Geografia

O que é espaço geográfico: Resumo completo com definições e exemplos!

Entenda logo o que é Espaço Geográfico!
Sala do Saber - melhor cursinho online

Segundo a definição mais aceita do que é espaço geográfico, ele compreende todo o conjunto de materiais, ações e produtos do ser humano sobre o ambiente. Antes da intervenção humana trata-se de um espaço natural, mas desde a pré-história, o ambiente que é transformado pelo homem, pode ser chamado de espaço geográfico.

Neste artigo sobre o que é espaço geográfico, você encontrará:

  1. O que é espaço geográfico e espaço natural? Exemplo
  2. Definições, conceitos e teorias
  3. Conceitos relacionados ao espaço geográfico
  4. Espaço geográfico brasileiro

O que é espaço geográfico e espaço natural? Exemplo

O espaço geográfico é, de modo geral, aquele que reúne os processos e resultados das atividades humanas. Ele sempre sofre modificações ao longo da construção das sociedades, sendo agente e produto.

Enquanto o espaço natural é aquele intocado pelo homem, a natureza em si sem interferência, o espaço geográfico é o meio utilizado e transformado pela ação humana

É no espaço geográfico que encontramos as ações e consequências econômicas, sociais, culturais e cotidianas, envolvendo tanto o meio rural quanto o meio urbano.

Essas transformações acontecem desde o surgimento do ser humano, na pré-história. Sociedades primitivas e tribos já utilizavam dos recursos naturais para o desenvolvimento da vida em sociedade, modificando o espaço natural para geográfico. Até mesmo os povos nômades utilizavam e modificam a natureza, encaixando-se nesse conceito!

Assim, um exemplo de espaço natural é um bioma nativo, como florestas e campos. Já um exemplo de espaço geográfico são as cidades, as vilas, ou as construções humanas na natureza, como hidrelétricas ou currais.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Este conceito é fundamental na Geografia, pois ele é o principal objeto  de estudo dessa área. Entendê-lo é compreender o papel que essa ciência possui e sua aplicação na realidade, seja no aspecto social, econômico, político ou natural. 

Conceitos, definições e teorias

Na realidade, existem vários conceitos de espaço geográfico, que variam conforme a visão de um autor ou corrente de pensamento. 

  • Para a corrente da Nova Geografia, equivale à organização da sociedade e seus elementos sobre o meio.
  • Para Richard Hartshorne, é apenas uma construção intelectual, não existindo de fato na sociedade. É apenas uma concepção da forma como nós enxergamos a realidade, para entender como acontece a divisão da sociedade e tudo o foi construído.
  • Para Milton Santos, é um conjunto de sistemas de objetos e ações. Assim, refere-se aos itens e elementos artificiais somados às ações humanas que manejam esses instrumentos para construir e transformar o meio, seja ele natural ou social.
  • Para os geógrafos humanistas, seria uma questão subjetiva, cultural e individual. É o local de morada dos seres humanos e o meio de vivência onde as pessoas imprimem suas marcas cotidianas. Novas leituras seriam possíveis à medida que a compreensão do mundo se modifica.

Podemos perceber que a compreensão do espaço é uma questão complexa e importante, sendo estabelecidos pela Geografia e o uso de métodos científicos para análise. As visões acima são as mais aceitas e utilizadas, embora continue havendo debates sobre esses conceitos.

Conceitos relacionados ao espaço geográfico

conceitos-relacionados-ao-espaço-geográafico-lugar-paisagem-território-e-área

Para estudar o conceito em seus diversos contextos e dimensões, os geógrafos utilizam-se de quatro categorias principais: território, paisagem, lugar e região.

  • Território: de forma simplificada, o território é o espaço delimitado que está sob o poder de alguém ou de alguma instituição. Uma propriedade privada é o território de seu dono bem como o território nacional pertence a um país. Existem várias formas de território: animal, político, cultural, dentre outros.
  • Paisagem: é o espaço superficial que podemos captar utilizando os nossos sentidos. É tudo aquilo que se manifesta diante de nós, que vemos, ouvimos, sentimos, tocamos e cheiramos.
  • Lugar: é um local tal qual o homem o percebe, é o espaço que podemos notar. Intuitivamente já sabemos o que é um lugar e o que é um objeto, por exemplo. Essas características que percebemos podem nos dizer que tal ponto é um lugar.
  • Região: é um dos conceitos mais complexos da Geografia e possui várias definições. De modo geral, a região é uma área dividida conforme as características que o homem observa e conceitua. Essas características podem ser clima, economia, relevo, política, entre outros. As regiões não existem na natureza, pois se tratam de uma construção intelectual humana. 

Gostou do nosso artigo sobre o que é espaço geográfico? Confira outros artigos do nosso blog e se prepare para o Enem da melhor maneira! Você também pode se organizar com o nosso plano de estudos, o mais completo da internet, e o melhor: totalmente gratuito!

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Experimente agora!

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.