História

Exercícios sobre a Guerra dos Emboabas com GABARITO

Exercícios_sobre_a_Guerra_dos_EmboabasExercícios sobre a Guerra dos Emboabas
Sala do Saber - melhor cursinho online

Entre 1707 e 1709 houve um conflito entre os Bandeirantes Paulistas e a Coroa Portuguesa pelos direitos de exploração das jazidas de ouro de Minas Gerais. Esse conflito ficou conhecido como a Guerra dos Emboabas. Nesse texto abordaremos todas as suas nuances e então você fará os exercícios sobre a Guerra dos Emboabas que separamos. 

Quando terminar esse artigo faça o nosso Simulado Enem. Nele você pode focar nas matérias que tem mais dificuldade. 

O que foi a Guerra dos Emboabas?

Manoel de Borga Gato: Líder bandeirante na Guerra dos Emboabas
Manoel de Borga Gato: Líder bandeirante na Guerra dos Emboabas

A Guerra dos Emboabas foi um conflito entre os Desbravadores Vicentinos e o grupo de imigrantes e portugueses, chamados de “emboabas”. Eles disputaram pelos direitos de exploração das jazidas de ouro descobertas em Minas Gerais

O motivo do conflito foi que como os bandeirantes a encontraram primeiro, então eles queriam maior direito de explorar a mina, mas os portugueses pensavam diferente. O líder paulista era Manoel de Borba Gato e o líder emboaba era Manuel Nunes Viana.  

Vamos começar entendendo o contexto do conflito para que fique mais claro na hora de fazer exercícios sobre a Guerra dos Emboabas. 

Contexto Histórico

Manuel Nunes Viana: Líder Emboaba na Guerra dos Emboabas
Manuel Nunes Viana: Líder Emboaba na Guerra dos Emboabas

A Guerra dos Emboabas ocorreu na época do Brasil Colônia. Em 1707 houve a descoberta de jazidas de ouro no território que hoje é Minas Gerais. Como na época essas terras pertenciam a Manoel de Borba Gato, guarda-mor das minas e seus subordinados bandeirantes paulistas, eles reivindicaram direito absoluto sobre as jazidas. 

O problema é que a possibilidade de enriquecimento atraiu muitas pessoas para a região. Isso incluía os emboabas liderados por Manuel Nunes Viana, um comerciante afortunado que colocou em xeque a liderança dos paulistas.

Os emboabas instalaram-se em comunidades dentro do território paulista e começaram a vigiar os bandeirantes enquanto lançavam contínuos ataques para fragilizar a resistência dos homens de Borba Gato. 

Em 1708, os emboabas atacaram os paulistas no territória da Cachoeira do Campo, em Ouro Preto, Capitania de Minas Gerais. O bandeirantes foram expulsos e perderam o controle de duas das três principais fontes de ouro

Por dois anos os conflitos continuaram, sendo o principal o “Capão da Traição”. Nesse episódio, mais de 300 paulistas foram mortos. No final, encurralados no Rio das Mortes, os paulistas perderam e Nunes Viana se tornou governador da região

Assim, Bento do Amaral Coutinho foi encarregado de expulsar os paulistas que haviam sobrado e seu trabalho foi fácil pois os bandeirantes não apresentaram resistência. Em 1709, a Coroa separou as Capitanias de São Paulo e Rio de Janeiro. 

Antônio Albuquerque Coelho de Carvalho, governador do Rio de Janeiro trabalhou com a Coroa para tirar Nunes Viana do posto. O emboaba se refugiou em sua fazenda, próxima ao Rio São Francisco, terminado os conflitos.

Principais causas e consequências

Lembrando que aparição de ouro foi o suficiente para atrair milhares de pessoas para aquela região e isso gerou um problema de abastecimento. Os comerciantes viram nisso uma oportunidade de lucrar monopolizando o comércio de abastecimento da região. Logo, as principais causas da Guerra foram o monopólio das minas e comercialização.

Conhecer as causas e consequências do conflito é essencial para fazer os exercícios sobre a Guerra dos Emboabas. Então, ditas as causas, vamos a algumas consequências:    

  • A exploração do ouro em Minas Gerais foi assumida pela Coroa Portuguesa, colocando fim a todos os conflitos;
  • Foi instituída uma série de impostos sobre a extração de todo o ouro, como por exemplo: o quinto e a derrama. Os impostos eram cobrados por meio das Casas de Fundição;
  • Divisão das capitanias de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro;
  • Derrotados, os bandeirantes paulistas migraram para outras regiões, principalmente Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Nestes locais, descobriram outras minas de ouro;
  • A distribuição dos lotes para a mineração entre paulistas e emboabas foi regulamentada, os terrenos ficaram conhecidos como lavras.

Exercícios sobre a Guerra dos Emboabas

1-(ADVISE 2009)

O confronto que resultou numa sangrenta matança conhecida como “Capão da Traição” faz parte de qual episódio do período colonial?

a) Guerra dos Emboabas.

b) Revolta de Felipe dos Santos

c) Conjuração Baiana.

d) Conjuração Mineira.

e) Revolução Pernambucana.

2-(Fuvest)

A elevação de Recife à condição de vila; os protestos contra a implantação das Casas de Fundição e contra a cobrança de quinto; a extrema miséria e carestia reinantes em Salvador, no final do século XVIII, foram episódios que colaboraram, respectivamente, para as seguintes sublevações coloniais:

a) Guerra dos Emboabas, Inconfidência Mineira e Conjura dos Alfaiates.

b) Guerra dos Mascates, Motim do Pitangui e Revolta dos Malês.

c) Conspiração dos Suassunas, Inconfidência Mineira e Revolta do Maneta.

d) Confederação do Equador, Revolta de Felipe dos Santos e Revolta dos Malês.

e) Guerra dos Mascates, Revolta de Felipe dos Santos e Conjura dos Alfaiates.

3-(Unibero-SP) 

A Guerra dos Emboabas (1707-1709) e a Inconfidência Mineira (1789) foram revoltas ocorridas no Brasil. Sobre elas, assinale a alternativa correta:

a) Ambas tinham o objetivo de separar o Brasil de Portugal e ocorreram na região da mineração.

b) A primeira e considerada uma revolução separatista e mais radical do que a segunda, tendo ocorrido na região de São Paulo e liderada pelos Bandeirantes.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

c) Tanto a primeira como a segunda foram influenciadas pelas ideias iluministas e pela independência das Treze Colônias inglesas, mas só a segunda teve êxito nos seus objetivos.

d) A primeira foi bem-sucedida, garantindo aos paulistas a posse da região da mineração, enquanto a segunda foi reprimida pela Coroa portuguesa antes de acontecer.

e) Ambas ocorreram na mesma região do Brasil, contra a dominação portuguesa na área da mineração, no entanto, somente a segunda teve influência das ideias iluministas europeias.

4-(UFRN)

A Guerra dos Emboabas, a dos Mascates e a Revolta de Vila Rica, verificadas nas primeiras décadas do século XVIII, podem ser caracterizadas como:

a) movimentos isolados em defesa de ideias liberais, nas diversas capitanias, com a intenção de se criarem governos republicanos;

b) movimentos de defesa das terras brasileiras, que resultaram num sentimento nacionalista, visando à independência política;

c) manifestações de rebeldia localizadas, que contestavam alguns aspectos da política econômica de dominação do governo português;

d) manifestações das camadas populares das regiões envolvidas, contra as elites locais, negando a autoridade do governo metropolitano.

e) manifestações separatistas de ideologia liberal contrárias ao domínio português.

5-(ESA) – A Guerra dos Emboabas, ocorrida entre os anos de 1707 / 1709, em região mineradora teve como rivais:

a) mineiros e paranaenses 

b) paulistas e pernambucanos 

c) paulistas e forasteiros 

d) portugueses e espanhóis 

e) mineiros e espanhóis

Respostas dos Exercícios sobre a Guerra dos Emboabas

Exercício resolvido da questão 1 –

a) Guerra dos Emboabas.

Exercício resolvido da questão 2 –

e) Guerra dos Mascates, Revolta de Felipe dos Santos e Conjura dos Alfaiates.

Exercício resolvido da questão 3 –

e) Ambas ocorreram na mesma região do Brasil, contra a dominação portuguesa na área da mineração, no entanto, somente a segunda teve influência das ideias iluministas europeias.

Exercício resolvido da questão 4 –

c) manifestações de rebeldia localizadas, que contestavam alguns aspectos da política econômica de dominação do governo português;

Exercício resolvido da questão 5 –

c) paulistas e forasteiros 

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre a Guerra dos Emboabas? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.