Profissões

O que é teste vocacional? Entenda como ele funciona e como pode te ajudar

O que é teste vocacionalO que é teste vocacional
Sala do Saber - melhor cursinho online

Muitas pessoas desistem da faculdade após começar o curso, tudo porque não gostaram tanto assim. Para que isso não aconteça, foram criadas espécies de questionários que visam identificar aptidões, preferências e personalidades para a escolha da profissão ideal : são os chamados testes vocacionais. Neste artigo, vamos te explicar o que é teste vocacional, como ele funciona e como pode te ajudar.

Neste texto,você vai descobrir o que é teste vocacional e como ele pode te ajudar a não perder tempo. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. O que é teste vocacional?
  2. Por que você deveria fazer um teste vocacional? 
  3. Como surgiram e como são produzidos os testes vocacionais? 
  4. Os testes vocacionais realmente funcionam?
  5. Como fazer um teste vocacional?

Se você chegou a esse texto sobre o que é teste vocacional é porque está em dúvida em relação a qual curso escolher! Então, é bom descobrir em qual área de atuação seu perfil melhor se encaixa. Acesse o Raio X do Beduka e tire a dúvida!

O que é teste vocacional?

Teste vocacional é uma espécie de questionário que serve para identificar suas principais características e habilidades. Parece complicado? Que nada, vamos te explicar melhor como funciona.

O ser humano passa toda sua existência repleto de dúvidas, isso é normal. É assim com todo mundo! Por isso, as vezes gastamos muito tempo mudando de direção. Por um lado é até bom, são experiências de vida que precisamos viver para ter.

O problema é quando começamos a perder muitos meses ou anos por causa disso, aí é péssimo! Por isso, é fundamental entender o que é teste vocacional.

Já pensou em conseguir entrar na faculdade, no curso dos seus sonhos e descobrir que não era nada disso que você queria? Resultado: terá que começar tudo de novo. 

Foi exatamente pensando nisso, que os testes vocacionais foram criados. E a resposta mais coerente para o que é teste vocacional é: um instrumento que te ajuda a poupar tempo!

Esses testes(questionários) vão te fazer perguntas sobre preferências relacionadas a áreas de atuação, personalidade, características de convivência e por aí vai. Tudo pensando na profissão que mais se adequa ao seu perfil.

É preciso respondê- lo com sinceridade, para que o resultado seja o mais próximo possível da realidade. Lembre-se disso, ok?

No fim, após suas respostas enviadas, você receberá um resultado que poderá ser um direcionamento sobre qual área de atuação profissional se assemelha mais com você e na qual você se sentiria mais satisfeito.

Se está cheio de dúvidas, essa é uma excelente opção!

Por que fazer um teste vocacional?

A resposta para essa pergunta, apesar de significativa, é bastante simples: para não perder tempo. A coisa mais comum do mundo é as pessoas mudarem de curso na graduação, por pelo menos uma vez. Isso é mais trabalhoso do que parece.

Às vezes é preciso até um novo vestibular. Imagina você tendo que estudar o mesmo conteúdo de novo? 

No mínimo, será preciso passar por um processo bastante chatinho ao solicitar mudança de curso na graduação. No fim, ainda vai perder os meses que já cursou fazendo algo com o qual não se identificou.

O teste vocacional serve como um instrumento que identifica aptidões. Ele te diz a área vocacional na qual as suas características e preferências se encaixam melhor.

Qual a diferença entre teste vocacional e teste de aptidão?

O teste vocacional é uma espécie de prova que analisa diversos aspectos do indivíduo. Ele vai traçar um perfil e, consequentemente, uma profissão que mais se assemelha ao indivíduo. 

Diferentemente, o teste de aptidão  irá dizer se o indivíduo tem capacidade de assumir determinada função ou não. 

Resumindo: enquanto um te ajuda a escolher uma vocação, o outro vai dizer se você está apto a assumi-la. 

Sabendo disso, as chances de fazer a escolha certa sobem significativamente. Consequentemente, a de não se arrepender depois. 

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Como surgiram testes vocacionais? 

Os testes vocacionais surgiram junto com a necessidade direcionar de forma mais rápida e eficiente o indivíduo ao mercado de trabalho. Muitas coisas sobre o que é teste vocacional mudaram desde então

Na época, eles não eram tão bem elaborados a ponto de levar em consideração aspectos psicológicos: como aptidão, preferência e personalidade. Isso foi resultado de um processo mais demorado e complexo.

Trabalhos científicos de importantes estudiosos, como Karl Rogers, ajudaram bastante nessa evolução de descoberta da profissão ideal. E, o melhor, de forma individualizada.

Hoje, o indivíduo participa de forma ativa do resultado final. No qual, a sua personalidade é o fator determinante.

Os testes vocacionais realmente funcionam?

Sim, eles realmente funcionam. Isso acontece porque não foram feitos do nada, nem por acaso. Na verdade, esses questionários são fruto de um longo processo de estudos científicos realizados por pessoas capacitadas na área.

Então, a resposta para a pergunta “o que é teste vocacional” vem se aperfeiçoando há várias décadas. Logo, é algo que pode te dar um direcionamento muito importante na escolha da profissão ideal. 

Como fazer um teste vocacional?

Se você chegou até esse artigo sobre o que é teste vocacional, é porque quer de alguma forma se encontrar. Aposto que está cheio de dúvidas e muito provavelmente sente que se daria bem em mais de uma profissão.

Normal! É assim com todo mundo. Afinal, somos seres bastante complexos. 

Mas não seja afobado! É da sua carreira que estamos falando. Um teste vocacional só funciona se ele for realmente confiável e a melhor pessoa para aplicar um teste desses é um psicólogo profissional. Mas, se você não tiver condições de consultar um, temos uma outra opção. 

Elaboramos para você mais que um teste vocacional. O Raio X do Beduka é sua chance perfeita de se descobrir e trilhar o caminho certo!

Ele utiliza uma metodologia denominada DISC. Ela faz um rastreamento para identificar seus perfis mais dominantes. Empresas do mundo inteiro a utilizam e ela apresenta uma taxa de 95% de acerto, então pode confiar que é seguro.

Talvez você seja o tipo de pessoa que tem mais facilidade em exercer domínio, talvez seja mais do tipo que sabe como influenciar, ou quem sabe a cautela seja o seu ponto forte. Diferente dos já mencionados, talvez você esteja em conformidade (aprecia e segue as normas).

Quer descobrir? Basta fazer nosso Raio X. 

Ele vai mapear seu perfil, identificar seus talentos naturais e pontos de melhorias, além das profissões com as quais suas características melhor se encaixam. Para realizar o teste basta acessar o link abaixo:

Quer saber sobre algum assunto ou vestibular? Procura que a gente tem. E se não tiver é só mandar um direct no Instagram que a gente providencia!

Espero que nosso artigo sobre o que é teste vocacional tenha te ajudado!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.