Filosofia

As 10 Melhores Questões sobre São Tomás de Aquino com Gabarito

Questões sobre São Tomás de Aquino com GabaritoLista de Questões sobre São Tomás de Aquino com Gabarito
Sala do Saber - melhor cursinho online

São Tomás de Aquino foi um santo católico, padre e filósofo. Ele ingressou na ordem dos dominicanos e defendeu a união entre fé e razão. Tornou-se professor e grande estudioso de Aristóteles, sendo o principal representante da Filosofia Medieval Escolástica. Sua principal obra é a Suma Teológica, na qual descreveu 5 vias para provar a existência de Deus racionalmente. Leia nosso resumo e faça As 10 Melhores Questões sobre São Tomás de Aquino.

Quando você terminar as Questões sobre São Tomás de Aquino, coloque em prática todo seu conhecimento com O Melhor Simulado Enem do Brasil. 

Ao longo da história, a Igreja Católica teve um papel fundamental na construção do conhecimento, já que foi a fundadora das universidades. Atuando na área da Filosofia, da Ciência e da Teologia, ela formou grandes doutores do saber

Mendel, Georges Lemaître, G.K. Chesterton e, claro, São Tomás de Aquino, são alguns exemplos.

Na História da Filosofia, São Tomás é considerado um dos maiores. Ele é fundamental por qualquer estudioso da área.

Sendo assim, as chances dele cair na prova de humanidades do ENEM são altíssimas. Então que tal conhecer mais sobre esse santo filósofo?

  • Quer aumentar ainda mais suas chances de mandar bem no ENEM? Então conheça o Instagram do Beduka, lá postamos diariamente resumos perfeitos para você!

Quem foi São Tomás de Aquino? (BIOGRAFIA)

Santo Tomás de Aquino foi um santo da Igreja Católica, padre, filósofo, professor e conhecido como “Príncipe da Filosofia Escolástica”. Ele nasceu na Idade Média em 1225, no Castelo de Roccasecca da Itália.

Desde criança sempre se interessou pelos estudos e também foi incentivado pelos monges beneditinos. Entrou em uma universidade de Artes Liberais, um método educacional formado pelo Trivium (Gramática, Lógica e Retórica) e Quadrivium (Aritmética, Geometria, Astronomia e Música).

Aos 19 anos e contra a vontade do pai, resolveu seguir sua vocação religiosa e se tornou um frei da Ordem dos Pregadores (dominicanos). Um ano depois, conheceu o padre Alberto Magno que era um filósofo alemão defensor do uso das ciências para o fortalecimento da fé.

São Tomás aprofundou a sua vida de padre e intelectual, escreveu mais de 60 obras e acabou ensinando Teologia e Filosofia nas Universidades e Conventos. Ele também participava dos grandes debates de seu tempo, chamado de Quaestio disputata (questões disputadas).

Principais Ideias de São Tomás de Aquino

O grande feito de Tomás de Aquino e a base de seu pensamento é a união entre fé e razão. Como estudioso da filosofia clássica, ele conseguiu perceber a relação que existe entre a lógica aristotélica e a fé cristã. Assim, criou uma ponte entre Filosofia e Teologia.

São Tomás entendeu que a razão é uma capacidade humana, também criada por Deus. Quando a razão é bem utilizada, ela consegue aproximar uma pessoa à base da fé

Porém, quando a filosofia tenta explicar todos os pontos da fé ou acha que sozinha  consegue explicar todo o mundo, ela acaba sendo incompleta e cai em erros.

8 frases de São Tomás de Aquino

  1. “Se a meta principal de um capitão fosse preservar seu barco, ele o conservaria no porto para sempre”;
  2. “A humildade é o primeiro degrau para a sabedoria”;
  3. “A ninguém te mostres muito íntimo, pois familiaridade excessiva gera desprezo”;
  4. “Dê-me, Senhor, agudeza para entender, capacidade para reter, método e faculdade para aprender, sutileza para interpretar, graça e abundância para falar, acerto ao começar, direção ao progredir e perfeição ao concluir.”;
  5. “Quem diz verdades, perde amizades”
  6. “Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é negá-la.”
  7. “Três coisas são necessárias para a salvação do homem: saber o que deve crer, o que deve querer e o que deve fazer! Crer em Deus Pai, querer a vida eterna e fazer o bem.”
  8. “O estudo da filosofia não tem por objeto saber o que os homens pensavam e sim qual a verdade das coisas.”

Leia nosso Artigo Completo sobre a Teoria do Conhecimento, também conhecida como Gnosiologia, ela é uma área da Filosofia que estuda como o ato de conhecer acontece.

Questões sobre São Tomás de Aquino com Gabarito

Esperamos que, com esse resumo, tudo tenha ficado mais claro para você. 

Parabéns por ter lido até aqui!

Baixe gratuitamente o Plano de Estudos do Beduka e tenha uma preparação perfeita para o ENEM.

Questão 1 – (Puccamp) Preparando seu livro sobre o imperador Adriano, Marguerite Yourcenar encontrou numa carta de Flaubert esta frase: “Quando os deuses tinham deixado de existir e o Cristo ainda não viera, houve um momento único na história, entre Cícero e Marco Aurélio, em que o homem ficou sozinho”. Os deuses pagãos nunca deixaram de existir, mesmo com o triunfo cristão, e Roma não era o mundo, mas no breve momento de solidão flagrado por Flaubert o homem ocidental se viu livre da metafísica – e não gostou, claro. Quem quer ficar sozinho num mundo que não domina e mal compreende, sem o apoio e o consolo de uma teologia, qualquer teologia? (Luiz Fernando Veríssimo. Banquete com os deuses)

A compreensão do mundo por meio da religião é uma disposição que traduz o pensamento medieval, cujo pressuposto é

a) o antropocentrismo: a valorização do homem como centro do Universo e a crença no caráter divino da natureza humana.

b) a escolástica: a busca da salvação através do conhecimento da filosofia clássica e da assimilação do paganismo.

c) o panteísmo: a defesa da convivência harmônica de fé e razão, uma vez que o Universo, infinito, é parte da substância divina.

d) o positivismo: submissão do homem aos dogmas instituídos pela Igreja e não questionamento das leis divinas.

e) o teocentrismo: concepção predominante na produção intelectual e artística medieval, que considera Deus o centro do Universo.

Questão 2 – (Faap) A doutrina de Platão influenciou os primeiros filósofos medievais, Santo Agostinho, bispo de Hipona (354 a 430) e Boécio (480 a 524), autores de “Confissões” e “Consolação da Filosofia”, respectivamente. Mas a Filosofia que predominou na Idade Média foi a:

a) Sofística

b) Epicurista

c) Escolástica

d) Existencialista

e) Fenomenológica

Questão 3 – (Uff 2012) A grande contribuição de Tomás de Aquino para a vida intelectual foi a de valorizar a inteligência humana e sua capacidade de alcançar a verdade por meio da razão natural, inclusive a respeito de certas questões da religião. Discorrendo sobre a “possibilidade de descobrir a verdade divina”, ele diz que há duas modalidades de verdade acerca de Deus. A primeira refere-se a verdades da revelação que a razão humana não consegue alcançar, por exemplo, entender como é possível Deus ser uno e trino. A segunda modalidade é composta de verdades que a razão pode atingir, por exemplo, que Deus existe.

A partir dessa citação, indique a afirmativa que melhor expressa o pensamento de Tomás de Aquino.

a) A fé é o único meio do ser humano chegar à verdade.

b) O ser humano só alcança o conhecimento graças à revelação da verdade que Deus lhe concede.

c) Mesmo limitada, a razão humana é capaz de alcançar certas verdades por seus meios naturais.

d) A Filosofia é capaz de alcançar todas as verdades acerca de Deus.

e) Deus é um ser absolutamente misterioso e o ser humano nada pode conhecer d’Ele.

Questão 4 – (Uncisal 2011) Uma das preocupações de certa escola filosófica consistiu em provar que as ideias platônicas ou os gêneros e espécies aristotélicos são substâncias reais, criadas pelo intelecto e vontade de Deus, existindo na mente divina. Reflexões dessa natureza foram realizadas majoritariamente no período da história da filosofia:

a) Pré-socrático.

b) Antigo.

c) Medieval.

d) Moderno.

e) Contemporâneo.

