EnemSisu

Como usar a nota do ENEM no Sisu?

Como usar a nota do ENEM no Sisu?Como usar a nota do ENEM no Sisu?

A nota do ENEM pode ser usada em vários programas do Governo Federal, entre eles o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Apesar disso, você sabia que no Sisu dependendo da faculdade a sua média varia? Venha saber tudo sobre isso nesse artigo!

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é extremamente importante para selecionar estudantes para instituições particulares ou públicas de todo o país. Hoje vamos te explicar como usar a nota do ENEM no Sisu, Sistema de Seleção Unificada.

Todas as expectativas de quem fez o ENEM 2018 estão voltadas para o Sisu 2019. Afinal, com a nota obtida no Exame em mãos, é fácil saber em quais cursos e instituições a sua média se encaixa.

Aqui no Beduka temos um simulador de nota de corte com base na última edição do Sisu. Teste agora!

Será que é tão simples assim conseguir uma vaga em uma instituição pública? Dependendo do curso escolhido, a sua nota do ENEM 2018 pode variar. Ela pode ser diferente de uma instituição para a outra ou mesmo de um curso para o outro dentro da mesma universidade.

Deu um nó na cabeça? Calma, vamos explicar tudo direitinho e você verá que não é nenhum bicho de sete cabeças.

Além de entender como usar a nota do ENEM no Sisu, você pode aproveitar para saber aqui como é calculada a média do ENEM e também como ver a nota da edição 2018 do Exame.

Como usar a nota do ENEM no Sisu 2019?

No ato de cadastro no Sisu 2019.1 ou no Sisu 2019.2, você deverá inserir o número da sua inscrição e senha do ENEM 2018. Assim o sistema conseguirá calcular a sua nota para determinadas seleções, já que ela pode ter peso diferente.

Muitas instituições públicas usam a nota de ENEM como única forma de acesso. Outras, mesmo tendo seus próprios vestibulares têm vagas reservadas para o ingresso pelo Sisu, como a USP.

Para participar da seletiva do Sisu 2019, você deve ter feito o ENEM 2018 e ter nota diferente de zero na redação. Não há taxa de inscrição.

Curiosidades sobre o Sisu

Se você quer saber como usar a nota do ENEM no Sisu, é importante saber que algumas instituições usam regras diferenciadas para a seleção dos candidatos. Como critério, elas adotam médias mínimas em determinadas áreas da prova do Exame Nacional do Ensino Médio. As universidades públicas podem ainda adotar pesos distintos em diferentes áreas para competir em por seus cursos.

Vamos te dar um exemplo de como usar a nota do ENEM no Sisu para ingressar na Escola Superior de Ciências em Saúde (ESCS), em Brasília. A instituição estipula que o candidato precisa ter uma média mínima de 500 pontos. Além disso, atribui peso maior para determinadas áreas em detrimento de outras.

Há instituições que acrescentam um bônus aos candidatos carentes ou que pertencem às políticas afirmativas envolvendo critérios sociais e raciais.

Como funciona a seleção do Sisu 2019?

O sistema do Sisu está sincronizado com todas as particularidades das instituições que compõem cada um de seus processos seletivos, tanto do primeiro semestre como no segundo.

No momento em que você se inscrever para algum curso ou instituição que use critérios diferenciados, o sistema do Sisu 2019 irá fazer um novo cálculo das suas notas do ENEM 2018, seguindo as regras determinadas e emitindo uma nova pontuação que será usada apenas para aquele caso específico.

É válido destacar que isso não vai alterar sua nota do ENEM 2018. Ela será diferente apenas quando houver algum bônus pré-estabelecido no processo de inscrição para determinada instituição no Sisu 2019.

Você só consegue se inscrever para um curso em uma universidade que adote como regra a nota ou a média mínima se sua pontuação estiver igual ou superior ao exigido. Se não possuir nota do ENEM 2018 suficiente, você receberá uma notificação e não poderá se inscrever naquele curso.

Por meio do sistema do Sisu você poderá identificar em quais cursos a sua pontuação poderá competir naquele processo seletivo.

Entenda como cada faculdade usa o Sisu

Você já definiu em qual instituição vai se candidatar no Sisu? Busque informação para saber como a universidade usa a nota do ENEM 2018 e se ela atribui alguma bonificação para o curso que você quer entrar.

Dependendo do critério adotado pela universidade, a sua nota do ENEM no Sisu pode melhorar ou piorar. Então, antes de desistir de um curso ou instituição por acreditar que a sua pontuação não seja boa o suficiente, analise todas as variáveis e calcule bem as suas chances.

O contrário também pode acontecer e os critérios adotados pela instituição, para aquele curso específico, prejudicar você. Pense: suponhamos que a universidade valorize muito a nota obtida no caderno de Ciências da natureza, no ENEM 2018, atribuindo a ela um peso superior em relação às demais áreas do Exame.

Se você tiver obtido ótimas notas em Linguagens e códigos, isso pouco adiantará, pois esta área tem peso menor.

Lembre-se de que essas pontuações diferenciadas na nota do ENEM no Sisu são particularidades de cada universidade.

Atualização das notas de corte no Sisu

É importante saber que a seleção do Sisu ocorre duas vez ao ano. Por exemplo, o Sisu 2019.1 acontece em janeiro e o Sisu 2019.2 em julho. A partir do segundo dia de inscrições já é possível saber a nota de corte parcial, ou seja, a pontuação mínima para conquistar a vaga naquele determinado curso.

Essa nota de corte do Sisu varia conforme a dinâmica das inscrições. É uma informação válida para aquele período específico e pode mudar de uma hora para outra. Fique atento!

Mesmo assim, é uma informação valiosa para o candidato decidir se continua disputando aquela vaga ou deve mudar os planos. É possível reformular a sua candidatura no Sisu a qualquer momento enquanto as inscrições estiverem abertas.

O aluno pode mudar o curso, a instituição ou o turno. Será válida sempre a última alteração que ele fizer no sistema do Sisu.

Apesar de o Sisu usar o ENEM como base para a sua seleção, as universidades públicas participantes possuem autonomia para criar as suas próprias regras para o ingresso em seus cursos.

Nem todas adotam regras específicas e as particularidades variam de acordo com cada instituição. Esteja sempre atento. Acesse o site do Sisu diariamente e boa sorte na sua busca pela vaga na universidade!

Revelamos aqui como usar a nota do ENEM no Sisu, você pode ainda acompanhar quando sai o resultado da FUVEST 2019 e quando abrem as inscrições para o FIES 2019.

Se você ainda tem dúvidas sobre qual tipo de graduação quer fazer, temos aqui uma explicação das diferenças entre bacharelado e licenciatura e como escolher o curso certo.

Além de entender como usar a nota do ENEM no Sisu, você pode ver nossas dicas de como aprender espanhol sozinho, conhecer as melhores faculdades de enfermagem em BH e ler o resumo da biografia de José de Alencar.

Após ver as informações sobre como usar a nota do ENEM no Sisu, aproveite para curtir nossa página no Facebook e ficar por dentro das últimas novidades sobre os principais vestibulares do país.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador