ExercíciosQuímica

Exercícios sobre Quimiossíntese com Gabarito

Exercícios de Quimiossíntese com GabaritoLista de Exercícios de Quimiossíntese com Gabarito

A quimiossíntese é um processo autotrófico que produz energia orgânica por meio da matéria inorgânica, sem precisar de luz solar. Esse processo é realizado nas profundezas do oceano e no subsolo pelas bactérias. Leia nosso resumo e faça os 8 melhores Exercícios sobre Quimiossíntese.

Quando você terminar os Exercícios sobre Quimiossíntese, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil.

Todo ser vivo se alimenta, porém, alguns precisam recorrer ao meio para encontrar comida enquanto outros produzem seu próprio alimento.

Aqueles que buscam a nutrição no exterior de seu corpo são os heterótrofos. Já os que produzem a sua própria alimentação são os autótrofos

Geralmente, quando pensamos em autótrofos, pensamos nas plantas que realizam a fotossíntese para conseguirem se nutrir. Porém, também existe uma outra forma que alguns seres vivos utilizam para sobreviver: a Quimiossíntese.

Geralmente os alunos focam muito em Fotossíntese e acabam esquecendo de estudar a Quimiossíntese. 

Então escrevemos um belo resumo e selecionamos os 8 melhores Exercícios sobre Quimiossíntese para você não cair nesse erro e sair à frente dos seus concorrentes.

  • Quer aumentar ainda mais suas chances de mandar bem no ENEM? Então conheça o Instagram do Beduka, lá postamos diariamente resumos perfeitos para você!

O que é Quimiossíntese?

A quimiossíntese é um processo que precisa apenas de matéria inorgânica para produzir energia em forma de matéria orgânica. A quimiossíntese pode utilizar gás carbônico, água, amônia, ferro, nitrito e enxofre. É por meio da oxidação desses elementos que se consegue metabolizar compostos para suprir a necessidade energética de um ser, sem necessitar da presença de luz, como ocorre na fotossíntese.

Exemplos de seres vivos que praticam a Quimiossíntese.

Os seres vivos que praticam a Quimiossíntese são os quimioautotróficos. Pertencem a esse grupo as bactérias e as arqueas (arqueobactérias)

Onde ocorre a Quimiossíntese?

A quimiossíntese pode ocorrer em qualquer lugar que tiver disposição de matérias inorgânicas, inclusive em locais sem gás oxigênio e sem nenhuma energia luminosa. Sendo assim, esse processo ocorre até debaixo do solo, em cavernas, no mais profundo dos oceanos (zona afótica) e tantos outros!

Zona Fótica e Zona Ática

Como são classificadas os seres vivos que praticam a quimiossíntese?

Os nomes dos seres vivos estão diretamente relacionados ao composto inorgânico que utilizam para reagir:

  • Sulfobactérias: que oxidam compostos do enxofre;
  • Ferrobactérias: que oxidam compostos do ferro;
  • Nitrobactérias: que oxidam compostos do nitrogênio.

Por que a Quimiossíntese é importante?

Ciclo do Nitrogênio
Ciclo do Nitrogênio

A manutenção do Ciclo do Nitrogênio é necessária para a existência da vida em toda a Terra, pois influencia indiretamente na atmosfera e também na formação de proteínas e aminoácidos nas células. 

Outra parte importante dessa atividade para a biosfera, é a manutenção da fertilidade dos solos. 

Vale ressaltar que por retirarem o CO2 do ambiente e o incorporarem como reagente na quimiossíntese, essas bactérias têm sido usadas em pesquisas avançadas para tentar despoluir o ar. É uma aposta promissora!

Qual a diferença entre Quimiossíntese e Fotossíntese?

Comparação entre Quimiossíntese e Fotossíntese

Exercícios sobre Quimiossíntese com Gabarito

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Parabéns por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1 – (UECE 2011) A Fotossíntese é um processo que produz a energia necessária ao início da cadeia alimentar, daí a incontestável importância das plantas para a manutenção da vida no planeta. Durante a fotossíntese, a energia luminosa é absorvida principalmente pela clorofila e, posteriormente, transformada em energia química. Para isso as plantas precisam consumir __________ e __________ para produzir __________ e ao final liberar __________. Assinale a alternativa que contém a sequência que preenche corretamente e na ordem as lacunas do texto anterior. 

a) água, CO2, glicose e oxigênio 

b) CO2, oxigênio, glicose e água 

c) glicose, água, CO2 e oxigênio 

d) água, glicose, oxigênio e CO2 

Questão 2 – . (UECE 2012) Sabe-se que a presença do oxigênio livre na atmosfera se deve à ação fotossintética dos seres vivos. Inicialmente, o oxigênio foi liberado graças ao surgimento de seres do tipo 

a) bactérias. 

b) cianobactérias. 

c) algas. 

d) plantas. 

Questão 3 – (UECE 2013) Considerando que todos os seres vivos necessitam de uma fonte de carbono para construir suas moléculas orgânicas, a diferença essencial entre os autotróficos e os heterotróficos, respectivamente, é usar 

a) carbono orgânico e carbono inorgânico. 

b) carbono inorgânico e carbono orgânico. 

c) carbono da água e do ar. 

d) metano e gás carbônico. 

Questão 4 – (UFRGS/2017) No bloco superior abaixo, são citadas duas estruturas presentes nos cloroplastos; no inferior, características dessas estruturas. Associe adequadamente o bloco inferior ao superior. 1 – Tilacoides 2 – Estroma ( ) A luz absorvida pelo pigmento é transformada em energia química. ( ) Enzimas catalisam a fixação de CO2. ( ) Parte do gliceraldeído-3-fosfato resulta na produção de amido. ( ) A oxidação de moléculas de água produz elétrons, prótons e O2. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 

a) 1 – 2 – 2 – 1. 

b) 1 – 1 – 2 – 2. 

c) 1 – 2 – 2 – 2. 

d) 2 – 1 – 1 – 1. 

e) 2 – 1 – 1 – 2. 

  • Você está indo muito bem! Chegamos à metade dos Exercícios sobre Quimiossíntese

Questão 5 – (ENEM 2017) Pesquisadores conseguiram estimular a absorção de energia luminosa em plantas graças ao uso de nanotubos de carbono. Para isso, nanotubos de carbono “se inseriram” no interior dos cloroplastos por uma montagem espontânea, através das membranas dos cloroplastos. Pigmentos da planta absorvem as radiações luminosas, os elétrons são “excitados” e se deslocam no interior de membranas dos cloroplastos, e a planta utiliza em seguida essa energia elétrica para a fabricação de açúcares. Os nanotubos de carbono podem absorver comprimentos de onda habitualmente não utilizados pelos cloroplastos, e os pesquisadores tiveram a ideia de utilizá-los como “antenas”, estimulando a conversão de energia solar pelos cloroplastos, com o aumento do transporte de elétrons. Nanotubos de carbono incrementam a fotossíntese de plantas. 

Disponível em: http://lqes.iqm.unicamp.br. Acesso em: 14 nov. 2014 (Adaptado) 

O aumento da eficiência fotossintética ocorreu pelo fato de os nanotubos de carbono promoverem diretamente a 

a) utilização de água 

b) absorção de fótons 

c) formação de gás oxigênio 

d) proliferação dos cloroplastos 

e) captação de dióxido de carbono. 

Questão 6 – (ENEM 2017) A célula fotovoltaica é uma aplicação prática do efeito fotoelétrico. Quando a luz incide sobre certas substâncias, libera elétrons que, circulando livremente de átomo para átomo, formam uma corrente elétrica. Uma célula fotovoltaica é composta por uma placa de ferro recoberta por uma camada de selênio e uma película transparente de ouro. A luz atravessa a película, incide sobre o selênio e retira elétrons, que são atraídos pelo ouro, um ótimo condutor de eletricidade. A película de ouro é conectada à placa de ferro, que recebe os elétrons e os devolve para o selênio, fechando o circuito e formando uma corrente elétrica de pequena intensidade. 

DIAS, C. B. Célula fotovoltaica. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 16 ago. 2012 (adaptado). 

O processo biológico que se assemelha ao descrito é a 

a) fotossíntese. 

b) fermentação. 

c) quimiossíntese. 

d) hidrólise do ATP. 

e) respiração celular. 

Questão 7 – (ENEM 2009) A fotossíntese é importante para a vida na Terra. Nos cloroplastos dos organismos fotossintetizantes, a energia solar é convertida em energia química que, juntamente com água e gás carbônico (CO2), é utilizada para a síntese de compostos orgânicos (carboidratos). A fotossíntese é o único processo de importância biológica capaz de realizar essa conversão. Todos os organismos, incluindo os produtores, aproveitam a energia armazenada nos carboidratos para impulsionar os processos celulares, liberando CO2 para a atmosfera e água para a célula por meio da respiração celular. Além disso, grande fração dos recursos energéticos do planeta, produzidos tanto no presente (biomassa) como em tempos remotos (combustível fóssil), é resultante da atividade fotossintética. As informações sobre obtenção e transformação dos recursos naturais por meio dos processos vitais de fotossíntese e respiração, descritas no texto, permitem concluir que: 

a) o CO2 e a água são moléculas de alto teor energético. 

b) os carboidratos convertem energia solar em energia química.

c) a vida na Terra depende, em última análise, da energia proveniente do Sol. 

d) o processo respiratório é responsável pela retirada de carbono da atmosfera. 

e) a produção de biomassa e de combustível fóssil, por si, é responsável pelo aumento de CO2 atmosférico. 

Questão 8 – (ENEM 2011) Certas espécies de algas são capazes de absorver rapidamente compostos inorgânicos presentes na água, acumulando-os durante seu crescimento. Essa capacidade fez com que se pensasse em usá-las como biofiltros para limpeza de ambientes aquáticos contaminados, removendo, por exemplo, nitrogênio e fósforo de resíduos orgânicos e metais pesados provenientes de rejeitos industriais lançados nas águas. Na técnica do cultivo integrado, animais e algas crescem de forma associada, promovendo um maior equilíbrio ecológico. 

SORIANO, E.M. Filtros vivos para limpar a água. Revista Ciência Hoje. V.37, n. 219, 2005 (adaptado). 

A utilização da técnica do cultivo integrado de animais e algas representa uma proposta favorável a um ecossistema mais equilibrado porque: 

a) os animais eliminam metais pesados, que são usados pelas algas para a síntese de biomassa. 

b) os animais fornecem excretas orgânicos nitrogenados, que são transformados em gás carbônico pelas algas. 

c) as algas usam os resíduos nitrogenados liberados pelos animais e eliminam gás carbônico na fotossíntese, usado na respiração aeróbica. 

d) as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente 

e) as algas aproveitam os resíduos do metabolismo dos animais e, durante a quimiossíntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente. 

  • Parabéns, você chegou ao fim dos Exercícios de Quimiossíntese. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos Exercícios sobre Quimiossíntese

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: a) água, CO2, glicose e oxigênio 

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: b) cianobactérias.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: b) carbono inorgânico e carbono orgânico. 

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: a) 1 – 2 – 2 – 1. 

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: b) absorção de fótons 

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: a) fotossíntese.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: c) a vida na Terra depende, em última análise, da energia proveniente do Sol. 

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: d) as algas usam os resíduos nitrogenados provenientes do metabolismo dos animais e, durante a síntese de compostos orgânicos, liberam oxigênio para o ambiente 

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos Exercícios de Quimiossíntese? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Redação Beduka
Redação Beduka
A equipe de redação do Beduka é composta por profissionais de várias formações (professores, jornalistas, filósofos), sempre prontos a oferecer os melhores conteúdos educacionais com foco no Enem e colaborar com a formação de todos os alunos. Sinta-se a vontade para deixar o seu comentário!

Sisu

Enem

Matérias

Simulado

Buscador