Fies

Quando abrem as inscrições para o FIES 2019.1?

Quando abrem as inscrições para o FIES 2019?Quando abrem as inscrições para o FIES 2019?

O Financiamento Estudantil ajuda muitos alunos que não tem condições de pagar a mensalidade a ingressar na faculdade. Tem interesse em participar do FIES? Saiba mais sobre o programa nesse artigo e quando as inscrições começam.

A mensalidade das universidades privadas pode ser algo que assuste diversos alunos em todo o país. Se você já prestou o ENEM, mas a nota não foi suficiente para garantir uma vaga por meio do Sisu ou do ProUni, saiba quando abrem as inscrições para o FIES 2019.1 e conquiste o seu diploma universitário.

É muito importante dizer a você que o FIES não é uma bolsa de estudos, mas um financiamento estudantil. Ou seja, ao final do curso você deverá, de acordo com a modalidade escolhida, fazer o pagamento dos valores do seu contrato.

O Fundos de Financiamento Estudantil (FIES) é um dos programas de financiamento estudantil mantido pelo Ministério da Educação (MEC).

Esse tipo de programa é muito procurado pelos estudantes por se tratar de um financiamento em que os juros são baixos e mudam de acordo com a faixa salarial de cada participante.

Com algumas mudanças recentes, o FIES tem duas faixas de financiamento: 100% e 50%. Contudo, agora existe uma regra que beneficia alunos que tiraram boas notas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Por isso, é muito importante saber quando abrem as inscrições para o FIES 2019.1 e 2019.2 e, assim, alcançar o sonho do ensino superior.

Já decidiu qual curso que vai fazer? Veja nosso guia de profissões:

Quais as modalidades de financiamento do FIES 2019?

O FIES é diferente do ProUni (Programa Universidade para Todos) porque é uma modalidade de financiamento dos estudos em uma universidade particular. Nele, o governo faz um empréstimo para que você pague os seus estudos. Veja aqui mais detalhes de como funciona o ProUni.

O FIES teve mudanças recentemente e agora o participante pode se enquadrar em uma das três diferentes modalidades. Isso significa que o valor a ser financiado pelo governo é diferenciado, dependendo da condição financeira de cada aluno.

O FIES 2019.1 e 2019.2 possui três modalidades de financiamento disponíveis e são elas:

  • FIES 1 – se enquadram os participantes que possuem renda per capita de até, no máximo, 3 salários mínimos. Aqui o participante aprovado pagará, ao terminar o curso, apenas o valor das mensalidades financiadas. Não haverá juros
  • FIES 2 – essa modalidade é destinada aos alunos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país. Lá o financiamento é feito com recursos advindos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento e estudantes que recebem até 5 salários mínimos podem participar
  • FIES 3 – essa modalidade é destinada a todas as regiões do país e participam estudantes que possuem até 5 salários mínimos de renda per capita. Essa modalidade é conhecida como P-FIES

Outra regra para participar do FIES 2019.1 e FIES 2019.2 é ter feito o ENEM 2018 ou em anos anteriores (a partir de 2010)  e ter conquistado uma nota de 450 pontos ou mais. Você também não pode ter zerado a pontuação da redação.

Agora que você já sabe as modalidades e requisitos, vamos ao mais importante: quando abrem as inscrições para o FIES 2019. Você pode também descobrir aqui como conquistar uma bolsa de estudos na faculdade e aprender como entrar na USP pelo ENEM.

Quando abrem as inscrições para o FIES 2019.1?

O ENEM costuma ser realizado em novembro de cada ano. Após o resultado, os alunos podem participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que classifica para as universidades públicas. Em seguida, é hora de concorrer às bolsas do ProUni em instituições privadas. Por fim, são abertas as inscrições para o FIES.

Este ciclo acima se repete também no segundo semestre, mas sem a realização de uma segunda prova do ENEM. Ou seja, a nota do ano anterior é válida para participar das seleções do Sisu 2019.2, do ProUni 2019.2 e do FIES 2019.2.

Para saber quando abrem as inscrições para o FIES 2019.1, fomos buscar tais informações com o MEC. E. de acordo com o edital, os prazos são estes que você confere a seguir.

As inscrições para o FIES 2019.1 estarão abertas a partir de fevereiro, seguindo o seguinte cronograma:

  • 07/02 a 14/02 – Abertura das inscrições para o financiamento
  • 25/02 – Edital com o resultado das inscrições pré-selecionadas e da fila de espera
  • 26/02 a 07/03 – período de complementação de documentação para os classificados em primeira chamada do FIES 2019.1
  • 27/02 – Edital com a classificação final dos inscritos e estudantes da fila de espera
  • 27/02 a 10/04 – período de complementação de documentação para os classificados em lista de espera

Fique atento às datas e não perca a chance de ingressar em um curso superior de qualidade aproveitando os benefícios do FIES 2019.1. Não ter condições para pagar as mensalidades não é mais justificativa para não ir atrás dos seus objetivos!

O MEC ainda não estabeleceu os prazos de inscrições para o FIES 2019.2, de segundo semestre. Mas, de acordo com o histórico dos últimos anos, ele costuma acontecer em julho. Fique atento!

Já ensinamos aqui no Beduka como escrever uma boa redação para o vestibular, detalhamos as principais figuras de linguagem e as ideias de Platão.

Nós aqui no Beduka, o buscador de faculdades e cursos, temos uma relação completa de todas as instituições superiores reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). Estamos preocupados com o seu aprendizado e ensinamos algumas técnicas de como se concentrar para estudar e como estimular a sua criatividade.

Além de entender quando abrem as inscrições para o FIES 2019.1, aproveite para ver também:

Gostou do nosso conteúdo que revela os requisitos e quando abrem as inscrições para o FIES 2019.1? Tem muito mais dicas aqui em nosso site. Curta nossa página no Facebook e receba alertas exclusivos sobre os novos textos.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por pessoas de várias formações, sempre prontas a aprender sobre tudo para publicar os melhores textos e colaborar com a formação de todos os leitores. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador