Vestibulares

Universidades com vestibular próprio: quais são? Conheça todas elas agora

universidades com vestibular próprioUniversidades com vestibular próprio?
Sala do Saber - melhor cursinho online

Você sabia que é possível entrar em universidades públicas do Brasil inteiro sem precisar do Enem? Apesar de a maioria delas utilizar o Sisu como forma de ingresso, muitas mantiveram seus vestibulares próprios pelo menos para um dos semestres do ano.

Isso aumenta suas chances de começar a estudar no curso dos seus sonhos, pois quanto mais portas abertas houver, melhor!

Aposto que você está curioso para saber quais são as universidades com vestibular próprio. Vamos te apresentar a lista a seguir, dividindo entre federais e estaduais e dando algumas informações de como funciona o processo. Continue lendo e veja as possibilidades de iniciar os estudos em uma faculdade pública.

Como tem bastante conteúdo pela frente, clique em um dos tópicos abaixo para ir diretamente a alguma parte do seu interesse:

Universidades públicas com vestibular próprio em 2024

Muita gente nem sabe disso, mas diversas universidades públicas mantiveram seus vestibulares tradicionais. Ou seja, elas possuem um processo seletivo próprio para o preenchimento de vagas, ainda que possam utilizar o Enem de alguma maneira. A maioria delas é de universidades estaduais.

Veja quais são as instituições que farão vestibular em 2024.

Universidades federais com vestibular próprio em 2024

Para facilitar, vamos separar as universidades por regiões.

Universidades com vestibular próprio no Norte

Universidade Federal de Roraima (UFRR)

É realizado uma vez por ano, dividindo espaço com o processo de seleção seriada, que leva em conta o processo do ensino médio na rede de ensino do estado. O processo seletivo ocorre em duas etapas, as vagas são disputadas na ampla concorrência e no sistema de cotas.

Universidades com vestibular próprio no Nordeste

Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

A UFPE manteve seu vestibular tradicional apenas para alguns cursos, como o de Música e de Letras e Artes. A maior parte das vagas é disputada pelo Sisu.

Universidades com vestibular próprio no Sudeste

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

A Unifesp mantém um processo seletivo próprio apenas para os cursos da área da Saúde. Ainda assim, apenas na segunda fase. A primeira é realizada pelo Sisu.

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Tem o vestibular dividido em duas fases: a primeira é de questões objetivas de conhecimentos gerais, enquanto a segunda é discursiva. Esse é o modelo principal de ingresso na instituição.

Universidades com vestibular próprio no Sul

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

O vestibular da UFPR possui duas fases. Para passar para a segunda fase, o candidato precisa alcançar uma pontuação mínima estabelecida pela UFPR. Essa pontuação mínima varia a cada ano e é definida de acordo com o desempenho geral dos candidatos na prova.

Saiba mais sobre o vestibular da UFPR.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Acontece em fase única, com provas aplicadas em dois dias seguidos. São nove de conhecimentos gerais com base nos conteúdos do ensino médio e uma redação.

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui uma única fase, realizada em dois dias. Elas contam com questões variadas, objetivas e discursivas, e uma redação.

Universidades com vestibular próprio no Centro-oeste

Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

A universidade fica no estado do Mato Grosso do Sul e possui um vestibular feito em apenas uma etapa. A prova contém uma redação e questões de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais.

Universidade de Brasília (UnB)

A UnB destina 25% das vagas em seus cursos por meio de seu vestibular. Ele é feito em apenas uma fase, com provas em dois dias seguidos. As questões são objetivas e possuem um sistema de classificação próprio, você pode descobrir mais no nosso artigo sobre como funciona o vestibular da UnB.

Universidades estaduais com vestibular próprio em 2024

A maioria das universidades com vestibular próprio são estaduais e se concentram no centro sul do país. Vamos conhecê-las.

Universidades com vestibular próprio no Norte

Universidade Estadual do Amazonas (UEA)

O vestibular da UEA é realizado pela Vunesp, com provas aplicadas em dois dias consecutivos. No primeiro dia as matérias cobradas são de conhecimento geral, para todos. No segundo, os conhecimentos são organizados por curso escolhido na inscrição.

Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Contém questões objetivas e uma redação, que devem ser aplicadas em apenas uma fase e dia único. São mais de 500 vagas, distribuídas por 17 cursos.

Universidades com vestibular próprio Nordeste

Universidade Estadual da Bahia (UNEB)

O processo seletivo acontece em fase única, em dois dias consecutivos. As provas são de questões objetivas abordando conhecimentos gerais e uma redação.

Universidade Regional do Cariri (URCA)

O vestibular da URCA é o principal meio de ingresso na universidade. Ele é realizado em apenas uma etapa, dividida em dois dias, na qual se cobra conhecimentos gerais e a produção de uma redação.

Universidade Estadual do Ceará (UECE)

O vestibular da UECE possui duas fases. Na primeira, os participantes respondem questões de conhecimentos gerais. Os aprovados para a segunda fase respondem a três provas de conhecimentos específicos e devem produzir uma redação.

Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Possui uma fase única, composta de 60 questões objetivas de conhecimentos gerais e uma redação.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Possui diversos campi no centro-sul da Bahia, com sede na cidade de Vitória da Conquista. 50% das vagas são preenchidas pelo vestibular, que funciona em fase única uma vez por ano. As provas ocorrem em dois dias seguidos, com questões de múltipla escolha e uma redação.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA)

Provas acontecem em apenas um dia, contando com questões de conhecimentos gerais e específicos e uma redação.

Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal)

Vestibular de fase única, dividida em dois dias de provas. Cobra-se as matérias do ensino médio e uma redação.

Universidades com vestibular próprio no Sudeste

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Possui duas fases. Na primeira, os candidatos respondem a 90 questões de conhecimentos gerais. Os que tiverem a nota mínima para avançar à segunda fase, responderão questões discursivas sobre conhecimentos específicos do curso escolhido.

Saiba mais sobre o vestibular da Unicamp e outras formas de ingresso.

Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

O vestibular da UEMG abre as portas para 75% das vagas na universidade. Ocorre em fase única, com questões de múltipla escolha e uma redação.

Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

A UERJ possui um vestibular feito em duas fases. Na primeira, realiza-se uma prova com questões objetivas, que é aplicada duas vezes por ano. Na segunda, os convocados fazem produções textuais, uma redação dissertativa-argumentativa e textos sobre o curso escolhido.

Conheça mais do vestibular da UERJ.

Universidade de São Paulo (USP)

A USP possui vestibular elaborado pela Fuvest, realizado em duas fases. Na primeira, o candidato responde 90 questões de conhecimentos específicos. Os classificados para a segunda fase produzem uma redação e respondem questões de português e matérias específicas do curso escolhido.

Saiba mais sobre o vestibular da FUVEST e fique preparado para as provas.

Universidade Estadual Paulista (UNESP)

O vestibular da Unesp é dividido em duas fases. A primeira contém questões de múltipla escolha, enquanto a segunda é toda discursiva. Os candidatos aprovados para a segunda fase têm de escrever uma redação e textos sobre áreas afins ao curso escolhido.

Temos um texto explicando tudo sobre o vestibular da Unesp. Confira!

Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp)

A Univesp possui cursos semi-presenciais com o intuito de ampliar o acesso ao ensino superior. O vestibular para ingresso conta com 56 questões objetivas e uma redação.

Universidades com vestibular próprio no Sul

Universidade do Estado de Santa Catarina

Aplica o vestibular duas vezes por ano, verão e inverno. As provas são feitas em apenas um dia, nos turnos da manhã e da tarde, sendo composta de questões de múltipla escolha e uma redação.

Universidade Estadual de Londrina

O vestibular da UEL ocorre apenas uma vez por ano e é dividido em duas fases. Possui questões objetivas na primeira e discursivas na segunda.

Saiba mais sobre o  vestibular da UEL.

Universidade Estadual de Maringá (UEM)

O processo seletivo da UEM é realizado em dois dias. No primeiro, o candidato responde a questões de conhecimentos gerais e escreve uma redação. O segundo contém questões de português, literatura, língua estrangeira e conhecimentos específicos.

Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

A UENP realiza dois vestibulares por ano. As provas ocorrem em dois dias consecutivos, contendo questões objetivas de conhecimentos gerais e uma redação.

Universidade Estadual do Paraná (Unespar)

O vestibular da Unespar é dividido em dois dias. No primeiro, contém questões de conhecimentos comuns e uma redação e no segundo, questões específicas ao curso.

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

A Unioeste divide seu vestibular em duas fases. Na primeira, a prova contém 71 questões objetivas e uma redação. Os habilitados para a segunda fase respondem uma prova com questões específicas do curso escolhido.

Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

A UEPG possui dois vestibulares por ano. As provas acontecem em três etapas. As duas primeiras ocorrem no mesmo dia e são provas de conhecimentos gerais e redação. A terceira é uma prova de conhecimentos específicos.

Universidades com vestibular próprio no Centro-oeste

Universidade Estadual de Goiás (UEG)

O vestibular da UEG é realizado em duas etapas. A primeira possui 80 questões de conhecimentos comuns a todos os candidatos. A segunda, é uma prova com questões de disciplinas específicas do curso.

Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

O vestibular da UNEMAT é realizado no segundo semestre de cada ano e contém questões objetivas de conhecimentos comuns e uma redação.

Fundação Universidade do Tocantins (Unitins)

O vestibular da Unitins é o principal meio de ingresso nessa faculdade. Ele é realizado em apenas um dia, nos turnos matutino e vespertino. Pela manhã, o candidato responde questões de Física, Biologia, Matemática, História, Geografia e Química. Pela tarde, escreve uma redação e responde questões de Português e Língua Estrangeira.

Saiba quando os vestibulares acontecem!

Agora que você já sabe quais universidades públicas ainda têm vestibular próprio, não pode perder nenhuma novidade sobre elas.

Por isso, fique ligado no nosso calendário de vestibulares para não perder as informações sobre inscrições, datas de provas e resultados.

Você já sabe qual curso deseja fazer? Que tal analisar se ele combina mesmo com sua personalidade?

O Raio-X é o teste vocacional do Beduka que te ajuda no seu autoconhecimento e sugere as profissões que mais se encaixam nas suas características.

Faça agora e descubra se o curso escolhido tem mesmo a ver com você.

Teste vocacional do Beduka.

Obrigado por ter lido até aqui nosso texto sobre os processos seletivos das universidades públicas do Brasi!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.