Biologia

Como estudar Biologia para o Enem? Veja a lista completa dos assuntos que mais caem!

O-que-mais-cai-em-Biologia-no-EnemO que mais cai em Biologia no Enem
Sala do Saber - melhor cursinho online

A preparação para uma prova deve ser feita com bastante estudo, mas isso não significa que isso deve ser feito de qualquer maneira. É preciso saber como estudar seja a matéria qual for, História, Biologia ou Português.

Como cada disciplina tem um tipo de conteúdo e os vestibulares também têm sua própria forma de cobrá-los, vamos te explicar como estudar Biologia para o Enem.

Saiba que ela une os conceitos às atualidades. A fisiologia humana, as doenças e o meio ambiente (ecologia) são os temas mais recorrentes na prova de Ciências da Natureza. Veja quais assuntos mais caem em Biologia no Enem e como se preparar da melhor forma!

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Estudando Biologia para o Enem? Teste seus conhecimentos com o Simulado Enem do Beduka. Ele é 100% gratuito e personalizável, acesse agora e fique mais preparado para o exame!

Como estudar Biologia para o Enem?

Uma das maiores dificuldades no estudo da Biologia, são os diferentes termos e conceitos, que podem acabar confundindo os estudantes. Em função disso, a principal dica é familiarizar-se com essas ideias, relacionando-as entre si. 

Para isso, é indicado estudar através da elaboração de resumos e mapas mentais. Pois a partir de esquemas e desenhos, o entendimento e a memorização sobre o conteúdo se tornam facilitados.

Além disso, não fique apenas com as aulas e os conteúdos passados em sala de aula. É interessante aprofundar seus conhecimentos para obter um maior domínio sobre o assunto.

Por último, mas não menos importante, treine como o Enem cobra as questões, faça e refaça provas antigas e sempre atente-se aos itens do edital.

Outro ponto importante para estudar Biologia para o Enem é saber como a matéria é cobrada na prova, a forma de abordar cada tema. Vamos te explicar logo abaixo.

Como é a prova de Biologia do Enem?

No Enem, a Biologia é cobrada na área do conhecimento “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”. São 45 questões, que além de Biologia também incluem Química e Física.

A verdade é que as questões de Biologia são bem amplas e complexas, ou seja, não adianta decorar a matéria. Você precisa realmente entender e contextualizar para o mundo atual; pensar de forma prática.

Esses são os 10 assuntos que mais caem de Biologia no Enem e mais abaixo no artigo você verá os detalhes para saber como estudar cada um:

  1. Ecologia;
  2. Fisiologia Humana;
  3. Genética;
  4. Bioquímica;
  5. Citologia;
  6. Evolução;
  7. Parasitologia;
  8. Botânica;
  9. Zoologia;
  10. Biotecnologia e Engenharia Genética.

Depois de saber como estudar Biologia para o Enem e quais assuntos mais caem na prova, veja quais são as habilidades cobradas pela prova.

Quais habilidades são cobradas na prova de Biologia Enem?

Na avaliação de seus conhecimentos biológicos dentro das questões, o Enem procura observar se você conseguiu desenvolver as seguintes habilidades:

  • Avaliar as propostas sobre a preservação e implementação da saúde coletiva, ambiental ou individual
  • Identificar as características dos organismos vivos em ambientes variados, com destaque para os presentes no Brasil
  • Analisar técnicas relacionadas aos seres vivos e suas consequências no meio ambiente, na produção de alimentos, na saúde, matérias-primas, etc.

Então, como é possível notar, a prova não apenas cobra as matérias mais tradicionais, mas também uma compreensão, reflexão e problematização de assuntos atuais.

Por isso é importante estudar Biologia de forma clássica, assim como ler notícias desta área. Normalmente, a prova conta com 15 questões englobando os mais variados temas.

Algumas faculdades cobram peso 2 nessa disciplina. Se seu curso for da área de saúde, prepare-se.

Para te ajudar nessa jornada, fizemos este artigo sobre como estudar Biologia para o Enem com uma lista de assuntos que mais caem de Biologia e algumas orientações sobre eles para que você aproveite melhor seus estudos e faça uma boa prova.

Além desta área, já preparamos outros materiais de apoio para os estudantes inscritos no Enem e nos demais vestibulares:

Quais assuntos mais caem em Biologia no Enem?

Os temas a seguir também são bem recorrentes na prova de Biologia do Enem. Confira um breve resumo sobre cada assunto:

1. Classificação dos seres vivos

Saber a classificação dos seres vivos é algo básico para qualquer vestibulando. Conheça e saiba identificar os grupos, as categorias e as características de cada um.

