Biologia

Exercícios de Fisiologia Vegetal com Gabarito

Fisiologia-Vegetal-capaLista de Exercícios de Fisiologia Vegetal com Gabarito
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Fisiologia Vegetal é uma área da botânica que estuda o funcionamento das funções moleculares, mecânicas e físicas nos seres vivos. Entre essas funções estão a fotossíntese, a respiração, o sistema hormonal, o tropismo, o nastismo, o fotoperiodismo e todas as outras funcionalidades de um organismo vegetal. Leia nosso resumo e aproveite a oportunidade para fazer os 16 Melhores Exercícios de Fisiologia Vegetal.

Quando você terminar os Exercícios sobre Fisiologia Vegetal, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil

O nosso corpo é um sistema muito complexo que possui as mais variadas funções. Todo movimento ou ação que ele toma depende de diversos sistemas por trás que permitem isso.

A parte da Biologia que estuda isso é a Fisiologia humana. Quando queremos estudar os sistemas por trás do corpo das plantas, recorremos à Fisiologia Vegetal.

Os vegetais são um dos seres vivos mais abundantes de todo o Planeta, então você precisa conhecer a sua fisiologia. Pois saiba,

Ela vai cair no ENEM!!!

O que é Fisiologia Vegetal?

A Fisiologia Vegetal é uma área da botânica que estuda o funcionamento das funções moleculares, mecânicas e físicas nos seres vivos. Entre essas funções estão a fotossíntese, a respiração, o sistema hormonal, o tropismo, o nastismo, o fotoperiodismo e todas as outras funcionalidades de um organismo vegetal.

Por que estudar Fisiologia Vegetal? (Objetivos)

  • A principal fonte de alimento em todos os ecossistemas são as plantas;
  • As plantas são capazes de produzirem produtos economicamente importantes como remédios, fibras e madeira;
  • Há uma forte aplicação de vegetais na silvicultura, horticultura e agricultura;
  • As plantas possuem um grande valor estético para os ambientes;
  • As plantas desempenham um grande papel na qualidade do meio ambiente: umidade, produção de oxigênio e regulação climática.

Que tal fazer Os 6 Melhores Exercícios sobre o Reino Plantae?

Fisiologia Ambiental

Fisiologia vegetal trata da maneira como as plantas reagem ao ambiente. Através de estímulos externos, tais como: temperatura, fogo, vento, umidade, pH, solo e radiação.

árvores em ambientes diferentes (fisiologia vegetal)
Árvores habitando ambientes muito diferentes.

Fotomorfogênese

Diz respeito ao desenvolvimento da planta que é controlado por luz. Fotomorfogênese é o desenvolvimento da estrutura e forma nas plantas que é afetada pela luz, excluindo a fotossíntese.

Fotoperiodismo

Fotoperiodismo é como as plantas reagem a duração do dia que muda de acordo com a estação do ano e com o local em que situa-se no planeta. 

Em alguns países, como os próximos ao Polo Norte, a transição entre noite e dia é muito mais longa do que observamos em países mais ao centro do planeta como o Brasil.

Por isso, as espécies de plantas que se desenvolvem em ambos os ambientes são muito diferentes.

Desenvolvimento da planta em relação à luz disponível (Fisiologia Vegetal)

Hormônios Vegetais (fitormônios)

Os hormônios vegetais, também chamados de fitormônios, são substâncias orgânicas atuantes em diferentes órgãos das plantas, responsáveis pelo crescimento da planta.

Fitoquímica

É o estudo de compostos de natureza química que são derivados de plantas

Nutrição Vegetal

As plantas produzem os seus próprios nutrientes através do processo de fotossíntese que utiliza gás carbônico, água e sais minerais. 

Processo de Fotossíntese (Fisiologia Vegetal)

Quais são os Movimentos Vegetais?

  • Tropismo: resposta da planta aos estímulos direcional como a luz ou a gravidade.
  • Nastismo: resposta das plantas aos estímulos não direcionais como a temperatura e a umidade.
  • Pigmentos: são moléculas importantes que fazem parte das funções da planta. São vários os pigmentos, entre eles: as porfirinas, as antocianinas e os carotenóides.

Quer aumentar ainda mais suas chances de mandar bem no ENEM? Então conheça o Instagram do Beduka, lá postamos diariamente resumos perfeitos para você!

Exercícios de Fisiologia Vegetal com Gabarito

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Parabéns por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1 – (UFRGS 2018)  Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre os mecanismos através dos quais água e solutos são transportados dentro da planta.

(  ) A água e os sais minerais podem passar entre as paredes celulares ou podem atravessar o citoplasma, nas células do córtex da raiz.

(  ) O movimento ascendente da seiva pelo floema ocorre devido à pressão positiva na raiz.

(  ) O transporte de água para dentro do xilema ocorre por osmose, já os sais minerais são transportados por processo ativo, no cilindro central.

(  ) A tensão provocada pela transpiração é responsável pelo transporte de sacarose.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

a) V – V – F – F.

b) V – F – V – F.

c) F – F – F – V.

d) V – V – F – V.

e) F – V – V – F.

Questão 2 – (UFMG) A maioria das espécies de bromélias vive em ambientes de florestas, sobre galhos e troncos de árvores. Pesquisadores verificaram que indivíduos da mesma espécie podem

apresentar grande variação fenotípica. Analise estes gráficos do comportamento da bromélia Neoregelia johannis:

Exercícios Questão 2 FISIOLOGIA VEGETAL

Com base nas informações desses gráficos e em outros conhecimentos sobre o assunto, pode-se concluir que, nas bromélias, a área da folha e o número de espinhos se relacionam com todas as

seguintes adaptações, EXCETO:

a) Redução dos efeitos da insolação em locais abertos

b) Aumento de defesa contra herbívoros em locais abertos

c) Aumento da captação de luz em locais sombreados

d) Redução da transpiração em locais iluminados.

Questão 3 – (UFMG) Analise as situações representadas nestas figuras:

Exercício 3 Fisiologia Vegetal

Considerando-se as informações dessas figuras, é CORRETO afirmar que NÃO ocorre tropismo na situação

a) IV

b) I

c) II

d) III

Questão 4 – (Famerp 2018) Analise a ampliação de uma imagem em escala microscópica.

Exercício 4 Fisiologia Vegetal

Observa-se na imagem parte do tecido proveniente de uma árvore do grupo angiosperma, contendo duas estruturas em evidência. Em uma árvore adulta, tais estruturas são encontradas

a) principalmente nas folhas, e sua função e realizar a transpiração.

b) principalmente no caule, e sua função e reter a água.

c) principalmente na raiz e no caule, e sua função e secretar hormônios.

d) na região pilífera da raiz, e sua função e realizar a absorção de água e sais.

e) em toda a árvore, e sua função e realizar as trocas gasosas.

Questão 5 – (UFG 2006) O proprietário de um viveiro de plantas deseja incrementar seu lucro com o aumento da produção de mudas provenientes de brotação. Para tanto, solicitou a orientação de um especialista que recomendou o tratamento com o hormônio vegetal:

a) ácido abscísico, para propiciar o fechamento estomático.

b) auxina, para promover o enraizamento de estacas.

c) citocinina, para estimular a germinação.

d) etileno, para intensificar a maturação dos frutos.

e) giberelina, para induzir a partenocarpia.

  • Você já fez os 5 primeiros Exercícios de Fisiologia Vegetal, calma que ainda tem mais 11 para deixá-lo pronto para o vestibular!!!

Questão 6 – (UFC) O professor de botânica montou um experimento para observar o efeito da luz sobre a transpiração foliar. Escolheu um arbusto de papoula (Hibiscus sp.) e encapsulou as extremidades de dez ramos com sacosplásticos transparentes, lacrando-os com barbante para evitar as trocas gasosas. Cobriu a metade dos sacos com papel alumínio e, após 48 horas, observou as diferenças no conteúdo de água acumulada dentro dos sacos, nos dois grupos.

Assinale a alternativa que indica o resultado observado mais provável.

a) A quantidade de água nos dois grupos foi igual, devido à inibição da transpiração pela alta umidade relativa que se formou no interior de ambos.

b) O teor de água acumulada foi maior nos sacos plásticos sem a cobertura do papel alumínio, uma vez que a luz induziu a abertura dos estômatos e permitiu uma transpiração mais intensa.

c) A quantidade de água acumulada foi maior nos sacos plásticos envoltos com papel alumínio, uma vez que a ausência de luz solar diminuiu a temperatura dentro dos sacos e a evaporação foliar.

d) A concentração mais elevada de CO2 no interior dos sacos sem o papel alumínio induziu o fechamento dos estômatos, e a quantidade de água acumulada foi menor.

e) A concentração de oxigênio foi menor nos sacos envoltos com papel alumínio, devido à falta de luz para a fotossíntese, ocasionando a abertura dos estômatos e o aumento da transpiração.

Questão 7 – (UFF) Apesar de ser conhecido pela teoria da evolução, Darwin também trabalhou com plantas. Em 1880, ele realizou alguns experimentos e observou, ao cultivar alpiste em solo adequado ao seu crescimento, um movimento do ápice dos coleóptilos.

