BiologiaExercícios

Os 6 melhores exercícios sobre Cólera com gabarito

Exercícios sobre CóleraExercícios sobre Cólera
Sala do Saber - melhor cursinho online

A Cólera é uma doença bacteriana que causa fortes diarréias e pode ser mortal se não for tratada corretamente. Entenda todos os detalhes a respeito da doença e teste seus conhecimentos com os melhores exercícios sobre cólera!

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos itens abaixo:

Quando você terminar os exercícios sobre cólera, coloque em prática todo seu conhecimento com Simulado Enem do Beduka. É gratuito!

O que é Cólera? 

A Cólera é uma infecção intestinal causada pelas bactérias Vibrio cholerae.

Já houve momentos da história em que ela foi considerada uma pandemia. Contudo, foi contida pelos avanços na medicina e saneamento básico. Hoje ela existe como endemia em locais precários como a África e a Ásia.

A Cólera ainda pode causar pequenos surtos e epidemias em pontos turísticos, mas nunca voltou a ter a expressividade que um dia teve.  

Ela ocorre porque a toxina da bactéria se liga à parede intestinal e altera o fluxo de sódio e cloreto no intestino. São esses elementos que regulam a osmose, ou seja, a passagem de água. 

Isso faz com que o corpo secrete água em excesso, provocando diarreia aquosa. Isso leva à desidratação e à perda de sais minerais

  • Você é uma daquelas pessoas que tem fome de conhecimento? Então siga o Beduka no Instagram para conteúdos diários.

Como acontece a transmissão da Cólera?   

Ciclo da Cólera
Ciclo da Cólera

A cólera é transmitida quando alguém saudável ingere água ou alimentos contaminados com fezes de doentes. Ela também pode acontecer caso o indivíduo ingira frutos do mar crus ou mal cozidos que estejam contaminados com a bactéria. 

A transmissão ainda pode ser de pessoa para pessoa. Basta estarem vivendo em um ambiente sem o mínimo de saneamento básico ou consciência de higiene pessoal. 

Enquanto a bactéria estiver presente nas fezes, ela ainda pode contaminar outras pessoas com a doença, mesmo que a primeira vítima já tenha se curado.  

Quais são os sintomas da Cólera? 

Sintomas iniciais

  • Diarreia aquosa
  • Fezes acinzentadas e inodoras
  • Náusea
  • Vômitos
  • Dor abdominal
  • Sede

Sintomas avançados

  • Cãibras
  • Desidratação
  • Irritabilidade
  • Letargia
  • Olhos encovados
  • Boca seca
  • Sede excessiva
  • Disfunção renal
  • Pele seca e enrugada
  • Pouca ou nenhuma produção de urina
  • Pressão arterial baixa
  • Arritmia cardíaca
  • Choque (queda na pressão arterial e na quantidade de oxigênio, situação que pode levar a pessoa à morte em questão de minutos)
  • Hipoglicemia que gera convulsões
  • Aborto espontâneo e parto prematuro em gestantes

Quer saber como um médico identifica a cólera? Então leia nosso artigo completo sobre cólera.

Como tratar a cólera?

Primeiro é preciso se hidratar, pois a desidratação vai desencadear o avanço da doença. Administre líquidos oralmente para o doente e também soros regulares. Isso costuma resolver o problema. 

Em casos graves é necessária administração de fluidos endovenosos (diretamente na corrente sanguínea). Antibióticos também podem ser receitados caso seja necessário conter a reprodução de microrganismos. 

Como prevenir a cólera? 

  • Lave as mãos com sabão (principalmente antes de preparar ou ingerir alimentos e após ir ao banheiro, trocar fraldas e encostar em animais de rua)
  • Lave e desinfete as superfícies, utensílios e equipamentos usados na culinária
  • Guarde alimentos em recipientes fechados, seja para transporte ou mesmo dentro de casa
  • Consuma apenas água tratada ou, em condições em que isso não é possível, trate a água presente (fervendo e adicionando soluções químicas)
  • Evite o consumo de alimentos crus ou mal cozidos, principalmente frutos do mar
  • Em locais onde não há vaso sanitário, enterre as fezes longe dos cursos de água
  • Maior investimento em saneamento básico
  • Maior investimento em campanhas de conscientização

Depois de ler o resumo é o hora de testar seus conhecimentos sobre o assunto com a nossa seleção dos melhores exercícios sobre coléra!

Exercícios sobre Cólera

Questão 1 – (Olimpo)

A cólera é uma doença grave que acomete, normalmente, pessoas que vivem em regiões onde o saneamento é precário, assim como as condições de higiene. A respeito dessa enfermidade, marque a alternativa incorreta: 

a) A cólera pode ser transmitida através de água e alimentos contaminados. 

b) Dentre os sintomas da cólera, destacam‐se a diarreia e os vômitos. 

c) A cólera pode levar à desidratação grave. 

d) A cólera é transmitida por um protozoário chamado Vibrio cholerae. 

e) É bastante importante que seja feita a reidratação dos pacientes com cólera.

Questão 2 – (UESPI)

Recentemente, 250 pessoas morreram vítimas de Cólera no Haiti, sendo que mais de 3000 estavam infectadas. A cólera:

a) é causada por ratos que habitam os esgotos.

b) possui origem viral e se transmite após a ingestão de alimento contaminado.

c) acomete somente crianças e idosos, imunologicamente mais deficientes.

d) é típica de regiões do planeta sem infraestrutura de esgoto sanitário.

e) é mais comum durante o verão do que no inverno

Questão 3 – (SAAE de Raul Soares)

A Cólera é das doenças causadas pelo contato do homem com água contaminada. Esta acarreta infecção intestinal aguda que se caracteriza por início súbito de vômito, desidratação rápida, cianose (coloração azul da pele), colapso, coma e morte. Sobre esta doença assinale a alternativa CORRETA:

a) Infecção exclusivamente viral via fecal-oral, no qual ocorre o aparecimento de pele e olhos amarelados uma semana após o contágio.

b) Conhecida também como barriga d’água, esta doença é uma infecção transmitida pelo parasita Schistosoma.

c) Transmitida principalmente pelos ratos de esgoto, ou melhor, pela urina deles em contato com o ser humano.

d) Causada pela bactéria VibrioCholerae e pode ser adquirida via fecal-oral.

  • Muito bem! Você chegou à metade dos Exercícios sobre Cólera. Continue fazendo o restante.

Questão 4 -(SEE-AC)

Nordeste já sofre com epidemias causadas pela chuva.

“Um surto de diarreia em Maraial, na Zona da Mata Sul, a 133 quilômetros do Recife, acendeu o alerta entre autoridades de saúde que monitoram municípios afetados pelas enchentes que já mataram 52 pessoas e deixaram 157,5 mil sem casa em Pernambuco e Alagoas. Elas temem uma onda de epidemias, como leptospirose e cólera, cujos sintomas levam ao menos uma semana para aparecer (…).”

“(…) O temor e a supervisão redobrada das autoridades em relação à manifestação de sintomas de doenças epidêmicas ainda é motivado pelo fato de a cólera ser endêmica na região da Zona da Mata Sul.O bacilo foi controlado somente nos anos 1980 em Cortês, município vizinho a Palmares. Mas, como é resistente, pode voltar a se proliferar em condições ambientais e sanitárias propícias para o contágio, que ocorre principalmente quando há carência de rede de esgoto e de água potável.”(O Estado de S.Paulo. 26/06/2010)

A reportagem acima, extraída do Jornal O Estado de São Paulo, relata uma situação que normalmente acontece em locais onde houve um grande volume de chuvas. A respeito do que foi citado na reportagem, assinale a alternativa que está correta.

a) A chuva é fator determinante para a proliferação das duas doenças, pois emambos os casos “arrasta” a urina do rato, que é o vetor, espalhando as bactérias por diversos ambientes.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

b) Na região Zona da Mata Sul, relatada no texto, a cólera aparece esporadicamente, apenas em momentos em que há muita chuva.

c) A falta de rede de esgoto em alguns locais da região é fator importante para que haja uma epidemia de cólera.

d) Tanto a cólera quanto a leptospirose são doenças endêmicas da região.

e) A epidemia de cólera não é tão fácil de acontecer, pois a doença é transmitida de humano para humano, levando algum tempo para que o processo se instale.

Questão 5 – (Prefeitura de Quixadá – CE)

Cólera, Dengue, Leptospirose e Hanseníase são doenças de interesse para a saúde pública. Sobre o assunto, analise as alternativas e assinale a informação INCORRETA.

a) Cólera é uma doença infecciosa intestinal aguda causada pelo vibrio cholerae. É uma doença típica de regiões que sofrem problemas de abastecimento de água tratada, sujeira e os esgotos a céu aberto.

b) Dengue atualmente é uma das mais importantes arboviroses que afeta o ser humano e constitui sério problema de saúde pública no mundo.

c) Leptospirose é um importante problema de saúde pública no Brasil, e em outros países tropicais em desenvolvimento, devido à alta incidência nas populações que vivem aglomerações urbanas sem adequada infraestrutura sanitárias e com infestações de répteis.

d) Em áreas afetadas pela hanseníase, o paciente apresenta perda de sensibilidade, perda de pelos e ausência de transpiração; quando lesiona o nervo da região em que se manifestou a doença, causa dormência e perda de tônus muscular na área.

e) O tempo médio do ciclo da dengue é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia depois da picada do mosquito.

Questão 6 – (UPE)

As diarréias podem trazer importante desequilíbrio hidroelétrolítico, comprometendo a vida do paciente afetado. Quanto à cólera, causador de diarréia infecciosa, é correto afirmar.

a) É uma epidemia controlada com medidas sanitárias simples, pois apenas a aplicação de hipoclorito de sódio a 2%, em superfícies rígidas, impede a transmissibilidade do vibrião colérico.

b) O tratamento do cólera baseia-se na hidratação que deverá ser realizada por via oral, para prevenir edema agudo de pulmão.

c) Os principais sintomas da patologia são: náuseas, vômitos e cólica abdominal com diarréia aquosa que cessa em 24 horas, após hidratação oral.

d) O agente causador do cólera é o Vibrio cholerae, microorganismo gram +, transmitido através do contato direto homem-homem.

e) A diarréia é insidiosa, aquosa, acompanhada de vômitos, causando desidratação, distúrbio hidroeletrolítico, provocando acidose e hipopotassemia

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre Cólera. Confira agora o gabarito.

Gabarito dos Exercícios sobre Cólera 

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: d) A cólera é transmitida por um protozoário chamado Vibrio cholerae. 

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: d) é típica de regiões do planeta sem infraestrutura de esgoto sanitário.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: d) Causada pela bactéria VibrioCholerae e pode ser adquirida via fecal-oral.

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: c) A falta de rede de esgoto em alguns locais da região é fator importante para que haja uma epidemia de cólera.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: c) Leptospirose é um importante problema de saúde pública no Brasil, e em outros países tropicais em desenvolvimento, devido à alta incidência nas populações que vivem aglomerações urbanas sem adequada infraestrutura sanitárias e com infestações de répteis.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: e) A diarréia é insidiosa, aquosa, acompanhada de vômitos, causando desidratação, distúrbio hidroeletrolítico, provocando acidose e hipopotassemia

Esperamos ter contribuído com seus estudos com os melhores exercícios sobre cólera!

Nós conectamos você à faculdade!

Você sabia que é possível ingressar em uma das melhores faculdades do Brasil, sem fazer Enem ou vestibular e ainda economizar dinheiro?

Sim! Te apresentamos o Beduka Bolsas.

Beduka Bolsas é um programa do Beduka onde você pode adquirir uma bolsa de estudos, a qualquer momento.

Escolha entre mais 90 opções de cursos em 8 universidades parceiras de excelência. Temos descontos que podem chegar a 65% da mensalidade do curso!

Siga o Beduka nas redes sociais: no Instagram temos conteúdo sobre o Enem e outros vestibulares todos os dias e no Pinterest você encontra os melhores resumos sobre as matérias.

Gostou dos nossos Exercícios sobre Cólera? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.