Questão 5 – (Ufu 2010) A filosofia de Agostinho (354 – 430) é estreitamente devedora do platonismo cristão milanês: foi nas traduções de Mário Vitorino que leu os textos de Plotino e de Porfírio, cujo espiritualismo devia aproximá-lo do cristianismo. Ouvindo sermões de Ambrósio, influenciados por Plotino, que Agostinho venceu suas últimas resistências (de tornar-se cristão).

(PEPIN, Jean. Santo Agostinho e a patrística ocidental. In: CHÂTELET, François (org.) A Filosofia medieval. Rio de Janeiro Zahar Editores: 1983, p.77.)

Apesar de ter sido influenciado pela filosofia de Platão, por meio dos escritos de Plotino, o pensamento de Agostinho apresenta muitas diferenças se comparado ao pensamento de Platão.

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma dessas diferenças:

a) Para Agostinho, é possível ao ser humano obter o conhecimento verdadeiro, enquanto, para Platão, a verdade a respeito do mundo é inacessível ao ser humano.

b) Para Platão, a verdadeira realidade encontra-se no mundo das Ideias, enquanto para Agostinho não existe nenhuma realidade além do mundo natural em que vivemos.

c) Para Agostinho, a alma é imortal, enquanto para Platão a alma não é imortal, já que é apenas a forma do corpo.

d) Para Platão, o conhecimento é, na verdade, reminiscência, a alma reconhece as Ideias que ela contemplou antes de nascer; Agostinho diz que o conhecimento é resultado da Iluminação divina, a centelha de Deus que existe em cada um.

  • Muito bem! Você chegou à metade das Questões sobre São Tomás de Aquino.

Questão 6 – (Enem 2015) Ora, em todas as coisas ordenadas a algum fim, é preciso haver algum dirigente, pelo qual se atinja diretamente o devido fim. Com efeito, um navio, que se move para diversos lados pelo impulso dos ventos contrários, não chegaria ao fim de destino, se por indústria do piloto não fosse dirigido ao porto; ora, tem o homem um fim, para o qual se ordenam toda a sua vida e ação.

Acontece, porém, agirem os homens de modos diversos em vista do fim, o que a própria diversidade dos esforços e ações humanas comprova. Portanto, precisa o homem de um dirigente para o fim.

AQUINO. T. Do reino ou do governo dos homens: ao rei do Chipre. Escritos políticos de São Tomás de Aquino. Petrópolis: Vozes, 1995 (adaptado).

No trecho citado, Tomás de Aquino justifica a monarquia como o regime de governo capaz de

a) refrear os movimentos religiosos contestatórios.

b) promover a atuação da sociedade civil na vida política.

Sala do saber - melhor plataforma online para estudar

c) unir a sociedade tendo em vista a realização do bem comum.

d) reformar a religião por meio do retorno à tradição helenística.

e) dissociar a relação política entre os poderes temporal e espiritual.

Questão 7 – (Espm 2014) Seu principal objetivo era demonstrar, por um raciocínio lógico formal, a autenticidade dos dogmas cristãos. A filosofia devia desempenhar um papel auxiliar na realização deste objetivo. Por isso a tese de que a filosofia está a serviço da teologia.

(Antonio Carlos Wolkmer – Introdução à História do Pensamento Político)

O texto deve ser relacionado com:

a) a filosofia epicurista.

b) a filosofia escolástica.

c) a filosofia iluminista.

d) o socialismo.

e) o positivismo.

Questão 8 – (Ufu 2013) Com efeito, existem a respeito de Deus verdades que ultrapassam totalmente as capacidades da razão humana. Uma delas é, por exemplo, que Deus é trino e uno. Ao contrário, existem verdades que podem ser atingidas pela razão: por exemplo, que Deus existe, que há um só Deus etc.

AQUINO, Tomás de. Súmula contra os Gentios. Capítulo Terceiro: A possibilidade de descobrir a verdade divina. Tradução de Luiz João Baraúna. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 61.

Para São Tomás de Aquino, a existência de Deus se prova

a) por meios metafísicos, resultantes de investigação intelectual.

b) por meio do movimento que existe no Universo, na medida em que todo movimento deve ter causa exterior ao ser que está em movimento.

c) apenas pela fé, a razão é mero instrumento acessório e dispensável.

d) apenas como exercício retórico.

  • Ufa, estamos quase lá! Faça as 2 últimas Questões sobre São Tomás de Aquino.

Questão 9 – (Ufu 2012) A teologia natural, segundo Tomás de Aquino (1225-1274), é uma parte da filosofia, é a parte que ele elaborou mais profundamente em sua obra e na qual ele se manifesta como um gênio verdadeiramente original. Se se trata de física, de fisiologia ou dos meteoros, Tomás é simplesmente aluno de Aristóteles, mas se se trata de Deus, da origem das coisas e de seu retorno ao Criador, Tomás é ele mesmo. Ele sabe, pela fé, para que limite se dirige, contudo, só progride graças aos recursos da razão.

GILSON, Etienne. A Filosofia na Idade Média, São Paulo: Martins Fontes, 1995, p. 657.

De acordo com o texto acima, é correto afirmar que

a) a obra de Tomás de Aquino é uma mera repetição da obra de Aristóteles.

b) Tomás parte da revelação divina (Bíblia) para entender a natureza das coisas.

c) as verdades reveladas não podem de forma alguma ser compreendidas pela razão humana.

d) é necessário procurar a concordância entre razão e fé, apesar da distinção entre ambas.

Questão 10 – (Ufu 2011) Considere o seguinte texto sobre Tomás de Aquino (1226-1274).

Fique claro que Tomás não aristoteliza o cristianismo, mas cristianiza Aristóteles. Fique claro que ele nunca pensou que, com a razão se pudesse entender tudo; não, ele continuou acreditando que tudo se compreende pela fé: só quis dizer que a fé não estava em desacordo com a razão, e que, portanto, era possível dar-se ao luxo de raciocinar, saindo do universo da alucinação.

Eco, Umberto. “Elogio de santo Tomás de Aquino”. In: Viagem na irrealidade cotidiana, p.339.

É correto afirmar, segundo esse texto, que:

a) Tomás de Aquino, com a ajuda da filosofia de Aristóteles, conseguiu uma prova científica para as certezas da fé, por exemplo, a existência de Deus.

b) Tomás de Aquino se empenha em mostrar os erros da filosofia de Aristóteles para mostrar que esta filosofia é incompatível com a doutrina cristã.

c) o estudo da filosofia de Aristóteles levou Tomás de Aquino a rejeitar as verdades da fé cristã que não fossem compatíveis com a razão natural.

d) a atitude de Tomás de Aquino diante da filosofia de Aristóteles é de conciliação desta filosofia com as certezas da fé cristã.

  • Parabéns, você fez todas as Questões sobre São Tomás de Aquino, Confira agora o Gabarito:

Gabarito das Questões sobre São Tomás de Aquino

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: e) o teocentrismo: concepção predominante na produção intelectual e artística medieval, que considera Deus o centro do Universo.

Exercício resolvido da questão 2 –

Alternativa correta: c) Escolástica

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: c) Mesmo limitada, a razão humana é capaz de alcançar certas verdades por seus meios naturais.
Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: c) Medieval.

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: d) Para Platão, o conhecimento é, na verdade, reminiscência, a alma reconhece as Ideias que ela contemplou antes de nascer; Agostinho diz que o conhecimento é resultado da Iluminação divina, a centelha de Deus que existe em cada um.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: c) unir a sociedade tendo em vista a realização do bem comum.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: b) a filosofia escolástica.

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: b) por meio do movimento que existe no Universo, na medida em que todo movimento deve ter causa exterior ao ser que está em movimento.

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: d) é necessário procurar a concordância entre razão e fé, apesar da distinção entre ambas.

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: d) a atitude de Tomás de Aquino diante da filosofia de Aristóteles é de conciliação desta filosofia com as certezas da fé cristã.

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou das nossas Questões sobre São Tomás de Aquino? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Sala do saber - notão no Enem
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.