Profissões

O que faz um gestor público? Fique por dentro do seu mercado de trabalho, remuneração e áreas de atuação!

O Que Faz um Gestor PúblicoO que faz um gestor público?

Desde que o Estado moderno surgiu no século XVI, ele ganha mais e mais espaço de atuação. Assim, suas atribuições crescem e com isso é preciso haver profissionais para geri-las, pois uma pessoa só é incapaz de organizar tudo. Este profissional é conhecido pelo nome de gestor público, vamos ver o que ele faz e como se tornar um.

Se você quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em um dos tópicos abaixo:

Quer saber qual profissão combina mais com você? Faça o Raio-X Beduka, o melhor teste vocacional do Brasil e conheça as áreas que mais se encaixam com seu perfil. É gratuito!

O que faz um gestor público?

O gestor público é o profissional responsável por zelar pelo bem coletivo. Seu trabalho é administrar estrategicamente empresas públicas, ONGs e projetos de órgãos privados feitos em parceria com o poder público.

No caso, é função do gestor público garantir que a instituição pela qual é responsável funcione de modo adequado.

As atividades principais realizadas pelo gestor público são:

  • conservar bens, patrimônios e recursos públicos;
  • planejar os projetos das empresas e instituições públicas;
  • elaborar políticas públicas;
  • administrar os recursos humanos;
  • fazer análise de contratos;
  • assessorar políticos nas esferas municipal, estadual e federal;
  • administrar orçamentos;
  • analisar o desempenho dos órgãos públicos;
  • desenvolver atividades publicitárias;
  • utilizar a tecnologia para soluções da gestão pública.

É possível também prestar serviços a empresas privadas, como consultorias e gestão de projetos que se relacionem com a coisa pública.

Grande parte dos conhecimentos de um gestor público são de administração e política. Você pode saber mais sobre essas áreas com nossos textos:

Onde um gestor público atua?

Bom, já sabemos o que faz um gestor público. Mas onde ele atua?

Como o próprio nome diz, ele é um gestor público, logo trabalha ligado aos órgãos estatais. Desde que surgiu, o Estado moderno tomou para si diversas atividades antes realizadas por outras instituições.

Por exemplo, a educação e a saúde antes eram responsabilidade de igrejas e da comunidade. O Estado as tornou responsabilidades suas e precisou de pessoas para geri-las.

O campo de atuação do gestor público, portanto, é tão vasto quanto as responsabilidades do Estado. Ele deve estar presente em todas as esferas do poder, seja municipal, estadual ou federal.

Isso envolve inclusive as empresas e instituições privadas que realizam projetos em conjunto com o Estado. Por exemplo, escolas que são uma parceria entre as igrejas e as secretarias de educação de municípios e estados.

Quais são as habilidades que o gestor público precisa ter?

Já vimos o que faz um gestor público, vamos conhecer agora quais são as habilidades necessárias para que ele exerça bem a sua função.

  1. Visão global e estratégica: devido a suas atribuições, o gestor público tem de tomar decisões a todo momento. Para evitar as possibilidades de erro, é preciso visão e estratégia para antever os resultados e traçar as metas.
  2. Capacidade de liderança: O gestor trabalha com pessoas e precisa ser capaz de motivá-las e de exercer uma boa influência sobre elas para extrair o melhor de cada um.
  3. Saber inovar: o gestor precisa ter em mente que os problemas atuais são diferentes dos antigos e precisa apresentar soluções inovadoras para eles. Assim, ter uma capacidade de inovação é essencial no seu trabalho.

Agora chegamos à pergunta que não quer calar…

Quanto um gestor público ganha?

Em geral, os salários pagos pelo Estado são relativamente altos e a carga horária não é tão exaustiva quanto no setor privado. Isso é um atrativo para muitas pessoas.

Cronograma de estudos

O salário de um gestor público depende do setor em que ele atua e de sua área de formação. 

Em média, um gestor público ganha R$4.198,80 para jornadas de 42 horas semanais. Diferente do setor privado, os cargos públicos têm um teto salarial, um valor máximo que os profissionais podem receber. No caso do gestor o valor é R$9.976,40.

Como me tornar um gestor público?

Agora que sabemos o que faz um gestor público, vamos ver o que é preciso para ser um. Para se tornar um gestor público é preciso ser aprovado em um concurso. Ou seja, se for do seu interesse seguir nessa carreira, pesquise quais são os editais abertos para poder concorrer.

A maioria dos concursos pede formação de nível superior para os cargos de gestão pública. Entre as diversas opções, as preferências são os cursos de Direito, Administração, Administração Pública e Ciências Contábeis.

Isto acontece porque estes cursos têm matérias que trazem conhecimentos essenciais ao gestor público, como:

  • Fundamentos da administração;
  • Economia;
  • Ética;
  • Ciência Política;
  • Economia voltada para o setor público;
  • Cultura Política do Brasil.

Veja como é o curso de Direito e como ingressar em uma faculdade com desconto.

O Beduka te conecta à faculdade!

Pronto! Agora já estamos por dentro de tudo o que faz um gestor público. Mas ainda não acabou, queremos te ajudar a se tornar um!

O meio para chegar à Gestão Pública é o concurso público, como vimos. E as melhores opções são as de nível superior, de preferência nas áreas de Administração.

A maior parte dos alunos procuram as universidades públicas para ingressar em um curso. Mas elas são muito concorridas, pois as vagas são poucas e tem muita gente querendo.

Mas isso não é motivo para desânimo. As faculdades particulares têm muitas vagas e não deixam a desejar em nada para as públicas e nós queremos te ajudar a entrar em uma delas.

Você pode cursar Administração em uma das mais importantes universidades do país.

Para isso, basta você acessar o Beduka Bolsas, uma plataforma feita com o objetivo de ofertar bolsas até 70% em faculdades de excelência pelo Brasil!

Ela fica aberta 24 horas por dia. Se você quiser, pode comprar uma bolsa agora mesmo. Não é legal?

E já que falamos de economia, saiba que comprando uma bolsa, você pode conseguir mais de 3 mil reais de economia. É uma oportunidade única!
Fique por dentro das novidades sobre o Enem e universidades com nosso perfil no instagram.

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.