Existe uma frase que pode te ajudar a lembrar da ordem correta das categorias de classificação, veja:

“O Rei dos Filósofos Classificou de Ordinária a Família do General de Esparta.”

Rei = Reino; Filósofos = Filo; Classificou = Classe; Ordinária = Ordem; Família = Família; General = Gênero; Esparta = Espécie.

Saiba um pouco da fisiologia animal criando esquemas para diferenciar as espécies. Anote a diferença principalmente dos sistemas respiratório, circulatório, digestório e reprodutivo.

2. Como estudar as Células (Citologia) para Biologia no Enem?

Outra área essencial que sempre entra em todos os guias de como estudar biologia para o Enem. Todos os seres vivos são formados por células e existem três tipos básicos:

  • eucariótica vegetal,
  • eucariótica animal e
  • procariótica.

Além disse foque em estudar a respiração celular, a fermentação alcoólica e a célula tronco.

A partir dessa informação, faça um esquema comparativo, utilize associações e desenhe as células em si. Na Biologia, as ilustrações sempre ajudam os alunos a entenderem melhor a área.

3. O que estudar de Genética e Evolução para Biologia no Enem?

Genética, basicamente, diz respeito ao DNA, RNA e aos diversos tipos de herança. É no DNA que se encontra a explicação para muitas doenças, e, consequentemente, a chance da cura delas.

Já conhece a Lei de Mendel? É bom se recordar e também se aprofundar em síntese proteica e bases nitrogenadas. Além de fazer tabelas lógicas e dinâmicas, procure resolver muitas questões de provas anteriores para poder fixar a matéria e suas abordagens.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4. Como Microbiologia (Vírus, bactérias, fungos e protozoários) cai em Biologia no Enem?

Este é um assunto que costuma cair junto com problemas sociais e atuais. Os vírus são organismos acelulares, ou seja, diferem-se do resto e portanto são considerados uma forma diferente de vida. Entretanto, há estudiosos que não consideram que o vírus seja um organismo vivo, leia os argumentos de ambos os lados.

Estude bem suas fases e sua progressão no corpo, não deixe de pesquisar sobre o HIV, a gripe. febre amarela e dengue, além do sistema imunológico e seus componentes.

Este é um tema da Biologia relacionado a atualidades, no caso a saúde pública, epidemias, etc.

5. Como estudar Mitose e meiose para Biologia no Enem?

Preste bastante atenção neste tópico, pois apesar de muita gente achar que basta decorar suas fases, a verdade é que você precisa compreendê-las como um todo.

Esquematize e desenhe todas as partes, faça comparações entre os dois e não se esqueça de relacionar este assunto com a genética.

No processo de como estudar biologia para o Enem é essencial que você faça rascunhos daquilo que compreendeu e também anote assuntos que te deixou com dúvidas. Depois, procure eliminá-las.

6. O que cai de Fisiologia humana em Biologia do Enem?

Faça um resumo da fisiologia humana, um tema bem constante no Enem. Ele costuma aparecer em dois contextos: a fisiologia em si e as doenças. A fisiologia diz respeito aos diversos sistemas do nosso corpo que fazem o organismo funcionar corretamente e a anatomia.

Sobre as doenças, é interessante se jogar de cabeça nos resumos, colocando características, profilaxia, formas de transmissão, aspectos sociais, etc. Dê uma prioridade às parasitoses, pois elas costumam ser bem cobradas.

Além desses, podemos mencionar outros assuntos bem explorados e que podem ser relacionados ao ser humano, como: fotossíntese e respiração, Biologia animal, Biologia vegetal e ecologia. Não deixe de se aprofundar em todos, observando sempre a sua interação multidisciplinar.

Lembre-se também que o Enem costuma cobrar assuntos como este relacionados com o cotidiano. Sempre estimulando o estudante a pensar de forma crítica sobre os conteúdos. 

Os sistemas do corpo humano mais cobrados pelo Enem são:

  • Sistema digestório;
  • Sistema respiratório;
  • Sistema circulatório;
  • Sistema imunológico.

Confira o Guia Completo de todos os sistemas

7. O que mais cai de Ecologia e Botânica na Biologia para o Enem?

Este é um assunto que não falta e intertextualiza com geografia, sobretudo. Nas ultimas 3 provas foram 14 questões sobre ecologia abordando poluição da água, agrotóxicos, efeito estufa, impactos ambientais, cadeia e teia alimentar e fluxo de energia.

Quanto a botânica, o foco está em fotossíntese e nas diferenças entre raízes dicotiledônea e monocotiledônia. Além claro de termos também tradicionais questões briófitas, pteridófilas, etc.