Questão 7 de Fisiologia Vegetal

A análise da figura permite dizer que Darwin observou um movimento orientado:

a) pelo tipo de solo utilizado (geotropismo), mediado pelo hormônio auxina;

b) pela presença da luz (fototropismo), mediado pelo hormônio auxina;

c) pela ausência de luz (fototropismo), mediado pelo hormônio giberelina;

d) pelo tipo de solo utilizado (geotropismo), mediado pelo hormônio giberelina;

e) pela presença da luz (fototropismo), mediado pelo hormônio cinetina.

Questão 8 – (FTT 2018)  O mecanismo de transporte de seiva bruta nos vegetais de grande porte depende, em menor escala, da capilaridade que existe nos vasos xilemáticos e da pressão promovida pela raiz durante a absorção de água e nutrientes do solo. Porém, a principal força responsável pela ascensão da água até a copa das árvores é decorrente

a) da difusão facilitada que ocorre nas células estomáticas durante seu processo de fechamento do ostíolo.

b) do bombeamento de íons potássio, com gasto de energia, para fora das células estomáticas.

c) da difusão simples de gás carbônico para dentro da câmara estomática quando existe luminosidade.

d) do metabolismo dos cloroplastos das células estomáticas, quando abastecidos de água, gás oxigênio e luz.

e) da perda de vapor d’água através do ostíolo quando o suprimento hídrico e luminoso é suficiente.

  • Você está indo muito bem! Chegamos à metade dos Exercícios de Fisiologia Vegetal

Questão 9 – (UFPI) Assinale a alternativa FALSA sobre os estômatos, no processo de transpiração dos vegetais:

a) Com suprimento de água ideal, eles ficam abertos.

b) Ficam abertos quando há luz.

c) Fecham-se quando a planta tem risco de desidratação.

d) A baixa concentração de gás carbônico na folha estimula sua abertura.

e) O ácido abscísico inibe o transporte de K+, abrindo-os.

Questão 10 – (UFMS) Assinale a alternativa correta.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

a) A planta apresenta fototropismo negativo quando o caule tende a crescer em direção à fonte de luz.

b) Quando as folhas das plantas crescem em direção à fonte de luz, o fenômeno é denominado geotropismo negativo.

c) Quando o caule busca uma área sem luminosidade para o seu crescimento, o fenômeno é denominado tigmotropismo negativo.

d) Em geral, o caule das plantas apresenta geotropismo positivo.

e) Em geral, as raízes das plantas crescem em direção ao solo, apresentando, portanto, geotropismo positivo.

Questão 11-  (UNIFESP) Um botânico tomou dois vasos, A e B, de uma determinada planta. O vaso A permaneceu como controle e no vaso B foi aplicada uma substância que induziu a planta a ficar com os estômatos permanentemente fechados. Após alguns dias, a planta do vaso A permaneceu igual e a do vaso B apresentou sinais de grande debilidade, embora ambas tenham ficado no mesmo local e com água em abundância. Foram levantadas três possibilidades para a debilidade da planta B:

I. A água que ia sendo absorvida pelas raízes não pôde ser perdida pela transpiração, acumulando-se em grande quantidade nos tecidos da planta.

II. A planta não pôde realizar fotossíntese, porque o fechamento dos estômatos impediu a entrada de luz para o parênquima clorofiliano das folhas.

III. A principal via de captação de CO2 para o interior da planta foi fechada, comprometendo a fotossíntese.

A explicação correta corresponde a

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

e) II e III.

Questão 12 – (UFV) A figura abaixo representa a espécie Mimosa pudica. Essa planta, conhecida popularmente como “dormideira”, reage ao toque com o movimento de fechamento das folhas, conforme indicado pela seta.

Questão 12 de Fisiologia Vegetal

Esse exemplo de reação nas plantas é conhecido como:

a) nictinastia

b) sismonastia

c) fototropismo

d) geotropismo

e) tigmotropismo

  • Ufa, estamos quase no fim! Faça os 4 últimos Exercícios de Fisiologia vegetal

Questão 13 – (UFJF) O crescimento e o desenvolvimento das plantas são controlados por interações de fatores externos e internos. Entre os fatores internos, destacam-se os hormônios vegetais, em especial, as auxinas. O gráfico abaixo ilustra a influência da concentração de auxina no crescimento de diferentes partes das plantas. Analisando o gráfico abaixo e considerando o mecanismo de ação das auxinas, é CORRETO afirmar que:

Exercícios 13 sobre Fisiologia Vegetal

a) o aumento da concentração de auxina promove o aumento do tamanho das raízes formadas.

b) os caules são mais sensíveis à auxina do que as raízes.

c) a auxina, quando em altas concentrações, pode ser usada como herbicida.

d) o aumento da concentração da auxina, a partir do ponto “I”, estimula o crescimento da planta, sendo “V” a concentração ótima para o crescimento máximo.

e) a faixa de concentração ótima de atuação da auxina varia somente de espécie para espécie.

Questão 14 – (UFMG) Os terpenos são os componentes mais importantes dos óleos essenciais produzidos pelos vegetais. O limoneno e o farneceno obtidos, respectivamente, do limão e da citronela são terpenos voláteis. Os carotenos são terpenos que dão cor aos vegetais – como, por exemplo, o vermelho do tomate e o amarelo do milho.

Todas as seguintes formas de adaptação das plantas podem ser relacionadas aos terpenos, EXCETO

a) Absorção da luz

b) Atração de polinizadores

c) Defesa contra predadores

d) Germinação de sementes

Questão 15 – (UFPel) Os nutrientes minerais presentes no solo são absorvidos pelas raízes das plantas em solução aquosa, por meio dos pêlos absorventes. Em plantas herbáceas, as regiões mais velhas das raízes também fazem absorção de água, o mesmo acontecendo em zonas parcialmente suberificadas das raízes de arbustos e árvores. Feita a absorção pela raiz, na zona pilífera ou não, as soluções com os solutos minerais seguem até o lenho, onde iniciam um deslocamento vertical para chegar à copa.

Questão 15 sobre Fisiologia Vegetal

SILVA Jr., C.; SASSON, S. Biologia. São Paulo: Ed. Saraiva. 2003. [adapt.]

Com base nos textos e em seus conhecimentos, é correto afirmar que

a) as soluções aquosas percorrem o caule até a copa das árvores devido à ação do processo de transpiração nas folhas e das forças de coesão e tensão que ocorrem no interior dos vasos condutores da seiva elaborada (floema) (D).

b) as soluções aquosas podem passar de célula para célula (B) pelas paredes, até atingir o xilema (D). Esse percurso é feito livremente, sem a necessidade de osmose e difusão, processos que envolvem gasto de energia.

c) o deslocamento das soluções aquosas através dos espaços intercelulares (A) é mais rápido e direto. As soluções atingem as células de passagem da endoderme (C) e então passam para os vasos lenhosos (xilema) (D).

d) o deslocamento das soluções aquosas através dos plasmodesmos das células (A) é mais rápido e direto. As soluções atingem as células de passagem do córtex (C) e posteriormente passam para os vasos lenhosos (xilema) (D).

e) as soluções aquosas percorrem o caule até a copa das árvores devido à ação do processo de capilaridade, em que a água se desloca para cima ao passar pelos vasos bem finos formados por vasos liberianos (floema) (D).

Questão 16 – (OSEC) Foi realizada uma experiência colocando-se pedaõs de epiderme da folha de um vegetal em Lãminas contendo: I água II uma solução concentrada de sal III- uma solução concentrada de açucar. A maioria dos estômatos estará fechada apenas em:

a) I

b) II

c) III

d) I e II

e) II e III

  • Parabéns, você chegou ao fim dos Exercícios de Fisiologia Vegetal. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos Exercícios de Fisiologia Vegetal

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: b) V – F – V – F.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: b) Aumento de defesa contra herbívoros em locais abertos

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: c) II

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: a) principalmente nas folhas, e sua função e realizar a transpiração. 

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: b) auxina, para promover o enraizamento de estacas.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: b) O teor de água acumulada foi maior nos sacos plásticos sem a cobertura do papel alumínio, uma vez que a luz induziu a abertura dos estômatos e permitiu uma transpiração mais intensa.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: b) pela presença da luz (fototropismo), mediado pelo hormônio auxina;

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: e) da perda de vapor d’água através do ostíolo quando o suprimento hídrico e luminoso é suficiente.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: e) O ácido abscísico inibe o transporte de K+, abrindo-os.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: e) Em geral, as raízes das plantas crescem em direção ao solo, apresentando, portanto, geotropismo positivo.

Exercício resolvido da questão 11 –

Alternativa correta: c) III. 

Exercício resolvido da questão 12 –

Alternativa correta: b) sismonastia

Exercício resolvido da questão 13 –

Alternativa correta: c) a auxina, quando em altas concentrações, pode ser usada como herbicida.

Exercício resolvido da questão 14 –

Alternativa correta: d) Germinação de sementes

Exercício resolvido da questão 15 –

Alternativa correta: c) o deslocamento das soluções aquosas através dos espaços intercelulares (A) é mais rápido e direto. As soluções atingem as células de passagem da endoderme (C) e então passam para os vasos lenhosos (xilema) (D).

Exercício resolvido da questão 16 –

Alternativa correta: e) II e III 

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios de Fisiologia Vegetal? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.