cursos online gratuitos: comece a estudar sozinho

cursos-gratuitos-online

Apesar de ser uma prática crescente nos últimos meses por conta da quarentena, os estudos em casa e busca por cursos online gratuitos já fazem parte da vida de muitos estudantes que prestam vestibular ou concorrem a concursos públicos.

Faça Simulados com questões do Enem para complementar seus estudos sozinho.

Diferentemente dos anos escolares, não é preciso cumprir uma grade curricular para ficar bem preparado para essas provas, basta que você saiba o conteúdo cobrado – e isso é facilmente encontrado nos editais das universidades e das instituições que organizam os concursos.

Nesse caso, você pode ir atrás do material necessário (o que hoje é facilmente encontrado na internet) e crie um cronograma de estudos por conta própria.

Pensando em você que chegou agora nessa “nova rotina” e não estava adaptado a estudar em casa, buscamos algumas dicas para fazer isso da melhor maneira possível e não deixar que esse seja um período menos produtivo para o seu ano escolar por estar em casa.

Ficou interessado no assunto? Continue com a gente e aproveite as nossas dicas sobre como estudar em casa. A primeira delas não poderia ser outra, vamos falar de cursos online gratuitos! 😊

1. Cursos gratuitos online

Essa é a principal dica de todas, acredite. Hoje é bem fácil de encontrar cursos online de boa qualidade e que podem auxiliar você na hora de entender um conteúdo ou matéria passada.

Isso porque a gente sabe que, muitas das vezes, apesar da aula virtual ter sido bastante proveitosa, nem sempre é suficiente para o entendimento completo do que foi passado.

E aí, em vez de buscar livros e textos longos que contenham o conteúdo necessário, é possível contar com cursos EAD gratuitos que ajudam – e muito – nessa hora.

Durante a quarentena, a quantidade desses cursos gratuitos online tem aumentado muito e, com certeza, um contém exatamente aquilo que você procura. E tem mais: muitos deles disponibilizam até certificado. Incrível, né? Basta “dar um Google” e se aventurar nessa!

Siga esses passos para encontrar o melhor curso online gratuito

  1. Tenha em mente o que você quer aprender, defina isso;
  2. Descubra quem são os melhores professores nesse conteúdo;
  3. Busque pelos cursos gratuitos que eles oferecem;
  4. Com os nomes dos cursos ou das aulas, compare com os de outros professores;
  5. Busque por isso também no Youtube, provavelmente nos canais dos professores referenciais que você escolheu para você;
  6. Descubra no Facebook, Telegram ou Whatsapp, se há grupos que conversam sobre o tema que você busca;
  7. Por fim, se for vantajoso, pague por um curso mais completo, depois de ter consumido o conteúdo gratuito.

Você tem interesse no Enem? Então, confira as matérias que mais caem.

2. Crie uma rotina em casa para conseguir estudar sozinho

Pode parecer clichê, mas essa é outra dica fundamental. Sem uma rotina, para o que quer que seja, não tem como se planejar, muito menos com os estudos.

Por conta disso, é imprescindível que você consiga criar a sua própria em casa, na qual sejam estabelecidos alguns horários (e que eles sejam cumpridos!), principalmente a hora de acordar, a parada para o almoço, o descanso e, finalmente, a hora de ir para a cama e dormir.

É importante criar esse planejamento diário em casa porque, quando temos o horário fixo para os estudos presenciais, a rotina acaba se criando sozinha e o cérebro, por sua vez, se adapta com o ritmo.

Em casa é mais difícil adaptar a sua mente para uma determinada atividade sem que ela seja cravada em um horário.

Estabelecer um cronograma, mesmo que sem um planejamento super regrado, ajuda em como se concentrar nos estudos no período estabelecido para aquilo, evitando que você acabe estudando muito, por longos períodos, sem que o seu cérebro consiga absorver a matéria.

Aprenda a fazer resumo.

3. Monte seu espaço para estudar

Como melhorar a concentração em casa? Essa é uma pergunta muito feita nos últimos meses. Outra dica valiosa é criar um espaço só seu para os estudos.

Pode ser uma mesa no seu quarto, no escritório ou qualquer outro canto silencioso da casa. Não tem isso na sua casa?

Tente combinar um horário e peça que os outros façam silêncio. Tente conseguir a colaboração deles. Senão, ficará difícil fazer cursos onlines gratuitos ou pagos.

O importante aqui não é onde, mas como esse lugar deve ser: silencioso, arejado, livre de perturbações externas e, claro, com uma boa internet.

Criar o seu próprio lugar para estudar também ajuda o seu cérebro a concentrar naquele momento, já que ele passa a entender que, quando você está ali, é hora de focar um pouco mais na atividade realizada.

Evite estudar na cama, no sofá, na mesa da cozinha e perto dos seus pais, irmãos ou quem quer que esteja contigo nesse período em casa. Suas costas também agradecem, ok? Estudar em má posição não te permite se concentrar por muito tempo.

É importante escolher um local calmo e que você consiga ficar um tempo sem ninguém incomodando, beleza? Busque também um pouco de conforto, uma boa cadeira – se possível, e mantenha sempre água e alguma coisa para comer por perto.

A água é importantíssima, sério! É com ela que você facilita o desempenho do corpo, em estudar e reter o que foi estudado nos cursos gratuitos online.

E não se esqueça: a cada duas horas, pelo menos, se alongue, descanse a vista e procure fazer alguma outra coisa que te distraia por alguns minutos.

4. Conte com os seus amigos

Com certeza os seus amigos também estão tendo que se adaptar à nova rotina de estudos em casa.

Ou, então, você já deve conhecer alguém que presta vestibular e optou por estudar em casa em vez de fazer um cursinho preparatório e já está acostumado com o dia a dia.

Seja qual for a sua realidade, o importante é contar com os amigos para estudar com você. Isso quer dizer que, por mais distantes que estejam, é bom poder falar com eles para tirar dúvidas, comentar alguma matéria, fazer exercícios juntos ou mesmo, gastar uma meia hora do dia para conversar de outros assuntos que distraiam ambas as partes.

Para isso, vocês podem optar por chamadas de vídeo, sabia? Existem diversos sites e aplicativos gratuitos que permitem essa sala online, muitas são gratuitas e outras estão disponíveis sem custo algum por conta do contexto atual.

Entre as mais legais e de boa qualidade para a sua videoconferência, estão: Hangouts, Zoom, HouseParty, Skype e o próprio WhatsApp.

5. Faça um plano de estudos

Essa dica tem muito a ver com criar uma rotina, uma vez que o planejamento dos estudos também precisa ser diário e cumprido para que as horas rendam mais.

Sugestão de Plano de Estudos: O do Beduka, claro! Acesse ele aqui mesmo. Está atualizado e serve para todo este ano.

É importante que, antes disso, você tenha em mãos os editais dos exames – caso seja vestibulando ou concurseiro – ou a o horário das aulas dos cursos online gratuitos.

Isso vai ajudar você a priorizar o que estudar em cada dia da semana. Exemplo: vamos supor que você tenha uma prova online a ser realizada amanhã, certo? Não é possível começar os estudos hoje, um dia antes.

Por isso a importância do cronograma! Saber o que vem pela frente ajuda na organização dos seus estudos e no foco naquilo que é importante no momento, mantendo você sempre motivado, centrado e em dia com as matérias, sem que elas se acumulem.

Cabe uma dica extra aqui? É a seguinte:

Nunca deixe para estudar todas as matérias que gosta ou sem mais afinidade em um dia e as que tem maior dificuldade ou não tem tanto apreço assim em um outro.

A chance de você se manter desmotivado no dia das matérias “chatas” é enorme e isso não é nada bom. Intercale as matérias, alternando entre grau de dificuldade e afinidade, deixando o dia sempre em equilibro e garantindo bons estudos.

E aí, vamos estudar?

Se você chegou até aqui, a gente espera de que alguma forma as nossas dicas sejam úteis para os seus estudos em casa e que você consiga trazê-las para a sua nova rotina.

Apesar de não fazer parte das dicas acima, existe uma que é universal e queremos frisar agora no final: não deixe de se exercitar.

É isso mesmo: pode parecer bobagem, mas mover o corpo e a mente, com exercícios físicos e outras atividades que fujam totalmente dos estudos, é imprescindível para se manter ativo, são e com saúde – fazendo com que você renda ainda mais e colha bons resultados.

Além disso, lembre-se de se alimentar bem e criar hábitos saudáveis na sua rotina. Só assim você realmente vai ter um bom proveito nos cursos online gratuitos.

Existem várias possibilidades de movimentar corpo e mente: treino online, aula de dança, yoga, meditação, leitura, assistir à série favorita, tomar um pouco de sol, escutar música.

Tudo isso ajuda no seu metabolismo, na produção celular, no relaxamento, e, consequentemente, na ativação da memória para que os estudos sigam cada vez mais produtivos.

Além das dicas sobre cursos online gratuitos, queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora! 

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador