Enem

Como estudar biologia para o ENEM? Quais são os assuntos que mais caem?

Como estudar biologia para o ENEM?Como estudar biologia para o ENEM?

A prova de biologia une os conceitos às atualidades. A fisiologia humana, as doenças e o meio ambiente (ecologia) são os temas mais recorrentes na prova de Ciências da Natureza.

Os meses passando e o prazo para relembrar os materiais do ensino médio cada vez menor te deixa apreensivo? Calma! Aqui você vai saber como estudar biologia para o ENEM e alcançar uma boa nota na prova.

Organize os seus estudos com o Plano de Estudos do Beduka. É gratuito! Clique no banner abaixo para acessá-lo.

No ENEM, biologia está encaixada na área do conhecimento “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”. São 45 questões, que além de biologia também incluem química e física.

A verdade é que as questões de biologia são bem amplas e complexas, ou seja, não adianta decorar a matéria. Você precisa realmente entender e contextualizar para o mundo atual; pensar de forma prática.

Esses são os assuntos que mais caem de biologia no Enem e mais abaixo no artigo você verá os detalhes de cada um:

  1. Classificação dos seres vivos
  2. Células (citologia)
  3. Genética e evolução
  4. Microbiologia
  5. Mitose e meiose
  6. Biologia Humana
  7. Ecologia e botânica
  8. Biotecnologia

Habilidades para a prova de biologia

Na avaliação de seus conhecimentos biológicos dentro das questões, o ENEM procura observar se você conseguiu desenvolver as seguintes habilidades:

  • Avaliar as propostas sobre a preservação e implementação da saúde coletiva, ambiental ou individual
  • Identificar as características dos organismos vivos em ambientes variados, com destaque para os presentes no Brasil
  • Analisar técnicas relacionadas aos seres vivos e suas consequências no meio ambiente, na produção de alimentos, na saúde, matérias-primas, etc.

Então, como é possível notar, a prova não apenas cobra as matérias mais tradicionais, mas também uma compreensão, reflexão e problematização de assuntos atuais.

Por isso é importante estudar biologia de forma clássica, assim como ler notícias desta área. Normalmente, a prova conta com 15 questões englobando os mais variados temas.

Algumas faculdades cobram peso 2 nessa disciplina. Se seu curso for da área de saúde, prepare-se.

Para te ajudar nessa jornada, fizemos este artigo sobre como estudar biologia para o ENEM com uma lista de assuntos que mais caem de biologia e algumas orientações sobre eles para que você aproveite melhor seus estudos e faça uma boa prova.

Além desta área, já preparamos outros materiais de apoio para os estudantes inscritos no ENEM e nos demais vestibulares:

Como estudar biologia para o ENEM? Veja assuntos que mais caem

como estudar biologia para o enem e assuntos que mais caem de biologia no enem

1 – Classificação dos seres vivos

Saber a classificação dos seres vivos é algo básico para qualquer vestibulando. Conheça e saiba identificar os grupos, as categorias e as características de cada um.

Existe uma frase que pode te ajudar a lembrar da ordem correta das categorias de classificação, veja:

“O Rei dos Filósofos Classificou de Ordinária a Família do General de Esparta.”

Rei = Reino; Filósofos = Filo; Classificou = Classe; Ordinária = Ordem; Família = Família; General = Gênero; Esparta = Espécie.

Saiba um pouco da fisiologia animal criando esquemas para diferenciar as espécies. Anote a diferença principalmente dos sistemas respiratório, circulatório, digestório e reprodutivo.

2 – Células (Citologia)

Outra área essencial que sempre cai nas provas. Praticamente todos os seres vivos são formados por células e existem três tipos básicos: eucariótica vegetal, eucariótica animal e a procariótica.

Além disse foque em estudar a respiração celular, a fermentação alcoólica e a célula tronco.

A partir dessa informação, faça um esquema comparativo, utilize associações e desenhe as células em si. Na biologia, as ilustrações sempre ajudam os alunos a entenderem melhor a área.

3 – Genética e Evolução

Genética, basicamente, diz respeito ao DNA, RNA e aos diversos tipos de herança. É no DNA que se encontra a explicação para muitas doenças, e, consequentemente, a chance da cura delas.

Já conhece a Lei de Mendel? É bom se recordar e também se aprofundar em síntese proteica e bases nitrogenadas. Além de fazer tabelas lógicas e dinâmicas, procure resolver muitas questões de provas anteriores para poder fixar a matéria e suas abordagens.

4 – Microbiologia (Vírus, bactérias, fungos e protozoários)

Este é um assunto que costuma cair junto com problemas sociais e atuais. Os vírus são organismos acelulares, ou seja, diferem-se do resto e portanto são considerados uma forma diferente de vida. Entretanto, há estudiosos que não consideram que o vírus seja um organismo vivo, leia os argumentos de ambos os lados.

