ExercíciosMatemática

Os 5 Melhores Exercícios sobre interpretação de Gráficos com Gabarito

Exercícios sobre Interpretação de gráficosExercícios sobre Interpretação de Gráficos
Sala do Saber - melhor cursinho online

Gráficos são figuras que usam símbolos, cores, números e variados recursos visuais para representar informações. O problema é que é comum ver pessoas com dificuldades para assimilar todos esses dados. Neste texto você poderá fazer alguns exercícios sobre interpretação de gráficos para praticar a sua análise. 

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em qualquer algum dos itens abaixo:

Quando você terminar os Exercícios sobre interpretação de gráficos, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.   

O que são Gráficos? 

São estruturas visuais que representam informações através de símbolos, desenhos, entre outros recursos não verbais. Seu objetivo é destacar os dados mais importantes e facilitar o entendimento. 

Eles são muito usados para comparar informações e achar correlações entre elas. Por isso, são muito úteis para ilustrar o desempenho de organizações, por exemplo. 

Quais são os principais recursos de um gráfico?

Os principais recursos que um gráfico normalmente usa para explicar suas informações são: 

  • Título: É opcional ter e indica a informação a qual o gráfico se refere.
  • Fonte: A maioria dos gráficos têm fonte, ela indica de onde as informações foram retiradas e quando.
  • Números: Sempre estão presentes são o indicador mais importante, pois é com eles que sabemos a quantidade do que está sendo informado. Costuma ser usado para representar quantidade ou tempo.
  • Legendas: É opcional, mas aqueles que têm devem sempre ser lidos. Não ignore! Ela ajuda a entender o contexto das informações apresentadas e pode dar dicas.
  • Cores e tamanhos: O uso de cores e tamanhos destaca e diferencia as informações. É a identidade de cada item separadamente, relacionados à quantidade.

São mais de 200 resumos gratuitos no Instagram do Beduka, aproveite!

Quais são os tipos de gráficos? 

Tipos de Gráficos
Tipos de Gráficos

Os principais tipos tipos de gráficos são: 

  • Gráfico de colunas.
  • Gráfico em barras.
  • Gráfico em setores (gráfico de pizza).
  • Gráficos em linhas.
  • Infográfico.
  • Gráfico de áreas.
  • Gráfico em redes.

Quer saber mais sobre cada um desses tipos? Leia nosso artigo completo sobre gráficos

Como interpretar gráficos corretamente? 

1º Passo: Veja qual é o tipo de gráfico e quais unidades ele está usando

Identifique exatamente a que os eixos do gráfico estão se referindo e quais são as unidades usadas. Às vezes, a questão pode lhe pedir a resposta numa unidade que não é a que o gráfico indica,então você precisa converter. 

2º Passo: Examine todas as informações

Leia tudo que estiver no gráfico! Entenda que título, legenda, fonte, etc, tudo deve ser lido porque tudo pode ser importante ou, pelo menos, pode te ajudar a ter uma visão melhor das coisas. 

Esses detalhes podem te ajudar a eliminar alternativas até sobrar apenas a correta. 

3º Passo: Leia o gráfico na ordem correta

Se não te derem nenhuma instrução de como ler o gráfico, leia da forma tradicional: De baixo para cima e da esquerda para direita. Isso é muito importante, porque ler o gráfico na ordem correta significa interpretar seus dados corretamente. 

4º Passo: Se o gráfico vier com um texto, marque no texto o que for mais importante

Não é nada incomum encontrarmos questões com gráfico e texto, mas o que é muito comum, nesses casos, é ignorarmos o texto e seguir diretamente para o gráfico. Não faça isso! 

Leia o texto e marque o mais importante. Esses conhecimentos podem complementar o gráfico e ajudá-lo na resolução da questão.  

5º Passo: Use funções e operações matemáticas

O gráfico não vai te dar tudo o que você quer de uma vez, mas ele sempre vai te dar tudo o que precisa. Por exemplo, se o gráfico for de velocidade por tempo, basta multiplicar os valores para achar a distância. 

