CursosFaculdades

Qual a melhor faculdade de tecnologia do Brasil?

melhor faculdade de tecnologia do BrasilMelhor faculdade de Tecnologia do Brasil
Sala do Saber - melhor cursinho online

O universo digital cresce mais a cada dia e é muito frequente o surgimento de novas oportunidades de trabalho nessa área. Se você se interessou, confira qual a melhor faculdade de tecnologia do Brasil nesse artigo.

Um dos setores menos afetados por crises em todo o mundo é o universo digital. Além disso, a área é uma das responsáveis por surgimentos de novas oportunidades de trabalho e se reinventa a cada dia. Existe uma grande procura pelas melhores faculdades de tecnologia do Brasil por pessoas que querem as qualificações necessárias para aproveitar a demanda.

Aqui vale lembrar que tecnologia é um universo muito amplo, que passa por dois setores: front-end e back-end. Verifique nosso post sobre o que faz um profissional de tecnologia da informação (TI).

Quando falamos em front-end, nos referimos ao conteúdo visual, elementos que interagem com o usuário para realizar uma operação. Isso envolve áreas de redação, design, usabilidade e marketing, dentre outras.

Em termos gerais, back-end é aquilo que não é visto, são os códigos, algoritmos, bancos de dados, infraestrutura. Tudo aquilo que não é visível para o usuário final.

Parece algo meio confuso para você? Calma, vamos detalhar melhor.

Tudo aquilo que você faz por algum meio digital, desde a operação de aplicações no celular, nas smart TVs, nos computadores, câmeras fotográficas, drones e milhares de equipamentos eletrônicos, todos estes equipamentos possuem sistemas tecnológicos.

Segundo a revista Forbes, o ano de 2015 foi especial para esse setor, que aumentou e conquistou muito mais espaço em uma época de crise no país.

São Paulo é o estado que mais investe em tecnologia no país, grande parte das instituições de ensino especializadas encontram-se na “terra da garoa”. Não é à toa que a melhor faculdade de tecnologia no Brasil é paulistana (assim como a segunda).

Elaboramos a lista das cinco melhores faculdades de tecnologia do Brasil com base no ranking da consultoria britânica Quacquarelli Symonds (QS), realizado em 2017.

Quais são as melhores faculdades de tecnologia do Brasil?

Para elaborar a lista das melhores faculdades de tecnologia do Brasil, utilizamos o Ranking Universitário Folha (RUF 2018). Desde de 2012, o jornal Folha de S.Paulo avalia os principais cursos das maiores universidades brasileiras.

  • Universidade de São Paulo (USP)
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Para entrar em uma das universidades acima, é necessário estudar bastante para o Enem e ou vestibular específico como é o caso da Fuvest.

Fizemos aqui no Beduka alguns testes para auxiliar os estudantes no processo de aprendizado e revisão de conteúdo para as principais provas. Veja exercícios sobre Platão, questões de vestibular sobre a Semana de Arte Moderna e perguntas sobre a Idade Média.

Os conceitos de melhores faculdades de tecnologia podem mudar de acordo com a localização do aluno/instituição, com as opções oferecidas, com a formação desejada ou ainda de acordo com os valores das mensalidades.

Por exemplo, a melhor faculdade de tecnologia do Brasil dentro das minhas possibilidades financeiras podem envolver instituições públicas (gratuitas) e outras com valores mais acessíveis. Para outra pessoa que deseja atuar em jogos para celulares, as necessidades já serão outras.

Como as opções são muitas, é importante saber como procurar por uma faculdade de qualidade que corresponda às suas expectativas.

Em alguns casos, as pessoas que procuram a área tecnológica já são profissionais e querem qualificar mais o currículo.

Como escolher uma faculdade de tecnologia?

Fizemos uma lista com 7 dicas importantes para você levar em consideração na hora de escolher uma faculdade de tecnologia, seja em qual estado você estiver. Confira!

Conheça a infraestrutura – Cursos desta área precisam de uma infraestrutura tecnológica que supra as necessidades dos alunos, com salas de computadores amplas e completas, sistemas operacionais atualizados, programas modernos e suporte técnico experiente.

É essencial que você visite a faculdade antes de assinar qualquer contrato e analisar se a infraestrutura vai de acordo com suas expectativas.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Qualidade das aulas – Tenha em mente faculdades que oferecem muitas aulas práticas. Afinal, teoria é importante, mas você não aprenderá muito se realmente não praticar. Peça a grade curricular do curso e dê uma olhada para ver quais matérias técnicas que existem.

Preste atenção também à multidisciplinaridade e a evolução de cada área estudada, pois essas coisas são essenciais para um aprendizado mais completo que te prepare para o mundo fora da sala de aula.

Pense bem no curso – A área de tecnologia é bem diversa e complexa. Engana-se quem pensa que é tudo igual e tanto faz qual o curso que escolher. Existem diversas opções, como Redes de Computadores, Banco de Dados, Tecnologia da Informação, Sistemas da Informação, Produção Multimídia, etc.

Pesquise muito sobre cada uma, veja onde cada profissional atua, verifique as oportunidades de empregos. Enfim, investigue e descubra qual realmente é a sua cara.

Valorize as parcerias – Descubra se a faculdade possui parcerias com empresas que investem na área tecnológica. Isso é muito importante para os alunos que atuam em inovações, já pensando nos apoios aos projetos e no lançamento de startups.

Como o mercado reconhece a faculdade? – Ao analisar as melhores faculdades de tecnologia, procure saber qual é a visão do mercado sobre a instituição escolhida. Isso pode influenciar muito na sua carreira e nas oportunidades profissionais. Afinal, a avaliação do mercado é importante, assim poderá entender como eles enxergam o curso escolhido e a qualidade do ensino.

Experiência dos professores – Dê uma olhada no currículo dos professores das disciplinas e no do coordenador do curso. Veja por onde eles passaram, onde lecionaram, qual o grau de experiência na área, etc. Isso é algo básico para qualquer faculdade de qualidade e vai te ajudar a compreender o universo daqueles que estarão diariamente com você.

Ministério da Educação – Para finalizar, certifique-se de que a faculdade é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Caso contrário, anos de estudo não valerão para nada. Você pode consultar através de uma pesquisa aqui no Beduka.

Estas foram nossas dicas para quem tá buscando informações sobre a melhor faculdade de tecnologia do Brasil.

Você já definiu em que área deseja se especializar? O que te motivou nesta decisão?

Se ainda estiver indeciso, aqui temos um material bem útil que vai te ajudar a escolher a profissão certa.

A grande maioria dos cursos de tecnologia envolve estudo de exatas, entender de raciocínio lógico é muito importante. Mas vale lembrar que para passar no vestibular, muitas faculdades exigem provas de redação, aqui você aprende como fazer um texto dissertativo argumentativo.

Profissões ligadas à tecnologia estão em alta e estão entre os melhores salários do Brasil.

Beduka é um comparador de faculdades particulares e públicas que apresenta uma relação completa de instituições de ensino superior registradas no Ministério da Educação (MEC). Encontre informações sobre cada curso, avaliações, endereços e valores das mensalidades das universidades privadas.

Esperamos que, com estas dicas, você consiga escolher a melhor faculdade de tecnologia do Brasil que atenda suas necessidades. Aproveite para ver também:

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

2 Comentários