Geografia

Exercícios sobre o Pantanal com GABARITO

Exercícios_sobre_PantanalExercícios sobre o Pantanal
Sala do Saber - melhor cursinho online

O Pantanal é a maior planície alagável do mundo. Seu território se estende por mais de 230.000 quilômetros quadrados e ele se encontra a 100 metros de altura em relação ao nível de mar. Esse bioma está constantemente presente nos vestibulares, portanto te convidamos a fazer os exercícios sobre o Pantanal que separamos para você.

No Simulado Beduka você pode filtrar apenas os exercícios de geografia se essa for a sua intenção.  

O que é o Pantanal?

O Pantanal é a maior planície de inundação do mundo, ocupando o território de 3 países. Ele tem mais de 62% desse tamanho distribuído pelos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul (Brasil).

O motivo do Pantanal ser alagado constantemente é a sua localização. Ele se encontra no meio da bacia hidrográfica do Alto Paraguai. O Rio Paraguai e seus afluentes o alimentam fazendo com que esteja inundado durante a maior parte do tempo.  

O bioma também é assolado por um período de muita chuva em que permanece completamente alagado e outro de seca em que se formam lagoas. Ambos os períodos duram 6 meses

O Pantanal foi considerado pela UNESCO como “Reserva da Biosfera” e “Patrimônio Natural Mundial”. Isso torna o Pantanal uma área oficialmente reconhecida por sua importância do ponto de vista biológico. 

Esse fator praticamente sacramenta a presença do Pantanal em qualquer prova de vestibular. Faça os exercícios sobre o Pantanal para se preparar. 

Principais características do Pantanal

  • Localizado na área central do continente sul americano;
  • Planícies alagadas;
  • Visualmente é um mosaico vegetativo;
  • Bioma ameaçado pelo turismo e pelas atividades agropecuárias;
  • Possui verão quente e úmido e inverno frio e seco.

Clima do Pantanal 

O clima é o Tropical Continental com uma média de 24ºC ao ano. As estações do verão e inverno são muito bem definidas pelas chuvas (verão) e a falta delas (inverno). 

O período mais seco no Pantanal se estende de abril a Setembro. Nesse tempo o calor é fraco durante o dia e frio e forte durante a noite. O período mais chuvoso vai de outubro até março do ano seguinte. Essa é a época mais quente do ano e que faz o índice pluviométrico passar de 1100 mm.  

Clima é um tema bastante cobrado quando o assunto é biomas. Estude e faça os exercícios sobre Pantanal para tirar suas dúvidas nesse quesito e em quaisquer outros.

Flora do Pantanal 

Flora do Pantanal
Flora do Pantanal

A flora do Pantanal é super diversificada. Ele possui mais de 1500 tipos de vegetação. Matas, Cerrados, Savanas, campos inundáveis, brejos, lagoas com plantas típicas, etc. 

Sua flora também tem muito potencial econômico por causa de suas pastagens naturais e plantas agrícolas, comestíveis, taníferas e medicinais. 

A flora também é bastante contemplada nas questões de geografia e biologia do ENEM, então, faça os exercícios sobre Pantanal para sanar suas dúvidas sobre esse tema

Fauna do Pantanal 

Fauna do Pantanal
Fauna do Pantanal

A fauna do Pantanal também é exuberantemente variada. Quase todos os filos do reino dos animais vivem lá. Juntando fauna e flora, o Pantanal se torna um verdadeiro espetáculo de cores, sons e movimentos.

Dentro dos territórios do Pantanal existe o lar de: 

  • Mais de 250 espécies de peixes
  • 670 espécies de aves
  • 110 de Mamíferos
  • 177 de Répteis
  • 40 de anfíbios

A fauna fecha a tríade de temas que nunca faltam em vestibulares de geografia e biologia. Falaremos de algumas curiosidades do Pantanal antes que você faça os exercícios sobre o Pantanal. 

Curiosidades do Pantanal

  • A área inundada do Pantanal chega a ser equivalente a de todo o estado de Santa Catarina e a de quatro países europeus: Bélgica, Suíça, Portugal e Holanda. Na época da cheia, mais de 80% da extensão pantaneira é inundada.
  • Grande parte da água vem do rio Paraguai. Mais de 178 bilhões de litros de água são despejados na planície pantaneira.
  • A diversidade das águas do Pantanal é tanta que lá possui mais peixes do que todos os rios da Europa juntos.
  • O relevo do Pantanal faz com que o rio Paraguai ande bem devagar. Uma canoa à deriva no rio demoraria cerca de seis meses para atravessar todo o Pantanal.
  • Antigas tradições indígenas dizem que a região pantaneira era um grande oceano e os pioneiros da região do Pantanal foram os indígenas Xaraés. Eles deram o primeiro nome do lugar: Mar dos Xaraés. Eles se concentravam nas nascentes do rio Paraguai e, segundo informações, eram possuidores de muito ouro e prata.

Exercícios sobre o Pantanal

Chegou o momento de fazer os exercícios sobre o Pantanal. Para se preparar melhor ainda sugerimos baixar nosso Plano de Estudos. É grátis e deixará mais próximo da sua faculdade dos sonhos.

1. (Mack-2005) A pressão do homem sobre o Pantanal tem causado impactos ambientais, entre os quais, o assoreamento dos rios, como consequência das derrubadas de mata galeria e da prática da agricultura. Entende-se por mata galeria, as formações vegetais:

a) de transição entre a área de clima úmido da Amazônia e a área de clima subtropical do sul do país.

b) que se desenvolvem ao longo das margens dos rios, aproveitando a umidade nelas existentes.

c) contínuas e densas, típicas das áreas de clima Tropical Semiúmido, que abrangem somente parte do Centro-Oeste brasileiro.

d) típicas de planícies, que ocupam os terrenos próximos aos rios, permanentemente alagados.

e) típicas do Centro-Oeste brasileiro, onde as árvores se encontram distantes umas das outras e apresentam-se com troncos retorcidos.

2. (Mackenzie 2017) O Pantanal Mato-grossense constitui-se como uma das mais importantes paisagens vegetais do mundo, entre outras razões, devido à sua biodiversidade e características únicas. Sendo assim, assinale a alternativa que indique corretamente uma característica desse ambiente.

a) O Pantanal ocupa um vasto planalto cristalino de inundação com altitudes que podem variar entre 600m e 900m na maior parte de sua área.

b) Os índices de devastação do Pantanal estão entre os mais elevados do país, perdendo apenas para os da Floresta Amazônica, ambos superiores a 80% de suas áreas de cobertura original.

c) Os índices de pluviosidade são inferiores aos verificados na maior parte da região Centro-Oeste. As inundações periódicas justificam-se mais pela topografia da Bacia do rio Paraguai do que propriamente pelo volume das chuvas, concentradas no verão.

d) A região do Pantanal tem sido amplamente explorada pelos cultivos de soja, trigo e pela criação intensiva de gado bovino. Devido às suas elevadas altitudes, grandes quantidades de agrotóxicos aplicados na região se deslocam para as áreas de chapadas do Cerrado Brasileiro.

e) A conservação ambiental do Pantanal atende aos diferentes interesses dos governos do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, países que compartilham esse rico ecossistema. Contudo, a facilidade de acesso e de ocupação com atividades agropecuárias tradicionais tem contribuído para a degradação desse ambiente.

3. (UFV-2002) Sobre o Pantanal Mato-grossense é CORRETO afirmar que:

a) tem uma vegetação muito homogênea, predominando espécies típicas da floresta equatorial.

b) possui solos com alta fertilidade natural própria para agricultura intensiva.

c) apresenta rios encachoeirados e com grande vazão, por ser uma região montanhosa.

d) constitui uma região de transição onde se encontram características de vários domínios ecológicos brasileiros como cerrado, floresta e campo.

e) localiza-se no extremo leste do país, o que facilita o acesso de turistas.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

4. (UTFPR 2018) Assinale a alternativa que apresenta a paisagem do Brasil com várias espécies vegetais também encontradas em outros locais como Amazônia, Caatinga e Cerrado, dependendo da estação, e que com altitudes pouco elevadas, tende a acumular as águas drenadas pelo rio Paraguai.

a) Pantanal sul-mato-grossense.

b) Coxilhas e colinas do Pampa.

c) Bacia Platina.

d) Mata Atlântica.

e) Cerrado.

5. (FGV – ECNOMIA) Considere os itens apresentados, com características de um importante bioma brasileiro.

• Menos de 5% da porção brasileira está protegida por algum tipo de reserva ambiental, sejam públicas ou particulares.

• As estimativas são de 3,7 milhões de jacarés em toda a região.

• Diariamente, é desmatada uma área equivalente a 1 000 campos de futebol iguais aos do Maracanã.

• Há 3,8 milhões de cabeças de gado espalhadas pelas fazendas.

• A densidade demográfica é de 1 habitante a cada 3 km².

(Embrapa/Conservação internacional)

Trata-se:

a) dos Pampas Gaúchos.

b) do Pantanal Mato-grossense.

c) da Floresta Amazônica.

d) das caatingas.

e) da Mata dos Cocais.

Respostas dos Exercícios sobre o Pantanal

Exercício resolvido da questão 1 –

b) que se desenvolvem ao longo das margens dos rios, aproveitando a umidade nelas existentes.

Exercício resolvido da questão 2 –

c) Os índices de pluviosidade são inferiores aos verificados na maior parte da região Centro-Oeste. As inundações periódicas justificam-se mais pela topografia da Bacia do rio Paraguai do que propriamente pelo volume das chuvas, concentradas no verão.

Exercício resolvido da questão 3 –

d) constitui uma região de transição onde se encontram características de vários domínios ecológicos brasileiros como cerrado, floresta e campo.

Exercício resolvido da questão 4 –

a) Pantanal sul-mato-grossense.

Exercício resolvido da questão 5 –

b) do Pantanal Mato-grossense.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre o Pantanal? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.