Enem

Quando acaba a inscrição do Enem? Não perca a chance da sua vida

Quando acaba a inscrição do EnemQuando acaba a inscrição do Enem
Cronograma do que estudar

Todo mundo sabe a importância do Enem: ele é usado em quase todas as faculdades e programas de acesso à universidade! Logo, ficar de olho no calendário completo é essencial para não adiar seu sonho. Sabendo disso, separamos para você todas as informações necessárias sobre quando acaba a inscrição do Enem e muito mais.

Neste texto, você vai descobrir quando acaba a inscrição do Enem. Tem bastante conteúdo pela frente, então clique em um dos tópicos para ir diretamente ao que deseja saber:

  1. O que é o Enem?
  2. Quando acaba a inscrição do Enem? 
  3. Calendário completo do Enem 2023
  4. Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?
  5. Passo a passo de como se inscrever no Enem
  6. Faça faculdade com Beduka (Descontos de até 65%)

Temos uma ótima novidade para você! Acabamos de lançar o Plano de Estudo Beduka. Ele está maravilhoso e vai te ajudar demais na preparação para o Enem! 

O que é e como funciona o Enem?

O Enem é uma prova que possuía, inicialmente, o objetivo de identificar a qualidade do ensino médio no Brasil.  Porém, veio a se tornar uma das principais portas de acesso à universidade.

É composta por questões de múltipla-escolha nas áreas de linguagens, ciências humanas, ciências exatas e redação.  As provas são aplicadas em dois dias, as últimas ocorreram em dois domingos consecutivos.

A primeira é referente ao conhecimento da área de linguagens mais redação e a segunda às demais áreas do conhecimento. Os assuntos cobrados no Enem são os mesmos que compõem a grade curricular do ensino médio do país.

Se você deseja se inscrever no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), Prouni (Programa Universidade para Todos) ou Sisu ( Sistema de Seleção Unificada), saiba que todos eles exigem a pontuação do Enem.

Temos outros artigos para que você possa entender melhor sobre esses programas:

Quando acaba a inscrição do Enem? 

De acordo com a informação divulgada na Página do Participante, as inscrições para o Enem 2023 começam no dia 08/05 e vão até às 23h59 do dia 19/05 (horário de Brasília).

Portanto, fique atento a essas datas e não perca a oportunidade da sua vida! Para saber mais informações sobre o Enem, acompanhe o Beduka no Instagram.

Quais as datas das provas do Enem 2023?

As provas serão realizadas nos dias 05 e 12 de novembro.  No próximo tópico, tenha acesso a todas as datas do Enem 2023 que já foram divulgadas pelo Inep.

Essa informação consta no Diário Oficial da União (DOU), desde o dia 21 de janeiro. Também é possível verificá-la por meio da documentação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Calendário completo do Enem 2023

Se você chegou aqui querendo saber quando acaba a inscrição do Enem, com certeza vai te interessar muito em ter acesso ao calendário completo da edição de 2023!

Confira o período de inscrição e as demais datas que já foram divulgadas. Confira abaixo:

  • Inscrições: 08 a 19 de maio de 2023.
  • Pagamento das inscrições: ainda não teve data divulgada pelo Inep.
  • Pedido de atendimento especializado: ainda não teve data divulgada pelo Inep.
  • Pedido de tratamento pelo nome social: ainda não teve data divulgada pelo Inep.
  • Divulgação do local de prova: outubro (provável).
  • Realização das provas: 05 a 12 de novembro de 2023.
  • Resultado do Enem: 16 de janeiro de 2024.

Como usar a nota do Enem para entrar na faculdade?

O Enem se tornou a melhor chance do estudante brasileiro de entrar na universidade. Pode ser por meio do ingresso direto ( utilizando sua nota e tratando a respeito de tudo diretamente com alguma instituição particular) ou por meio de programas governamentais: o Sisu, o Prouni e o Fies

Logo, saber quando acaba a inscrição do Enem e ter acesso ao calendário completo é fundamental. Mas também é muito importante você se programar para quando já estiver com sua nota em mãos.

Por esse motivo, além de te informar quando acaba a inscrição do Enem, vamos te contar sobre os detalhes dessas formas de ingresso.

O Sisu e o Prouni aceitarão a nota da edição do Enem 2022. Já para se inscrever no Fies, é possível utilizar as notas a partir da edição realizada em 2010.

Veja as datas que já foram divulgadas oficialmente:

Sisu

Inscrições: de 16 de fevereiro a 24 de fevereiro de 2023

Resultado: 28 de fevereiro de 2023.

Lista de espera: ainda não teve data divulgada pelo Inep.

Prouni 

Inscrição: 28 de fevereiro a 3 de março de 2023.

1ª chamada: 7 de março/2023

Comprovação das informações (1ª chamada): ainda não teve data divulgada pelo Inep

2ª chamada: 21 de março/2023

Comprovação das informações (2ª chamada): ainda não teve data divulgada pelo Inep.

Inscrição na lista de espera: ainda não teve data divulgada pelo Inep.

Cronograma de estudos

Resultado da lista de espera: ainda não teve data divulgada pelo Inep.

Comprovação das informações (lista de espera): ainda não teve data divulgada pelo Inep.

Fies 

Inscrição: 07 a 10 de março

Resultado: ainda não teve data divulgada pelo Inep

Complementação das informações: ainda não teve data divulgada pelo Inep

Divulgação dos aprovados nas vagas remanescentes: ainda não teve data divulgada pelo Inep.

Todas as informações acima podem ser comprovadas no site do Inep. E, não esqueça! Assim que for divulgado quando acaba a inscrição do Enem, vamos te contar imediatamente. Acompanhe por aqui e através das nossas outras redes sociais.

Passo a passo de como se inscrever no Enem

Como ainda estamos no início do ano, não temos o calendário completo e a informação sobre quando acaba a inscrição do Enem. Porém, vamos manter você informado à medida que essas datas forem sendo divulgadas oficialmente.

Quando isso acontecer, é importante você saber o passo a passo sobre como realizar a inscrição no Enem. Confira a seguir:

1 – Antes de mais nada, você deverá acessar o site. Para isso, basta clicar no link a abaixo:

2 – Informe os dados solicitados: CPF e data de nascimento. Após isso, aparecerá a solicitação de diversos dados cadastrais, como endereço e identidade. Basta preencher.

3 – Crie uma senha com no mínimo seis e no máximo dez caracteres. Ela é importante! Anote em um lugar seguro, envie para o seu próprio email ou algo do tipo. Você irá precisar dela depois. 

4. Informe se você precisará de atendimento especial no dia de realizar a prova.

5. Escolha o idioma que deseja que conste na sua prova. Há duas opções, inglês e espanhol, basta selecionar a opção escolhida. Nessa parte, também será necessário escolher a cidade onde fará as provas;

6. Responda as informações solicitadas a respeito do seu Ensino Médio.

7. Responda o formulário socioeconômico.

8. Por fim, finalize a inscrição e imprima o boleto referente a cobrança da taxa.

Deseja saber sobre a solicitação de Isenção de taxa do Enem? É só acessar o artigo com conteúdo exclusivo sobre isso. Nele, você encontra o passo a passo desse processo.

Faça faculdade com o Beduka

Se você está aqui é porque está ligado em quando acaba a inscrição do Enem. Eu entendo que esse processo de preparação é uma loucura, muita ansiedade e cansaço, né? Mas vou te dizer uma coisa:

Não é preciso se preocupar tanto! 

O Beduka tem um jeito muito mais fácil de entrar em uma universidade, sem provas e totalmente desvinculado do Enem.

Estou falando do Beduka Bolsas! Nessa plataforma, você tem chance de ganhar bolsas de 65% para vários cursos, cidades e modalidades.

Basta escolher a bolsa para o curso dos seus sonhos e gerar a sua Carta Matrícula. Pronto! Já pode estudar. E você pode fazer isso em qualquer época do ano. Estudar nunca foi tão fácil! 

Que bom que chegamos até aqui! Espero que nosso artigo, sobre quando acaba a inscrição do Enem, tenha te ajudado.

Se você quiser algum tema que a gente ainda não tenha escrito sobre, é só mandar um direct no Instagram que vamos providenciar!

No mais, ainda queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.