Geografia

Os 7 Melhores Exercícios sobre Espaço Geográfico com Gabarito

Exercícios sobre Espaço GeográficoLista de Exercícios sobre Espaço Geográfico com Gabarito
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Espaço Geográfico é o conjunto de materiais, ações e produtos do ser humano sobre o ambiente. Territórios sem intervenção humana, são um espaço natural. Leia nosso resumo e coloque em prática seu conhecimento com os 7 Melhores Exercícios sobre Espaço Geográfico.

Se quiser ir diretamente para alguma parte do texto, clique em algum dos tópicos abaixo:

Quando você terminar os Exercícios sobre Espaço Geográfico, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil. 

Qual a importância dos espaços geográficos?

O tempo todo em que estamos transitando nas cidades, estamos em contato com espaços geográficos.

Prédios, condomínios, parques, todos esses são espaços geográficos que fazem parte do nosso dia a dia.

Observe uma questão muito simples: a escola ou faculdade em que você fará a prova do ENEM são espaços geográficos.

Sendo essa matéria algo tão presente em nossa realidade, as chances dela cair no ENEM são altas. 

Vem com a gente que até o final deste artigo, você  sairá dominando tudo sobre Espaço Geográfico. E mais…

O que é o Espaço Geográfico?

O espaço geográfico é, de modo geral, aquele que reúne os processos e resultados das atividades humanas no meio ambiente. Ele é modificado ao longo das  alterações que as sociedades fazem nos espaços físicos.

É no espaço geográfico que encontramos as ações e consequências econômicas, sociais, culturais e cotidianas, envolvendo tanto o meio rural quanto o meio urbano.

Essas transformações acontecem desde a pré-história. Sociedades primitivas e tribos já utilizavam dos recursos naturais para o desenvolvimento da vida em sociedade, transformando o espaço natural em geográfico. 

Até mesmo os povos nômades utilizavam e modificam a natureza, encaixando-se nesse conceito!

Aprimore seu conhecimento com Os 8 Melhores Exercícios sobre Urbanização Brasileira

Quais elementos compõem o espaço geográfico?

Elementos que compõem o Espaço Geográfico

Para estudar o conceito em seus diversos contextos e dimensões, os geógrafos utilizam-se de quatro categorias principais: território, paisagem, lugar e região.

  • Território: de forma simplificada, o território é o espaço delimitado que está sob o poder de alguém ou de alguma instituição. 
  • Paisagem: é o espaço superficial que podemos captar utilizando os nossos sentidos. 
  • Lugar: é um local tal qual o homem o percebe, é o espaço que podemos notar. 
  • Região: é um dos conceitos mais complexos da Geografia e possui várias definições. De modo geral, a região é uma área dividida conforme as características que o homem observa e conceitua. 

Quer estudar cada tópico de maneira muito mais completa? Veja nosso Resumo sobre Espaço Geográfico

O que significa Espaço Geográfico?

O significado de Espaço Geográfico pode variar de acordo com cada autor: 

  • Para a corrente da Nova Geografia, é a organização da sociedade e seus elementos sobre o meios
  • Para o autor Richard Hartshorne, é apenas uma construção intelectual.
  • Para o geógrafo Milton Santos, é um conjunto de sistemas de objetos e ações.
  • Para os geógrafos humanistas, é uma questão subjetiva, cultural e individual.

Parabéns por ter lido até aqui!

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

  • Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Exercícios sobre Espaço Geográfico

Questão 1 – (UFU) A Geografia se expressou e se expressa a partir de um conjunto de conceitos que, por vezes, são considerados erroneamente como equivalentes, a exemplo do uso do conceito de espaço geográfico como equivalente ao de paisagem, entre outros.

Considerando os conceitos de espaço geográfico, paisagem, território e lugar, assinale a alternativa INCORRETA.

a) A paisagem geográfica é a parte visível do espaço e pode ser descrita a partir dos elementos ou dos objetos que a compõem. A paisagem é formada apenas por elementos naturais; quando os elementos humanos e sociais passam a integrar a paisagem, ela se torna sinônimo de espaço geográfico.

b) O espaço geográfico é (re)construído pelas sociedades humanas ao longo do tempo, através do trabalho. Para tanto, as sociedades utilizam técnicas de que dispõem segundo o momento histórico que vivem, suas crenças e valores, normas e interesses econômicos. Assim, pode-se afirmar que o espaço geográfico é um produto social e histórico.

c) O lugar é concebido como uma forma de tratamento geográfico do mundo vivido, pois é a parte do espaço onde vivemos, ou seja, é o espaço onde moramos, trabalhamos e estudamos, onde estabelecemos vínculos afetivos.

d) Historicamente, a concepção de território associa-se à ideia de natureza e sociedade configuradas por um limite de extensão do poder. A categoria território possui uma relação estreita com a de paisagem e pode ser considerada como um conjunto de paisagens contido pelos limites políticos e administrativos de uma cidade, estado ou país.

Questão 2 – (ENEM 2012) Portadora de memória, a paisagem ajuda a construir os sentimentos de pertencimento; ela cria uma atmosfera que convém aos momentos fortes da vida, às festas, às comemorações.

CLAVAL, P. Terra dos homens: a geografia. São Paulo: Contexto, 2010 (adaptado).

No texto, é apresentada uma forma de integração da paisagem geográfica com a vida social. Nesse sentido, a paisagem, além de existir como forma concreta, apresenta uma dimensão:

a) política de apropriação efetiva do espaço.

b) econômica de uso de recursos do espaço.

c) privada de limitação sobre a utilização do espaço.

d) natural de composição por elementos físicos do espaço.

e) simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço

Questão 3 – (UFOP) – Leia o texto a seguir:

[…] Fechado ao sul pelo morro, descendo escancelado de gargantas até o rio, fechavam-no, a oeste, uma muralha e um vale. De fato, infletindo naquele rumo, o Vaza-Barris, comprimido entre as últimas casas e as escarpas a pique dos morros sobranceiros, torcia para o norte feito um cañon fundo. A sua curva forte rodeava, circunvalando-a, depressão em que se erigia o povoado, que se trancava a leste pelas colinas, a oeste e norte pelas ladeiras das terras mais altas, que dali se intumescem até aos contrafortes extremos do Cambaio e do Caipá; e ao sul pela montanha. […]

CUNHA, Euclides da. Os Sertões. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000091.pdf. Acesso em: 4 abr. 2007.

O texto acima descreve um(a):

a) Paisagem.

b) Território.

c) Região.

d) Lugar.

Questão 4 – (UFTM MG) O homem também vai impondo à natureza suas próprias formas, a que podemos chamar de formas ou objetos culturais, artificiais, históricos. Estas formas históricas não são as mesmas através dos tempos; aqueles acréscimos dos tempos primitivos são diferentes dos atuais. Hoje, as formas impostas à natureza são muito mais complexas, resultado também de uma série de heranças. A natureza conhece um processo de humanização cada vez maior, ganhando a cada passo elementos que são resultado da cultura. Torna-se cada dia mais culturalizada, mais artificializada, mais humanizada. […]. No processo de desenvolvimento humano, não há uma separação do homem e da natureza. A natureza se socializa e o homem se naturaliza.

(Milton Santos. Metamorfoses do espaço habitado, 1997.)

De acordo com o autor, é correto afirmar que

a) o homem e a natureza constituem elementos opostos e dissociados, já que mantêm poucas relações entre si, evoluindo, do ponto de vista da organização e funcionamento, paralelamente.

b) a natureza, hoje, subordina o homem às suas “leis” e “regras”, restando às sociedades adaptar suas atividades econômicas e culturais aos ritmos e condicionamentos impostos pelos fenômenos naturais.

c) as transformações do espaço geográfico realizadas pelo homem produziram uma “nova natureza”, caracterizada, cada vez mais, pela presença de formas e objetos artificiais e culturais.

d) os objetos artificiais instalados no espaço geográfico pelo homem caracterizam-se, hoje, pela sua baixa sofisticação, diferentemente daqueles acréscimos dos tempos primitivos, caracterizados pela alta complexidade.

e) a natureza, através dos tempos, mantém-se como um obstáculo intransponível a todo tipo de ação transformadora do espaço geográfico intentada pelo homem.

  • Você está indo muito bem! Faça os 3 últimos Exercícios sobre Espaço Geográfico

Questão 5 – (UNEMAT MT) Um dos grandes debates da Geografia, desde que esta alcançou o status de ciência, entre o final do séc. XVIII e início do séc. XIX, tem sido alusivo ao seu objeto de estudo. Na atualidade, tomando como referência argumentos de geógrafos como Milton Santos e Roberto Lobato Corrêa, entende-se que a Geografia tem como objeto de estudo o espaço geográfico. Dessa forma, definimo-la como “ciência da organização espacial”.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Sobre o conceito de espaço geográfico e sua abrangência no estudo da Geografia, assinale a alternativa incorreta.

a) O espaço geográfico não constitui uma totalidade homogênea, uma vez que reflete as diferentes singularidades da natureza e das dimensões do trabalho humano.

b) O espaço geográfico abrange, além dos elementos naturais e artefatos humanos, a rede de relações criada por fluxo de pessoas, mercadorias, capitais e informações.

c) O espaço geográfico constitui uma totalidade homogênea, uma vez que reflete o resultado das interações do trabalho humano e suas interações com a natureza.

d) O espaço geográfico é o produto material da interação, mediada pelas técnicas, entre as sociedades e a superfície terrestre em que estão inseridas.

e) O espaço geográfico é dinâmico e está, ao mesmo tempo, organizando-se e reorganizando-se. Nesse sentido é que se pode dizer que a Geografia analisa a organização espacial.

Questão 6 – (UERJ) Se uma imagem vale mais do que mil palavras, um mapa pode valer um milhão – mas cuidado. Todos os mapas distorcem a realidade. (…) Todos os cartógrafos procuram retratar o complexo mundo tridimensional em uma folha de papel ou em uma televisão ou tela de vídeo. Em resumo, o autor avisa, todos os mapas precisam contar mentirinhas.

MARK MONMONIER Traduzido de How to lie with maps. Chicago/London: http://www.nationalgeographic.com The University of Chicago Press, 1996.

Observe o planisfério acima, considerando as ressalvas presentes no texto.

Para deslocar-se sequencialmente, sem interrupções, pelos pontos A, B, C e D, percorrendo a menor distância física possível em rotas por via aérea, as direções aproximadas a serem seguidas seriam:

a) Leste – Norte – Oeste

b) Oeste – Norte – Leste

c) Leste – Noroeste – Leste

d) Oeste – Noroeste – Oeste

Questão 7 – (UEPB) De acordo com a composição “Triste Partida” de Patativa do Assaré, nas estrofes que dizem

No topo da serra

Oiando pra terra

Seu berço, seu lar

[…]

Aquele nortista

Partido de pena

De longe acena

Adeus meu lugar…

– A categoria geográfica “lugar” que aparece no fragmento do texto está empregada:

a) com conotação de região natural, pois trata-se do Sertão nordestino de abrangência do clima semiárido de chuvas escassas e irregulares e da presença da vegetação de caatinga.

b) com o sentido de paisagem, pois é do topo da serra que o retirante delimita visualmente o que ele denomina como o seu lugar.

c) erroneamente porque ninguém pode ter o sentimento de identidade e de pertencimento a uma terra inóspita que só lhe causa sofrimento. O lugar é para cada pessoa o espaço onde consegue se reproduzir economicamente.

d) com o sentido de território, pois trata-se de um espaço apropriado pelo fazendeiro, o qual exerce sobre o mesmo uma relação de poder.

e) corretamente porque está impregnada de emoções e de afetividade. Há uma identidade de pertencimento para com esta parcela do espaço.

  • Parabéns, chegou ao fim dos Exercícios sobre Espaço Geográfico. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos Exercícios sobre Espaço Geográfico

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: a) A paisagem geográfica é a parte visível do espaço e pode ser descrita a partir dos elementos ou dos objetos que a compõem. A paisagem é formada apenas por elementos naturais; quando os elementos humanos e sociais passam a integrar a paisagem, ela se torna sinônimo de espaço geográfico.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: e) simbólica de relação subjetiva do indivíduo com o espaço

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: a) Paisagem.

Exercício resolvido da questão 4 –

c) as transformações do espaço geográfico realizadas pelo homem produziram uma “nova natureza”, caracterizada, cada vez mais, pela presença de formas e objetos artificiais e culturais.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: c) O espaço geográfico constitui uma totalidade homogênea, uma vez que reflete o resultado das interações do trabalho humano e suas interações com a natureza.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: a) Leste – Norte – Oeste

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: e) corretamente porque está impregnada de emoções e de afetividade. Há uma identidade de pertencimento para com esta parcela do espaço.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Espaço Geográfico? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

4 Comentários