Enem

Saiba como descobrir o número de inscrição do Enem e porque você precisa dele!

como descobrir o número de inscrição do enemComo descobrir o número de inscrição do Enem?
Cronograma do que estudar

Assim que você se inscreve no Enem, um número de inscrição é gerado. Você não pode perdê-lo, pois ele vai te acompanhar até o momento em que você utilizará suas notas para ingressar em uma universidade.

Sem ele, ficará impossível participar dos programas do governo que dão vagas nas instituições públicas e privadas. Ou seja, vai ficar de fora do Sisu, do Prouni e do Fies.

Para evitar isso, neste artigo te mostraremos como descobrir o número de inscrição do Enem e todas as funções que ele tem no seu caminho até a faculdade. Leia até o fim e entenda!

Clique em um dos tópicos abaixos para ir diretamente ao assunto:

A prática é sempre a melhor forma de garantir bons resultados. Aumente sua nota com o Simulado Enem do Beduka, ele simula o método TRI de correção e é 100% gratuito, aproveite!

O que é o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova desenvolvida e aplicada pelo MEC com o objetivo de avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio.

Além disso, com a pontuação obtida no Enem o estudante pode ingressar em curso de nível superior em instituições públicas ou privadas. Para isso, o governo federal conta com programas onde o estudante aplica suas notas para concorrer a uma das vagas ofertadas.

Para o ingresso no ensino superior em universidades públicas, o interessado deve inscrever-se no Sisu

Já para a entrada em instituições particulares, o estudante pode participar do Prouni para concorrer a uma das bolsas oferecidas ou optar pelo Fies para financiar as mensalidades do curso.

Temos artigos que explicam o funcionamento de cada um desses programas, não deixe de conferir:

Após descobrir todas as possibilidades de aplicar sua nota do Enem para entrar na faculdade, veja o passo a passo de como descobrir o número de inscrição do Enem.

Como descobrir o número de inscrição do Enem?

  1. Acesse a Página do Participante, no site oficial do Enem.
  1. Digite seu CPF para fazer o login em sua conta gov.br e clique em continuar.
  1. Forneça sua senha. Caso tenha esquecido poderá recuperá-la através do aplicativo “gov.br”.
  1. Em seguida, clique na seção “inscrição”, no canto superior esquerdo. 
  1. Você será redirecionado a uma espécie de chat. Nessa tela, clique no botão “visualizar inscrição”.
  1. Após o carregamento, você terá acesso ao seu número de inscrição, aos dados pessoais fornecidos e às opções de prova escolhidas no ato da inscrição.

Para descobrir o número de inscrição do Enem de anos anteriores, realize os 3 primeiros passos. Em seguida, clique na seção “resultado”, no canto superior esquerdo. 

Você será redirecionado a um chat onde consta um botão para cada ano que participou. Clique no ano de seu interesse e terá acesso a seu número de inscrição e resultados daquele ano.

Agora que você aprendeu como descobrir o número de inscrição do Enem, entenda para que ele serve.

Cronograma de estudos

Para que serve o número de inscrição do Enem?

O número de inscrição do Enem é uma sequência numérica que identifica cada candidato, que vai realizar ou já realizou o exame em anos anteriores.

A sequência apresenta 12 dígitos e é gerada logo após a inscrição e validada a partir do pagamento da taxa de participação.

Esse número pode ser encontrado no cartão de confirmação do Enem e na página do participante, que ensinamos como descobrir anteriormente. 

Saber o número de inscrição do Enem é importante pois ele será utilizado na hora de se inscrever nos programas federais de acesso a universidades públicas e particulares.

Esperamos que sua dúvida sobre como descobrir o número de inscrição do Enem tenha sido respondida. 

No mais, não deixe de conhecer a oportunidade imperdível que o Beduka tem para você!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que há uma forma de entrar no curso dos seus sonhos sem precisar ficar meses estudando para o Enem e demais vestibulares?

Sim! Conheça o nossa plataforma de bolsa de estudos.

O Beduka Bolsas é a plataforma do Beduka que te conecta a bolsas de estudo em universidades de excelência.

E o melhor: sua matrícula sai gratuita e os descontos podem chegar a até 65% do valor da mensalidade!

São mais de 90 opções de cursos, em todos os tipos de formação: bacharelado, licenciatura e cursos tecnológicos!

Realize agora seu sonho e garanta uma vaga na faculdade. Acesse o Beduka Bolsas!

Siga o Beduka nas redes sociais! No Instagram postamos tudo que pode cair no Enem e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre todas as matérias. Estamos te esperando!

Obrigada por ler até aqui!

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.