Estude bem suas fases e sua progressão no corpo, não deixe de pesquisar sobre o HIV, a gripe. febre amarela e dengue, além do sistema imunológico e seus componentes.

Este é um tema da biologia relacionado a atualidades, no caso a saúde pública, epidemias, etc.

5 – Mitose e meiose

Preste bastante atenção neste tópico, pois apesar de muita gente achar que basta decorar suas fases, a verdade é que você precisa compreendê-las como um todo.

Esquematize e desenhe todas as partes, faça comparações entre os dois e não se esqueça de relacionar este assunto com a genética.

No processo de como estudar biologia para o ENEM é essencial que você faça rascunhos daquilo que compreendeu e também anote assuntos que te deixou com dúvidas. Depois, procure eliminá-las.

6 – Biologia humana

Faça um resumo da fisiologia humana, um tema bem constante no ENEM. Ele costuma aparecer em dois contextos: a fisiologia em si e as doenças. A fisiologia diz respeito aos diversos sistemas do nosso corpo que fazem o organismo funcionar corretamente e a anatomia.

Sobre as doenças, é interessante se jogar de cabeça nos resumos, colocando características, profilaxia, formas de transmissão, aspectos sociais, etc. Dê uma prioridade às parasitoses, pois elas costumam ser bem cobradas.

Além desses, podemos mencionar outros assuntos bem explorados, como: fotossíntese e respiração, biologia animal, biologia vegetal e ecologia. Não deixe de se aprofundar em todos, observando sempre a sua interação multidisciplinar.

7 – Ecologia e Botânica

Este é um assunto que não falta e intertextualiza com geografia, sobretudo. Nas ultimas 3 provas foram 14 questões sobre ecologia abordando poluição da água, agrotóxicos, efeito estufa, impactos ambientais, cadeia e teia alimentar e fluxo de energia.

Quanto a botânica, o foco está em fotossíntese e nas diferenças entre raízes dicotiledônea e monocotiledônia. Além claro de termos também tradicionais questões briófitas, pteridófilas, etc.

O assunto que mais caiu no Enem de Biologia dos últimos anos foi Ecologia e Ciências Ambientais. Você já sabe que as provas incluem temas da atualidade. A Biologia vem recebendo uma abordagem mais política nas questões: preservação ambiental, poluição e impacto da atividade econômica, além de dinâmicas populacionais.

8 – Biotecnologia

Ela é baseada na biologia, mas usa processos genéticos para melhorar as condições da vida humana, da agricultura e da indústria.
É possível cair alguma questão sobre “seleção artificial”, processo de melhoramento genético feito pelo ser humano em plantas, insetos e animais.
Esses são os assuntos que mais caem de biologia no Enem, MAS NÃO OS ÚNICOS.
Caso queira algo mais completo, siga a rotina de estudos que vamos elencar abaixo:

Estudo mensal dos assuntos que mais caem de Biologia no Enem

Fevereiro: Água e sais minerais, método científico, teorias do surgimento da vida, ecologia e dinâmicas de populações.
Março: Carboidratos e lipídios, proteínas, atividade enzimática, cadeias e teias alimentares, biociclos e biomas.
Abril: Vitaminas, células e organelas, poluição das águas e evolucionismo.
Maio: Respiração celular e fermentação, fotossíntese, especiação, Lei de Mendel e heredogramas.
Junho: Síntese proteica, determinação sexual e genética do sexo, gametogênese e anomalias cromossômicas.
Julho: Embriologia Humana, taxonomia, vírus, tecido conjuntivo, DNA e bactérias.
Agosto: Protoctistas, fungos, poríferos, cnidários, platelmintos,
nematelmintos, verminoses, anelídeos, moluscos, artrópodes e equinodermos.
Setembro: Aves, mamíferos, circulação e tecidos meristemáticos.
Outubro: Reprodução, sistema endócrino e hormônios vegetais.

Com todas essas dicas de como estudar biologia para o ENEM, você terá sucesso garantido nas provas!

Você vai prestar o ENEM com objetivo de entrar em um determinado curso? Já escolheu? Conte para nós aqui nos comentários deste texto.

Mas se ainda tiver dúvidas, leia nossos artigos sobre como descobrir a sua vocação para escolher a profissão certa.

Depois de definir qual área deseja fazer a sua formação, é importante encontrar uma universidade que atenda os seus objetivos.

Aqui no Beduka, seu buscador de faculdades e cursos, você encontra a relação de instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação com detalhes como valores de mensalidades e localização.

Agora que você já tem mais informações de como estudar biologia para o ENEM, aproveite para ver também:

Beduka também está no Facebook. Curta nossa página e receba as atualizações.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador