Destaques de Sociologia para Enem e Vestibulares

Os 10 Melhores Exercícios Sobre Cultura com Gabarito

Exercícios Sobre CulturaExercícios Sobre Cultura
Cronograma do que estudar

Todos os povos têm um conjunto de valores, leis, patrimônios históricos e histórias que lhes dão significado e identidade. Estes conjuntos de elementos são as culturas. Revise este conceito importante da antropologia e depois responda os exercícios sobre cultura que separamos.

Quer seguir diretamente para alguma parte específica? Clique em algum dos tópicos abaixo

Quando você terminar os exercícios sobre cultura, que tal testar seus conhecimentos no Melhor Simulado Enem do Brasil?

O que é cultura?

Cultura é um termo que possui muitos sentidos. A depender do seu uso, pode significar tanto empreendimentos econômicos, quanto o conjunto de conhecimentos de uma pessoa, ou o conjunto de valores de uma sociedade.

Este último significado é bastante explorado pela Sociologia e Antropologia. É ele que nos interessa aqui.

A cultura neste sentido corresponde ao conjunto de hábitos, crenças e conhecimentos dos diversos povos e grupos sociais. Assim, a cultura se mostra em diversas facetas, como: 

  • a religião, 
  • a arte, 
  • a política, 
  • a culinária, 
  • as leis.

Assim, a cultura é o patrimônio social dos povos.

O termo cultura é antigo, sendo definido pela primeira vez pelo filósofo romano Cícero, como o cultivo intelectual das pessoas. Contudo, somente no século XIX ganhou o sentido utilizado hoje para descrever comportamentos.

Isso se deve ao fato de que neste momento surgiram as ciências Antropologia e Sociologia. 

Muitos teóricos contribuíram para a definição de cultura como encontramos hoje. Cada um, a seu modo, tentou explicar o que é cultura e como ela se relaciona com o comportamento humano.

Quando a antropologia surgiu, ela estava ligada ao etnocentrismo. Deste modo, os antropólogos criavam hierarquias entre as culturas, tendo a ocidental como parâmetro de julgamento. Assim, o que estava fora da Europa Ocidental era tido como primitivo.

Com isto as culturas eram encaradas como etapas para chegar a estágios mais evoluídos de sociedade.

Franz Boas modificou esse pensamento a partir de suas observações de índios americanos. Ele relativizou o termo “cultura” e os parâmetros para compreender os comportamentos sociais.

A relativização promovida por Boas e seus alunos, como Ruth Benedict e Gilberto Freyre, permitiu a compreensão da diversidade cultural.

Quais são os tipos de cultura?

Cultura erudita

A cultura erudita é uma forma de cultura cujo desenvolvimento técnico e estético buscam se elevar acima das demais formas. É também conhecida como alta cultura. O termo é problemático porque está ligado geralmente à arte europeia e elitista.

Cultura popular

A cultura popular é a expressão de saberes, artes e tradições de um determinado povo. Geralmente está fora do eixo erudito, sendo feita de baixo para cima. A cultura popular se liga à identidade regional.

Cultura de massa

A cultura de massa é a produção cultural feita de modo industrial sem levar em consideração as especificidades regionais. É a cultura ligada à mídia e é produzida tendo em vista o consumo.

Cultura material

A cultura material é o conjunto de patrimônios culturais e históricos de um povo. São elementos concretos construídos pelos habitantes de uma região, como igrejas, casas, ou demais tipos de edificações.

A cultura material compreende também a produção de utensílios como armas, materiais culinários etc.

Cultura imaterial

A cultura imaterial compreende os elementos intangíveis de uma cultura. São as histórias folclóricas, as danças, as leis, os rituais que são transmitidos entre as gerações dos grupos humanos.

Cultura organizacional

A cultura organizacional compreende as formas de agir, a missão e os valores de uma organização. Ela é também conhecida como cultura corporativa.

Frases sobre cultura

“As atividades do indivíduo são determinadas em grande medida por seu ambiente social; por sua vez, suas próprias atividades influenciam a sociedade em que ele vive, podendo gerar nela modificações de forma.” Franz Boas

“Compreender a cultura de um povo expõe a sua normalidade sem reduzir sua particularidade.” Clifford Geertz

“A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Edward Tylor

Agora que você revisou o tema, responda os exercícios sobre cultura!

Exercícios sobre cultura

Questão 1- (Ufu 2012) A estética nas diferentes sociedades vem geralmente acompanhada de marcas corporais que individualizam seus sujeitos e sua coletividade. Discos labiais, piercings, tatuagens, mutilações, pinturas, vestimentas, penteados e cortes de cabelo são algumas marcas reconhecíveis de um inventário possível das técnicas corporais em toda sua riqueza e diversidade. Embora universal, as formas das quais se valem os grupos e indivíduos para se marcarem corporalmente são vistas, às vezes, como estranhas a indivíduos que pertencem a outros grupos.

Essa atitude de estranhamento em relação ao diferente é considerada conceitualmente como 

a) preconceito: reconhece no valor das raças o que é correto ou não na estética corporal. 

b) relativização: o outro é entendido nos seus próprios termos. 

c) etnocentrismo: só reconhece valor nos seus próprios elementos culturais. 

d) etnocídio: afasta o diferente e procura transformá-lo num igual. 

Questão 2- (Enem 2017) Muitos países se caracterizam por terem populações multiétnicas. Com frequência, evoluíram desse modo ao longo de séculos. Outras sociedades se tornaram multiétnicas mais rapidamente, como resultado de políticas incentivando a migração, ou por conta de legados coloniais e imperiais.

GIDDENS. A. Sociologia. Porto Alegre: Penso, 2012 (adaptado).

Do ponto de vista do funcionamento das democracias contemporâneas, o modelo de sociedade descrito demanda, simultaneamente,

a) defesa do patriotismo e rejeição ao hibridismo.    

b) universalização de direitos e respeito à diversidade.    

c) segregação do território e estímulo ao autogoverno.    

d) políticas de compensação e homogeneização do idioma.    

e) padronização da cultura e repressão aos particularismos.  

Questão 3- (Enem 2018) Outra importante manifestação das crenças e tradições africanas na Colônia eram os objetos conhecidos como “bolsas de mandinga”. A insegurança tanto física como espiritual gerava uma necessidade generalizada de proteção: das catástrofes da natureza, das doenças, da má sorte, da violência dos núcleos urbanos, dos roubos, das brigas, dos malefícios de feiticeiros etc. Também para trazer sorte, dinheiro e até atrair mulheres, o costume era corrente nas primeiras décadas do século XVIII, envolvendo não apenas escravos, mas também homens brancos.

CALAINHO, D. B. Feitiços e feiticeiros. In: FIGUEIREDO, L. História do Brasil para ocupados. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013 (adaptado).

A prática histórico-cultural de matriz africana descrita no texto representava um(a)

a) expressão do valor das festividades da população pobre.   

b) ferramenta para submeter os cativos ao trabalho forçado.    

c) estratégia de subversão do poder da monarquia portuguesa.    

d) elemento de conversão dos escravos ao catolicismo romano.    

e) instrumento para minimizar o sentimento de desamparo social.  

Questão 4- (Enem PPL 2017) Na antiga Vila de São José del Rei, a atual cidade de Tiradentes (MG), na primeira metade do século XVIII, mais de cinco mil escravos trabalhavam na mineração aurífera. Construíram sua capela, dedicada a Nossa Senhora do Rosário. Na fachada, colocaram um oratório com a imagem de São Benedito. A comunidade do século XVIII era organizada mediante a cor, por isso cada grupo tinha sua irmandade: a dos brancos, dos crioulos, dos mulatos, dos pardos. Em cada localidade se construía uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosário. Com a decadência da mineração, a população negra foi levada para arraiais com atividades lucrativas diversas. Eles se foram e ficou a igreja. Mas, hoje, está sendo resgatada a festa do Rosário e o Terno de Congado.

CRUZ, L. Fé e identidade cultural. Disponível em: www.revistadehistoria.com.br. Acesso em: 4 jul. 2012.

Na lógica analisada, as duas festividades retomadas recentemente, na cidade mineira de Tiradentes, têm como propósito

a) valorizar a cultura afrodescendente e suas tradições religiosas.    

b) retomar a veneração católica aos valores do passado colonial.    

c) reunir os elementos constitutivos da história econômica regional.    

d) combater o preconceito contra os adeptos do catolicismo popular.    

e) produzir eventos turísticos voltados a religiões de origem africana.  

Questão 5- (URCA 2016/2) “O conceito de cultura que eu defendo, é essencialmente semiótico. Acreditamos como Max Weber, que o homem é um animal amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, assumo a cultura como sendo essas teias e a sua análise; portanto, não como uma ciência experimental em busca de leis, mas como uma ciência interpretativa, à procura de significado”… GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Antropologia social. Zahar Editores. Rio de Janeiro.1973. pag.15

A cultura produzida pelo homem pode ser interpretada como:

a) O conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização da antiguidade.

b) As atividades e manifestações de grupos com elevada educação escolar.

c) Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais.

d) O legado social que o indivíduo adquire fora do seu grupo.

e) Somente as manifestações culturais ligadas às tradições mantidas intactas ao longo dos tempos por um povo.

  • Muito bem! Você chegou à metade dos exercícios sobre cultura. Continue fazendo o restante.

Questão 6- (URCA 2016/2) Há historiadores que afirmam que a redescoberta do Brasil se deu com a publicação da primeira lei de patrimônio do Brasil pelo Decreto-Lei 25/37, complementada pela criação da Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), também, em 1937.

Observe o primeiro artigo da Lei:

Art. 1º Constitui o patrimônio histórico e artístico nacional o conjunto dos bens móveis e imóveis existentes no país e cuja conservação seja de interesse público, quer por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil, quer por seu excepcional valor arqueológico ou etnográfico, bibliográfico ou artístico.

A constituição de 1988 acompanhou essas novas abordagens. Não se fala mais de patrimônio histórico e artístico. Estes conceitos foram substituídos por Patrimônio Cultural. Neste sentido, observe os itens que contemplam o que se enquadra na legislação como Patrimônio Cultural, segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, artigo 216, Seção II – Da Cultura:

I) As formas de expressão.

II) Os modos de criar, fazer e viver.

III) As criações científicas, artísticas e tecnológicas.

IV) As obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais.

V) Os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

Estão CORRETOS:

a) Somente os itens I, II e V.

b) Somente os itens I, III e IV.

c) Somente os itens II, III, IV e V.

d) Somente os itens I, III, IV e V.

e) Todos estão corretos.

Questão 7- (Ufpa 2013) A complexidade do ambiente amazônico em muito influencia na vida das populações que fazem desse ambiente o seu habitat. Sobre o processo de adaptação humana nessa região, é correto afirmar: 

a) Os saberes tradicionais acumulados sobre o território foram substituídos pelo modo de trabalho semifeudal e pela prática do aviamento, o que possibilita o processo de adaptação humana em áreas ribeirinhas. 

b) As condições ambientais limitaram o desenvolvimento cultural das populações humanas amazônicas: um exemplo é o que ocorreu com grupos sociais indígenas, quilombolas e caboclos. 

c) Enfatizados nos estudos sócio-históricos sobre populações da região amazônica, os povos provenientes do continente africano determinaram os atuais modos de vida cabocla nesta região. 

d) Os saberes tradicionais dos povos indígenas foram constituídos e repassados de geração a geração a partir da oralidade. E desde tempos imemoriais, esses conhecimentos têm proporcionado a adaptação desses povos em diferentes contextos socioambientais. 

e) A atual população humana presente na Amazônia foi constituída, seguindo o exemplo do que tem ocorrido com a totalidade da população brasileira, a partir da miscigenação de povos oriundos do próprio continente americano. 

Questão 8- (Unioeste 2012) O relativismo cultural é um princípio segundo o qual não é possível compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os fenômenos sociais a não ser que sejam considerados em relação ao papel que desempenham no sistema cultural.

Tendo por base o anúncio transcrito acima, é correto afirmar que 

a) relativizar é construir descrições exteriores sobre diferentes modos de vida. 

b) relativizar é uma tentativa de construir descrições e interpretações dos fatos culturais a partir do que nos dizem e do que fazem os atores destes fatos culturais. 

c) relativizar é uma defesa da homogeneidade cultural. 

d) é o reconhecimento da unidade biológica da espécie humana. Através dessa unidade biológica podemos explicar as realidades culturais e o comportamento das pessoas. 

e) o relativismo defende que todas as culturas tendem a se assemelhar com o passar do tempo, e que ao difundir nossos hábitos estamos colaborando com esse processo. 

Questão 9- (Ueg 2012) “Não quero que a minha casa seja cercada de muros por todos os lados, nem que minhas janelas sejam tapadas. Quero que as culturas de todas as terras sejam sopradas para dentro de minha casa, o mais livremente possível. Mas recuso-me a ser desapossado da minha por qualquer outra.” 

GANDHI, M. Relatório do desenvolvimento humano 2004. In: TERRA, Lygia; COELHO, Marcos de A. Geografia geral. São Paulo: Moderna, 2005. p.137. 

Considerando-se as ideias pressupostas, o texto 

a) afirma que a globalização aumentou, de modo sem precedente, os contatos e a união entre os povos e seus valores, reforçando o respeito às diferenças socioculturais. 

b) critica a intolerância com relação a outras culturas, gerando assim os conflitos comuns neste novo século. 

c) indica o reconhecimento à diversidade cultural, além das necessidades de afirmação e de identidade, seja étnica, seja cultural, seja religiosa. 

d) nega a existência da exclusão cultural e ressalta a homogeneização mundial e a superação/eliminação de fronteiras culturais. 

Questão 10-  (Ufpa 2013) Sobre patrimônio material e imaterial no Brasil, é correto afirmar: 

a) As práticas e expressões culturais, para serem consideradas como bens imateriais, devem apresentar associação entre os objetos, artefatos e os lugares onde são desenvolvidos. 

b) O Palacete Pinho, o Parque Zoobotânico do Museu Emilio Goeldi e o Complexo do Ver-o-Peso são considerados como patrimônio imateriais do Brasil por resguardarem a memória dos povos indígenas. 

c) Os recursos naturais são bens culturais de patrimônio imaterial, por isso é grande o risco de desaparecerem, caso não sejam preservados por políticas sociais. 

d) O Ofício das Baianas de Acarajé agrega diferentes classes socioeconômicas, promovendo a equidade e a justiça social, e é caracterizado apenas como patrimônio material. 

e) Os bens materiais têm que apresentar uma prática cultural regular tal como ocorre, por exemplo, com o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, com o complexo cultural do Bumba meu Boi do Maranhão e com a Roda de Capoeira. 

  • Parabéns, você fez todos os exercícios sobre cultura. Confira agora o Gabarito:

Gabarito dos exercícios sobre cultura

Exercício resolvido da questão 1 –

Alternativa correta: letra c) etnocentrismo: só reconhece valor nos seus próprios elementos culturais. 

Exercício resolvido da questão 2 –

alternativa correta: letra b) universalização de direitos e respeito à diversidade.

Exercício resolvido da questão 3 –

Alternativa correta: letra e) instrumento para minimizar o sentimento de desamparo social.  

Exercício resolvido da questão 4 –

Alternativa correta: letra a) valorizar a cultura afrodescendente e suas tradições religiosas.    

Exercício resolvido da questão 5 –

Alternativa correta: letra c) Uma das capacidades que diferenciam o ser humano dos animais irracionais.

Exercício resolvido da questão 6 –

Alternativa correta: letra e) Todos estão corretos.

Exercício resolvido da questão 7 –

Alternativa correta: letra d) Os saberes tradicionais dos povos indígenas foram constituídos e repassados de geração a geração a partir da oralidade. E desde tempos imemoriais, esses conhecimentos têm proporcionado a adaptação desses povos em diferentes contextos socioambientais. 

Exercício resolvido da questão 8 –

Alternativa correta: letra b) relativizar é uma tentativa de construir descrições e interpretações dos fatos culturais a partir do que nos dizem e do que fazem os atores destes fatos culturais. 

Exercício resolvido da questão 9 –

Alternativa correta: letra c) indica o reconhecimento à diversidade cultural, além das necessidades de afirmação e de identidade, seja étnica, seja cultural, seja religiosa. 

Exercício resolvido da questão 10 –

Alternativa correta: letra a) As práticas e expressões culturais, para serem consideradas como bens imateriais, devem apresentar associação entre os objetos, artefatos e os lugares onde são desenvolvidos. 

Estude para o Enem com o Simulado Beduka. É gratuito!

Gostou dos nossos exercícios sobre cultura? Compartilhe com os seus amigos e comente abaixo sobre as áreas que você deseja mais explicações.

Queremos te ajudar a encontrar a FACULDADE IDEAL! Logo abaixo, faça uma pesquisa por curso e cidade que te mostraremos todas as faculdades que podem te atender. Informamos a nota de corte, valor de mensalidade, nota do MEC, avaliação dos alunos, modalidades de ensino e muito mais.

Conquiste sua vaga na faculdade
Redação Beduka
Redação Beduka
Este conteúdo foi criado e validado por uma equipe multidisciplinar, formada por especialistas em cada área do conhecimento. O Beduka está presente no Instagram, YouTube, LinkedIn e em diversos outros ambientes digitais. O site foi criado em 2017 e, desde a sua fundação, atua para fornecer materiais de qualidade para facilitar a vida de estudantes de todo o Brasil, ajudando-os a se preparar para os principais vestibulares e o Enem.

4 Comentários