Vamos nos lembrar que um gráfico nada mais é que uma expressão matemática colocada de forma visual. Por isso, eles podem ser representados por funções matemáticas

Exercícios de interpretação de gráficos com Gabarito

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Obrigado por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1- (INSS – Cespe Modificada) A tabela abaixo mostra, em porcentagens, a distribuição relativa da população brasileira por grupos etários, de acordo com dados dos censos demográficos de 1940 a 2000.prova-resolvida-inss-2008-2

Com base nos dados acerca da evolução da população brasileira apresentados na tabela acima, marque a alternativa correta a respeito do gráfico a seguir:

Exercícios de Interpretação de gráficos

a) O gráfico representa corretamente o que é mostrado na tabela

b) O gráfico representaria corretamente o que é mostrado na tabela se as cores de “até 14 anos” e “65 anos ou mais” fossem invertidas

c) O gráfico não representa corretamente o que é mostrado na tabela

d) O gráfico e a tabela falam de temas diferentes 

e) O gráfico representaria corretamente o que é mostrado na tabela se as cores de “até 14 anos” e “15 a 64 anos” fossem invertidas. 

Questão 2- (PM Pará) O gráfico abaixo mostra a produção diária de lixo orgânico de duas pessoas. O dia da semana que o gráfico mostra que as produções de lixo das duas pessoas foram iguais é:

Exercícios de Interpretação de gráficos

a) 2ª feira

b) 4ª feira

c) 6ª feira

d) Sábado

e) Domingo

Muito bem! Você chegou à metade dos Exercícios de interpretação de gráficos. Continue fazendo o restante.

Questão 3- (PM Pará) O gráfico abaixo mostra que no período de 94 a 95 houve um grande aumento no desmatamento da Amazônia. O aumento aproximado, em porcentagem, desse desmatamento no período de 94 a 95 foi de:

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar
Exercícios de Interpretação de gráficos

a) 95

b) 92

c) 90

d) 88

e) 85

Questão 4- (PM MG) O 150º Batalhão é responsável pela 301ª CIA PM, 302ª CIA PM, 303ª CIA PM e 304ª CIA PM. Nesse Batalhão, no ano de 2017, todas as CIAS PM obtiveram redução percentual (%) nos crimes em relação ao ano de 2016. Com base nas informações contidas no gráfico abaixo, marque a alternativa CORRETA.

GRÁFICO: crimes na área do 150º BPM, por CIA PM – 2016 a 2017:

a) A 301ª CIA PM obteve maior redução percentual que a 304ª CIA PM.

b) A 303ª CIA PM conseguiu reduzir os crimes em 25%.

c) A 303ª CIA PM obteve menor redução percentual que a 302ª CIA PM.

d) A 302ª CIA PM conseguiu reduzir os crimes em 12%.

Questão 5- (Detran SPVunesp) O gráfico apresenta a distribuição de vítimas de trânsito no mês de julho de 2013, segundo o tipo de usuário da via pública em uma determinada cidade brasileira.

Exercícios de Interpretação de gráficos

O grupo que corresponde a 2/5 do total de vítimas é o de

a) passageiro de carro.

b) condutor de carro.

c) passageiro de moto.

d) pedestre.

e) condutor de moto.

Parabéns, você fez todas as questões sobre interpretação de gráficos. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos Exercícios sobre Interpretação de Gráficos

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: c) O gráfico não representa corretamente o que é mostrado na tabela

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: e) Domingo

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: a) 95

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: b) A 303ª CIA PM conseguiu reduzir os crimes em 25%.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: e) condutor de moto.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos exercícios sobre interpretação de gráficos? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

8 Comentários

    • Atenção, Hermes. Ambas as respostas (letras B e C) estão corretas, pois de fato o gráfico que representa corretamente a tabela. Contudo, a letra B está mais completa porque ela ainda aponta onde está o erro. Há questões de enem em que de fato há mais de uma alternativa correta, contudo a resposta de uma é melhor que a resposta de outra. Esteja atento para isso.

  • a resposta da questão 4 está errada, a 303ª CIA PM conseguiu reduzir os crimes em 35%, pois 25% de 140 é 35%, e não 25%.

    • Na verdade Nicole. Se observarmos os dados d gráfico, as contas que devemos fazer são: 301 = 3/102 = 2,94% ; 302 = 5/100 = 5% ; 303 = 20/80 = 25% e 304 = 31/118 = 26,2%. Com esses resultados, resta apenas a alternativa B, marcada no gabarito do texto.