Geografia

Exercícios sobre Geopolítica Mundial com Gabarito

Exercícios sobre Geopolítica Mundial com GabaritoLista de Exercícios sobre Geopolítica Mundial com Gabarito
Sala do Saber - melhor cursinho online

Geopolítica Mundial é uma categoria da geografia que estuda os fenômenos históricos e políticos da atualidade que possuam impacto global. Ela analisa conflitos, guerras, disputas territoriais, disputas diplomáticas e muito mais. Leia nosso resumo e coloque seu conhecimento em prática com Os 8 Melhores Exercícios sobre Geopolítica Mundial.

Quando você terminar os Exercícios sobre Geopolítica Mundial, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil. 

No mundo existem 193 países distribuídos em 6 continentes. É muita coisa, né?

Como é de se esperar, esses países precisam se relacionar. Eles usam a diplomacia para resolver questões sociais, econômicas e até conflitos bélicos.

Todas essas complexas questões são estudadas pela Geopolítica Mundial. E saiba que, em um mundo cada vez mais globalizado, essa matéria está muito em alta. Ou seja, alerta de altas chances de cair no ENEM.

O que é a Geopolítica Mundial? (RESUMO)

A Geopolítica Mundial é uma categoria da geografia que estuda os fenômenos históricos e políticos da atualidade que possuam impacto global. Ela analisa conflitos, guerras, disputas territoriais, disputas diplomáticas e muito mais. 

Ela é necessariamente uma área interdisciplinar, pois reúne as mais diversas áreas do conhecimento para fins diplomáticos, como a História, a Sociologia, a Política, a Economia, as Ciências Militares e etc…

O que é Diplomacia?

A diplomacia é um instrumento utilizado na política externa para estabelecer e desenvolver contatos pacíficos no cenário da Geopolítica Mundial. Ela é definida e regulada no plano do direito internacional pela Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas de 1961

Assembleia da ONU
Assembleia da ONU

Como é a Geopolítica Atual? (Nova Ordem Mundial, Espaço Geopolítico e Globalização)

Hoje a Geopolítica Mundial estuda uma amplitude muito grande de problemas. Os pesquisadores têm se dedicado ao tema das interações internacionais. São os principais pontos estudados por eles:

  • Superpopulação Mundial;
  • Imigrações;
  • Questões culturais relacionadas ao desaparecimento de línguas e povos;
  • Globalização;
  • Ameaças Terroristas;
  • Risco de proliferação Nuclear;
  • Acesso à água;
  • Mudanças climáticas e equilíbrio ambiental;
  • Fronteiras;
  • Conflitos armados;
  • Espionagem e sistemas de comunicação;
  • Perseguições religiosas;
  • Conflito entre Estados Unidos e China.

O que é a Nova Ordem Mundial?

A Nova Ordem Mundial formou-se a partir do final da Guerra Fria e provocou uma reorganização do mundo. Saímos de um mundo bipolar dividido entre o pólo capitalista e comunista e fomos para um mundo multipolar, dividido em vários polos administrativos.

Assim o poder passou a estar dividido entre diversos países e blocos econômicos. Hoje em dia, essa teoria da multipolaridade enfrenta severos questionamentos pelo antagonismo global entre China e EUA.

Encontro entre Donald Trump e Xi Jinping
Encontro entre Donald Trump e Xi Jinping
  • Quer aumentar ainda mais suas chances de mandar bem no ENEM? Então conheça o Instagram do Beduka, lá postamos diariamente resumos perfeitos para você!

O que é a Globalização?

A partir do século XVI, com as Grandes Navegações, o mundo passou a “ficar menor”. Essa expressão nos mostra que as Nações tornaram-se mais próximas  e as pessoas, assim como as informações e produtos, passaram a circular mais facilmente pelo mundo.

Vivemos em tempos de profunda globalização. A tecnologia aproximou os países de uma maneira nunca vista antes. As pessoas viajam de avião, conversam pela internet e, muitas vezes, conseguem trabalhar e estudar em países que elas sequer habitam.

O Espaço Geopolítico Global precisou se adaptar. Hoje existem grandes corporações que visam representar e mediar as relações cada vez mais profundas entre os países.

A ONU, a OMS, o Tribunal de Haia, o Banco Mundial e várias outras organizações tentam fazer esse papel, enfrentando críticas e elogios das Nações e de seus governantes.

Pensar sobre os ataques e defesas a esses órgãos, pode ser um bom treinamento para argumentação na Redação do ENEM.

Exercícios sobre Geopolítica Mundial com Gabarito

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Parabéns por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1 – (UEPB) Em relação à Guerra Fria, que teve como marco inicial o fim da II Guerra Mundial e o seu término simbolizado pela queda do Muro de Berlim, pode-se afirmar:

I. A Guerra Fria foi um confronto nuclear direto entre os Estados Unidos e a União Soviética;

II. Os países latino-americanos foram diretamente afetados por esse confronto ideológico, com a implantação de ditaduras militares, cuja finalidade era evitar a expansão do comunismo nesses países;

III. Países como a Coreia e o Vietnã tiveram seus territórios divididos por sangrentas guerras que separaram capitalistas e comunistas, alinhados respectivamente aos Estados Unidos ou à ex-União Soviética;

IV. Em países do Terceiro Mundo, guerras, violações dos direitos humanos através de torturas e mortes, além do cerceamento de liberdades, foram justificadas em nome da democracia e do combate ao comunismo.

Estão corretas APENAS as proposições:

a) II e IV

b) I, III e IV

c) II, III e IV

d) I e III

e) I, II e IV

Questão 2 – (ENEM)

Disneylândia

Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong

E produzem com matéria-prima brasileira

Para competir no mercado americano

[…]

Pilhas americanas alimentam eletrodomésticos ingleses na Nova Guiné

Gasolina árabe alimenta automóveis americanos na África do Sul

[…]

Crianças iraquianas fugidas da guerra

Não obtêm visto no consulado americano do Egito

Para entrarem na Disneylândia

ANTUNES, A. Disponível em: www.radio.uol.com.br. Acesso em: 3 fev. 2013 (fragmento).

Na canção, ressalta-se a coexistência, no contexto internacional atual, das seguintes situações:

a) Acirramento do controle alfandegário e estímulo ao capital especulativo.

b) Ampliação das trocas econômicas e seletividade dos fluxos populacionais.

c) Intensificação do controle informacional e adoção de barreiras fitossanitárias.

d) Aumento da circulação mercantil e desregulamentação do sistema financeiro.

e) Expansão do protecionismo comercial e descaracterização de identidades nacionais.

Questão 3 – (UFPR) Os acontecimentos políticos ocorridos na Europa a partir de 1989 promoveram a reorganização de alguns países. Assim, é correto afirmar que:

(01) Reapareceram como estados soberanos as Repúblicas Bálticas: Estônia, Letônia e Lituânia, que integravam a URSS desde a Conferência de Yalta.

(02) A Albânia, país balcânico, agregou ao seu território a província de Montenegro, porção da antiga Iugoslávia.

(04) A Alemanha reunificou-se com a anexação dos antigos reinos da Prússia e Boêmia.

(08) A Tchecoslováquia teve seu território desdobrado em dois novos estados independentes: a República Tcheca e a República Eslovaca.

(16) Surgiu a República da Moldávia, agregando porções dos territórios da antiga URSS, Polônia e Romênia.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

Soma = (   )

Questão 4 – (Fuvest) A Organização dos Estados Americanos (OEA) revogou, por meio da Resolução de 03/06/2009, a decisão, tomada em 1962, que excluía Cuba dessa organização. Em relação a esse tema, é correto afirmar que

a) os países membros impuseram, como condição para a volta de Cuba à OEA, o cumprimento do acordo de fechamento da prisão de Guantánamo.

b) o retorno de Cuba à OEA deve resultar de um processo de diálogo a pedido do próprio governo cubano.

c) a atual decisão da OEA foi criticada por países da América do Sul que não fazem parte dessa organização como, por exemplo, Venezuela e Bolívia.

d) o Brasil não participou da decisão da OEA, em junho de 2009, mantendo-se alheio ao processo de diálogo e de negociação com Cuba.

e) os EUA retiraram-se do processo de discussão da referida Resolução por discordarem da readmissão de Cuba à OEA.

  • Ótimo trabalho! Chegamos à metade dos Exercícios sobre Geopolítica Mundial.

Questão 5 – (PUC-SP) Na atual fase da chamada globalização (ou mundialização) das relações socioeconômicas, destaca-se o fenômeno da formação de blocos regionais. São os casos da União Européia, do Nafta, do Mercosul e outros. Há até quem diga que essas associações estão se transformando em “superestados”, encerrando a tendência de fragmentação de territórios. Considerando as afirmações abaixo, assinale o conjunto de alternativas corretas:

  1. No interior da União Européia, diante dos progressos socioeconômicos obtidos até este momento, já se pode afirmar que as velhas reivindicações separatistas foram plenamente superadas, como demonstra o caso dos bascos, na Espanha;
  2. Com a dissolução do regime socialista no Leste Europeu, intensificou-se o processo de fusão dos estados nacionais, como demonstra o caso da CEI – Comunidade dos Estados Independentes, superando-se um quadro anterior de excessiva fragmentação territorial na região da ex-URSS.
  3. As transformações mundiais ligadas à globalização não estão impedindo o surgimento ou a intensificação de fortes movimentos nacionalistas e separatistas, como no caso do Canadá, onde o acordo do Nafta não interferiu no separatismo existente no Quebec;
  4. A China socialista, a partir da abertura para o capital estrangeiro, beneficia-se da globalização econômica, com um crescimento econômico notável repercutindo sobre a qualidade de vida, eliminando assim antigas tensões separatistas com o Tibet.
  5. Os povos africanos, vítimas históricas da fragmentação territorial construída pelo colonialismo europeu, convivem ainda com rivalidades de toda ordem, como demonstram as várias guerras regionais, exemplificadas no trágico conflito de Ruanda.

a) 1, 2 e 3.

b) 2, 4 e 5.

c) 1 e 4.

d) 3 e 5.

e) 4 e 5.

Questão 6 –  (ENEM) “Os efeitos abomináveis das armas nucleares já foram sentidos pelos japoneses há mais de 50 anos (1945). Vários países têm, isoladamente, capacidade nuclear para comprometer a vida na Terra. Montar o seu sistema de defesa é um direito de todas as nações, mas um ato irresponsável ou um descuido pode desestruturar, pelo medo ou uso, a vida civilizada em vastas regiões. A não-proliferação de armas nucleares é importante. No 1º domingo de junho de 98, Índia e Paquistão rejeitaram a condenação da ONU, decorrente da explosão de bombas atômicas pelos dois países, a título de teste nuclear e comemoradas com festa, especialmente no Paquistão. O governo paquistanês (país que possui maioria da população muçulmana) considerou que a condenação não levou em conta o motivo da disputa: o território de CAXEMIRA, pelo qual já travaram 3 guerras desde sua independência (em 1947, do Império Britânico, que tinha o Subcontinente Indiano como colônia). Dois terços da região, de maioria muçulmana, pertencem à Índia e 1/3 ao Paquistão”.

Sobre o tempo e os argumentos podemos dizer que:

a) a bomba atômica não existia no mundo antes de o Paquistão existir como país.

b) a força não tem sido usada para tentar resolver os problemas entre Paquistão e Índia.

c) Caxemira tornou-se um país independente em 1947.

d) os governos da Índia e Paquistão encontram-se numa perigosa escalada de solução de problemas pela força.

e) diferentemente do século anterior, no início do século xx, o Império Britânico não tinha expressão mundial.

  • Ufa, estamos quase no fim! Faça os 2 últimos Exercícios sobre Geopolítica Mundial.

Questão 7 – (UFPB) A organização do território de um espaço nacional, assim como as relações de produção, refletem a natureza do sistema social e político, que comanda as relações de produção desse território. Nesse sentido, é correto afirmar:

a) A organização do espaço brasileiro, para ser entendida, requer a compreensão tanto do processo de desenvolvimento do capitalismo internacional em sua expansão quanto das especificidades desse sistema na formação social brasileira.

b) Todas as alterações nas formas de dependências, que o poder latino-americano conhece,  estão ligadas  ao rompimento dos laços construídos historicamente, porém, somente a dependência econômica se mantém.

c) O subdesenvolvimento latino-americano é conseqüência direta da característica tipica­mente tropical desse continente e do estágio primitivo de suas populações autóctones.

d) O desenvolvimento econômico, social e político do território brasileiro tem sua ori­gem nas políticas nacionalistas, implantadas no período colonial.

e) O território está formado por uma sociedade constituída, principalmente, por uma maioria com alto poder aquisitivo e uma minoria com baixo poder aquisitivo.

Questão 8 – (FUVEST) Anamorfose geográfica representa superfícies dos países em áreas proporcionais a uma determinada quantidade. Observe as seguintes anamorfoses:

Nas alternativas apresentadas, os títulos que identificam de forma correta as anamorfoses I e II são, respectivamente:

a) Transporte aéreo e Transporte ferroviário.

b) População urbana e População rural.

c) População total e Produto Interno Bruto.

d) Ocorrência de HIV e Ocorrência de malária.

e) Exportação de armas e Importação de armas.

  • Parabéns, você chegou ao fim dos Exercícios sobre Geopolítica Mundial. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos Exercícios sobre Geopolítica Mundial

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: c) II, III e IV

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: b) Ampliação das trocas econômicas e seletividade dos fluxos populacionais.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: Soma = (25)

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: b) o retorno de Cuba à OEA deve resultar de um processo de diálogo a pedido do próprio governo cubano.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: d) 3 e 5.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: d) os governos da Índia e Paquistão encontram-se numa perigosa escalada de solução de problemas pela força.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: a) A organização do espaço brasileiro, para ser entendida, requer a compreensão tanto do processo de desenvolvimento do capitalismo internacional em sua expansão quanto das especificidades desse sistema na formação social brasileira.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: e) Exportação de armas e Importação de armas.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Geopolítica Mundial? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.