O assunto que mais caiu no Enem de Biologia dos últimos anos foi Ecologia e Ciências Ambientais. Você já sabe que as provas incluem temas da atualidade. A Biologia vem recebendo uma abordagem mais política nas questões: preservação ambiental, poluição e impacto da atividade econômica, além de dinâmicas populacionais.
 

8. O que mais cai em Biologia no Enem Biotecnologia?

Ela é baseada na Biologia, mas usa processos genéticos para melhorar as condições da vida humana, da agricultura e da indústria.
 
É possível cair alguma questão sobre “seleção artificial”, processo de melhoramento genético feito pelo ser humano em plantas, insetos e animais.
 
Esses são os assuntos que mais caem de Biologia no Enem, MAS NÃO OS ÚNICOS.
 
Caso queira algo mais completo, siga a rotina de estudos que vamos elencar abaixo:
 

9. O que mais cai em Biologia no Enem sobre Bioquímica?

Este conteúdo é base para o entendimento de boa parte da Biologia e sempre costuma dar as caras no Enem. A Bioquímica é a área que estuda a composição química dos organismos e como as biomoléculas interagem entre si para formar estruturas vitais em nosso corpo.

 Veja a seguir as principais biomoléculas que caem no Enem:

  • Proteínas;
  • Enzimas;
  • Carboidratos;
  • Lipídios;
  • Ácidos nucleicos.

Veja agora mesmo uma lista de questões sobre enzimas

10. O que mais cai em Biologia no Enem sobre Parasitologia?

Doenças como dengue, febre amarela, malária e esquistossomose são assuntos que a prova de Ciências da Natureza do Enem costuma abordar. 

Em geral, questões sobre parasitologia cobram os seguintes temas:

  • Bactérias;
  • Vírus;
  • Protozoários;
  • Ciclo de vida;
  • Programas de saúde e saneamento básico.

Saiba mais sobre as principais Doenças Bacterianas com nosso resumo completo

11. O que mais cai em Biologia no Enem sobre Zoologia?

A Zoologia é a área que estuda os animais: fisiologia, morfologia, evolução e comportamento desses seres vivos em seu habitat natural. 

A seguir estão os principais assuntos que caem no Enem sobre Zoologia:

  • Classificação dos seres vivos;
  • Habitat e modo de vida;
  • Embriologia e fisiologia;
  • Reprodução.

Entenda o que é Zoologia Geral e Comparada aqui

Cronograma de estudo mensal dos assuntos que mais caem de Biologia no Enem

  • Fevereiro: Água e sais minerais, método científico, teorias do surgimento da vida, ecologia e dinâmicas de populações.
  • Março: Carboidratos e lipídios, proteínas, atividade enzimática, cadeias e teias alimentares, ciclos biogeoquímicos e biomas.
  • Abril: Vitaminas, células e organelas, poluição das águas e evolucionismo.
  • Maio: Respiração celular e fermentação, fotossíntese, especiação, Lei de Mendel e heredogramas.
  • Junho: Síntese proteica, determinação sexual e genética do sexo, gametogênese e anomalias cromossômicas.
  • Julho: Embriologia Humana, taxonomia, vírus, tecido conjuntivo, DNA e bactérias.
  • Agosto: Prototistas, fungos, poríferos, cnidários, platelmintos, nematelmintos, verminoses, anelídeos, moluscos, artrópodes e equinodermos.
  • Setembro: Aves, mamíferos, circulação e tecidos meristemáticos.
  • Outubro: Reprodução, sistema endócrino e hormônios vegetais.

Com todas essas dicas de como estudar Biologia para o Enem, você terá sucesso garantido nas provas!

Está estudando para o Enem e outros vestibulares? A seguir temos uma oportunidade imperdível para você!

Nós conectamos você à faculdade!

O Beduka é o seu maior parceiro quando o assunto é entrar na faculdade. Aqui você encontra as melhores ferramentas para ficar mais perto do curso dos seus sonhos: resumos, listas de exercícios, simulado, teste vocacional, entre outras…

Mas sabe qual é a melhor de todas? O Beduka Bolsas!

O Beduka Bolsas é uma plataforma onde você pode comprar uma bolsa de estudos de até 65% de desconto e estudar em uma das melhores universidades do Brasil!

É isso mesmo! Temos mais de 90 opções de cursos para você escolher em 8 universidades parceiras. 

  • Acesse o Beduka Bolsas e economize seu dinheiro

Siga o Beduka no Pinterest e no Instagram e receba conteúdos gratuitos sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias. 

Obrigada por ler nosso artigo sobre como estudar Biologia para o Enem.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.