ExercíciosPortuguês

Exercícios sobre Pronomes Oblíquos Átono e Tônico COM GABARITO

Exercícios_sobre_Pronomes_Oblíquos_ÁtonosExercícios sobre Pronomes Oblíquos Átono e Tônico

Pronomes Oblíquos são pronomes pessoais que substituem ou qualificam nomes e determinam uma pessoa do discurso. Também podem servir como complemento verbal. Eles se dividem em átonos e tônicos. Leia o texto e faça os exercícios sobre pronomes oblíquos átono e tônico. Faça também o Simulado Beduka

O que são Pronomes Pessoais Oblíquos?

A primeira coisa a explicar é o que é um pronome oblíquo. Leia com atenção para fazer os exercícios sobre pronomes oblíquos átono e tônico. 

Começando com a definição de pronome pessoal. Pronomes são termos capazes de seguir ou substituir nomes. E os pronomes pessoais fazem isso com substantivos de acordo com a pessoa do discurso. 

Um bom exemplo ocorre no dia-a-dia. Quando dizemos frases como: 

  • Eu estou indo para a escola 
  • Ele vai fazer a tarefa para mim 

Nessas frases, os pronomes “eu e ele” substituem os nomes das pessoas que estão realizando a ação na frase. 

Veja mais algumas características deles: 

  • Pronomes oblíquos são um tipo de pronome pessoal, logo eles obedecem as pessoas do discurso (1ª, 2ª ou 3ª)
  • O pronome oblíquo age como complemento verbal. Seja objeto direto ou indireto.
  • Eles também podem ser agente da passiva de adjunto adverbial.
  • Pronomes oblíquos podem ser átonos ou tônicos

Será nesse último que iremos focar nesse texto, mas antes de entender isso, você tem que saber diferenciar um pronome reto de um pronome oblíquo. 

Pronomes Retos são basicamente os que têm função de sujeito da oração. Eles são os que mais usamos naturalmente. Os famosos: 

  • Eu
  • Tu
  • Ele
  • Nós
  • Vós
  • Eles

Já os pronomes oblíquos, como já foi dito, são os que fazem papel de objeto na oração. Quando estão nessa forma, os retos costumam se transformar em: 

  • Mim, me, comigo
  • Te, ti, contigo
  • Se, o, a, lhe, si, consigo
  • Nos, conosco 
  • Vos, convosco 
  • Si, os, as, lhes, se, consigo 
Tabela de Pronomes Oblíquos Átono e Tônico
Tabela de Pronomes Oblíquos Átono e Tônico

Pronome Oblíquo Tônico x Pronome Oblíquo Átono

Desculpe a demora, mas agora vamos embarcar de vez nas diferenças entre esses dois. Exercícios sobre pronomes oblíquos átono e tônico te esperam no final. 

Pronome Oblíquo Tônico 

Esses pronomes exigem a presença de preposição para que possam atribuir sentido à frase. Como é oblíquo, ele apresenta função de objeto na maioria das vezes. 

Exemplo: 

Ele veio junto comigo. 

Nesse exemplo o próprio pronome é formado por uma fusão da preposição “com” junto do pronome “mim”. E como o sujeito é representado pelo pronome “ele”, assume-se que “comigo” é o objeto da frase. 

Outros exemplos:

  • Você foi sem ela
  • Fica perto de mim
  • Venha à festa conosco

Pronomes Oblíquo Átono 

Ao contrário dos tônicos, os pronomes átonos conseguem dar sentido à frase sem precisar de preposição. Contudo, eles ainda são tidos como objetos da oração

Exemplo: 

Ela me contou 

Nesse exemplo “ela” é o sujeito da frase, pois foi quem fez a ação. E nesse caso, o pronome em primeira pessoa “me” não precisar de preposição alguma para a frase fazer sentido. Ou seja, trata-se de um pronome oblíquo átono.

Outros exemplos:

  • Estão nos vigiando 
  • Fizeram-no melhor
  • Beijar-lhe ei quando estiver pronto

Exercícios sobre Pronomes Oblíquos Átono e Tônico

Está na hora de fazer os exercícios sobre pronomes oblíquos átono e tônico. Faça também o Simulado Beduka e baixe nosso Plano de Estudos para aumentar seus desempenho. 

1-(MS CONCURSOS) Veja os itens dados a seguir e assinale a alternativa verdadeira:

I – Os pronomes pessoais são sempre pronomes substantivados.

II – Os pronomes retos empregam-se como sujeito e predicativo do sujeito.

III – Os pronomes oblíquos (átonos ou tônicos) geralmente exercem a função de objeto direto ou indireto. Os átonos de 3ª pessoa o, a, os, as, funcionam como objeto direto; lhe, lhes, como objeto indireto; me, te, se, nos, vos, podem ser objeto direto ou indireto, dependendo da predicação do verbo que completam.

IV – Os pronomes oblíquos átonos são sempre precedidos de preposição. Por isso, sua função sintática só pode ser determinada pela predicação do verbo ou nome, ao qual servem de complemento.

a) Apenas I, II e III estão corretos.

b) Apenas II, III e IV estão corretos.

c) Apenas I, III e IV estão corretos.

d) Todos os itens estão corretos.

2-(Prefeitura de Itabirito MG)  Leia os comentários sobre os fragmentos transcritos do texto e classifique-os como V (VERDADEIROS) ou F (FALSOS).

a) (_____) Na frase “Desenhar os caracteres de maneira contínua, conectando-os uns aos outros, prepara o cérebro para ler”, o termo grifado é um pronome oblíquo átono, colocado após o verbo na forma nominal do gerúndio, para caracterizar o uso pronominal da próclise.

b) (_____) Em “Tudo indica que essa habilidade é crucial para aprender a ler e a pensar”, é obrigatório o uso do sinal indicativo de crase no “a”, antes dos verbos “ler” e “pensar”.

c) (_____) No trecho “Se não fosse o receio de soar antiquado demais, ou de deixar entrever que há um quê de nostalgia nisso”, o termo em destaque é um monossílabo tônico e está acentuado por se tratar de um substantivo.

d) (_____) No período “Os gaiatos dirão que professores preferem os alunos com letra bonita e os premiam com notas melhores”, o termo grifado retoma o substantivo “professores”.

A sequência CORRETA de classificação, de cima para baixo, é:

a) F-F-V-F.

b) F-F-V-V.

c) V-F-V-F.

d) V-F-F-V.

3-(FUNRIO – 2010 – SEBRAE – PA) Em “quem a obtenha” e “temos algo a dizer”, a palavra “a” presente nos dois fragmentos classifica-se, respectivamente, como

a) pronome pessoal oblíquo átono e preposição acidental.

b) pronome pessoal oblíquo átono e preposição essencial.

c) pronome pessoal oblíquo tônico e artigo definido.

d) pronome pessoal oblíquo tônico e preposição essencial.

e) pronome pessoal oblíquo átono e partícula de realce.

4-(CPCON) Na sentença “-ME DIGA UMA COISA, MANOEL: QUAL O SEU PROBLEMA? SE FOR DINHEIRO PODE CONTAR COMIGO. SE FOR EMOCIONAL CONTE SEU DINHEIRO E VÁ A UM PSIQUIATRA. LÁ VOCÊ DESCARREGA SEU DRAMA, OK?”.

Assinale a alternativa correta:

a) As palavras sublinhadas são, na sequência, do ponto de vista morfológico, pronome oblíquo átono, conjunção, advérbio de lugar e pronome possessivo.

b) As palavras sublinhadas são, na sequência, do ponto de vista morfológico, pronome oblíquo tônico, conjunção, advérbio de tempo e pronome demonstrativo.

c) As palavras sublinhadas são, na sequência, do ponto de vista morfológico, conjunção, conjunção, advérbio de lugar e pronome possessivo.

d) As palavras sublinhadas são, na sequência, do ponto de vista morfológico, pronome oblíquo átono, conjunção, advérbio de lugar e pronome demonstrativo.

e) O uso do “ME” obedece com rigor às regras de colocação pronominal.

5-(Prefeitura de Passagem Franca do Piauí – PI) 

‘Acabou’, dizia a mensagem que Mariana recebeu após 4 anos de namoro – ela nunca mais o viu. Na era da paquera no Tinder, o fim também é virtual (Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/226034aperte-enter-para-terminar.shtml Acesso em 28/04/2016.)

No trecho “ela nunca mais o viu”, as palavras em destaque, respectivamente:

a) “Ela” é pronome pessoal do caso reto e retoma Mariana. Por sua vez, “o” é pronome oblíquo átono e aponta para o termo “namorado de Mariana, que não aparece no texto, mas pode ser identificado pela pista textual “namoro”

b) “Ela” é pronome pessoal do caso reto e retoma Mariana. Por sua vez, “o” também é pronome pessoal do caso reto, mas aponta para o referente “namoro”

c) “Ela” é pronome pessoal do caso reto e retoma Mariana. Por sua vez, “o” é pronome oblíquo tônico e aponta para o referente “namorado de Mariana, que não aparece no texto, mas pode ser identificado pela pista textual “namoro”

d) “Ela” é pronome pessoal de tratamento e retoma Mariana. Por sua vez, “o” é pronome oblíquo átono e aponta para o referente “namoro”.

e) “Ela” é pronome pessoal do caso reto e retoma Mariana. Por sua vez, “o”, nesse caso, funciona como pronome demonstrativo e aponta para o referente “namorado de Mariana, que não aparece no texto, mas pode ser identificado pela pista textual “namoro”

Respostas dos Exercícios sobre Pronomes Oblíquos Átono e Tônico 

Exercício resolvido da questão 1 –

a) Apenas I, II e III estão corretos. 

Exercício resolvido da questão 2 –

a) F-F-V-F.

Exercício resolvido da questão 3 –

b) pronome pessoal oblíquo átono e preposição essencial.

Exercício resolvido da questão 4 –

a) As palavras sublinhadas são, na sequência, do ponto de vista morfológico, pronome oblíquo átono, conjunção, advérbio de lugar e pronome possessivo.

Exercício resolvido da questão 5 –

a) “Ela” é pronome pessoal do caso reto e retoma Mariana. Por sua vez, “o” é pronome oblíquo átono e aponta para o termo “namorado de Mariana, que não aparece no texto, mas pode ser identificado pela pista textual “namoro”

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios sobre Pronomes Oblíquos Átono e Tônico? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador